Assista Agora

Invocação do Mal | Crítica

Ótimo elenco e senso de espaço fazem a diferença em terror de casa mal assombrada

Marcelo Hessel
12 de Setembro de 2013

Invocação do Mal

Invocação do Mal

The Conjuring
EUA , 2013 - 112 minutos
Terror

Direção:
James Wan

Roteiro:
Chad Hayes, Carey Hayes

Elenco:
Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston, Shanley Caswell, Hayley McFarland, Joey King, Mackenzie Foy

Ótimo
invocação do mal
invocação do mal
invocação do mal

Embora trate do trabalho dos demonologistas Ed e Lorraine Warren, Invocação do Mal (The Conjuring, 2013) não toca num ponto polêmico da carreira do casal, as acusações de adulterar casos paranormais - como o famoso ocorrido em Amityville em 1975 - para exagerá-los em adaptações ficcionais, em livros e no cinema.

De qualquer forma, o tom "documental" que o diretor James Wan usa de início, como se estivéssemos diante de um programa investigativo de TV sobre os Warren, com uma introdução pedagógica antes da cartela de créditos, ajuda a dar a Invocação do Mal não só uma cara de terror-baseado-em-fatos, mas principalmente um clima de desafetação.

Ed e Lorraine, vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga, são chamados a investigar uma potencial tentativa de possessão no novo e afastado sobrado de um casal com cinco filhas. Quando surge a família no casarão mal assombrado, nessa pegada desafetada, eles parecem "gente como a gente", e isso é crucial para colocar o espectador do filme.

O segredo, antes de mais nada, está na escalação. Nomes como Farmiga e Wilson trazem consigo personas de credibilidade, pelos dramas que já estrelaram no cinema ou na TV, mas é Lili Taylor o trunfo de Wan. Ela tem a fragilidade das grandes mães dos filmes de terror, como a Ellen Burstyn de O Exorcista ou a Mia Farrow de O Bebê de Rosemary - não uma fragilidade de vítima, mas de quem, apesar dos seus esforços, não tem como lidar com um demônio sozinha.

Nesses filmes citados, a possessão serve de metáfora para os desafios da maternidade, e em Invocação do Mal não é diferente. São cinco filhas, afinal, de idades e perfis e humores distintos, como o roteiro dos gêmeos CareyChad Hayes faz questão de diferenciar nas cenas da mudança. São também cinco vezes mais chances de tudo dar errado numa casa projetada para tal.

Pode parecer óbvio, mas para ser efetivo um terror de casa mal assombrada depende de uma casa bem escolhida e, principalmente, bem filmada. O cenário em Harrisville, Rhode Island, parece bastante genérico do lado de fora - árvores ladeando a propriedade, um lago turvo à frente, como sempre - mas aos poucos o sobrado, feito de quartos com portas duplas e muitos vãos, mostra que tem "personalidade" própria.

Pois não é pelo choque ou pelo grotesco que James Wan nos pega, e sim pela forma como se move na casa.

Quando as assombrações se materializam, não há música-de-susto, nem chicote/corte rápido simulando um desviar do olhar - elas simplesmente estão lá, como se fossem parte da mobília. O que desconcerta o espectador é outra coisa: é ser apresentado a essa casa de forma hospitaleira, atenciosa, com planos em traveling, de cômodo em cômodo (a ampla profundidade de campo sempre deixa os objetos na casa em foco), para depois termos esse conforto roubado: a montagem do filme usa o número de portas em cada quarto para nos desnortear, e a multiplicidade de ângulos (câmera ora no teto, ora de ponta-cabeça) e de perspectivas (câmera sobre o ombro da mãe, do pai, das filhas, é gente demais num lugar que já não parece grande o suficiente) termina de fazer o trabalho.

O grande volume de informações no quadro - quando tudo está em foco, tudo pode ser fonte de sustos - faz com que o espectador se comporte como nos terrores "de vigilância" à moda Atividade Paranormal, que dependem da atenção do espectador a todos os detalhes, para funcionar. A diferença aqui é que James Wan evita o formalismo desses terrores de hoje; Invocação do Mal pode soar cheio de tecnicidades mas, mesmo nos seus momentos de virtuose, o diretor ainda mantém um pé na desafetação.

No fim o público tende a ficar apavorado - e não assustado - porque a casa em si se torna uma incerteza, e não só um lugar com focos de terror. Talvez por isso o clímax, em que tudo e todos se comunicam sem respeitar paredes ou andares, seja tão catártico, de fato situado no coração do mal.

Invocação do Mal | Cinemas e horários



Publicidade

Comentários (137)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Nando Nando (20/07/2014 18:17:24)   278 0
Muito bom o filme e a dupla Patrick Wilson e Vera Farmiga tão de Parabéns ótima química entre os dois, acho que eles acertaram nesses filmes de terror(suspense) muito bom espero ver mais filmes dos dois juntos!!!



marcelo marcelo (14/03/2014 01:58:42)   0 0
Vei esses coroas ficaram ricos, mas o pior de tudo é que muitos ainda acreditam no que eles falam!



Jefferson José Jefferson José (26/02/2014 14:52:26)   1562 1
Sem clichês do gênero e dando pistas concretas ao espectador, esse é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.

4#5



Guilherme Santos Guilherme Santos (26/01/2014 09:22:28)   7 0
Eu vi e me borrei de medo.



Thiago Thiago (05/12/2013 09:46:28)   420 1
Curti o filme, muito bom perto dos filmes atuais, mas... O FILME NÃO ME DEU MEDO!
Deu uns sustinhos. Enquanto eu dormi d boa, minha prima quase chorou d medo kkkkk
NOTA 10 pra esse filme!
PS:Pra mim, foi mais suspense do que terror, pois eu ficava esperando e esperando mais sustos, o que pouco aconteceu(no meu caso, claro!)e a Anabelle, hein?! Muito show! O filme inteiro já deixa algumas pontas para o próximo filme sobre a boneca maldita!!!!!



sem avatar Hugo (28/11/2013 13:08:29)   -3 -1
Não tremo tanto em um filme desde O Exorcista. História ficou muito bem contada,feita em três atos. A única pulga atrás da orelha foi o que aconteceu com a Lorraine Warren no último caso de possessão, ficou o gostinho de "Quero mais". O filme engloba todos os medos que tive em infância e hoje adulto: Possessão Demoníaca, Bruxaria e Brinquedos Inanimados. O melhor filme de terror que vi nos últimos 10 anos. Recomendo!



sem avatar Dakota (26/11/2013 16:38:37)   7 -1
O filme é muito bom, mas não sei se assistiria novamente hahaha Concordo com a crítica, conseguiram pegar o clichê da casa mal assombrada e trabalhar de uma forma que não entra no lugar comum. Os personagens parecem gente comum, não ficam naqueles estereótipos do gênero. A história ficou ótima e até hj, depois de ir assistir no cinema, ainda lembro dos fantasmas xp

SPOILER:


E quase no fim, naquela cena da boneca com a bruxa da casa, pensei que as duas fossem unir forças hahaha Terrível de assistir! Ainda bem que era tudo "imaginação" da menina.



sem avatar Helton (22/11/2013 22:00:09)   42 -1
Filme muito bom, excelente!!! Saudades dos bons filmes de terror que fazem tanta falta. Hoje eles enchem o filme de efeitos de CG, ou simplesmente não mostram nada. Invocação do Mal tem efeitos visuais, sons, interpretações, tudo na medida certa. Nem mais nem menos. Terror simples e sem arrodeios.



Cínthia Cínthia (21/11/2013 11:57:10)   -1 -1
Muito bom o filme.
Fazia tempo que não assistia um filme tão bom quanto esse!



sem avatar andreia (17/10/2013 10:36:26)   -3 -1
Dá para fazer uma sequencia, sem dúvida, como por exemplo: alguém depois de anos achar todos os artefatos da família no porão ou eles vendidos em leilões..n sei. espero ansiosa!



Publicidade
sem avatar andreia (17/10/2013 10:32:27)   -3 -1
Dá para fazer uma sequencia, sem dúvida, como por exemplo: alguém depois de anos achar todos os artefatos da família no porão ou eles vendidos em leilões..n sei. espero ansiosa!



sem avatar andreia (17/10/2013 07:03:44)   -3 -1
Confesso que me surpreendi com o filme. Sou muito fã dos clássicos de terror e hoje vejo que apesar de toda a tecnologia e efeito especial, os antigos são superiores. Nos tempos atuais filmes que me chamaram atenção foram "arraste-me para o inferno", "sobrenatural", mas se superou,foram além das expectativa, fãs do gênero não percam!


sem avatar Saulo jhones (23/10/2013 16:43:28)   -19 -1
Arraste me para o inferno é meio comico, mas vc citou sobrenatural, esse ultimo é muito bom.




André Filipe André Filipe (14/10/2013 09:14:00)   1148 -1
Eu vi a historia da boneca annabelle,e achei um disperdicio terem colocado ela tão pouco no filme,pelo que vi aki,dava para fazer um filme so sobre a boneca.

A historia é realmente tensa,quem não sabe,procurem saber...


sem avatar Perdro (30/11/2013 22:31:57)   -1 -1
Ja vai rolar cara:

http://omelete.uol.com.br/invocacao-do-mal/cinema/invocacao-do-mal-tera-filme-derivado-sobre-boneca-annabelle/


Cezar Cezar (12/10/2013 17:35:45)   320 -1
Sera que é baseado em uma história real mesmo ? puta que pariu ein



Heineken Heineken (11/10/2013 20:05:16)   247 0
Sim, não há nada nesse filme que seja original. No entanto, os clichês foram compilados com tanto talento, competência e perfeccionismo, que eu acredito que esse seja o melhor filme de terror já feito.


André Filipe André Filipe (14/10/2013 08:46:10)   1148 -1
gosto é gosto,o filme realmente é muito bom,porém não é para tanto...

Confesso que fiquei decepcionado,pois achei que a boneca teria mais destaque no filme!


sem avatar MaRcos GARU (09/10/2013 17:04:24)   -1 -1
Serio que tanta gente gostou tanto do filme, no final deu uma melhorada, mais na primeira hora achei um filme bem comum, com todos os cliches do genero. Acho que foi suberistimado.


sem avatar Luiz (03/11/2013 03:35:48)   -1 -1
Muito pelo contrário, meu camarada. A primeira hora é surpreendente, quadros e sequencias para serem considerados verdadeiras obras de arte. No fim sim, há uma desvirtuada do lirismo inicial, o que tira o 10 do filme, talvez culpa da pós, mas 8 ele merece sem duvidas.



ps: MAS*/SUPERESTIMADO*


RODRIGO RODRIGO (08/10/2013 14:30:42)   9 -1
q arrependimento de ter ido ao cinema na estreia do filme,pq foi um filmaço curti mas tinha tanto muleke na seçao q estava impossível acompanhar o filme e entrar no clima, filme ótimo q eu perdi.



Thiciane Thiciane (06/10/2013 23:23:01)   4 1
Invocação do Mal se tornou não apenas um dos melhores filmes do gênero, mas também um dos melhores filmes dos últimos anos. Ótima história, ótimo elenco (destaque para Vera Farmiga e Lili Taylor que estão absolutamente impecáveis), e ótima direção. Invocação do Mal traz toda a atmosfera dos filmes de suspense e terror mais antigos (e que são os melhores).


sem avatar Saulo jhones (23/10/2013 16:44:24)   -19 -1
cara falou tudo... concordo com vc!!!


Kleber Kleber (05/10/2013 11:09:42)   -1 -1
Vi este filme ontem e adorei, da bastante medo, o legal é que quando...bem...acho que era o fantasma da bruxa, apareceu em cima do guarda roupas eles aproximaram a coisa bem próximo da tela, boa estratégia, coisa que deveria acontecer mais em Atividade Paranormal e outros filmes de terror, e, na minha seção, só tinham adolescentes e nós rimos muito quando a mãe das crianças viu a luz acendendo no porão e disse "quem estiver aí em baixo, vai ficar aí em baixo" e ela é jogada escada a baixo, e fica toda destruída rsrsrs, e o pior é que a criatura à prende no porão e faz, sabe-lá oque com ela rsrsrsrs



sem avatar João (29/09/2013 02:26:39)   -1 -2
Na boa.. Ví o filme agora a pouco e me cadastrei só para poder comentar aqui. Achei uma porcaria! Não traz nada de novo. Esse estilo de filme é sempre igual, não inovam em nada. Quem já viu um, já viu todos. Portas batendo, aparições rápidas, fantasmas que só aparecem lá depois de uma hora de filme. Sempre a mesma coisa. Assustar é fácil; no cinema com o som alto, qualquer um se assusta com os barulhos. Enfim, mais um filme banal. Nem percam tempo.


sem avatar Lucinda (01/10/2013 19:58:37)   -1 -1
vou comentar aqui pq num sei onde comentar...woow sla tou com um pouco de medo de ver, eu gosto e assisto mts filmes de terror. mas tipo, esse parece ser bem assustador

Juliana Juliana (02/10/2013 15:48:10)   74 0
Onde que esse filme prometeu ser inovador,uma obra-prima do gênero ou coisa parecida???
O Segredo da Cabana,por ex quis inovar tanto que acabou virando uma zona sem sentido.
Invocação do Mal é mais do mesmo sim,mas e daí?
Mesmo assim é um ótimo filme de terror...que prende a atenção e te deixa aprensivo do início ao fim,com boas atuações(especialmente da Vera Farmiga),um clima legal de suspense e bons sustos.
Tem todos os clichês do gênero,mas hj em dia qual filme de terror que não seja clichê?
Nunca vá no cinema esperando ver um filme inovador,pq vai se decepcionar rs
Quem cria expectativa demais,se decepciona com mais facilidade.
E hj em dia qual o filme de terror que dá tanto medo? É muito difícil rs
Esse filme não dá muito medo,mas deixa vc tenso,na expectativa do que vai acontecer a seguir.
Muito bom.
4 ovos justo!



sem avatar Felipe (13/10/2013 04:15:44)   2 1
Amigo, o que você esperava ver em um filme sobre possessão demoníaca? O.o

Vamos lá, você que me parece ser um senhor critico e entendedor de filmes de terror, fale ai sobre essas inovações que você esperava ver.

sem avatar João (13/10/2013 19:26:39)   -1 0
Em nenhum momento falei que o filme prometeu ser inovador. Quis, aqui com meu comentário, alertar aos que não se contentam em ficar sempre vendo a mesma bobagem no cinema. Mas se pra vocês está bom, beleza. Deve ser ótimo gostar de todo filme que nos empurram goela abaixo.
Felipe, possessão demoníaca? Veja "O Ritual", outro patamar de qualidade. Quer inovação, pelo menos em relação às "babas" de sempre, veja "o Anticristo" do von Trier


Publicidade
sem avatar flavio eduardo (26/09/2013 11:49:03)   -5 -1
Não vi nada de mais nesse filme, não digo que é um filme ruim, é um filme bom, tem partes que te deixam apreensivo porem nada alem do que se tem visto ultimamente, tem cenas que vc vai tomar sustos mas qualquer filme que faça algo aparecer repentinamente na tela com um som alto faz isso tbm, pelos comentários que vi aqui no site e por comentários de amigos eu esperava muito mais, quando eu vi o fantasma do filme eu ja sabia que não sentiria mais nada ate o final.

Ainda acho que o sobrenatural, ate a metade do filme, foi o melhor filme de terror da atualidade pois do meio pro fim vira um filminho trash de terror como qualquer outro.

Ja vi tanto filme de terror que é difícil encontrar algo diferente, os filmes sempre seguem o mesmo rumo, alguem se muda pra algum lugar ou vai a algum lugar onde começam a acontecer coisas estranhas, ate a metade do filme é so suspense (e é o que eu mais gosto, pq geralmente o que mais assusta é o suspense, a sua mente imaginando o que pode estar acontecendo), se for filme de fantasma sempre se escutara vozes ou passos e o personagem sempre ira tentar ver o que esta acontecendo (o que é super natural, se vc ouvisse passos na sua casa quando estivesse sozinho vc tambem nao iria ver o que é?), em alguns filmes até antes da metade vc vera algum vulto, mas na maioria essas coisas só começam a acontecer do meio pro final, em todos os filmes o personagem descobre o que causa a aparição dos fantasmas ou sempre aparece alguém que milagrosamente sabe o que esta acontecendo e sabe o que deve ser feito para por um fim nos eventos sobrenaturais, o mais comum é alguém ruim que viveu na casa no passado e voltara na forma de fantasma pra encher o saco.

Acho que o erro que todos cometem nesse tipo de filme é querer explicar tudo.

De qualquer forma o filme é bonzinho, pode ver sem medo de perder tempo.


sem avatar Osmair (28/09/2013 11:26:31)   1 0
James Wan e o pessoal por trás da direção e produção pertence a nova safra de talentosos 'horror movies' como os recentes Insidious, Paranormal Activity e a franquia de Saw. Não fora mera coincidência também as referências de tensão presente nos clássicos Hitchcock, Kubrik e também Stephen King, além de óbviamente tentar superar The Exorcist e The Exorcism of Emily Rose - que por alguns momentos se consegue - especialmente na fase de possessão com uma atuação mais dinâmica entre o casal Warren e Lili Taylor, colocando Linda Blair e Jennifer Carpenter no chinelo. O filme é um sucesso e vai agradar quem curte o gênero, pois acertou talvez pela habilidade de conduzir as cenas sem os esperados clichês de terror que decepcionaram por exemplo no fiasco remake de Evil Dead.
Confiram a história real de The Conjuring no link: http://www.assombrado.com.br/2013/09/harrisville-historia-real-do-filme.html?m=1

Juliana Juliana (02/10/2013 15:53:39)   74 0
James Wan dirige muito bem filmes de terror. Todos os filmes dele que eu assisti foram mt bons,como Jogos Mortais(o primeiro e o melhor da série),Gritos Mortais,Sobrenatural.
Pena que ele não vai mais dirigir filmes desse gênero daqui pra frente.
Tomara que pra sequência,peguem um bom diretor e/ou que pelo menos o roteiro tenha a supervisão do Wan.
Espero que no próximo tb,eles contem a história da boneca Anabelle e tb que revelem o que a Lorraine viu no exorcismo,que a deixou tão assustada.

sem avatar Felipe (13/10/2013 04:24:23)   2 0
Só um detalhe, a casa era muito famosa, mesmo antes dos acontecimentos com a família perron. Acho que o fato da historia ser "verdadeira" é o que deixa o filme muito melhor, não é nem pelos sustos, mas pela historia e saber que uma familia já passou por maus bocados ali.


sem avatar Bruno (25/09/2013 16:02:29)   34 2
Consegue o que os recentes ainda não haviam conseguido, passar credibilidade. Te apresenta vários daqueles elementos que um fã de terror já está saturado de ver, mas faz parecer que você nunca tinha visto. Nada forçado ou apelativo, é natural. Atualmente, um dos melhores filmes de terror que assisti.



Felipe Felipe (24/09/2013 12:28:56)   221 1
Filmaço. Melhor terror do ano até agora.

Vera Farmiga é um show.



sem avatar PL (23/09/2013 12:44:18)   -4 0
Nossa tenho medo até hj desse filme que tenso é... terror que mexe com psicológico, odeio quando envolvem a ideia de baseado em fatos reais, me preocupa muito kkkkkkk


Juliana Juliana (02/10/2013 16:02:29)   74 -1
Pode crer que foi mesmo baseado em fatos reais,eu já li a história,tanto dessa família Perron qt da boneca Anabelle.
Duas histórias pra lá de tensas.

Pra quem quiser ler:

http://www.assombrado.com.br/2013/03/annabelle-boneca-demoniaca.html

http://www.assombrado.com.br/2013/09/harrisville-historia-real-do-filme.html


Alex Bauer Alex Bauer (19/09/2013 12:27:48)   83 1
Entrei aqui só pra dizer uma coisa: Esse filme é muuuuito foda!!! Valeu a pena ter ido no cinema.



Bruce Willis de Bigodinho Bruce Willis de Bigodinho (19/09/2013 10:33:40)   537 -1
Boa crítica, estava em dúvida de assistir ou não, mas foi uma boa explanação sobre o que o filme oferece...



sem avatar Rafael (18/09/2013 20:38:39)   8 0
Excelente!!!!!!!!!!!! Realmente foi um dos filmes mais assustador dos últimos tempos, fazia tempo que não tomava sustos no cinema.... E a boneca Anabelli?? Terrível.... Acho que terá o 2º filme, com a volta da Anabelli;;;;; Daria 5 ovos brincando!!!!!!! Vale a pena assistir...



Erik Lehnsherr Erik Lehnsherr (18/09/2013 16:50:15)   59 0
Ainda nao vi mas pela critica da para ver q os filmes de terror voltaram a ser fantasticos dps daquela bosta de atividade paranormal o cinema de terror tava precisando dum empurraozinho.



sem avatar Rafael (18/09/2013 12:49:03)   18 0
deu pra arrepiar bonito hein...



Thiago Thiago (18/09/2013 10:27:59)   87 0
Filmaço, recomendo. Mais interessante é que o diretor não se perde como em todos os últimos filmes de terror. Esse cara tem futuro.



Publicidade
RORSCHACH RORSCHACH (17/09/2013 01:08:45)   102 -1
parece bom, mas dificilmente tao assustador quanto nao adormeça,a casa das almas perdidas e mansao mmacabra(burnt offerings 1976 com oliver reed e karen black))esses foram os tres filmes de casa mal assombrada mas assustadores que eu ja vi notem que os dois primeiros sao made for tv e so o ultimo foi feito para o cinema,nao sei acho que serem feitos para a tv e nao poderem mostrar muito sangue esses filmes acabam explorando mas o clima assustador ao inves das assombraçoes .



Glenda Glenda (16/09/2013 08:05:20)   93 1
James Wan tem futuro, o cara com apenas 26 anos deu início a uma "Série" de filme mundialmente famoso, com o único filme realmente bom e criativo de todos os outros (Jogos Mortais). Sou do tipo de pessoa que adivinha todo o filme no início, JOGOS MORTAIS me deixou completamente cega, NUNCA ia imaginar que no final o suposto "morto" levantaria e se revelaria o vilão. AMEI!!!



Glenda Glenda (16/09/2013 07:59:32)   93 1
Filme muito bom, super recomendo!!!



Bruno Bruno (16/09/2013 07:38:29)   159 2
Filme muito bom fui assistir com a minha irmã e perdir a conta de quantas vezes eu e ela pulamos da cadeira, James Wan mandou muito bem, vale dar uma conferida.


nilton nilton (16/09/2013 16:54:00)   -1833 0
nossa a sua irmã é muito legal, a minha nunca me levava para assistir filmes de terror

Bruno Bruno (17/09/2013 03:49:07)   159 0
Para falar a verdade eu que a levei, ela tem apenas 15 anos e é o mês de aniversário dela e foi o meu presente e ela adorou.

nilton nilton (17/09/2013 08:27:49)   -1833 0
legal do mesmo jeito ,o meu irmao tambem nao me levava ao cinema pra ver filme de terror


Roger rabbit Roger rabbit (15/09/2013 23:25:51)   80 -1
GALERA

me meti num concurso de desenho, dessa vez é para estampas de camisetas, e quem puder dar uma força é só entrar no site www.t-bad.com.br e dar uma conferida.

é bem rápido, só dois cliques. Segue o link das duas estampas...

www.t-bad.com.br/imagem/130

www.t-bad.com.br/imagem/132

Obrigado!!



David David (15/09/2013 21:41:38)   0 0
Acabei de voltar do cinema e pra falar a verdade gostei do filme. Apesar de vários filmes já lançados sobre o assunto: EXORCISMO, pude notar que o clima de suspense criado nesse é bem superior aos demais. Pena que o filme deixou uma lacuna aberta em relação a boneca anabelle mas da pra perdoar.



sem avatar Junior (15/09/2013 15:16:59)   -2 2
O filme realmente é muito bom. Muito assustador.

É o filme mais assustador que já assisti depois de O Exorcista.

FILMÃO! Vale o ingresso!!

(foram incontáveis as cenas onde todo mundo da sala pulava da cadeira. rsrsrsrs) pqp. medo da porra! rsrs



Erick Erick (15/09/2013 13:01:53)   435 2
Terror é o meu segundo genero preferido, e fazia muio tempo que nao vi um filme tao bom no genero como Invocação do Mal.
O filme tem grandes momentos de tensao, muitos sustos e um otimo elenco, infelizmente o final é um pouco fraco. O começo do filme é incrivel, aquela boneca é um dos brinquedos mais asssustadores que vi no cinema.
Sempre gostei dos filmes do James Wan, jogos mortais 1, gritos mortais e sobrenatural mas nesse ele se superou.


Juliana Juliana (16/09/2013 04:14:41)   74 0
o final é daquele jeito pq é baseado em fatos reais né...não faria sentido um final diferente


sem avatar Guilherme (15/09/2013 10:39:00)   2 0
Adorei o filme MESMO, mas fiquei meio com o pé atrás com a boneca Anabelle... qual a importância dela no caso que eles investigam?


Dogbert Dogbert (15/09/2013 11:43:42)   602 3
Guilherme,

A Annabelle é inspirada na história real da boneca que o casal investigador do filme — também inspirado no casal real que investigava esses casos — tinha em sua sala de objetos amaldiçoados. Ela se encontra até "enjaulada" naquele recipiente de vidro (embora tenha um aspecto "inocente", diferente da do filme).

A meu ver, foi usada por ser um dos casos mais célebres investigados por esse casal e para incrementar o filme (o que deu certo; pelo menos eu a achei muito bem utilizada). De qualquer forma, quem conhece a história lamenta muito o fato de a boneca não ter tido mais destaque e não ter sido devidamente explorada. Poderia, com mais tempo de atuação, quem sabe, ter colocado Chucky no chinelo na história dos filmes de terror.

Erick Erick (15/09/2013 13:03:18)   435 2
eu achei a Annabelle um dos brinquedos mais assustados que vi nos cinemas.

David David (15/09/2013 21:37:19)   0 0
Bem lembrado.Depois do seu comentario que lembrei disso.


sem avatar Maran (15/09/2013 03:51:33)   1379 3
Finalmente oxigênio em um gênero tão desgastado!!

Sou um grande fã de filmes de terror, já vi desde os clássicos até aqueles lançados em Blu-Ray (um sofrimento achar algo bom aqui). Quem já viu muitos, sabe como é difícil ainda encontrar algo que assuste e impressione.

Assim, o James Wan conseguiu dialogar perfeitamente com o público mais velho --ou mais calejado- e com o público jovem. Você percebe isso quando a galerinha conversadeira muda completamente durante a sessão.

- A dupla principal é fantástica (algo raro no gênero).
- A casa mal assombrada e consequentemente o clima são criados com raríssima qualidade.
- A ambientação nos anos 70 é perfeita e contribui para o clima.
- O James Wan pegou tudo que há de melhor no gênero e fez uma mistura que funcionou perfeitamente. Até da franquia tosca "Atividade Paranormal" ele conseguiu tirar algo.
- Quanto aos "sustos falsos", qual seria a tensão se todo momento de expectativa fosse realmente alguma coisa?

É muito difícil para algumas pessoas admitirem que filmes marcaram época (não por acaso) como "O Exorcista" "Poltergeist" e "A Hora do Pesadelo" ficaram datados ou desgastados e hoje não assustam nem criancinha. Visto isso, até o Chucky já deixou muita gente sem dormir.

É só você pensar, será que se esse filme fosse lançado em tal época ele não seria igualmente aclamado?

Inclusive, pelo ritmo de "O Exorcista", tenho certeza que, hoje, muitos jovens dormiriam no cinema. No entanto, é legal ressaltar que filmes como "A Profecia" e "O Iluminado" mostram que o tempo pode ser generoso.

Vejo muita gente saudosista dizendo "Ahhhh, impossível ser melhor que tal filme.", mas não acho que é bem assim. Nossa memória pode enganar e há até um nome pra isso: "memória seletiva".

Aiás, antes de me xingar, eu só peço que você re-assista alguns clássicos e perceba.

OBS: É óbvio que se você não viu muitos filmes de Terror, até "A Mulher de Preto" vai te assustar.

Além disso, o filme fatalmente entra para o TOP HORROR e estará em inúmeras listas de indicações na internet.

Por fim, eu queria pedir desculpas por me alongar tanto, mas é que eu queria que nenhum fã do gênero ficasse sem assistir esse filme.

Julgando baseado no gênero, 5 OVOS tranquilamente.

DICA: Assista "Poltergeist" e "Sobrenatural" novamente e perceba que este é praticamente um remake do clássico.

DICA 2: Assista o filme de preferência no CINEMA e não no PC, de dia e em qualidade vagabunda.


sem avatar Maran (15/09/2013 05:50:44)   1379 2
- Esqueci de citar a atuação soberba do elenco. Um exemplo é a garota Joey King, que dá uma aula na cena do quarto.

- É importante ressaltar que mesmo pegando tudo que há de melhor no gênero, o filme não parece uma cópia. Pelos vários motivos que eu já citei.

- Além disso, quando eu disse "sustos falsos", eu quis dizer mini-expectativas falsas. Assim como os alívios cômicos, é somente pra relaxar e te preparar pra mais e mais tensão. Acontece poucas vezes e não vejo como um defeito como alguns disseram.

Não há aqueles "sustos pegadinhas", nada de ser obrigado a apelar pra sustos de gatos pulando na frente da câmera.

sem avatar Osmair (28/09/2013 11:34:44)   1 1
James Wan e o pessoal por trás da direção e produção pertence a nova safra de talentosos 'horror movies' como os recentes Insidious, Paranormal Activity e a franquia de Saw. Não fora mera coincidência também as referências de tensão presente nos clássicos Hitchcock, Kubrik e também Stephen King, além de óbviamente tentar superar The Exorcist e The Exorcism of Emily Rose - que por alguns momentos se consegue - especialmente na fase de possessão com uma atuação mais dinâmica entre o casal Warren e Lili Taylor, colocando Linda Blair e Jennifer Carpenter no chinelo. O filme é um sucesso e vai agradar quem curte o gênero, pois acertou talvez pela habilidade de conduzir as cenas sem os esperados clichês de terror que decepcionaram por exemplo no fiasco remake de Evil Dead.
Confiram a história real de The Conjuring na internet.


Publicidade
Maik Maik (14/09/2013 15:10:00)   0 0
Olha meus amigos me chamaram pra ver no cinema, e numa sexta feira 13 não podia estar mais animado. Porém uma forte dor de gargante e impediu de ir. E ainda bem por que odiei o final do filme.

Quando saiu o trailer eu realmente gostei e muito do que vi. E nessa semana, no começo fiquei caçando várias coisas sobre o filme e fiquei sabendo de alguns spoilers, e o trailer é muito pertubador, fiquei 2 noites sem dormir kkkkkk e nem havia assistido ainda. Daí não pude ir no cinema ontem, mas conversando com meu amigo ele tava em extase com o filme.

Daí que acabei de ver em casa, fiz o download e me assustei uma única vez, e foi com um barulho, nada visual. Até pq ja sabia dos sustos, o trailer praticamente revela todos os sustos.

Mas eu não odiei o filme de todo jeito. Vera Farmiga arrasou no papel, o filme eh dela totalmente. ótima atuação. E acho q não eh um filme de terror, mas sim de tensão. Cara eu não conseguia tirar os olhos da tela.

[SPOILER] Pra mim a melhor cena foi a da cadeira de balanço, onde akela suposta brua está com a boneca Anabelle no colo e fica aterrorizando a filha do casal Wrren. Gostei demais, arrepiei mto na hora. A única vez que me deu medo [FIM DO SPOILER]

Eu gostei do filme muito, mas o final eh decepcionante. A possessão e atuação da cena em si é ótima, mas achei q foi tudo resolvido muito rápido e fácil. E não gostei mesmo, final feliz em filme de terror não rola pra mim.

Crítica muito boa Hessel e tbm daria 4 ovos.



sem avatar Adailson (14/09/2013 13:39:22)   1 0
Vi Ontem sexta-13 mt bom msm recomendo nao chega ser um Exorcista mas mt bom melhor filme de terror q vi no cinema....Vai entra facilzinho no Top de melhores de terror do ano e quem sabe como um dos melhores do Gênero. Mas ainda tah dificil ver algum filme q te da medo e te deixe apavorado no cinema ate msm depois do cinema,esse pelo menos te prente com medo no cinema mas logo qnd vc for dormir dormirá igual um bebe pois vc ja terá esquecido um pouco do medo mais esse gera bons sustos!


sem avatar Maran (15/09/2013 05:47:35)   1379 0
- Esqueci de citar a atuação soberba do elenco. Um exemplo é a garota Joey King, que dá uma aula na cena do quarto.

- É importante ressaltar que mesmo pegando tudo que há de melhor no gênero, o filme não parece uma cópia. Pelos vários motivos que eu já citei.

- Além disso, quando eu disse "sustos falsos", eu quis dizer mini-expectativas falsas. Assim como os alívios cômicos, é somente pra relaxar e te preparar pra mais e mais tensão. Acontece poucas vezes e não vejo como um defeito como alguns disseram.

Não há aqueles "sustos pegadinhas", nada de ser obrigado a apelar pra sustos de gatos pulando na frente da câmera.

sem avatar Maran (15/09/2013 05:51:31)   1379 0
@Adailson

Perdão, era pra adicionar ao meu post e respondi no seu.


Madame Madame (14/09/2013 11:26:01)   5 1
Excelente! O filme possui vários atributos necessários para um bom filme de terror! Adorei a ambientação dos anos 70, carros, decoração da casa, figurino.. tudo impecável! A trilha te mantém naquele "climão" e os atores foram super convincentes!
Para quem curte o gênero, diversão garantida!



sem avatar Melquisedeque (14/09/2013 09:59:26)   1 1
Hessel, parabeeens pela critica, mais que merecido 4 ovos...
E digo mais se tratando so de filme de terror, que ai vc já tem como 'comparar', eu ainda daria 5 ovos.
O que vc falou na crítica sobre a direção de camera foi exatamento que o eu senti!



sem avatar Alexandre Augusto (14/09/2013 06:11:43)   2 0
Vou assistir hoje, grande expectativa. Espero que me marque quando assisti o exorcista e o Bebê de Rosemary.



Snake Snake (14/09/2013 01:21:47)   115 1
Cheguei agora pouco do cinema e gostei muito do que eu vi.Há tempos não assistia um bom filme de terror como esse,que prende a atenção e te faz grudar na cadeira...4 ovos merecidos!



Beth Beth (13/09/2013 22:44:23)   3251 0
O filme é bacana. Não me assustou muito, mas em relação aos filmes de terror que tem saído, os 4 ovos foram bem dados.



Rodrigo Rodrigo (13/09/2013 21:55:01)   -26 -1
Que surpresa! 4 ovos? Ta de bom humor hein, cara!



Renan Renan (13/09/2013 20:37:31)   2461 0
Pretendo ver, Sobrenatural foi um ótimo filme de terror.



Christopher Nolan Christopher Nolan (13/09/2013 18:38:32)   98 0
O marketing desse filme foi pesado, tive que conferir. Ele [o filme] é até legal, mas não me assustou nada. Nos últimos tempos os únicos filmes que me assustaram um pouco foram A Órfã e A Mulher de Preto.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.