Séries e TV

Notícia

J.J. Abrams fala sobre Alcatraz e o futuro de Fringe

Produtor descarta comparações da sua nova série com Lost

25.01.2012, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

J.J. Abrams falou aos nossos parceiros do Collider sobre Alcatraz, nova série produzida por ele para o midseason desta temporada, e sobre o destino de Fringe, que corre risco de ser cancelada.

J.J. Abrams

None
J.J. Abrams

O produtor falou sobre as mudanças que levaram à saída de Elizabeth Sarnoff, a showrunner (algo como produtor principal) da nova série, que foi substituída por Jennifer Johnson e Daniel Pyne após diferenças criativas entre ela e o time de roteiristas. "Bom, uma das vantagens de ser uma série do midseason é que você pode fazer as mudanças necessárias. Parte disso foi que sentimos que queríamos investir em algo mais específico com Rebecca [personagem de Sarah Jones], para que o público pudesse se reconhecer nela e se conectar melhor a Alcatraz. Havia uma noção intelectual legal, mas não era algo visceralmente demonstrado e dramatizado no episódio piloto. E havia um monte de pequenas coisas que percebemos, como o interesse romântico dela. Percebemos que não batia com o resto do programa. Então, ao invés de engolir e aceitar, nós tivemos a chance de fazer as mudanças necessárias para melhorar a série".

Abrams também fez questão de garantir que não há qualquer relação entre Alcatraz e Lost, apesar da presença de elementos em comum como ilhas misteriosas e o ator Jorge Garcia: "O negócio é que, em teoria, todo pedaço de terra é uma ilha, então você pode argumentar que todos os programas já feitos são sobre uma ilha. The Mary Tyler Moore Show é tão parecido com Lost quanto Alcatraz, honestamente. Jorge foi a primeira pessoa a ser contratada em Lost e foi a primeira em Alcatraz. Quando o conheci, a coisa estranha é que a namorada dele era obcecada por Alcatraz e estava falando muito sobre isso porque estava escrevendo um livro. Eu ia falar com ele sobre a série e ela continuou a falar sobre Alcatraz, então eu disse, 'Legal, pois estamos na verdade trabalhando em um programa sobre isso. Jorge você quer um papel em uma série sobre Alcatraz?'".

O mistério envolvendo a nova série e as frustrações do público frente a questões não respondidas, a exemplo de Lost, também foram motivo de explicação do produtor: "Você não pode esperar que o público se questione por anos. É injusto e é errado, de um lado. Contudo, eu também acho que as pessoas podem perder a verdadeira motivação. Algumas vezes essas situações existem para criar grandes histórias. O importante é não ter as pessoas ludibriadas por questões fundamentais que nunca iremos responder. Seria cruel e incomum. Então, há lições a serem aprendidas de experiências passadas. Nós vamos garantir que as pessoas não vão estar batendo com a cabeça na parede. Mas se respondermos tudo no final da primeira temporada, isso não é bom para nenhuma série. Eu estaria mentindo se eu dissesse, 'Sim, ao final da primeira temporada, você saberá tudo'. Claro que não! Mas é uma história de múltiplas camadas, então não há apenas uma resposta".

Sobre Fringe, Abrams falou que mantém a esperança de que a série continue, mesmo que em outro canal: "Eu não sei. Por algum motivo, estou esperançoso. Há algumas coisas chegando que são ótimas. Eles estão fazendo um trabalho tão bom. Talvez é só esse otimismo bobo que espera que, quando o trabalho é bem feito, ele seja reconhecido. Algumas das coisas em que Jeff [Pinkner] e Joel [Wyman] - [showrunners da série] - estão trabalhando agora são tão boas que estou cruzando meus dedos para que a série continue. E, se não da Fox, talvez em outro lugar. Eu não quero entregar nada, mas Joel dirigiu um episódio que incrivelmente romântico, poderoso e emocional, e tem a minha combinação favorita de estranho, doce, sci-fi e romance".

Atualmente, J.J. Abrams trabalha na direção da sequência de Star Trek. Alcatraz estreou nos EUA na segunda-feira passada. No Brasil, a série será exibida pelo Warner Chanel e teve sua pré-estreia no último domingo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.