409

Assista Agora

Lanterna Verde | Crítica

Altos e baixos na estreia do herói galáctico da DC Comics

Érico Borgo
18 de Agosto de 2011

Lanterna Verde

Lanterna Verde

Green Lantern
EUA , 2011 - 114 min.
Ação / Ficção científica

Direção:
Martin Campbell

Roteiro:
Greg Berlanti, Michael Green, Marc Guggenheim, Michael Goldenberg

Elenco:
Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard, Mark Strong, Tim Robbins, Angela Bassett, Jay O. Sanders, Taika Waititi, Temuera Morrison, Geoffrey Rush, Michael Clarke Duncan, Warren Burton, Salome Jens, Clancy Brown

Regular
Lanterna Verde
Lanterna Verde
Lanterna Verde

De todos os personagens do primeiro escalão da DC Comics, o Lanterna Verde é o que tem o universo mais complexo. O super-herói, afinal, age ao lado de outros 3.600 defensores da paz na galáxia, a Tropa dos Lanternas Verdes. O escopo permite desde interações sociais na Terra até guerras espaciais entre milhares de combatentes, divididos entre facções multicoloridas que representam espectros cromáticos e emocionais.

Na adaptação dessa vastidão às telas, o filme Lanterna Verde (Green Lantern, 2011) é extremamente bem-sucedido. O planeta Oa, o lar dos Guardiões da Galáxia (os criadores da Tropa), é imaginativo e detalhado, assim como seus ocupantes. No cinema, os Lanternas surgem em toda a sua variedade e alguns deles recebem bom espaço de tela, especialmente Tomar-Re e Kilowog, heróis criados por CGI através de dublês por captura de movimentos e dublados por Geoffrey Rush e Michael Duncan Clarke.

Outro dos mais importantes personagens da série, Sinestro (Mark Strong), ganha vida através de uma elaborada maquiagem que o transforma em uma cópia perfeita dos traços do brasileiro Ivan Reis, ilustrador que trabalha há anos com a DC nos quadrinhos. Strong entrega ao personagem a dualidade e a nobreza que o ator já demonstrou mais de uma vez no cinema, especializando-se em vilões fortes e carismáticos. Melhor ainda é Peter Sarsgaard, o Hector Hammond, que se entrega ao personagem com vontade, o tornando de longe o mais real do filme. Pena que lhe sobre tão pouco a fazer no terceiro ato, mais focado em outro vilão, o Paralax.

Mas se no design, na qualidade da computação gráfica, na adaptação da mitologia do personagem e na seleção de elenco o longa agrada, o mesmo não pode se dizer da história. Preocupados com a complexidade do universo que deveriam apresentar e em como torná-la mais palatável ao grande público (a abrangência é a maior preocupação do cinema comercial hoje), os produtores optaram pelo caminho da adequação formulaica da narrativa. Não seria um problema grave se isso fosse realizado impecavelmente, mas Hal Jordan, o personagem central, que guia toda a história, carece de lógica.

O herói é apresentado como o melhor piloto de provas da Ferris Aeronáutica, um que desafia a todo instante seus medos - tema central do filme -, mas a memória do pai, morto em um acidente durante um teste, é a barreira entre Hal e o que ele pode se tornar, o homem que pode ser. O problema é que isso é trabalhado com mão extremamente pesada pelo roteiro. Os conflitos de Hal ficam apenas na superfície e não fazem muito sentido (por que ele não teme voar até perder o controle mas tem medo de puxar a alavanca do assento ejetor?), e o diretor Martin Campbell, que deixou claro estar ali pelo tamanho do cheque (leia em nossa entrevista) e não tem qualquer afinidade com a obra original, nada faz como cineasta para mudar isso. O texto cria as situações de conflito para resolvê-las com falatório. Hal Jordan deixa a Tropa em Oa de maneira um tanto inexplicada e incoerente com sua apresentação e, ao invés de aprender lições sobre amadurecimento e responsabilidade a seguir (cadê o assassino do Tio Ben quando precisamos dele?), simplesmente ouve da ex-namorada, Carol Ferris (Blake Lively), em uma sequência tediosa, o que precisa para seguir adiante. Sermão de auto-ajuda super-heróica. Essa solução é repetida algumas vezes, com a obviedade do discurso sobrepujando-se aos recursos do cinema. Vilões adoram explicar seus planos, mas em Lanterna Verde essa é uma característica do grupo (que ganha até um narrador para deixar tudo ainda mais claro).

Ryan Reynolds, o intérprete de Hal, teria até sido uma boa escolha. Ele é ótimo para viver sujeitos levemente arrogantes como o personagem, que já passou por fases motivadas por esse sentimento. Mas parece que o peso da responsabilidade foi demais. A atuação de Reynolds é exagerada quando não deve e apagada quando ele precisa efetivamente assumir a responsabilidade pelo drama. Falta ao ator também o carisma necessário para levar um herói pouco conhecido ao grande público (ele passa longe de um Robert Downey Jr., afinal).

Completa a lista de equívocos o grande vilão do filme, Paralax. Aposta ousada dos produtores, por tratar-se de uma entidade/criatura que nos quadrinhos foi criada para arrumar erros editoriais da série, o monstro que se alimenta de medo é cartunesco, um equívoco de design e um oponente sem personalidade. Tremendo desperdício de potencial, especialmente se considerarmos que Hammond, que foi solenemente abandonado ao final, fora tão bem construído. Se houvesse uma espécie de fusão entre ele e a massaroca superpoderosa chamada Paralax teríamos uma ameaça verdadeira, uma fusão significativa dos problemas de Hal em nível galáctico (suas obrigações para com a Tropa) e terrestre (seus demônios interiores e o drama). Seria um desvio em relação aos quadrinhos, mas nada impediria que Paralax fosse extraído de Hammond depois, algo que vai ao encontro das propriedades "infecciosas" da entidade.

Recentemente, um poderoso executivo da indústria do cinema declarou que "história não importa" e que o investimento em marketing e efeitos é a força motriz de qualquer blockbuster. Se fosse mesmo o caso, Lanterna Verde teria enchido os cofres da Warner Bros. De qualquer maneira, existe o que salvar aqui. O universo está criado, há bons personagens estabelecidos e o gancho ao final é emocionante para qualquer fã. Há futuro para Lanterna Verde no cinema. Basta que um diretor mais interessado na obra original assuma o cargo. Pena que o estrago já foi feito... e não foi pequeno em termos de bilheteria.

Leia entrevistas exclusivas e artigos no Especial Lanterna Verde

Lanterna Verde | Cinemas e horários


Compartilhar

Comentários (409)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Alex Alex (15/05/2012 17:59:28)   86 0
Vishh ,esse ai, é um verdadeiro dessatre.



sem avatar JEAN (06/04/2012 21:35:20)   1 1
Definiria Lanterna Verde como um filme regular, que não valeu apena ir ao cinema assistir, muito menos vale apena entrar em qualquer coleção de DVD,mas vale apena assistir na TV a cabo ou aberta.

Em fim é apenas mais um filme.



Leonardo Leonardo (11/03/2012 19:38:14)   1023 0
acho esse filme assistivel mas de longe o pior filme de herói do ano, em competição com a marvel perdeu feio !



renato renato (28/01/2012 13:23:17)   20 0
Nada grandioso como batman o cavaleiro das trevas,mas é assistivel.3 ovos.



sem avatar James (06/01/2012 00:42:50)   0 0
nossa que filme fraco, mais do mesmo e aquela cena do helicóptero sem comentários...



sem avatar Rodrigo (12/12/2011 18:53:29)   3 0
Odeio comparações com outros filmes, mas poxa comparar lanterna verde com iron man 1 e X-men first class é querer partir pra ignorância. Haja suspiros de descrença.



Alessandro Alessandro (28/11/2011 11:21:03)   5 0
Cara, não tinha adentrado no universo de Lanterna Verde. Por ser meu primeiro contato, até relevei estes problemas e gostei muito do universo.

Esse negócio de que a energia verde vem da força de vontade e a amarela do medo é bem legal! Tem mais alguma?



Valter Valter (16/11/2011 12:56:40)   7 0
Nossa o filme é muito ruim, fora os efeitos é pessimo, ator ruim sem carisma e não sustenta o personagem, vilões sem enfase no que querem aff só pra quem não conhece



Ivan Ivan (18/10/2011 01:02:57)   54 3
Eu realmente não entendo crítica.

O filme me causou as mesmas impressões que um X Men First Class. Juro! De coração!

O primeiro Hulk por exemplo, eu achei bacana salvo algumas cenas também como o lanterna verde, o X men First Class, o thor...

Eu leio bastante. Quando vejo um filme que foi baseado por livros (a maioria) eu sinto um baque, mas é só o baque de algo diferente e não uma comparação. E os livros que digo, não são os pops (harry potter, "credusculo", coisas desse tipo) São os undergrouds, lados B, outsiders, Bukowski-Burgess da vida.

Digo isso pois, de repente há comparação entre lanterna filme e lanterna quadrinhos.

Não entendo como um filme desse é considerado um fracasso e como um transforme 3 é campeão de bilheteira. E numa boa, isso NÃO é uma defesa a favor do Lanterna Verde e real falta de compreensão.

Creio que as pessoas estão vendo filmes com a finalidade efeitos especiais

Mas sei lá. Acho que para um filme de super heroi, ele está super digno e na média. Melhor que os transformes da vida. Ah! E tem o Wolverine também... Esse dá vergonha alheia.



sem avatar Well (14/11/2011 03:04:50)   4 1
Olá, Ivan!

Não se trata de comparar o filme com os quadrinhos, trata-se mesmo da produção cinematográfica em si.

Concordo com os comentários do Carlos Alberto, o roteiro é mesmo muito fraco, um vilão pouco desenvolvido e um ator protagonista sem carisma.

Também não achei o Wolverine Origens lá essas coisas; mergulhou pouco na origem que o título sugere, mas ainda assim o Hugh Jackman e todo o elenco de apoio são carismáticos e competentes. Acho que se o Brian Singer tivesse escrito o roteiro desse Wolverine a coisa sairia mais caprichada, pois o cara é bom. Basta olhar o Primeira Classe e sentir a diferença, já que o Singer, embora não assine a direção, participou do roteiro. Aquela sequência inicial do filme, no campo de concetração da 2ª Guerra, pegando um gancho no primeiro X-Men, foi demais. Gostei desse Primeira Classe. Claro, há falhas, como a falta de um aprofundamento maior na origem do Xavier.

Agora, Transformers? Nem o ótimo ator Shia LaBeouf segura um filme que tem como objetivo único desfilar efeitos-especiais. E as mocinhas do filme só servem mesmo para ser modelos fotográficos, atuação que é bom, nada.

Abraços

Ivan Ivan (23/11/2011 13:38:43)   54 0
Bacana, Well!!!

=)))

Saquei o que vc quis dizer e concordo!

Bem esclarecedor!!!

Obrigado!


Abração!


Carlos Carlos (15/10/2011 21:10:48)   1375 1
Bons efeitos (mas nada de espetacular), história rasa e sem emoção e com um vilão caricato e muito mal aproveitado...

Resumindo, Lanterna Verde não consegue encantar a ninguém!

O Ryan Reynolds até que não foi mal, claro que poderiam ter escolhido um outro ator mais carismátco, mas até que o cara não foi tão mal assim...

O problema maior mesmo foi o roteiro e, ironicamente, a falta de vontade do Martin Campbell de fazer um bom filme!

Uma pena, pois Lanterna Verde poderia ter sido um excelente filme de super-herói...



Publicidade
sem avatar Nerd_girl (10/10/2011 16:37:45)   461 0
Vídeos de Lanterna Verde:http://escuridaoemagia.blogspot.com/2011/10/comercial-e-clipe-de-o-lanterna-verde.html#.TpNJ6ptAZXI



Leandro Leandro (14/09/2011 18:24:30)   33 0
Apesar de o Lanterna Verde nâo ser um dos meus hérois favoritos,fui assiti-lo em 3D no cinema.Os efeitos especiais sâo excelentes,principalmente a roupa do Lanterna Verde Hal Jordan,que nos oferece momentos engraçados no filme.Porém,achei o roteiro fraco e o vilâo principal meio sem graça.



sem avatar Welton (12/09/2011 17:04:40)   -10 1
Me deixa ver algumas coisas.

Será que Lanterna Verde não melhor que aquele filme ridículo do Justin Bieber??? Ambos receberam 2 OVOS.

E será que Lanterna Verde não é melhor que Tron que recebeu 3 OVOS.

Não vi o filme do Justin, mas é melhor que o filme do Lanterna???

Mas vi Tron e achei um LIXOO!!!



sem avatar Monique (12/09/2011 09:17:16)   3 0
Achei o filme ruim! é uma pena, pois a obra original é muito boa!

É filme para criança e poderia ter outro título, para não rebaixar o "Lanterna Verde", que é um dos meus super-heróis favorito.

Parece ideal para filmes de sessão da tarde, ou seja, filme manjado, apesar de ter uma bela fotografia.



sem avatar Cesar (11/09/2011 16:24:14)   4 2
Se tivesse a direção de Michael Bay e o herói voasse com uma vassoura, lançando construtors pela varinha... Lanterna Verde seria visto com outros olhos... E chegaria ao bilhão de faturamento.



edemar edemar (11/09/2011 09:25:00)   -5 1
Nem.. um filme de sessão da tarde pra se distrair sem levar muito a sério.....



Sentinel Sentinel (11/09/2011 01:58:37)   88 0
O primeiro filme que levantei depois de uns 15 minutos e fui embora. Parabéns! (Aliás dos 15 minutos 13 eu fiquei sem o óculos de merda)PAU NO CÚ DE QUEM GOSTO DESSA MERDA NÃO CONSIGO RESPEITA ALGUEM QUE TENHA MAIS DE 5 ANOS E TENHA GOSTADO DESCULPEM!


sem avatar Welton (11/09/2011 09:07:25)   -10 2
O filme não é perfeito, mas é mto bom!!!

E vc que parece falar de maturidade, tem que ser maduro o bastante pra respeitar a opinião dos outros. Sei que tem muita gente que não gostou, mas tbm tem o mtas pessoas que gostaram. Então respeite quem gostou tá???

sem avatar Cesar (11/09/2011 16:53:47)   4 1
Desculpe, mas para quem ficou mais de 150 minutos assistindo ao Tranformers 3, me admira vc ter saido na sessão do Lanterna Verde em 15 minutos.
Gostei do TF 3, mas mesmo que não tivesse gostado, não partiria para a ignorância.


André André (09/09/2011 07:42:33)   16 0
Não conheço muito o Lanterna, talvez seja por isso q eu gostei do filme. O roteiro, realmente, não é bom e maioria dos atores também não, mas eu axei divertido. Os efeitos são bem legais. O 3D ficou bacana, bem melhor q o do Tron Legacy. Com certeza não o melhor filme de superheroí, mas também não é o pior!



curisco curisco (08/09/2011 22:47:42)   324 1
eu fui com uma expectativa tão baixa, mas tão baixa...

que achei o filme legal.

:-)

Mas concordo com muito da crítica aí.

Ficou legal mas... esquecível...



Velotroll Velotroll (08/09/2011 16:30:25)   65 1
É verdade que existem filmes que são incompreendidos. Filmes onde boa parte das pessoas não consegue absorver de forma eficiente as informações ali contidas e que acabam formando uma opinião inconclusiva a respeito da obra, dando-lhes o direito até de falar mal. Mas esse NÃO é o caso de Lanterna Verde.

Não tem como ser fanático a ponto de ver as coisas boas do filme e chegar aqui dizendo que ele é bom. Mais absurdo ainda, confrontando-o com um filme verdadeiramente bom, como no caso de Iron Man 1. É sem fundamento querer justificar o filme do LV. A tragédia é visível. O filme é estúpido. Nem os efeitos especiais da para elogiar, já que não apresenta nada de novo ali.

Não da pra esperar muito de um filme com um diretor comprometido apenas com seu salário; com um roteiro raso como um pires; com um elenco de suporte patético e, claro, com um Tim Robins bancando o pai de um sujeito da mesma idade.



sem avatar Cesar (08/09/2011 19:31:20)   4 0
Da mesma forma que você achou Lanterna Verde um filme estúpido, tenho o direito de dizer que acho sim "Iron Man 1" um filme regular, que não empolga, com exceção da trilha sonora.
Gostei muito do LV, e essa é a minha opinião.

Flávio Flávio (10/09/2011 19:45:57)   386 0
Velotroll falou tudo, filme estúpido!!!!


Publicidade
sem avatar Welton (08/09/2011 14:46:45)   -10 0
Tbm acho Cesar, Lanterna Verde foi bem melhor que os dois filmes do Homem de Ferro, principalmente o segundo.

Eu acho que Lanterna Verde deveria ter o respeito que merece por quão bom foi o filme.



sem avatar Cesar (07/09/2011 22:40:08)   4 1
Também achei o filme muito bom.
Não posso falar sobre Thor e Capitão América, pois não os assisti. Posso dizer que gostei muito mais do Lanterna Verde do que o elogiado pela crítica Homem de Ferro.
Para completar, o povo fica falando de erros, defeitos até o "The Dark Knight" têm.
"Green Lantern" merecia estar fazendo muito mais sucesso que vários filmes por aí.



sem avatar Welton (06/09/2011 22:49:27)   -10 0
Pq será q tem mta gente dizendo que esse filme é ruim??? Esse filme é mto bom, tem seus erros claro, como todo filme né?

Mas o Lanterna Verde é mto bom msm... Sinestro, Hector, Ryan Reynolds como Hal Jordan foi incrível e as pessoas que falam das piadas sem sentido mtas pessoas riam no cinema.

Esse filme foi mto melhor que Thor e Capitão América.

Espero que tenham continuações, pois pode ser bem melhor!!!



Cândido Cândido (01/09/2011 23:07:13)   319 0
Pôxa, ouvi falarem tanta coisa ruim do filme que fui assistir com a mais baixa espectativa.

Resultado: Gostei do filme!

Melhor que o Thor disparado!
Ação mais competente, maior interesse no desenrolar da trama, mais ritmo narrativo... Lanterne Verde tem o que um filme de quadrinhos precisa pra ser leve e descompromissado (Como Hulk por ex). Nada dos exageros estilísticos pretensiosos de outras adaptações.
Senti como se estivesse lendo as HQs dos anos 80.
Óbvio que o filme não é perfeito, mas passou muito longe de me deixar constrangido como Transformers ou entediado como Superman Returns ou ofendido como em Ghost Rider ou Fantastic Four.

Lanterna Verde, pra mim é um acerto como X-Men First Class!
Mostra que não precisa ser um Dark Knight pra satisfazer.


Flávio Flávio (06/09/2011 14:15:33)   386 0
"Melhor que o Thor disparado!"

RI MUITO, MAIS MUITO ALTO!!!!!!!!!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.............


Herp Herp (31/08/2011 11:27:24)   -95 0
o pessoal da dc tem q assistir os filmes da marvel p/ ve se aprende a fazer algo d bom..esse filme eh ruim q doi.



Tiago Tiago (29/08/2011 19:15:48)   -17 -1
meeedoooooo !!!!!!!!
pior q Ryan Reynolds como Lanterna verde so os construtos(acho q é isso!!) q ele cria,cara quando ele fez aqele carro para salvar o pessoal da festa pensei q teria q ver uma corrida daquilo o resto do filme,a i naum da pra entender capricharam tanto em Oa e avacalharam nos poderes do Lanterna,um pior q o outro ninguem merece ...



Darth vader Darth vader (29/08/2011 17:54:43)   -229 -1
CA<<<<<<<<<<<<<<<<<<<Bomba verde!



Lauro Lauro (29/08/2011 16:25:46)   2535 0
Bom, eu já deixei anteriormente a minha opinião sobre o filme. Li todos os comentários até o momento, e boa parte do pessoal não ficou impressionado.

O problema do filme é que tentou ser vendido como algo grandioso, e decepcionou tanta gente (eu inclusive) justamente por não ser lá grandes coisas...

A questão é que ele PODIA SER MAIS.

Os filmes do Batman mostraram que filmes baseados em HQs não precisam ser burocráticos ou seguir à risca dentro da margem de segurança.

Eles tem potencial para serem grandes produções.

Putz, o Lanterna Verde custou mais de 200 milhões de dólares!!! É muito dinheiro para um resultado tão baixo...

Não digo em questão de bilheteria; provavelmente o filme já se pagou com os licenciamentos, estou falando mesmo de interesse das pessoas em assistí-lo e re-assistí-lo. E em comprar o DVD depois...

Não substimo as pessoas que gostaram de Lanterna Verde, afinal o gosto pessoal de cada um varia muito.

Só digo que ele poderia ser ÉPICO, algo a ser lembrado, como Superman I, que virou referência para filmes de super-heróis, e não vai ser esquecido.

Falou!!!



Rachel Rachel (29/08/2011 15:43:11)   13 0
Bem, então venho eu ousar em discordar de todos... Eu AMEI o filme. Ryan Reynolds é carismatissíssimo, ao contrário do que disse o Borgo. A personalidade dele foi muito bem trabalhada, faz o estilo mulherengo, Bon-Vivand, irresponsável, porém talentoso, o que explica seu atrevimento na manobra de voo e logo seu temor em ejetar.
O público - pelo menos da minha sessão - recebeu muito bem as piadas dele no filme.
Mas quero ENFATIZAR o romance do filme... AHHH COMO EU AMEI! Carol Ferris é bem mais do que uma mera Mary Jane, que fica ali pelos cantos sendo sonsa. Ela EXISTE no filme, e a química entre ambos é ABSOLUTA.
Até comento a luta final: Eletrizante... O gancho que alguns apressadinhos perderam, é a deixa perfeita para o próximo!

Amei, amei, ameiiii o filme!


Valter Valter (16/11/2011 13:01:13)   7 0
aff bom pra vc rrss


Alex Alex (29/08/2011 13:32:45)   13 0
Estou morando atualmente em Manaus, e esperei quase dois meses pra assistir esse filme e quando estreia só tem sessão dublada (de tudo C. America, Planeta dos macacos, etc..)que me***!!! Vou ter que baixar mesmo!!

Agora uma pergunta a todos, esse problema de ter só sessões dubladas, ocorre em todo o Brasil, ou é só aqui que as pessoas tem preguiça de ler?


Victor Tintim Victor Tintim (29/08/2011 14:18:41)   187 0
Não, Alex, acredito que isso seja em todo o país msm, infelizmente. Aqui em São Paulo por exemplo nos cinemas perto da minha casa não tinha sessões legendadas tbm, eram apenas 3D legendado (não gosto do 3D), e em com horários impossiveis (tipo 12:00 e 10:30), dai para eu assistir em só 2D legendado tive que praticamente "atravessar" a cidade. Ja no caso de vc ter que baixar o filme, digo uma coisa: baixe o filme, não valeu a pena pagar o cinema para ver o longo.

Rachel Rachel (29/08/2011 15:00:24)   13 0
Alex, aqui em Brasília este problema não ocorre, há várias sessões dubladas e legendadas em vários horários e formatos (2D, 3D e Extremme 3D), porém, EMBORA EU TENHA A-M-A-D-O o filme, ouvi de todos os rapazes da galera que O FILME É DECEPCIONANTE... Então acho que vc deve baixar mesmo... Pq se legendado não agradou os homens, DUBLADO deve ser o fim da picada.

Duke Duke (29/08/2011 22:39:53)   11 1
@Alex

Engraçado, eu também fiz esta pergunta há algum tempo atrás. Este "fenômeno ocorre em diversas cidades, provavelmente em todo o Brasil.

Para ser dublador, é preciso ter formação em ator, e os grandes estúdios tem preferido ultimamente atores renomados para dublar as personagens. Até os filmes dublados no Brasil já utilizam vozes conhecidas do grande público.

Eu acredito que tenha ocorrido um acordo entre as empresas de cinema e o sindicato dos artistas para que cerca de metade das cópias das salas de cinema sejam dubladas.

Hail to the King, baby!

Denunciar



Publicidade
Victor Tintim Victor Tintim (29/08/2011 11:29:47)   187 0
Ontem fui ver o filme, e me decepcionei bastante, o filme é bem fraquinho msm, 2 merecidos. Vi em 2D legendado.

Mas sobre o filme em si agora: o filme começa muito bem, falando sobre as Tropas, do Parallax. Porem no decorrer do filme tudo começa a desmoronar, a Tropa está la só para explicar a mitologia do personagem, não fazem nada de útil no filme; Ryan Reynolds em alguns momentos está bem e outros parace até o Robert Pattinson de tão ruim, Blake Lively é sem graça (e sem falar que é bem feinha), Mark Strong está muito mal aproveitado como Sinestro, Peter Sarsgaard está canastrão e caricato (isso é um ponto positivo no meu ponto de vista), e coitado do Tim Robbins, um ótimo ator sendo muito mal aproveitado; e pior msm é o amigo dele (Taika Waititi), some no meio do filme do nada. Tem uma certa cena no filme que eles tentam dar uma imitada em Homem Aranha 2 sobre heroismo, mas eles não chegam nem perto, pra falar a verdade parece até um heróismo feito para uma novela da Globo, para vcs verem como é ruim. A ação tbm não é boa, o final é broxante. Resumindo: talvez não seja o pior filme baseado em HQs já feita, mas está entre as 10 piores.


Victor Tintim Victor Tintim (29/08/2011 16:57:14)   187 0
Corrigindo oq eu havia comentado anteriormente: o filme realmente merece 2 ovos.

Duke Duke (29/08/2011 22:18:51)   11 0
@Victor

Vivemos em tempos de trilogia. A personalidade do Hal Jordan poderia ter sido melhor desenvolvida, principalmente na questão medo x força de vontade.

O único alento é que o verde é a cor da esperança. E eu espero que a DC seja corajosa como a Marvel, para colocar outras tantas personagens nas telas.

Com todo respeito ao excelente trabalho do Nolan, mas chega de Batman e Superman!!!

Hail to the King, baby!




sem avatar josé (27/08/2011 23:17:10)   9 0
um executivo disse q "história não importa" para produzir um blockbuster?!?!? imagine c esse infeliz chefiasse na década d 80, o q não teríamos perdido...



sem avatar josé (27/08/2011 23:03:20)   9 0
aliás, a DC DESTRÓI Nas animações, mas no cinema...meu deus do céu, uma lástima atrás da outra, com a exceção do megamaravilhoso Batman (Nolan, claro)...se fizeram isso com o lanterna, fico trist d pensar em um longa do flash...



sem avatar josé (27/08/2011 22:56:31)   9 -1
MUITO, MAS MUITO RUIM! chego a acreditar q avacalham o filme d propósito...o q realment não entendo é como, POR DEUS, tendo milhares d excelentes estórias pra se basear, conseguem destruir a seriedad e mitologia d personagens com um roteiro d sessão da tarde, um melodrama com clímax totalment sem sal...quer esquecer essa bomba? veja os longas animados, ambos milhares de vezes melhor q esse lixo...



sem avatar Murilo (27/08/2011 19:33:48)   0 0
Ai ai! Mais uma frustração! E sempre o mesmo problema, estória fraca.



Menandro Menandro (27/08/2011 19:15:30)   23 0
Eu acho que a história do Lanterna Verde é muito complexa e não dava pra gastar muito tempo com um personagem "quase" famoso..

Os efeitos especiais ficaram muito bons!

Até as piadinhas foram bem colocadas...

e vejo que muitos atores que antes eram quase intocavéis hoje só conseguem meros papéis.. vide Tim Robbins!



Mas eu achei que o filme ficou melhor que o do Thor..




Eduardo Eduardo (27/08/2011 07:34:22)   -5 -2
Melhor que capitão américa, fato.


The Barbarian from Cimmeria The Barbarian from Cimmeria (05/09/2011 19:40:12)   27 0
???????????????????????????????


Robson Robson (27/08/2011 02:11:02)   0 0
O filme fixou o termo "medo" do início ao fim, ficou repetitivo. As habilidades do Lanterna Verde poderiam ser mais exploradas. O Dr. Hector Ramond (Peter Sarsgaard), pela ótima atuação merecia uma participação mais significativa, concordo com o Érico Borgo. Enfim, achei o filme razoável, bem melhor que Capitão América.



sem avatar Rômulo (27/08/2011 02:08:09)   0 0
Não é uma obra-prima, mas também não é um desastre total. É superior ao Hulk, mas está pelo menos um degrau abaixo da trilogia Homem-Aranha, e do Batman de Nolan, por exemplo.


renato renato (28/01/2012 13:24:47)   20 0
Disse tudo.


Paulo Paulo (26/08/2011 23:59:05)   0 0
Decepcionante, não me decepcionava tanto com um filme de um herói de grande publico desde o Batman & Robin do Joel Schumacher. Não sei se foi porque eu realmente ainda esperava que fosse um grande filme depois das criticas e da bilheteria estadunidense. Mas é isso ai caso haja uma sequência que eles revejam todos os conceitos do primeiro filme, "sem medo"...rs



Publicidade
Breno Breno (26/08/2011 21:33:18)   36 0
Não vejo porque da revolta com este filme... Assisti ele ontem, gostei e muito... Não sou fã dos quadrinhos do Lanterna, o maximo de informação que eu tenho a respeito do personagem, adquiri lendo/assistindo Liga da Justiça... Mais vendo pelo ponto critico é um filme muito bom, os personagens foram bem aproveitados, talvez até deixados em uma função mais neutra pra empenhar outros papeis em filmes futuros... Faltou um pouco de interatividade e concisão no roteiro, parece que em Oa os lanternas (como já dito), só ficam em volta do símbolo da lanterna, emanando luz e só isso... Existe por si só também alguns erros e equívocos do roteiro, presentes no cenário, etc...

Alias, falam da falta de profundidade dos personagens no filme... Mais cara, não adianta ficar blasfemando pros 4 cantos do universo, os personagens ali pelo que conheço não tinham mais nada para ser explorado... E porque falam tão mal do Reynolds ? Cara, ele atuou na media, não havia nada a ser feito para que o desempenho do ator melhorasse no filme, isso é mais culpa do script que ele pegou do que dele em si... E pf, nem vem dize que o cara não é carismático e não tem uma certa simpatia interpretando o personagem, isso é ISMO/Cegueta de fanboy chato... Outra, gostei bastante também dos diálogos em que vi pessoas crucificando o filme. Flui rápido, não entendia, tem alívios cômicos óbvios porem no lugar aonde deveriam estar....
Enfim, “lixo” não é nunca, na minha opinião.



Herp Herp (26/08/2011 11:08:55)   -95 -1
assisti ontem e fiquei muito decepcionado um lixo, uma merda tem varias coisas q eu poderia dizer mas...
o pessoal da dc tem q assitir os filmes da marvel e aprender a fzer direito..exagerei???to revoltado botava muita fé no lanterna verde e realmente nao gostei..
AVENGERS ASSEMBLE



kauhl kauhl (26/08/2011 09:35:47)   38 0
Mais engraçado foi ver a cara de desânimo do Tim Robbins no filme. Coitado...
Merece um quadrinho ou videoclipe com os balões de pensamento dele:

"Meu Deus! Que roubada!!"

"Procura-se agente!"

"Só vou fazer UMA tomada!! Eles que se f0d@m!"



Pedro Pedro (26/08/2011 01:04:55)   6 1
Eu achei que o filme começou bem e daria muito certo se não fosse o roteiro preguiçoso e o diretor sem vontade alguma de dar alma ao material.
Algumas falas me deixaram com vergonha alheia e me fizeram pensar em como pode um profissional escrever uma cena como a de quando Hal mostra para Tom sua transformação. O CARA ACABA DE VER UMA COISA FANTÁSTICA E O QUE ELE DIZ É "UAU, VOCÊ É UM SUPER HERÓI, MAS PERAI, OS HERÓIS NÃO FICAM COM A MOCINHA?" corta para cena da varanda a la superman, brega pra cacete com o Ryan Reynolds me deixando confuso se ele estava parodiando o tipo de super-herói galanteador ou se tudo aquilo era sério!!!
Eu sou fã pra caramba do lanterna, leio suas histórias desde pequeno e hoje posso dizer que é um dos meus personagens preferidos em sua atual fase nas hq's. Mas coitado com o que fizeram dele no filme... coitado. Poderia ficar a noite falando da quantidade de coisa tosca que tem nesse filme mas vou dormir, e nem quero comentar do parallax que me dói o coração.


kauhl kauhl (26/08/2011 09:25:18)   38 0
Reynolds é ator de comediazinha romântica com Bullocks e Albas da vida. O roteiro não ajudou, certamente, mas ele foi pífio. A quantidade de humor que tentaram injetar nesse filme foi completamente descabida.

Infelizmente acabou acontecendo o que eu acreditava. O bom Chris Evans deu conta do recado e o Reynolds pagou mico. Uma pena, pois sou mais o Lanterna que o Capitão, com certeza.



sem avatar josé (27/08/2011 23:08:39)   9 0
falou tudo pedro...pra quem conhec a mitologia, foi intragável...


sem avatar Christian Ordoque (25/08/2011 22:59:59)   1 0
Lanterna Verde: Ryan Reynolds, Tim Robbins e Angela “Tina Turner” Bassett. O Melhor Filme do Ano. Exagerei ? Tá bem… O Pior Filme do Ano também é exagero. Bem melhor que o Superman Returns e que pelo menos 2 Batmans (só pra falar na DC). Achei coerente com o personagem e visualmente também. Dá para ver. Pega uma bala, uma pipoca e era isso. Nota 5,5.



sem avatar EDER (25/08/2011 15:56:57)   -14 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Rodrigo (25/08/2011 14:41:36)   6 2
Normalmente não me meto em polêmicas, mas vai aqui minha opinião:

Sou um grande fã de cinemas e grande fã de quadrinhos, não sou o cara que sabe tudo de todos os personagens, mas defino as minhas preferências com o que me agrada, com isso acabo sendo atraído muito mais pelos heróis da DC, que os da marvel, o Super é meu favorito e o Batman o Wolverine da DC, mas também acho o Hulk um personagem fantástico.
Ontem fui ao cinema ver o filme do Lanterna, e digo fiquei muito decepcionado.
O roteiro é péssimo, onde está o herói alí? É clássico dizer que não é só uma roupa colorida que dá poderes.
Se o ator não consegue construir algum carisma para o personagem que interpreta, a fantasia se desfaz.
E foi assim que me senti, vendo um filme onde o personagem tinha uma roupa colorida..
Confesso que Oa estava realmente bem construída, mas a cena principal na terra, quando o Lanterna recita o juramento (No desenho, em que o lanterna era treinado por sinestro me fazia até arrepiar), com aquelas tomadas idiotas entre o braço do lanterna e o rosto do ator, é pífia.
Infelizmente tenho que concordar, tirando o excelente Batman (que para mim deixou de ser um filme de herói e passou a ser um excelente filme policial/psicológico em que o personagem tem recursos tecnológicos), a Marvel está muito a frente na composição dos filmes dos seus personagens.
Chego a sentir cala-frios, quando penso no que pode acontecer com o filme do Super...


Anderson Anderson (25/08/2011 20:11:55)   387 -1
-E DISSO QUE FALO, DESENVOLVER O PERSONAGEM.
POR ISSO O BATMAN DE NOLAN CAUSA IMPACTO, NINGUÉM SE LIGA NA FANTASIA, MAS TODOS SE IMPRESSIONARAM COM A PROFUNDIDADE E COMPLEXIDADE QUE FOI RESPEITOSAMENTE DADA AO HERÓI, PONTO.


sem avatar rodrigo (25/08/2011 14:26:45)   2 -2
Então galera, sou grande fã de quadrinhos e cinema...mas acho um pouco exagerado esse comentários.
Assisti o filme em 3D e achei muito bacana e divertido. Filmes de heróis, como Batman (Cavaleiro das Trevas), são um em um milhão.
Acho que temos que encarar com mais levesa e se divertir. Lanterna verde foram gastos 200 milhões, não tem como os efeitos serem ruins. Tem falhas, sim, mas todos so filmes tem!
Vamos lembrar que são filmes de heróis, eles não existem!!

Abrax


Anderson Anderson (25/08/2011 20:10:33)   387 -1
-UM EM UM MILÃO?????
ACHO NÃO, É QUESTÃO DE VISÃO DO DIRETOR E ARGUMENTOS NA TELA, PQ SERÁ QUE NOLAN DESCARTA O 3D, EM PRÓ DE CENAS ''REAIS'' E POUCO USO DE CGI?????
-PQ CINEMA É INTERPRETAÇÃO, E ROTEIRO DECENTE.
-AGORA CONCORDO COM VC QUE NÃO DEVEMOS SER TÃO SÉRIOS NAS SALAS DE PROJEÇÃO(embora cinema pra mim seja coisa seríssima), TB ''AINDA'' É DIVERSÃO...MAS SE TB FOR ''ARTE'', MELHOR AINDA.

Anderson Anderson (25/08/2011 20:13:50)   387 -1
-QUER DIZER, MILHÃO.


Anderson Anderson (25/08/2011 11:18:41)   387 1
COLOQUEM ESTA INCEPTION(INSERÇÃO DE IDÉIA) NA CABEÇA: 3D É UM LIXO, NÃO ACRESCENTA EM NADA NA NARRATIVA, É UMA ARTIMANHA DA INDÚSTRIA PRA COBRAR MAIS CARO O INGRESSO E VENDER TV'S DE 10.000 REAIS...
ASSISTAM AO FILME SUPER 8, E CONCORDARÃO COMIGO....


Matheus Matheus (25/08/2011 17:36:05)   131 0
Relaxa cara, tem salas em 2D também com o preço normal.
3D é um atrativo com o outro qualquer, paga quem tem interesse por ele.

Mas se você quis dizer que o filme do Lanterna pode ter ficado ruim pelos produtores terem se focado só nos efeitos 3D tem razão.

Anderson Anderson (25/08/2011 20:05:33)   387 -1
@MATHEUS:
-A QUESTÃO É QUE SINCERAMENTE, DE MINHA PARTE, ABSOLUTAMENTE TODOS OS FILMES QUE ASSISTI EM 3D, TERIAM A MESMA NARRATIVA.
-OU SEJA, O 3D É PURA PERFUMARIA, IMAGINE GLADIADOR 3D, CORAÇÃO VALENTE 3D, PERFUME DE MULHER 3D......
A HISTÓRIA BEM CONTADA + EXCELENTES ATUAÇÕES É QUE FAZEM UM FILME ESPECIAL......JUSTAMENTE O QUE FALTA ÀS PRODUÇÕES 3D.....


kauhl kauhl (25/08/2011 09:52:41)   38 1
Fui ver o filme ontem no cinema, já que sempre curti o Lanterna e suas grandes fases. Tipo O'Neil/Adams (com o Arqueiro Verde), Wein\Gibbons e Guy Gardner de Giffen/DeMatteis e cia.

Dito isso, o corno burocrata que deu luz verde para um filme baseado em um roteiro tão vagabundo entrou pro Hall dos Grandes Imbecis do Cinema.

Em Oa, as coisas até caminham bem. Mas 98% das sequências passadas na Terra são uma pilha de lixo fumegante. Roteiro ruim, clichês a rodo e atores perdidos. Não consigo acreditar que usaram a velha cena do helicóptero de novo... Já o clímax do filme me fez sentir vergonha de estar ali.

Pra mim, o filme se situa ali um degrau acima de porcarias tipo Eletra, Mulher-Gato, Motoqueiro Fantasma, etc. Correndo cabeça a cabeça com as duas bombas do Quarteto Fantástico.
Se penso que fica um pouco acima dos citados, é principalmente pelos bons efeitos e boas atuações do Strong e Sarsgaard.

Aliás, deu pena ver o Sarsgaard desperdiçado ali. Ele teria sido o vilão Líder perfeito para filme do Hulk, do Ang Lee, ao invés do poodle-hulk.



Publicidade

Omeletop : cinema

None