Assista Agora

Ivan Reis é o novo desenhista da Liga da Justiça - veja uma arte exclusiva

Quadrinista brasileiro vai deixar série de Aquaman e assumir o posto de Jim Lee

Érico Assis
12 de Setembro de 2012

Após semanas de boataria, a DC Comics confirmou que o desenhista brasileiro Ivan Reis será o desenhista de Justice League, principal série da editora. Ele continuará acompanhado pelo roteirista Geoff Johns, com quem até então dividia a série de Aquaman.

Em junho, já rolavam boatos de que Jim Lee, atual desenhista da Liga e co-publisher da DC, deixaria a série e que a editora estaria oferecendo contratos lucrativos a quem o substituisse. Encontrou dentro da própria casa, onde Reis é exclusivo desde 2004.

O site Buzzfeed divulgou as primeiras capas de Reis na série, que assume na edição 15 ao lado do arte-finalista também brasileiro Joe Prado. Reis mandou com exclusividade para o Omelete o lápis da capa da edição 16 - confira abaixo e na galeria.

Justice League 16 Capa Ivan Reis


A DC ainda não confirmou, mas a mudança de série, porém, implica no abandono da série Aquaman - cujo herói tem longo histórico de descrédito e vendas baixas, fora as ridicularizações constantes dos fãs, mas que na fase atual estava entre as séries mais vendidas da editora. Como Geoff Johns só havia topado escrever Aquaman com Reis nos desenhos, é provável que o escritor também deixe a revista.

Quanto a Jim Lee, a DC diz que vai falar do novo grande projeto do desenhista no mês que vem, durante a New York Comic-Con. Já correm os rumores de que será uma nova série de Superman, escrita por Scott Snyder.

Leia mais sobre Liga da Justiça
Leia mais sobre Ivan Reis


Compartilhar

Comentários (66)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Cesar Rafael (16/09/2012 09:13:16)   76 2
essa nova liga tah muito ruim, ateh agora não entendi oq que o Batman estah fazendo na equipe, o Lanterna verde vive dizendo que ele não serve pra nada pelo fato de ele ser o único que não tem poderes, e ateh agora o Batman não fez nada que desmentisse essa declaração, Geoff Johns simplesmente não sabe como usá-lo.
Na liga de Grant Morrison e Mark Waid o Batman fazia a diferença, e apesar de não ter poderes, ele era o mais perigoso da equipe devido a sua extrema inteligência e imprevisibilidade.


Matheus Matheus (16/09/2012 20:02:06)   18 0
Fiz login só pra dar um positivo no seu comentário. É pura verdade o que você disse, o lanterna zoou o Batman umas três vezes por ele não ter poderes o o Batman não fez nada a respeito para demonstrar que é valoroso. Sem falar que ele só apanhou.
Até na Liga da HQ Terra 2 (que é mostrada no primeiro capítulo), o Batman "salva" o mundo, e na principal não.


Galen Galen (16/09/2012 07:34:39)   684 1
Como já noticiamos, Ivan Reis e Joe Prado são os novos artistas responsáveis pela série Justice League, junto com Geoff Johns nos roteiros. Agora, Johns anunciou que o primeiro trabalho da equipe será com a saga Throne of Atlantis, um crossover com a revista do Aquaman que começa na edição #15 de ambos os títulos, a serem lançados em dezembro.

Em Throne of Atlantis, o mistério de porque o continente perdido afundou no mar começa a ser respondido. Ao mesmo tempo, começamos a descobrir o porquê de Aquaman ter rejeitado seu reino natal, e o que os atlantes são capazes de fazer. E com tudo isso ocorrendo, a Liga da Justiça ainda tem que lidar com seus problemas internos, tentando aprender a confiar uns nos outros, o que não ocorrerá tão fácil assim.

http://i.newsarama.com/images/throneofatlantis_02.jpg

http://geek-news.mtv.com//wp-content/uploads/geek/2012/09/justiceleague15_575.jpg



André André (15/09/2012 09:49:28)   24 0
Gosto do Ivan Reis, mas esse desenho em P&B está muito feio.



Leprechaun Leprechaun (15/09/2012 05:26:47)   -9 -1
Eu não compro revistas da DC porque já gasto uma puta grana com a Marvel, que eu prefiro, e infelizmente não tempo e dinheiro pra acompanhar tudo que é publicado, mas se num futuro distante sair um encadernado da Liga com a arte dos brasileiros, eu compro certo.



Paladino Paladino (14/09/2012 14:01:07)   369 0
esse cara é bommm!!!



Breno Breno (13/09/2012 18:18:53)   481 0
O traço do Ivan Reis já é bem semelhante ao do Jim Lee... mais foi uma boa mudança.



Pereira Pereira (13/09/2012 17:21:38)   43 -2
Ótima notícia, o traço do Ivan Reis cai como uma luva nos heróis da DC.

Sem Johns e Reis, o Aquaman já pode voltar a ser o bucha que sempre foi.



ThiagoSalt ThiagoSalt (13/09/2012 14:39:22)   765 1
Algum fã da dc me esclareça por favor uma coisa:

Li o começo da liga desses novos 52 e vi que eles se pegam no pau direto, isso não acontecia na liga original né? Lembro de ter bastante nos vingadores, alguem sabe??


Vini Vini (13/09/2012 15:03:59)   134 2
Da ibop ver os mocinhos se quebrando.

Eu gostavam quando os herós mantinham um relacionamento se troca de socos frequente, as poucas vezes que rolava algo assim, ficava na memória, como o soco do Batman no Guy, agora é meio banal.

ThiagoSalt ThiagoSalt (13/09/2012 15:15:56)   765 0
Falou tudo...



Ou quando o Cap deu uma sova no hank pym por ter batido na vespa!


Alvaro Alvaro (13/09/2012 14:26:15)   145 1
Essa capa tá maneira, mas pq o Aquaman tá tão forte a ponto de dar um soco no super ?


Jax Jax (13/09/2012 18:19:03)   64 1
1) Ou é DEVANEIO TOTAL do Geoff Johns - punhos fortalecidos pela pressão submarina x o queixo de aço! Sei...

2)Ou eh uma daquelas meras capas marketeiras pra chamar a atenção.

Bastaria um peteleco da Mulher Maravilha para por o Aquaman em nocaute. Nem que ele tivesse a força do Namor, ele daria todo esse trabalho aih para a Liga da Justiça.

Soh sei que os Novos 52 eh uma BOSTA!!! A maior parte do q eu li ateh agora eh puro lixo (pq o resto eu simplesmente parei de comprar, e a tendencia eh aumentar essa lista...), um desrespeito nao soh ao leitor q acompanha os herois a decadas, quanto aos proprios personagens - ver o Super agindo como um Batman, foi ridiculo, tao ridiculo quanto essas briguinhas desnecessarias entre os membros!

Barbarian Barbarian (14/09/2012 13:10:31)   1204 0
@Jax, cara, discordo um pouco de você.

Por um lado, realmente muda muitos personagens pra pior (como Estelar, por exemplo); por outro lado, a gente tá falando de anos e anos de retcons que precisavam ser alinhados de forma precisa.

Além de alterações de coisas datadas, como a cueca do Superman.

As briguinhas desnecessárias eu acho que ainda fazem parte de eles estarem ainda aprendendo a viver e trabalhar em harmonia. Faz parte.

Num geral, acho que os Novos 52 são uma empreitada, se não louvável, no mínimo muito ousada da DC.

Orlando Orlando (14/09/2012 14:22:19)   1873 1
Esse lance de heróis se confrontando é bem mais comum, ao meu ver, na Marvel, mas como a DC está mostrando seus heróis nos seus primeiros anos, acredito que esses combates refitam a imaturidade dos mesmos em lidar com suas habilidades e poderes. Depois eles formam as alianças e responsas necessárias para um super grupo.

QUanto às mudanças, realmente, tem umas muito ruins, mas é um reinício, então recomeçar e deixar tudo do mesmo jeito é complicado, então acho que mesmo as mudanças ruins são válidas, afinal recomeçar é sempre complicado, ainda mais recomeçar para permitir que se forme um novo público leitor.

Torço para que aos poucos o reboot vá se afinando e as coisas boas fiquem e as ruins se tornem boas om o passar do tempo.


Joker Flash Joker Flash (13/09/2012 14:20:07)   1075 0
O que vai acontecer com o putinho do Jim Lee? Vai sair da DC?

E a partir de qual edição o Ivan Reis vai assumir a HQ da Liga?

É, até agora as duas HQs (Liga e Aquaman) estão ótimas. Tenho certeza que a da Liga ainda vai continuar ótima, mas vamos ver a do Aquaman, né

PS: Desculpem pelo "putinho do Jim Lee", curto o cara, mas é frescura demais pro meu gosto



Publicidade
Jefferson Madeira Jefferson Madeira (13/09/2012 14:03:06)   1063 2
Merecido o respeito que ele ta ganhando do público e principalmente da DC Comics. Eu acabei de ler os principais títulos dos 'Novos 52' e uma das séries que eu mais gostei foi justamente Aquaman que ele fez com o Geoff Johns. Eles colocaram o personagem em outro patamar, ótimo roteiro e a arte ta deslumbrante, quadro a quadro você sente o peso do personagem. Agora é só esperar pra vermos o que eles farão com a Liga. Apesar de toda a reformulação da DC o que ainda continua atrapalhando as séries mensais é a continuidade e interferências de acontecimentos paralelos, além do velho problema de você comprar determinado exemplar e vim com mais histórias divididas. E Aquaman dessa dupla incrível foi a que menos sofreu com essas influências. Parabéns Ivan Reis!



IgorLiraVox IgorLiraVox (13/09/2012 13:01:24)   1470 1
Mandou bem....

nome de peso e qualidade indiscutível.....

no aguardo....



Hector Hector (13/09/2012 12:07:53)   759 0
O Reis é sem dúvida um dos melhores artistas da DC e merece a oportunidade.

Espero que ele encontre uma maneira de, aos poucos, ir eliminando algumas dessas "linhas" espalhadas pelos uniformes e que os deixam com um aspecto tão "poluído".

Sobre a escrita, o Johns pode estar fazendo um bom trabalho em Aquaman, mas a sua Liga da Justiça até o momento é uma grande decepção... gostaria que um outro escritor assumisse o título.


Joker Flash Joker Flash (13/09/2012 14:21:37)   1075 0
Foi só 3 edições até agora, maluko (4 com a desse mês)! Pra mim tá legal, mas acho que dá pra melhorar muito mais ainda!

Hector Hector (13/09/2012 15:45:28)   759 1
Li a coleção gringa com todas as histórias do primeiro ano do título... e lamento te informar amigo, mas essa melhorá não virá (pelo menos na minha opinião).

Joker Flash Joker Flash (13/09/2012 19:13:31)   1075 -1
Ah .-.

Putz. Que pena :/

E eu to colecionando. Vamos ver se maaais pra frente ainda melhora :)


Cléber Cléber (13/09/2012 10:31:18)   1 0
Beth,
Eu simpatizo com tua opinião sobre o Aquaman. Acho ele muito sério e sem propósito como super herói. Enquanto outros como o Hal Jordan estão ralando Universo afora, o Batman atrás de bandidos, até o fantasma do Desafiador faz alguma coisa pela humandidade, o Aquaman não tem um destino certo. Nem a Mera e nem o povo dele o entendem. Mas não é culpa do super herói em si. Acho que os roteiristas não investem nesses heróis pois enquanto Batman e Superman estiverem rendendo frutos os outros não importam muito.


willy willy (13/09/2012 12:25:41)   207 0
Acho que isso é o interessante no Aquaman. Ele vive como um pária entre dois mundos distintos, resolvendo problemas a medida que eles aparecem e raramente tem reconhecimento ou respeito por isso, como Superman, Batman,etc.; ele não ostenta o mesmo grau de influencia que os demais herois e as historias dele vez por outra até remetem um pouco da ignorancia dos humanos em relaçao ao equilibrio ambiental e da batalha solitaria que ele trava, inclusive a parte da ridicularizacão do personagem junto aos humanos, principalmente por nao se adequar nem aos Atlantes nem aos Terrestres, acho que dai o fato do sujeito não sorrir.
Acho que isso e o ponto forte no Aquaman, ele é um elemento passivo em suas historias e a sinopse delas tem mais peso do que as propias açoes do personagem no desenrolar da trama.


Igor Igor (13/09/2012 09:32:42)   1 0
Ja era esperado. Atualmente, ele é um dos melhores, senão o melhor desenhista dentro da DC. (Ou vive uma ótima fase)


Member of Member of (13/09/2012 13:04:18)   241 1
Respeito sua opinião, mas não creio que ele seja o melhor desenhista hoje em dia da DC.
O Greg Capullo está fazendo um trabalho espetacular com o Batman ao lado do Snyder. Suas páginas são cheias de vida e ele ultimamente tem usado muitos ângulos cinematográficos na composição dos quadros. Se ele sair do Batman... Aí sim, vai ser difícil alguém à altura para superar.
Quanto ao boato do Jim Lee, se ele realmente for assumir um título do Super Man com roteiro do Snyder, talvez dê certo.
Abraços!


Vini Vini (13/09/2012 09:13:08)   134 0
Gosto muito do Ivan Reis, ele foi muito bem em Laterna Verde, mas essa arte dele tá um pouco abaixo do que ele costuma fazer.

Acho que realmente o pessoal da DC obriga os caras a desenhar em um ritimo muito acelerado.


Member of Member of (13/09/2012 13:06:59)   241 0
Putz, tive a mesma impressão quando vi o desenho! E, realmente, o ritmo da DC deve ser muito frenético! Acompanho o Greg Capullo pelo twitter e ele sempre fala que trabalha no Batman muito mais do que na época que desenhava Spawn. Isso tb vale para o arte-finalista (Jonathan Glapion). Tá sempre reclamando dos prazos curtos da DC no seu blog.

Clara Clara (13/09/2012 20:22:19)   0 0
Não acho que a arte dele esteja um pouco abaixo do normal :/, hoje ele postou esse desenho no D.A dele ( http://cgominha.deviantart.com/#/d5en5qb) e acabei percebendo algumas "pequenas diferenças" entre o lápis e o ink.

Clara Clara (13/09/2012 20:39:09)   0 0
Errei o link, aqui está: http://ivanreisdc.deviantart.com/art/Justice-League-Issue-16-326926019


Remdiel Remdiel (13/09/2012 08:42:25)   560 1
Eu acho o Jim Lee um capista simplesmente fenomenal. Indiscutível, o cara SABE chamar atenção prá revista.

Já como quadrinista... sei lá, ele é meio exagerado. Tudo é pose heróica, tudo é "grande", tudo é "importante", tudo tem "movimento"... Tipo, fico imaginando ele desenhando uma cena boba do aranha, por exemplo "peter pega a mochila em cima da mesa", no mínimo duas pombas brancas vão estar voando na janela, hehehe...

(e também é um avacalhado, que fica colocando sete mil e seiscentos detalhes nos uniformes do povo, e depois ninguém consegue desenhar no prazo kkkkk)


Marcos Marcos (13/09/2012 12:11:46)   10 1
Cara, ele é um desenhista extremamente limitado, principalmente nos últimos anos. Não possui um critério de narrativa bem desenvolvido, e enche as páginas de pinups, como o amigo Remdiel disse: Todos estão em pose o tempo todo, e seus personagens possuem uma expressão única. E outra, esse design dele para o novo uniforme do Super ficou terrível, jesus. Comprei só o primeiro número da nova revista da liga da justiça, e parecia que eu estava com uma daquelas merdas da Image Comics d início dos anos 90 na mão. Histórias fracas e desenhos piores ainda.

Deste reboot da DC, a única coisa que esta prestando é o Batman do Scott Snyder, o Mostro do Pantano e o Homem Animal, e algumas coisas do selo Dark...o resto eu passo longe.

OBS.: Pra quem acha o Jim Lee um puta desenhista hoje, procure histórias antigas do Justiceiro publicadas na revista Super Aventuras Marvel (Abril). O cara simplesmente desenhava demais, hj, parece que desaprendeu...triste.

Member of Member of (13/09/2012 13:14:42)   241 0
@Marcos,

Realmente. O Jim Lee não é um "gênio". Mas já vi alguns de seus desenhos mais recentes, "fora" do ambiente de quadrinhos e realmente o cara é bom. Pode-se dizer que criou um traço inovador. Foi exatamente por ter criado um "template" de poses e expressões faciais nos anos 90 que fez ele fez o sucesso e fama que hoje tem. Claro, já que os prazos das editoras são sempre muito curtos!

Mas, a parte do desenho em si, vale ressaltar que ele tem sim um belo traço e, principalmente para capas, ele manda muito bem.

Para quem gosta de ver belas expressões faciais e corporais, composição de cena e narrativa, pode correr atrás do Batman do Greg Capullo. Espetacular!

Cabral Cabral (13/09/2012 15:30:02)   380 1
Eu fico meio em cima do muro nessa. Acho Jim Lee um bom desenhista, mas não o gênio que muitos fãs dizem que ele é.

E concordo quanto à questão da narrativa. Também que seus personagens estão sempre fazendo pose, e isso faz com que muitas cenas percam a naturalidade. Lembro de uma parte de "Silêncio", que mostrava Batman e Superman conversando no alto de um prédio. Mas os dois pareciam estar posando para uma foto, não apenas conversando.


Remdiel Remdiel (14/09/2012 09:08:29)   560 0
@Marcos Vou te dar uma idéia, essas primeiras quatro ou cinco edições do Aquaman foram simplesmente fenomenais.

Não, sério. :)

Eu nunca fui fã de aquaman, acho um personagem bobo e desperdiçado, com a profundidade dum pires de leite, mas as primeiras edições do Aquaman, até fechar o primeiro arco, foi uma das melhores, senão a melhor coisa, desse reboot.

Confira! :)


sem avatar Venerável Victor (13/09/2012 03:03:37)   84 1
Eu adoro o Aquaman e vou sentir muito a falta dele na revista do herói marinho, mas o lugar dele é mesmo no Liga!
http://osantuario.com/2012/09/13/krull-eu-fui-embora-meu-amor-chorou/



Plastik_Fantastik Plastik_Fantastik (13/09/2012 02:30:22)   349 1
O traço do Ivan Reis tem forte influência dos desenhos de Alan Davis.

É legal ver que aos poucos ele vem adquirindo um traço próprio, porém sem esquecer o senso estético aprendido no estudo da arte do Davis.

Atualmente dos desenhistas brasileiros gosto do Reis do Deodato e do Beyruth

Grampá tem um traço interessante, porém acho ele pretensioso e as vezes até arrogante.



Ironic Ironic (13/09/2012 00:02:51)   366 -2
Ok...todos tem direito a opinião...não achei grande coisa!

muito aquem de um Jim Lee, mas ok o cara pode melhorar com o tempo se sentir mais a vontade

Agora...so por ser brasileiro a galera ja coloca num pedestal!

Putz


Cabral Cabral (13/09/2012 08:21:52)   380 3
Engano seu. Ivan Reis não é elogiado por ser brasileiro. Ele é elogiado porque vem fazendo um trabalho de qualidade na DC. E isso não é de agora.

Não é à toa que ele tem trabalhado em alguns dos principais títulos da editora e, nos últimos anos, sempre com Geoff Johns, que é, de longe, o principal roteirista da DC.

Jim Lee tem grife, mas seu trabalho na Liga foi descuidado, e bem abaixo de seus melhores momentos.

Vittor Vittor (13/09/2012 09:46:02)   695 1
americanos colocando brasileiros num pedestal por serem brasileiros???
improvável...

Joker Flash Joker Flash (13/09/2012 14:14:51)   1075 -1
Estadunidenses*

Vittor Vittor (13/09/2012 17:49:05)   695 0
estadunidenses, verdade ; )

Clara Clara (13/09/2012 20:27:10)   0 0
É mais fácil os estadunidenses colocarem um brasileiro em um buraco do que em um pedestal :/

Ivan Reis tem todo esse "nome" simplesmente porque trabalhou para isso. As paginas dele são bem dinâmicas e detalhadas, além de que ele sempre entrega no prazo.


Publicidade
Juliozales Juliozales (12/09/2012 23:49:25)   45 0
Que vontade de fazer um comentário sobre um detalhe dessa capa, mas eu sei que causará uma velha discussão aqui dos comentáristas de plantão, então deixa pra lá, até mesmo pq não tem nada a ver com o assunto....



Cabral Cabral (13/09/2012 08:23:12)   380 2
Que isso, colega. Faça o comentário e deixa a discussão rolar.

Só pra saber, seu comentário, por acaso, tem a ver com a Mulher-Maravilha?


Orlando Orlando (12/09/2012 22:58:56)   1873 2
Merecido lugar de destaque para o Reis.
Acertei no palpite, ele substituirá muitíssimo bem o Lee.

Na época da notícia da saída do Lee eu chetei palpite no Reis e no Eddy Barrows, ambos muito bons. Mas foi melhor ter sido o Reis mesmo, a Liga tava prcisando de um traço melhor que o do Lee que não acho ruim, mas é datado demais.

Agora é esperar chegar por aqui essa nova fase :D



Bruno Bruno (12/09/2012 22:06:37)   121 0
Muito bom ver os Brazukas mandando bem la fora ne ,parabéns a ele.



Pedro Pedro (12/09/2012 21:55:06)   72 0
Ótimo pra Liga! Mas como fica o Aquaman?



Rogério N Rogério N (12/09/2012 21:43:16)   564 0
Merecido. O Ivan é um dos melhores da atualidade. Fato.



Cássio Cássio (12/09/2012 21:35:54)   10 0
Legal a noticia! Espero que o substituto pra HQ do Aquaman faça um bom trabalho.

Agora, alguem sabe me dizer o pq da demora pra chegar Liga da Justiça 4 nas bancas???


Ismael Ismael (12/09/2012 21:58:48)   8 1
Por quê?

Panini!

Cléber Cléber (13/09/2012 10:22:35)   1 0
Bom dia Cássio, já experimentou comprar pela Liga Hq? Te entregam em casa e ainda tu ganha bônus para investir em outras revistas

Joker Flash Joker Flash (13/09/2012 14:15:24)   1075 -2
Né, véi?! PQP, cade a revista da Liga?


André André (12/09/2012 21:27:18)   1397 -1
Parabéns ao Ivan Reis, espero que a direção da DC o trate com dignidade.



Márcio Márcio (12/09/2012 21:09:43)   8 -1
GOSTO MUITO DOS DESENHOS DO IVAN REIS, MAS O NUMERO 1 AINDA É O MICHAEL TURNER, PENA QUE MORREU.



henrique henrique (12/09/2012 21:01:30)   19 0
gostei muito do ivan reis como desenhista.
É muito bom ver brasileiros trabalhando em carros chefes de grandes editoras!!



Brunno Brunno (12/09/2012 20:56:19)   0 -1
Bom, eu fico bastante satisfeito. Porra, ter mais um brasileiro desenhando o carro chefe da DC?! Fala sério! Parabéns. Mas... Fui só eu ou o Aquaman tá meio estrábico nessa capa?! Parecendo a filha daquele milionário...



Publicidade
sem avatar Matheus (12/09/2012 20:51:31)   113 0
Lanterna Verde saiu mesmo da Liga é?



Heripídio Heripídio (12/09/2012 20:40:15)   -19 1
Ivan Reis é um excelente desenhista, mas o Joe Prado é um arte-finalista no mínimo.. medíocre.
Vocês viram aquela capa do Flash desenhada pelo Reis e finalizada pelo Tim Townsend? Quanta diferença!
O Ivan Reis merecia um arte-finalista de verdade.




ver todas ↓

Imagens (1)


Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.