HQ/Livros

Notícia

Disputa pelos direitos sobre Motoqueiro Fantasma volta aos tribunais

Caso estava parado desde 2011

12.06.2013, às 18H53.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Apesar da decisão considerada sumária em 2011, a disputa pelos direitos sobre o personagem Motoqueiro Fantasma entre a Marvel Comics e seu dito criador, Gary Friedrich, voltou aos tribunais esta semana. Segundo o Deadline, uma corte de apelações federal aceitou o pedido do advogado de Friedrich para recorrer da decisão de quase dois anos atrás.

motoqueiro-fantasma

None

A nova decisão do juiz Danny Chin diz que o contrato que Friedrich assinou em 1978 para confirmar a cessão dos direitos sobre o Motoqueiro é "ambíguo" e que há motivo para o caso prosseguir em discussão nos tribunais.

Friedrich, que não colabora com a Marvel desde o final dos anos 1970, processou a editora, a Columbia Tri-Star e a Relativity Media em 2007, bem na época do lançamento do primeiro filme com o Motoqueiro. O caso foi resolvido a favor da Marvel antes do lançamento do segundo filme, em 2012. E ressurge justamente no momento em que os direitos de adaptação para o cinema voltaram para a Marvel Studios.

Além dos contratos e do fato de Friedrich ter criado o personagem no esquema "work-for-hire" (serviço contratado), pesa a favor da Marvel a colaboração de Roy Thomas, Stan Lee e do desenhista Mike Ploog, creditos nas primeiras aparições do personagem.

O Deadline cogita que o caso pode se resolver extrajudicialmente.

Leia mais sobre Motoqueiro Fantasma

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.