Assista Agora

Homem-Aranha | J.M. Straczynski diz que série afundou nas vendas desde sua saída

Declaração do autor causa controvérsia com editor atual e outros autores

Érico Assis
14 de Dezembro de 2011

J.M. Straczynski
J.M. Straczynski

O escritor J.M. Straczynski resolveu provocar fãs e a Marvel publicando um gráfico em seu Facebook que mostra as vendas da série Amazing Spider-Man de 2008 a 2010. Ou seja, desde sua saída da série e do início da fase "Um Novo Dia". O gráfico mostra uma queda brutal nas vendas da principal HQ do Homem-Aranha.

A postagem gerou uma série de reações, tanto positivas quanto negativas, que acabaram saindo do ar devido ao tom da discussão. O site Bleeding Cool, porém, guardou o diálogo que Straczynski teve com Stephen Wacker, editor da linha Aranha desde "Um Novo Dia".

Wacker disse que Straczynski, além de precisar aprender boas maneiras - a provocação do escritor daria a entender que os roteiristas que o sucederam não são tão bons quanto ele -, estaria equivocado. Straczynski respondeu que não queria atacar ninguém e questionou que equívoco seria esse, já que os números do gráfico não foram desmentidos por Wacker.

O editor, mesmo sem apresentar números, diz que eles não condizem com a realidade por registrarem apenas as edições menos vendidas de cada mês (Amazing Spider-Man saiu três vezes por mês durante três anos, e atualmente é quinzenal; na época de Straczynski, era mensal), desconsiderar as 40 coletâneas da série lançadas nesse período e também a famosa "edição Obama", a mais vendida em 15 anos da HQ. A origem do gráfico - o K-Box, que está sempre disparando contra o mercado de quadrinhos - também é controversa.

O Bleeding Cool analisou o gráfico e diz que, embora as falhas apontadas por Wacker sejam reais, os dados revelam que "Um Novo Dia" - que apagou o casamento com Mary Jane Watson e repaginou a vida de Peter Parker, algo a que Straczynski se opôs - efetivamente matou um terço dos leitores do Aranha. Amazing Spider-Man pode somar mais vendas, mas não há dúvida de que o Aranha tem menos leitores. O site, porém, diz que as histórias atuais estão subindo nas vendas.

Depois que Straczynski e Wacker encerraram o diálogo, o escritor Mark Waid também entrou na briga para chamar o post do primeiro de "canalhice". E deixou um comentário irônico: "Ainda estou furioso com o passivo-agressivo JMS. Eu devia ir dar uma caminhada. Bem longa, talvez. Uma caminhada longa, chata, sem sentido, tediosa. Caminhar por toda a América. E vou parar antes de terminar."

Leia mais sobre Homem-Aranha
Leia mais sobre J.M. Straczynski



Publicidade

Comentários (40)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Gustavo Gustavo (14/12/2011 22:55:44)   654 1
Será que algum dia alguém lá nos altos escalões da Marvel irá se tocar que esse negócio de "darknightização" não tem nada a ver com o Aranha?

Escritores com grandes poderes e nem um pingo de responsabilidade.

Inté.


Marcelo Marcelo (16/12/2011 10:34:35)   656 0
Concordo plenamente. O Aranha não tem que ser sombrio como o Batman. Não há a mínima motivação ou contexto para que ele seja um personagem sombrio.

Todo fã do Homem Aranha sabe muito bem quais são essas características e são elas que o tornarão um personagem tão único.

sem avatar Emanoel (18/12/2011 11:32:06)   1 0
onde vc tá vendo essa darknightização nas hq do aranha.O Aranha atual tá mais piadista do que antes



Gustavo Gustavo (14/12/2011 22:38:11)   654 1
É com pesar que digo que sou um dos ex-leitores do Aranha.

Depois dessa situação injusta em que colocaram o teioso, só faltava agora os responsáveis pelo fiasco saírem se engalfinhando pela net. Vergonha alheia.

Quero ver o Mephisto apagar essa queda nas vendas!

Inté.



sem avatar Rafael (14/12/2011 22:20:09)   23 1
Talvez eu seja um saudosista - talvez não. Mas nesses dias eu li novamente algmas antigas edições do Aranha escritas por Peter David e outras por David Micheline (desenhos do Sal Buscema e do Erik Larsen). Bom, as histórias do Peter David eram fantástica. O Devorador de Pecados (a morte da capitã Jean DeWolff) é até hoje uma das melhores histórias do Aranha de todos os tempos (injustiçada). E li também uma história do retorno do Sexteto Sinistro. Na boa, QUE SAUDADE. O Aranha tem vilões ÓTIMOS, mas até isso eles estragam (VENOM é o melhor vilão que surgiu na Marvel nos últimos 25 anos e de repente transformam ele num pateta, matam, ressucitam, mudam de hospedeiro, bla bla bla...). Triste. E esse negócio de "Um dia a mais" acabou comigo. Eu estou no 1/3 que parou de ler Homem-Aranha depois dessa merd@.


Gustavo Gustavo (14/12/2011 22:45:24)   654 0
Não Rafael, você não é o único saudosista não. O arco da morte da Capitã Jean DeWolff é mesmo ótimo. Eu gosto também da fase em que Peter dividia o apartamento com o Flash Thompson, da aparição do Verme Mental, das histórias com a Silver Sable, da parceria com o Homem de Gelo, da época em que todo mundo pensava que o Ned Leeds era, de fato, o genuíno Duende Macabro.

Ai...ai...(suspiro), bom tempos aqueles, não é mesmo?

Inté.


João João (14/12/2011 22:18:44)   -2 0
A minha opinião é: a fase de Straczynski decaiu desde que houve a história dos filhos de Gwen com Norman Osborn. Mas eu gostei da história da volta do uniforme negro. Foi sombria e foi uma visão diferente do Aranha. Isso é bom de vez em quando. Agora, eu acredito no escritor que a ideia de apagar o casamento foi do Quesada por dois motivos:
. o próprio editor declarou várias vezes que gostava do Peter solteiro
. no início da fase do criador de Babylon 5, Parker estava separado de Mary Jane. Eles reataram no aeroporto em meio a um ataque contra o Dr Destino que estava protegido pelo Capitão América.



sem avatar Vinícyus (14/12/2011 22:11:50)   9 -1
"Um Novo Dia" foi um tiro no pé com bazuca, não me lembro de uma decisão nos quadrinho tão ruim para a história como essa!(talvez o reboot da DC, mas quem liga pra DC)

Lixo do caralho para poder dar uma rejuvenecida na história. Com certeza faço parte desse um terço dos leitores do Aranha mortos!!!

Uma pena realmente pois comprava a revista a muitos anos...mas principalmente como fã do aracnídeo, não conseguia mais assistir eles destruindo-o edição após edição.



spider boy spider boy (14/12/2011 19:28:04)   110 1
não posso falar muito porque comecei a colecionar esse ano mas eu sei que eu to adorando (menos minha namorada)



Lico Blade Lico Blade (14/12/2011 19:17:13)   1625 1
Essa discussão entre eles deve ter acontecido nos comentários do Omelete.



nelson nelson (14/12/2011 18:44:19)   128 0
jesus!
esse he o cara q escreveu back in black, (se essa for a serie em q peter quase matou o rei do crime...)
qm esse stragaranhazinski pensa q eh?



Shadowman Shadowman (14/12/2011 18:09:22)   1267 2
Comparar quem faz o cocô mais marrom é fácil.

Por que ele não compara sua passagem pela revista do HA com a maravilhosa fase de David Micheline e Todd McFarlane??
Ou com as setenta e tantas edições escritas por Stan Lee??

Ou será que ele não sabe que nos ultimos três anos as vendas de quadrinhos nos EUA tiveram uma queda geral???


Num ramo que tem nomes como Alan Moore, Neil Gaiman, James Robinson, Frank Miller (na boa fase), Grant Morrison (antes de vender a alma para o Pernalonga) vem esse cara que nunca termina o que começa querer dizer que os leitores largaram o personagem depois que ele saiu, sendo que os leitores largaram o personagem depois que ele entrou.

Melhor ele ficar lá na DC estragando o Superman no projeto Earth One. E de boca fechada.


Alan Moore fala mal dos quadrinhos, mas é um profundo conhecedor da arte. Stragazinsky é só um curioso que não sabe terminar histórias e baixa as calças pra qualquer editor que lhe de emprego.


Marcelo Marcelo (16/12/2011 10:41:27)   656 0
Só um recado pro sempre marvete aí que se faz de "homem sombra": o Grant Morrison nunca vendeu tanto e nunca foi tão elogiado/aclamado (pela crítica e publico - basta ver as vendas) depois de ter assumido os quadrinhos do Batman e agora com o Superman.

Chora.

Shadowman Shadowman (17/12/2011 04:11:46)   1267 0
Marcelo.



Chorar por que??



Eu não leio um gibi do Homem-Aranha faz mais de 20 anos. Tirando as séries da Vertigo, que mesmo aos trancos e barrancos, continuaram as ser publicadas no Brasil, eu não sei o que é um gibi da Marvel ou da DC faz uma cara.

Em compensação, eu tive uma coleção com cerca de 15 mil exemplares com quase tudo que saiu no Brasil de meados da década de 60 até o mais ou menos 1990.
Marvel, DC, Albuns Europeus. Ebal, Bloch, RGE e editora Abril.

Portanto meu caro, fica aí achando que o Grant Morrison tá fazendo um bom trabalho. Fica aí achando que eu me importo com essa sua tentativa de criar uma briga. Eu já li o melhor que a DC já produziu e o que ela faz hoje é lixo.
Eu já vi a DC passar por três reboots e você aí achando que ela tá inovando.

Quer discutir sobre quadrinhos comigo???

Pode se preparar pra desembolsar muita grana nos sebos pra conseguir ler o que eu já li.
Ah!! Você lê scans piratas???
Então nem vem me encher o saco se você não sabe o que é gastar dinheiro com gibis.

Por fim, por melhor que seja o trabalho de Grant Morrison (e não chega nem perto do que ele fazia antes), não muda o fato que Superman Earth One é uma merda.
Mas como bom DCboy fanático, você esconde o que é ruim e só fala do que é bom.

Marvel e DC, as duas são lixo hoje perto do que já foram. E ser fanático por qualquer uma delas só mostra falta de conhecimento.

Tenha um bom dia.


Adriel Adriel (14/12/2011 18:07:46)   1187 3
Ah claro, falou o cara q transformou Gwen Stacy em uma puta e o Peter em um corno.

Então, vá se ferrar J.M. Straczynski !!!!



Publicidade
Zachary SOMBRA Foxx Zachary SOMBRA Foxx (14/12/2011 17:43:15)   404 1
Uma coisa é certa, faz muito tempo que o Cabeça de teia não é bem tratado pela Marvel no que se fala de boas histórias. Eu não gosto da fase de One More Day, principalmente o fim do casamento do Peter e MJ. Agora que perdeu leitores, isso é verdade, mas também por um cara que escreve e sai fora, você espera o que? Coitado do Superman, Maravilhosa...



Bruno Bruno (14/12/2011 17:16:02)   132 1
O cara mandou ver em Rising Stars, Strange, Surfista Prateado Réquiem e Poder Supremo, mas o Homem Aranha que ele escreveu, francamente, eu nunca gostei muito, não.



Diego Diego (14/12/2011 16:41:10)   114 1
Não sei quanto às vendas, mas o JMS não tá totalmente errado. Essa ideia de apagar o casamento afastou muitos leitores. E tenho minhas dúvidas de que tenha atraído novos.



Remdiel Remdiel (14/12/2011 16:29:41)   662 1
Talvez eu seja o único.

Mas eu achei Peter Parker professor de ciência em escola pública, e origem totêmica as duas coisas mais empolgantes e interessantes que aconteceram na revista do homem aranha desde que a Gwen morreu.

Ok, sejamos justos, desde que Peter e MJ se casaram.


Lauro Lauro (14/12/2011 16:58:41)   3714 2
Remdiel,

Olha, eu até achei interessante a fase em que Peter havia virado professor, principalmente porque saiu daquela estagnação dele sempre trabalhar para o Clarim e nunca avançar em uma carreira. Foi bom vê-lo retornando às ciências como antes.

Mas não gostei da visão totêmica, principalmente porque se afastou das próprias origens do Aranha, que é mais voltado para a "Ciência Bizarra". Muitas histórias anteriormente colocavam a questão da radiação em seu sangue, etc...

Particularmente, acho que o Straczynski copiou essa idéia da fase do Miller com o Demolidor, que com a aparição do Stick os seus dons não viraram apenas um "acidente", mas sim uma habilidade que era independente da ciência, indo para um lado mais "místico".

Falou!!!

Remdiel Remdiel (15/12/2011 09:17:55)   662 2
@Lauro Sim, sim... a origem totêmica tem esse problema de afastar o peter do "weird science" mesmo, e qualquer coisa que afaste qualquer um de oingo boingo não pode ser considerada automaticamente uma coisa boa. :)

Mas eu tava curtindo, tava achando legal prá caramba, poxa... pelo menos estavam fazendo ALGUMA COISA com o aranha que não envolvia os Grandes Clichês Marvel. (matar prá ressucitar, abandonar carreira, sair do quarteto fantástico, etc.)

Mas Peter professor de ciência de escola pública é MUITO homem-aranha, não tem como negar...

Lauro Lauro (15/12/2011 10:15:25)   3714 2
Remdiel,

O problema do Straczynski foi colocar muita coisa em pouco tempo, o que depois descaracterizou um pouco o personagem...

Para mim a questão "totêmica" nem foi a pior, a gente até aceita de alguma forma... O pior foi o "retcon" absurdo com a Gwen Stacy, sua relação com o Duende Verde, o "Duende Cinza"...

(E ótima refêrencia do Oingo Boingo, falando nisso!!! Imediatamente já me veio na cabeça o refrão da música e também a "Mulher nota 1000"...) ;)

Falou!!!

Remdiel Remdiel (15/12/2011 10:32:30)   662 1
@Lauro Eu queria muito poder comentar essa coisa da Gwen ter tido filhos com Norman Osborn.

Isso... enquanto conceito, enquanto idéia de história, tem potencial prá ser tanto uma nova saga do clone, quanto uma nova Ultima Caçada de Kraven... Pensa só.

Imediatamente, a PRIMEIRA coisa que vem na cabeça de qualquer um que tenha conhecido a gwen (e já não somos maioria, amigo... infelizmente. Mas também, no nosso tempo o pessoal mais velho ria de Gwen e comentava de Betty, então fazer o quê? ^_^) é um desgosto, um desespero, talvez... Mas daí, tanta coisa pode ser contada.

Foi de boa vontade? Foi caso pensado? Foi "convencida"? Foi contra a vontade dela? E o período de gestação, como quando onde por quê?

Gwen andando grávida de Norman por aí, desesperada sobre o que fazer da vida, imediatamente me remete a Eddie Brock peregrinando de igreja em igreja, pedindo perdão pelo suicídio que está prestes a cometer... ou o próprio Kraven andando pelo hall de sua mansão, contemplando os grandes nomes de sua família, se despedindo antes do tiro.

bom... viajei, ops hehehe...

Mas o que eu queria dizer é que não há nada automaticamente "Isso-Não-Pode-Fazer" na idéia de a Gwen ter filhos do Norman.

Agora, que tem que fazer direito, isso tem. Só que infelizmente (ou felizmente, pelo nível dos comentários sobre a saga) não li, então não posso falar o que realmente FOI...

Lauro Lauro (15/12/2011 10:52:40)   3714 1
Remdiel,

Se as suas retinas aguentarem, dê uma olhada no "resumão" que tem na wikipedia (em inglês é melhor) que vai lhe dar uma boa noção do tamanho do estrago...

A Gwen dormir com o Osborn nem foi o pior; muitos inimigos são tão sacanas que se pudessem seduziriam a mulher do herói o tempo todo (como o Harry tentou fazer em HA 3 em determinada parte, em jogar Mary Jane contra Peter, para mim a melhor/única parte interessante do filme).

O ruim é que o Osborn não apenas a seduz, mas que ela também engravida, tem gêmeos e esses crescem de uma maneira absurda rapidamente, sendo que já adultos eles vem atormentar Peter sem muito motivo, inclusive com o menino assumindo a identidade de Duende Cinza ("Grey Goblin" só para ficar sonoro) ou algo assim.

Ou seja, não é apenas um retcon absurdo, mas também uma história ruim e absurda... ;)

Remdiel Remdiel (15/12/2011 10:55:05)   662 1
putz.

vou não, quero não, posso não, meu bom senso deixa não, quero não, posso não... XD

Remdiel Remdiel (15/12/2011 11:23:33)   662 1
@Lauro, você viu isso?


"Straczynski later stated that he originally wanted to make Peter Parker the father of Gwen's kids but the editors vetoed the idea. "

"I wanted to retcon the Gwen twins out of continuity, which was something I always assumed I could do at the end of my run. I wasn't allowed to do this, and yes, it pissed me off. I felt I was left holding the bag for something I wanted to get rid of, and taking the rap for a writing lapse that I had never committed."

daqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Gwen_Stacy#Sins_Past_and_Sins_Remembered

Lauro Lauro (15/12/2011 11:34:25)   3714 1
Remdiel,

hehehe... Vi sim...

Aparentemente é um "hábito" do Straczynski escrever um monte de coisas e apenas depois falar para os editores o que está fazendo...

Ele disse a mesma coisa na saga "One More Day" com relação ao Mefisto, etc.

É difícil acreditar que um escritor não discuta com alguma antecedência essas coisas com o editor para afinar o discurso...


Emissário Emissário (14/12/2011 16:29:31)   750 0
Cada dia que passa, eu torço mais e mais pelo fracasso de One more day.
Pra ver se assim, a Marvel volta atrás nessa merdaiada toda que ele fez com o Aranha.

Não sou fã de JMS, mas gostei da alfinetada.



Lauro Lauro (14/12/2011 16:04:44)   3714 1
Hahahaha!!!

O melhor de tudo foi a resposta do Mark Waid, referenciando o trabalho do Straczynski com o Superman e esse hábito horrível que ele tem em começar coisas e simplesmente não terminar... Em quantas séries ele já não pulou fora (e ainda culpou os outros?)



sem avatar Marcos (14/12/2011 16:04:38)   464 1
O roteirista mais inconstante do mercado, sempre largando títulos pela metade, fica achando que é a oitava maravilha do mundo das HQs. Novidade...
One More Day pode ter sido a maior cagada da Marvel, afastando leitores históricos do Aranha, mas o cara acha o que? Que foi ele que atraiu toda a massa de leitores do Aranha? Ninguém antes dele escreveu também nada que preste?
É ruim, hein, Straczynski!




Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.