74

Assista Agora

Marvel Comics quase publicou HQs da DC nos anos 80

Ex-editor-chefe da Marvel revelou plano que até hoje era só rumor

Érico Assis
29 de Agosto de 2011

marvel vs dc

Esta semana a DC Comics faz o reboot em todos seus títulos e começa uma nova linha com 52 títulos. Não é por acaso que Jim Shooter, que foi editor-chefe da Marvel entre 1978 e 1987, resolveu revelar uma história sobre a editora do Superman que era só boato há quase três décadas: em 1984, a Warner Bros. quis acabar com a DC e licenciar seus personagens para a Marvel.

Por licenciar, entenda-se que Superman, Batman, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Liga da Justiça etc. continuariam propriedade da Warner em todos os sentidos. Os quadrinhos com eles, porém, seriam criados e publicados pela Marvel. A vantagem para a Warner estaria em não ter que gastar mais com a DC - que só dava prejuízo - e manter seus personagens na mídia em que nasceram, os quadrinhos. A vantagem para a Marvel estava na parcela dos lucros que ficaria com a editora - que não seria pouca coisa, segundo Shooter.

O ex-editor-chefe conta em seu blog pessoal - em que tem revelado diversas histórias do seu período à frente da Marvel Comics - que tudo começou quando ele recebeu uma ligação de Bill Sarnoff, responsável por todo lado editorial da Warner. Segundo Sarnoff, a DC vinha perdendo dinheiro há muito tempo por conta de estratégias como a "Explosão DC" - uma aposta em várias novas séries, no final da década de 70, que acabou ficando conhecida na história como "Implosão DC"; as vendas de toda a linha caíram violentamente. Ele queria saber se a Marvel tinha interesse em assumir os personagens DC, em um esquema de licenciamento.

Shooter defendeu a ideia com a Marvel, que na época era de propriedade da Cadence Industries, conglomerado que, entre outras atividades, produzia cinema e quadrinhos. A editora atravessava uma ótima fase - segundo Shooter, tinha quase 70% do mercado. Os executivos de maior escalão ficaram reticentes, mas Shooter fez um projeto defendendo a aquisição da licença e justificando que, em dois anos, os títulos DC-pela-Marvel renderiam, só para sua editora, 3 milhões e meio de dólares ("um monte de dinheiro para uma editora de quadrinhos em 1984", nota Shooter).

O plano incluía lançar a linha com sete títulos: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Novos Titãs, Liga da Justiça e Legião dos Super-Heróis (esta última havia sido escrita pelo próprio Shooter nas décadas de 60 e 70). O projeto vazou e Shooter diz que chegou a receber uma proposta de John Byrne - que, na época, trabalhava no Quarteto Fantástico - para a primeira edição de Superman pela Marvel. Inclusive com a capa pronta.

Com todos os executivos convencidos, o projeto deu errado por um fator externo: a First Comics abriu um processo contra a Marvel por monopólio de mercado, seguindo as leis antitruste dos EUA. Mesmo que o processo viesse a terminar em nada, a Cadence considerou prudente não monopolizar ainda mais o mercado assumindo os títulos da DC.

No ano seguinte, a DC lançou Crise nas Infinitas Terras, que fez um reboot parcial no seu universo de heróis (assim como acontecerá agora), lançando novas e lucrativas fases para seus principais títulos. Coincidência ou não, John Byrne acabou deixando a Marvel para reinventar o Superman.

Shooter revela que esta não foi a primeira vez que Marvel e DC quase se integraram, e menciona um proposta que circulou nos anos 70 - da qual só ouviu falar e não tem mais informações.

É bom considerar que Shooter é admirado por poucos e odiado por muitos no mercado de quadrinhos norte-americano - inclusive por contar histórias de um ponto de vista, digamos, muito particular. Mas, além da postagem do blog ainda não ter sido contestada por ninguém, o ex-editor mostra documentos da época para comprovar o que conta.

Leia mais sobre DC Comics
Leia mais sobre Marvel Comics


Compartilhar

Comentários (74)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Robson (12/09/2011 17:56:21)   0 0
Olha lá, meu povo...
Nos anos 90, não era só a Marvel que era ruim. Foi uma década trágica de falta de criatividade nos quadrinhos em geral, no mundo inteiro. Apelações e apelações.
Na 1ª metade da década de 80, só o que se aproveitava da Marvel era Cloack & Dagger, Micronauts, Rom e o Conan, que nunca foi da Marvel, afinal. Culpa de Mr. Shooter.
E, por fim, é muito barra de acreditar essa história de Marvel e DC quase terem virado uma coisa só...



daniludens daniludens (01/09/2011 13:17:03)   45 0
Se isso tivesse acontecido não teríamos A Piada Mortal, Watchmen, Ano Um, TDK, a invasão britânica, etc, etc.

Outra coisa: sobre crossovers ONDE JÁ SE VIU COLOCAR O BATMAN CONTRA O HULK?


Jonas Trash Jonas Trash (02/09/2011 09:31:31)   59 0
Isso é verdade, Vertigo provavelmente não existiria e teríamos ficado, sem conhecer muitas coisas excelentes, o mesmo teria acontecido na década de 90 quando a Marvel pediu concordata e realmente rolou esse boato que a Warner compraria a Marvel, as duas separadas ainda é o melhor para os quadrinhos americano.

Ah claro seria só um licenciamento, mas quem garante que no futuro a Warner não vendesse.


...(fail) ...(fail) (31/08/2011 19:44:44)   4 0
Pela concorrencia de mercado eu diria JAMAIS!
Quanto aos crossovers, realmente, alguns são bens ruins.Mas eu notei uma coisa: na maioria das vezes em que no cross os universos são considerados iguais a historia fica boa(como exemplo eu cito xmen e titans ; galactus vs darksied).Já quando os universos são diferentes as perolas são quases incontaveis(vide marvel vs DC do Mraz)



Pedro Sérgio Pedro Sérgio (31/08/2011 10:28:51)   49 0
Muitos aqui disseram que tal união seria ruim por conta do fim da competição entre as editoras, o que faria com que o produzido caísse de qualidade. Mas no meu entendimento é justamente o contrário.

Na verdade, toda fez que estas empresas se prestaram a competir acirradamente, promoveram os maiores despautérios editorias já vistos.

Não estamos falando do monopólio de duas empresas que produzem bens essências para o nosso modo de vida. Estamos falando de empresas que se simplesmente não fizerem algo de qualidade, fatalmente quebrarão atropeladas por outras tendências. HQs nem sequer são como cervejas, que possuem o mesmo gosto sempre, e que por isso são compradas por seus consumidores, que por sua vez já sabem o que estão comprando. As HQs por outro lado, nem sempre dão ao seu consumidor o que ele espera. Logo ser fiel a uma HQ mesmo que ela esteja péssima, é no mínimo incentivo a mediocridade.

Não gosto de ver Marvel e DC como times de futebol, por isso não vejo nem um problema delas estarem juntas, até porque são essencialmente semelhantes.



AlvaroVox AlvaroVox (31/08/2011 09:11:18)   102 0
Ainda bem que esta cagada não saiu do papel....




Lucci Lucci (30/08/2011 23:57:20)   1427 0
vou pedir desculpas aos demais colegas aqui do post...mas eu nao podia deixar de postar esse video..e hilario:

o que aconteceria se superman tivesse voltando muito no tempo em superman 1:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UwG5CnrwRQI


Tommy Tommy (31/08/2011 07:04:46)   14 0
Gostei ... ficou muito bem ...


Shadowman Shadowman (30/08/2011 20:06:21)   709 0
Pelo que eu entendi da matéria, não haveria fusão de universos uma vez que a Marvel não seria a dona dos personagens.

A Marvel apenas produziria as hqs com os personagens DC.

Um exemplo:

Na década de 80 a Marvel produzia histórias com os personagens criados por George Lucas, Star Wars e Indiana Jones, mas nunca houve a aparição de um personagem Marvel nessas revistas.
E por um simples motivo, o dono dos personagens não deixou.

Num possível contrato de licenciamento com a Marvel, obviamente a Warner colocaria algumas clausulas que garantissem a integridade do seu universo.

Uma fusão só ocorre se uma editora comprar a outra.

Caso da DC, que originalmente eram duas editoras separadas.
A Detective Comics Inc. e a National Allied Publication se fundiram em 1944
e ainda absorveram a All-American Publications. Muitos personagens que consideramos clássicos da DC como o Lanterna Verde ou Flash pertenceriam a outras editoras se essa fusão não tivesse ocorrido.

E depois a DC ainda comprou os personagens da Fawcet Comics (Capitão Marvel e familia) e Charlton Comics (Besouro Azul, Captão Atomo e Questão) e mais recentemente a Wildstorm.

Mas no caso aqui, creio eu, não haveria fusão de universos, apenas cross-overs como os que já vimos até hoje.


Rogério N Rogério N (30/08/2011 20:31:22)   232 0
Também foi o que eu entendi. Seria apenas uma linha publicada pela Marvel. Agora eu devo ser um dos poucos que achou essa ideia , no mínimo, interessante. Ver uma abordagem "marvel" desses personagens, com a Warner liberando geral (desde que vendesse bem)seria muito legal de ler.

Shadowman Shadowman (30/08/2011 20:38:30)   709 0
Rogério N

Também acho que seria interessante.
Principalmente porque estamos falando da DC pré-críse, que não era exatamente uma maravilha, salvo uma coisa ou outra.

Hoje tanto faz porque as duas editoras são igualmente mediocres. Tudo bem que a DC está tentando se renovar (com um manjado reboot, mas tá). Já a Marvel continua reciclando a mesma formula faz uns 20 anos.

Rogério N Rogério N (31/08/2011 01:31:18)   232 0
Agora fala sério: essa Marvel já tava bem meninona, né? Queria além dos medalhões só as duas únicas séries da DC que vendiam bem (ou faziam barulho) na épica. Novos Titãs e Legião de Super-Heróis. "A Saga das Trevas Eternas"é um clássico (assim como a maior parte da fase Levitz e Giffen) e dos Titãs nem tem muito o que falar. Era a única série que empata em popularudade com os
X-Men do Claremont e Byrne. Acho o crossover das duas equipes um dos melhores da DC/Marvel. Prof X confundindo Estelar com a Jean/Fênix e constatando que Ravena era bem mais poderosa que aparentava. Cráaaasico d+!

Shadowman Shadowman (31/08/2011 01:33:20)   709 -1
Rogério N.


Mas isso é meio óbvio né???

Se você vai trabalhar com personagens licenciados pra levantar uma grana pegue o melhor.



Nuno Nuno (30/08/2011 19:40:53)   20 0
Nunca acompanhei a DC, sempre lia mais homem-aranha. Acho que uma fusão das duas em um mesmo universo não seria interessante. A impressão que tenho é que os super herois na DC são quase deuses. Uma guerra civil envolvendo os heróis da DC não ia destruir o planeta...



jonathan jonathan (30/08/2011 19:20:23)   552 0
bem seria deveras interessante ver liga da justiça e vingadores em um mesmo universo



Eliezer Eliezer (30/08/2011 19:00:13)   -24 0
Éco, ainda bem que não aconteceu.Aí uma pá de sujeitos dizem "...pelo menos teria-mos muitos filmes dos personagens DC,pois a MARVEL filma muito mais..."
quando que na verdade tería-mos muito mais filmes ruíns por aí, pois se juntar-mos todos que produziram da MARVEL dá uns 3 que salva não é mesmo!.
Agora,quanto aos quadrinhos o que a MARVEL iria fazer com relação aos roteiros? Iriam plagiar de quem? copiar histórias ou personagens de quem?
Sem falar no salário ruím para os roteiristas que trabalhariam na monopolizada, nós que (consumimos) os gibís sería-mos decepcionados com tanta história sem graça "já são muitas".
Um conhecido me falou sobre esta matéria e resovi dar as caras; ele acha que seria bom "seria como o monopolio das cervejas no Brasil, os donos são poucos, muito mais ricos mas a cerveja continua com o mesmo gosto de mijo gelado e pronto".
Eu disse na tóra,ainda bem que isso não aconteceu; urina ...é jogada fora do corpo porque não é mais necessária pro organismo sim ou não?! grande quantidade de quadrinhos são esquecidos nas estantes e caixa de sapatos mundo a fora por muitos já não as conciderarem necessárias, principalmente aquelas de roteiro ruím ou péssimo que você se arrepende de ter comprado e não consegue trocar com ninguém...
Quem já leu um crossover de responsa entre a marvel e DC?, fala verdade, quando passam alguns dias que você já leu pela 4°,5° vez você saca que faltou muito e não é nada do que você esperou.
Entre tantas outras observações que se poderia fazer segue esta; A marvel se vendeu para disney sem se importar com o que acham os fãs e clientes,tudo bem as dívidas de processos se acumulam, então a DC pode mudar de idéia a qualquer hora e vender a empresa para quem desejar o que deu errado em negociações nos anos 70,80 pode dar certo hoje em dia.
Com essas reformulações propostas meus caros o final vai ser este mesmo.
Só lamento!



Publicidade
PMA PMA (30/08/2011 18:10:51)   -11 0
Se isso tivesse acontecido pelo menos hj em dia estaríamos saindo da sala de cinema contentes e satisfeitos, com um sorriso esboçado ao rosto. Filmes ótimos do superman,lanterna verde,aquaman e liga da justiça fariam jus aos queridos personagens.
.



Vini Vini (30/08/2011 18:08:22)   69 0
Fico feliz de isso não ter acontecido, qualquer mercado sem competição acaba por falir.

Todos os grandes personagens em uma editora só poderia muito bem destruir todo o genero a longo prazo.



Shadowman Shadowman (30/08/2011 16:03:26)   709 0
O mais engraçado é que a editora que melou esse contrato, a First Comics, fechou em 1991. Ou seja, o problema não era o monopólio mas a falta de competitividade das outras editoras frente ao gigante que nasceria. E olha que a First estava a frente do seu tempo, usando a mesma estratégia da Dark Horse para atrair autores que quisessem desenvolver seus próprios personagens sem ter que ceder os direitos autorais. Mesmo tendo personagens interessantes como American Flagg e Grim Jack, e mesmo com Jim Starlin levando seu Dreadstar da Epic (que era a mesma coisa que a Icon é hoje dentro da Marvel) para lá, a First não teve como se manter no mercado.


Shadowman Shadowman (30/08/2011 16:13:17)   709 -1
competividade eu quis dizer, exagerei nas sílabas.

DomnRamon DomnRamon (30/08/2011 17:10:55)   189 0
Vendo por esse ângulo...

Mas hoje o mercado do "cult pop" é dominado por Image e Dark Horse.

Na prática, escadas oficiais para DC e Marvel.


Zachary SOMBRA Foxx Zachary SOMBRA Foxx (30/08/2011 15:05:05)   401 0
Não chega a ser uma surpresa, o que é surpresa mesmo é que não foi concretizada! Eu ia adorar isso, e assim meu coração não teria a divisão que muitos odeiam e que eu amo tanto! Dois universos maravilhosos de aventuras e rivalidades, por que não???



Fogs Fogs (30/08/2011 15:04:50)   844 0
Ia acabar com muita discussão inútil, isso é certo.

Mas eu ia curtir. Tava pensando outro dia, por exemplo, que na história original do Super-homem (a não publicada), ele era na verdade da terra do futuro, prestes a explodir.

Sendo assim, sendo ele um terráqueo comum de um futuro muito distante, poderíamos chegar à conclusão de que nessa linha de roteiro ele seria um mutante!

Já pensou? Teria muita possibilidade de novos roteiros.

Eu ia achar muito legal juntar todo mundo. Pena que agora já era.



Marcos Marcos (30/08/2011 15:00:49)   44 0
Eu Gosto Muito desses crossovers,O que mais gostei foi vingadores vs liga da justiça.darkseid vs galactus foi bom.quarteto fantatico e superman tambem.

A Série marvel vs dc,gostei um pouco mas havia muito mais para ser explorado,com tantos personagens disponivéis.

E o que mais acho ruím nos crossovers,é que nada que aconteça ali vale.Ou seja numa aventura fantástica como foi vingadores vs liga da justiça,tudo aquilo não fez diferença pra nenhum dos super grupos.Nem é mencionado depois do que ocorreu.Como se não tivesse existido.

Acho que mesmo que seja outro universo ambos personagens teriam que ter consciência da existência um do outro.E ate mencionar as aventuras vividas.

Mas o problema mesmo é a rivalidade entre as editoras.Essa sim é que trava tudo.Ainda mais depois que a marvel propôs aos leitores rasgarem as capas das edições da dc.Depois dessa baixaria ficou feia a coisa.



Adam Adam (30/08/2011 14:56:59)   48 0
Na minha opinião, a ameaça de processo pela First Comics é o que de melhor poderia ter acontecido.

Acho que Marvel e DC devem sempre estar em cantos opostos do ringue, pois isso é o que as faz correrem sempre atrás da excelência na qualidade. Se esse monopólio fosse concretizado, essa rivalidade que é o combustível de ambas as editoras morreria e, com o tempo, a qualidade também, muito provavelmente...



Renan(jokel) Renan(jokel) (30/08/2011 14:49:18)   19 0
Teria sido interessante se isso realmente tivesse acontecido,mas ainda prefiro do jeito que está!



Mr.Natural Mr.Natural (30/08/2011 14:20:59)   640 0
e sobre a fusao, eu acho que a unica vantagem seria de ter menos titulos com o mesmo heroi por mes.



Mr.Natural Mr.Natural (30/08/2011 14:09:17)   640 0
isso e pra fanboy limitado de editora ver que e bobagem essa rivalidade e fanatismo por selo de editora.

na real nao sao nem fas,so gostam e de ser contra o outro "time".



Publicidade
Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (30/08/2011 13:33:31)   -10 0
Melhor unirem esses dois universos do que essa porcaria de flashpoint que a DC inventou A Marvel nunca passou p/reformulação, a cronologia é a mesma desde o início. Outra antes de crise nas infinitas terras a Marvel já colecionava sagas históricas pricipalmente c/ os x-men mas a DC ñ. acho que a saga de maior destaque p/ a DC até hoje foi a morte do super só p depois ele retornar como se nada tivesse acontecido. Uma pena pois seus personagens renderiam otimas estórias, pelo Menos Batman se salvava.



thi thi (30/08/2011 13:27:15)   60 -1
a única coisa boa dessa união é que teríamos mais filmes da DC no cinema
:)



Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (30/08/2011 13:18:33)   -10 0
Sempre imaginei como seria se os universos se fundissem. Adoraria ver o Superman dando uma surra no IMA o na HIDRA ou quem sabe Justiceiro na caçada de alguma organização criminosa chega em gotham p/ passar o rodo em todo mundo daí encontra com Batman que diz: esta é a minha cidade, ninguem mata aqui !!! daí os dois entram num quebra-pau que tem como fundo a discussão ideológica de ambos. já pensaram lanternas verdes combatendo skrulls,krees. ou uma tensão visceral entre galactus e parallax fora darkseid se unindo ao loki num plano maligno tendo que ser combatido com um plano conjunto JLA/Vingadores. as possibilidades são imensas. Acho os personagens e o universo Marvel muito mais interessantes q a DC. A DC tem personagens interessantes também mas eles ficam muito naquela de super-heroi,
na marvel eles ñ são simplesmente isso no entanto Batman é o meu preferido junto c/ Superman e ñ tenho esse negócio de marvelxDC



MAX MAX (30/08/2011 13:00:58)   14 1
O único benefício dessa possível união, seria o fim da maldita guerra entre fãs da MARVEL e da DC...ou talvez não.



Hector Hector (30/08/2011 11:56:24)   543 0
História interessante.

Me lembrei de outra...

Quando a Marvel passou por uma crise durante os anos 90 e quase abriu falência, circularam boatos de que ela poderia ser comprada pela Time-Warner.

Coisas de bastidores...

Eu particularmente não apreciaria muito nenhum destes cenários... gosto das duas editoras e das características de seus respectivos universos.


aluísio aluísio (30/08/2011 12:39:47)   100 0
Concordo,as duas tem suas particularidades que as tornam únicas e interessantes,adoro as duas e acho um saco essas disputas rídiculas entre fás da Marvel e da Dc pra saber que é a melhor,agora eu gostaria de uma parceria delas na criação de histórias de seus vários personagens,não sei se já aconteceu algo assim,se alguém puder me dizer eu agradeço,ma ambas são maravilhosas casas de idéias com seus personagens lendários.


DomnRamon DomnRamon (30/08/2011 10:35:49)   189 0
Os artistas vivem pulando da Marvel pra DC. A rivalidade é toda por conta do público.

A união na época, por exemplo, evitaria a intriga que rola na internet de DC x Marvel. Seria tudo uma coisa só. E daria assunto? Publicidade?

As duas já teriam caído demais antes do Eldorado das adaptações na última década.


Enfim, escrever isso em blog é só uma tentativa de apimentar o assunto. Merchã óbvio.


Jou Ventania Jou Ventania (30/08/2011 13:10:49)   0 0
O Joe Quesada faz promoções para que as lojas rasguem hqs da DC, e você diz que a rivalidade é só dos fãs??

DomnRamon DomnRamon (30/08/2011 16:01:24)   189 0
Merchã,filhão, merchã claro e sem vergonha.


DomnRamon DomnRamon (30/08/2011 10:31:30)   189 -2
Eu acharia péssimo. Não gosto do "formato Stan Lee". Felizmente, veio a Crise*. Aliás, foi com Crise que entramos na fase de crises tanto na DC quanto na Marvel.


A verdade é essa, a DC vence menos, é lida menos, mas faz primeiro sempre.


Superman Stanleenizado com depressão? Não rola comigo.


Adam Adam (30/08/2011 14:28:01)   48 0
Vale lembrar que a primeira grande saga envolvendo "uma penca de heróis" aconteceu na MARVEL, com Guerras Secretas, em 1984. Crise nas infinitas Terras veio em 1986...


sem avatar Fabio (30/08/2011 10:30:55)   1 0
Um dia a Disney vai comprar a DC também e isso vai acabar acontecendo... acho isso muito possível.


sem avatar Gustavo Franco (30/08/2011 12:51:29)   5 0
A Warner que não se cuide, a Disney é poderosa o bastante para fazer isso.


Bruno Bruno (30/08/2011 10:18:03)   129 0
Agora que lembrei, isso que a Marvel quase fez com a DC foi justamente o que a DC fez a pouco tempo com a Wildstorm. E ainda tem essa reformulação da cronologia da DC que acredito tornar a "coesão" dos universos mais viável.



Pedro Sérgio Pedro Sérgio (30/08/2011 09:14:50)   49 0
Nossa, ver todos estes heróis agindo em conjunto em uma mega saga seria algo fantástico, imaginem a interação entre eles? As lideranças, disputas, amizades e desafetos que surgiriam entre estes heróis, seria fantástico.

Além é claro dos roteiristas e desenhistas trabalhando todos em uma mesma editora.

Não acho que seria ruim não, mas improvável de acontecer em curto prazo.

Vou ter que esperar a Google comprar a Disney e a Warner. heheheheh

brincadeira... por enquanto...


Leonardo Leonardo (30/08/2011 09:26:24)   32 0
Todos esses hérois interagindo, lutando lado a lado... Onde já vi isso... A sim, LJA X VINGADORES, Um dos piores crossovers que já vi na minha vida!A cena do flash indo parar em uma cidadezinha onde pensaram que ele era um mutante! Cara que coisa de doído! Fora a Feiticeira escarlate quando chegou em Metropolis percebe que os herois são venerados nessa dimensão, muito ruim mesmo, alguém lembra disso?

Pedro Sérgio Pedro Sérgio (30/08/2011 09:48:08)   49 0
Naturalmente tu sabes que fazer algo bom e ruim Leonardo é questão de roteirista.

E se eles fossem do mesmo mundo, tais estranhamentos citados por ti não existiriam.

De fato, se uma junção dessas acontece, o que menos quero ver é a reação do povo aos novos heróis e vice-versa, mas sim a relação entre eles.

sem avatar JP (30/08/2011 10:06:33)   5 0
@Leonardo
não só ruim como hipócrita já que os vingadores e o quarteto também são venerados no universo marvel. os únicos odiados ,que eu saiba, são o homem-aranha e os x-men


Publicidade
Leonardo Leonardo (30/08/2011 08:48:17)   32 1
Rá, ai eu queria ver era como ficariam os termos Dcnetes e Marvetes... Sempre gostei dos quadrinhos de ambas as editoras, para mim, as duas editoras já publicaram histórias muito ruins e claro muito boas. Por isso, não sou nem DC nem Marvel, sou fã de quadrinhos! Sendo meus personagens favoritos o Super por um lado e o Thor pelo outro.


Jou Ventania Jou Ventania (30/08/2011 10:35:52)   0 -1
DCnautas


Rômulol Rômulol (30/08/2011 06:41:36)   1180 0
Seria interessante ver todos no mesmo universo ,mas o monopólio diminuiria a qualidade das histórias.


Rômulol Rômulol (30/08/2011 13:05:18)   1180 0
Então ,mas a concorrência é boa ,se não fosse por ela ,as 2 editoras não tentariam melhorar a qualidade de suas histórias para superar a outra.


Lucci Lucci (30/08/2011 04:44:42)   1427 1
Novidade para os americanos mas nao para nos, muito embora aqui no brasil marcel/dc quase sempre foram organizados e lancados pela mesma editora, leia-se ABRIL/PANINI; uma coisa que nao acho que deveria ser levada em frente pois a concorrencia gera produtos melhores. Agora, num monopolio editorial la fora seria pior ainda.


DomnRamon DomnRamon (30/08/2011 10:39:25)   189 0
E afinal, os roteiristas top vivem pulando de uma na outra


Erik  Maguns Erik Maguns (30/08/2011 02:42:58)   15 0
As vezes fico a me imaginar...:
"POR QUE NÃO?"

Tem dias, que andando na rua, mesmo sendo fã, esqueço que o Batman e o Wolverine
são de universos diferentes...
Coisas assim...

Bem, eu tava querendo ver um Crossover digno um dia desses...



erick erick (30/08/2011 01:18:14)   125 2
seria no minimo interessante uma interação no universo de Thor e Lanterna Verde



Rogério Rogério (29/08/2011 23:06:54)   181 0
Lembram daquela cena do filme do Lanterna Verde:

Sinestro: Guardiões, vamos fazer um anel amarelo para combater medo com medo!

Guardiôes: Isso já deu merda antes, Sinestro.

Sinestro: Bobagem. Dessa vez vai dar certo.

Guardiões: ... Taí, me convenceu. Toca fazer o anel, cambada!

Deve ter sido uma cena em homenagem a esse episódio da história da DC: a "Explosão DC" - uma aposta em várias novas séries, no final da década de 70, que acabou ficando conhecida como "Implosão DC"; as vendas de toda a linha caíram violentamente.
...
Reboot de 52 revistas, anyone?


Lico Blade Lico Blade (30/08/2011 00:17:59)   1107 1
"Reboot de 52 revistas, anyone?"

Pensei nisso na hora.


Shadowman Shadowman (29/08/2011 22:51:22)   709 2
Marvel e DC trabalharam juntas várias vezes nas décadas de 70 e 80. Basta ver os antigos cross-overs. As duas editoras também publicaram em conjunto a quadrinização do filme O Magico de Oz.

A rivalidade ferrenha só surgiu quando o fanfarão Joe Quesada assumiu o cargo de editor chefe na Marvel.

E diferente do que a maioria aqui disse, eu acho que teria sido interessante a Marvel tomar conta da DC por um tempo.

Aliás, o que nos conhecemos como DC Comics hoje é o resultado da fusão de 3 editoras diferentes, fato ocorrido em meados da década de 40.


André B André B (30/08/2011 02:13:20)   663 0
Seria um baita de um monopólio.

Mas, imagina, Claremont, Lee, Miller, Moore, Byrne... todos iriam trabalhar na mesma editora.

DomnRamon DomnRamon (30/08/2011 10:29:15)   189 -1
Olha, pela primeira vez eu concordo com o Espectro em tudo.


Realmente, Espectro, realmente.

Shadowman Shadowman (30/08/2011 14:32:42)   709 0
Deua de Hades.

Como você não é fã de quadrinhos, não sabe que a Marvel na década de 80 publicava uma grande quantidade de produtos licenciados (Star Wars, Conan e Transformers só para citar alguns) que não tinham problemas de qualidade apesar de não serem crias da editora. Caso o mesmo tivesse ocorrido com os personagens DC, seria mais uma gama de produtos com os quais a editora iria trabalhar para obter lucro para si e para os proprietários (no caso a Warner).
Eu entendi muito bem que a matéria trata de uma decisão comercial (diferente de alguns leitores aqui do site eu sei interpretar textos).

E mais, se pesquisar um pouquinho vai descobrir que Marvel e DC já estiveram lado a lado em diversas ocasiões na hora de defender seus interesses. A rivalidade ferrenha (e não comercial) só existe por causa de fanáticos idiotas e editores fanfarrões.

Por fim, caipira falando mal de São Paulo é muito clichê sabia. Não só moro aqui como nasci aqui. E só na sua cabeça para falar a besteira que falou.


Akirius Akirius (29/08/2011 22:27:33)   79 0
Isso seria um super monópolio! Imagina o quanto a Marvel iria lucrar! Mas ainda bem que não aconteceu, essa rivalidade saudável é bom para o conteúdo das histórias (em tese).



Patrão Bruce Patrão Bruce (29/08/2011 22:05:23)   564 0
ainda bem q isso nao aconteceu...


Emerson 2D Emerson 2D (30/08/2011 00:31:34)   136 0
Concordo...


Bruno Bruno (29/08/2011 21:51:06)   129 3
Nos crossovers da Marvel e DC da década de 70 e 80 (Super Homem vs Homem Aranha, X-men e Novos Titãs...) dava a entender que os heróis de cada editora viviam no mesmo universo, só não se conheciam ainda. Vai ver, as editoras já tinham planos de se "aglutinar" desde muito tempo atrás mesmo.


Marcos Marcos (30/08/2011 14:59:05)   44 0
Tambem acho,Já nos crossovers depois de marvel vs dc,Ficou claro que são universos diferentes.

Ja naquela história de darkseid vs galactus,da a entender que vivem no mesmo universo.vai entender...




Publicidade

None