Assista Agora

Mastodon - The Hunter | Crítica

Livre dos limites do metal, banda produz seu melhor disco

Fernando Scoczynski Filho
11 de Outubro de 2011

The Hunter

The Hunter

Mastodon
Estados Unidos , 2011 - 53:01
Roadrunner

Excelente

Em 2004, o Mastodon lançava seu segundo disco, Leviathan, obra conceitual inspirada no clássico literário Moby Dick, e ganhava, pela primeira vez, a alcunha de "salvadores do metal", por parte de alguns entusiastas do gênero.

Sete anos e duas obras conceituais depois, metade dessa imagem pertinente à "salvação" continua relevante, mas o mesmo não se pode dizer quando ao "metal". Tão influenciados por Metallica quanto por Rush e The Melvins, evoluíram sem se afixar a qualquer gênero específico dentro do metal. Agora, com The Hunter, seu quinto álbum (e primeiro não-conceitual), decidem exibir ainda mais essa amplitude de estilos musicais, no seu maior e mais eclético trabalho até aqui.

O lançamento anterior do Mastodon, Crack the Skye, estava mais inserido no rock progressivo, contendo somente sete faixas, a maioria delas bem acima dos cinco minutos de duração. À primeira vista, The Hunter parece ir na direção oposta do seu antecessor, com treze faixas, de duração bem mais modesta. "Black Tongue" e "Curl of the Burl", que abrem o disco, condizem com essa impressão, rápidas, precisas, sem qualquer enrolação. Entretanto, esta última já exibe um lado relativamente novo do grupo: o seu riff pegajoso e sua batida quase dançante lembram o som de bandas mais mainstream, como Foo Fighters e Queens of the Stone Age, ao invés de qualquer artista do metal.

"Dry Bone Valley" e "Thickening" também acrescentam à sonoridade rock, porém de forma original, deixando semelhanças com outros artistas a um nível meramente superficial. Essa faceta do Mastodon já havia se manifestado anteriormente, no single "Colony of Birchmen" (2007) - seu primeiro sucesso na rádio, por nenhuma coincidência -, e traz novas possibilidades à banda, uma indicação que sua fonte criativa está longe de se esgotar. A ausência de um conceito geral por trás do álbum também demonstra uma maior liberdade, onde os músicos decidiram gravar e incluir quaisquer canções que achassem cabíveis no momento. Prolongaram a duração das músicas só quando absolutamente necessário, dando uma sensação de urgência e relevância a cada uma.

Ainda assim, para aqueles que foram atraídos ao grupo somente pelas suas influências de rock progressivo, ainda há muito o que se aproveitar em The Hunter. As duas únicas canções com mais de cinco minutos de duração fecham cada metade do álbum: "The Hunter" e "The Sparrow", ambas lentas, com solos de guitarra emotivos, servem de consolo para os fãs do som etéreo de Crack The Skye. Outros dos elementos daquele disco, como vocais harmonizados e diversas seções instrumentais, também estão presentes em canções mais pesadas, porém igualmente bonitas, como "Stargasm" e "All the Heavy Lifting". Também merece menção "Creature Lives", que, graças à sua estrutura lírica, não há outra melhor palavra para descrevê-la senão "épica".

Felizmente, todos esses estilos musicais são apresentados por meio de um excelente equilíbrio entre as faixas pesadas e as (relativamente) leves. A ordem do tracklist causa a constante impressão de que estamos ouvindo algo novo, graças à variedade sonora apresentada. Há talvez um único deslize nesse sentido, no fim do disco: entre "Spectrelight" - a mais agressiva do grupo desde Leviathan - e a já-citada "The Sparrow", encontra-se "Bedazzled Fingernails", sem qualquer característica que a faça especial, tornando-a quase redundante no meio de duas canções ótimas. No entanto, isso é apenas um pormenor, tendo em vista todas as qualidades de The Hunter.

A colaboração entre os quatro integrantes do Mastodon também está maior do que nunca, cada um mostrando-se tão importante quanto o próximo. O guitarrista Brent Hinds, o baixista Troy Sanders, e o baterista Brann Dailor alternam-se igualmente nos vocais por todo o álbum, e até o guitarrista Bill Kelliher faz algumas raras aparições de backing vocal. O efeito óbvio disso é que o ouvinte dificilmente irá se cansar de uma voz particular. Essa proficiência e dedicação aos vocais não deve obscurecer o fato de que toda a seção instrumental é impressionante, e tão perfeitamente executada quanto se deve esperar desses músicos.

Dizer que The Hunter é uma combinação dos quatro trabalhos anteriores do Mastodon seria impreciso. Elementos do passado são aproveitados, mas combinados com outros novos, com o objetivo de construir um disco melhor do que tudo aquilo que veio antes. O que iniciou-se como o projeto menos ambicioso da banda, tornou-se o seu mais bem realizado. Pode não salvar nenhum gênero musical, mas isso se dá tão-somente pelo fato de que a banda tem recusado, a cada novo lançamento, qualquer tipo de rótulo. Na atualidade, é, basicamente, o melhor disco de metal que pode ser recomendado a uma pessoa que nunca gostou de metal.

Assista ao clipe do novo single do Mastodon, "Curl of the Burl"

Leia mais sobre Mastodon


Compartilhar

Comentários (30)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Junior Junior (22/10/2011 07:53:57)   -5 0
A banda é boa, mas como a galera aí falou, o som é meio enfadonho. Vi o clipe que eles estão numa estação espacial (muito bem feito, por sinal), mas a música não caiu no meu gosto. Sou um cara que canta relativamente bem, não tenho banda, mas entendo um pouco de técnica, a ouvi uma musica, no noto na hora algo bem feito. E a musica deles tecnicamente é perfeita. Só não é para todos. E o contrario ocorre com outras bandas. Vou dar como exemplo as minhas duas banda preferidas: Symphony X e Scar Symmetry. Ambas são absurdamente técnicas, criativas, trabalham as melodias no lugar certo e peso sempre comandando. Coloquem no youtube (aqueles que não as conhecem) Set the World on Fire para primeira banda e The Illusionist para segunda. Vão vê o que digo!



The End The End (16/10/2011 16:39:49)   4 0
Gosto é gosto, a banda nao é ruim, tecnicamente muito bom, mas não vi grande coisa.



sem avatar Paulo (13/10/2011 21:26:13)   -10 0
Se bem q eu escutei algumas e gostei,principalmnete aquela dry bone valley parece um pouco doom,sludge q curto muito.
Acho q o q ñ gosto mt no estilo deles são aqueles longos dedilhados sem mt emoção,deve ter algum termo pra esse tipo de coisa mas é como se a nota que vem depois ñ fosse a que deveria vir. Mas acho falei antes de escutar,tem coisa boa sim no album



Vinicius Vinicius (13/10/2011 19:54:21)   8 0
Há uns dois anos, um aluno me emprestou o fone do mp3: "Já ouviu Mastodon, professor? Escuta aí." Ouvi uns trechos, achei bom, mas não me empolgou a ponto de procurar para ouvir mais tarde com a devida atenção. À ocasião, não achei muito diferente do que o Rammstein já havia feito. Mesmo sabendo que ouvir daquele jeito não era suficiente para um julgamento, não cheguei a ficar curioso.

Ontem, li essa crítica e fiquei interessado. Muito bom álbum mesmo. Tenho ouvido na sequência do Murder The Mountains, do Red Fang.



sem avatar Paulo (12/10/2011 21:35:08)   -10 0
Acho q a banda nova mais legal q escutei foi o 3 inches of blood. Eles fazem aquele som be tradicional mas fazem parecer algo totalmente novo,particular.Gosto mt.



sem avatar Paulo (12/10/2011 21:21:31)   -10 0
Sou um jovem do metal desde minha molequice. Ñ sei nada de teoria de música nem toco nada mas me sinto uma ostra retardada qd elogiam esse mastodon.Ñ tenho nada contra eles mas odeio o som deles tirando o cover do thin lizzy .
Acho a música deles infinitamente chata e ruim. Fico pensando se essa questão de gosto é tão relatica assim ,as vezes me parece algo mais absoluto , essa banda só recebe boas críticas.


Renan W Renan W (13/10/2011 19:11:05)   31 0
Escuto bastante música, mas não sei tocar nenhum instrumento e nem entendo de termos técnicos também.
Acho que é uma questão de gosto mesmo. Tem varias bandas "incontestáveis" do rock e da música em geral que parece que todo mundo tem que gostar e eu não gosto. Exemplos: Rolling Stones, Beatles, Ramones(um monte de gente reclamando), Guns n Roses, Oasis e por aí vai.
Não que eu ache essas bandas uma porcaria(Guns sim), reconheço o valor deles, mas não consigo ouvi-los e adorar.
Acho que música por mais que muitas pessoas elogiem uma banda, só dá para gostar depois de ouvir e ver se "desce" ou não.
Diferente de artes narrativas, como quadrinhos e filmes, que contam uma história e a crítica pode de fato servir de parâmetro para ter uma prévia se é bom ou não.
É claro que se uma crítica elogia um CD desperta uma curiosidade para se ouvir, mas não quer dizer que todo mundo vai gostar.


Marlos Marlos (12/10/2011 20:06:11)   434 0
''Livre dos limites do metal''

Discordo.

O estilo ''Metal'' em si, é ENORME, cheio de sub-gêneros com caracteristicas muito particulares, como por exemplo, o uso de instrumentos folclóricos como no folk metal, o vocal gutural, frequentemente associado ao Death metal, as letras sombrias do black metal, a influência de música erudita no power metal, e etc... Isso sem falar nas constantes fusões desses sub-gêneros do metal, é por isso que costumo dizer que há um tipo de metal para cada tipo de gosto musical (Sem extremismos aqui, por favor).

Enfim, quando eu soube que o Mastodon iria lançar um álbum novo, entrei em extase, pra mim eles ainda não lançaram nenhum disco ruim, e o mais legal é ver como um álbum difere bastante do outro, e nunca decepciona. The Hunter, é sem dúvida nenhuma um daqueles álbuns obrigatórios, que todos que dizem gostar minimamente de metal deve ouvir. Que Mastodon continue a nos surpreender a cada novo álbum!


PS: Discordando de certas resenhas, ou certos pontos levantados, parabéns ao Omelete por trazer informações sobre essas bandas, que tenho certeza, muitos que frequentam o site não conhecem, eu realmente não esperava que fosse ver uma resenha sobre CDs dos fantásticos Blind Guardian, e Mastodon, aqui no site, continuem assim!



Junior Junior (11/10/2011 22:49:57)   -5 0
Pra falar uma perola como "a salvação do metal" tem que ser muito escravo do mainstream. O underground manda lembraças. Metal tão maior que essas bandinhas alternas que me dão sono!


sem avatar Tiago (12/10/2011 04:24:11)   112 1
E desde quando o metal precisa de salvação?De fato, gênero musical algum precisa de salvação:cada um possui elementos próprios concernentes às suas propostas musicais.Insinuar que um determinado gênero musical precisa ser salvo é insinuar que sua proposta musical,como um todo, está abaixo dos demais que não 'precisam ser salvos'.E verdade seja dita:nada mais absurdo que querer hierarquizar propostas musicais e gostos pessoais.
Dito isso,afirmo:quem efetivamente precisa de salvação é essa geração bitolada que se resigna a ouvir tão somente aquilo que é veiculado pelos empresários ds MTV. Não ampliar as próprias perspectivas,indo-se além do que conhece(ou acha que conhece)...não procurar desenvolver ao máximo o próprio senso de percepção...isso sim,é a pior das 'amarras'.

Marlos Marlos (12/10/2011 19:42:27)   434 0
Assino embaixo Tiago...


DomnRamon DomnRamon (11/10/2011 20:29:50)   189 0
concordo.



Paulo Paulo (11/10/2011 18:33:26)   26 0
O album ficou legal, mas não diria que é o melhor disco da banda...



Publicidade
sem avatar Araújo (11/10/2011 16:45:33)   100 3
A crítica está boa e a banda realmente é excelente e sempre compõe algo novo.

Mas, eu realmente não gosto quando um texto leva a pensar que uma banda finalmente faz algo de bom ou melhora quando "se livra das amarras do metal", como dito no subtítulo do artigo: "Livre dos limites do metal, banda produz seu melhor disco".

Como assim, se uma banda quer fazer um bom som, melhorar na técnica instrumental ou na qualidade das composições ela tem de sair fora do estilo metal, pq esse não presta pra isso?? Era o estilo metal que estava impedindo a banda de compor??

Cuidado com essas idéias pré conceituosas disfarçadas hein!


Fernando Fernando (11/10/2011 20:24:59)   8 2
O Mastodon já era excelente dentro dos limites do metal (Leviathan), e continua excelente fora deles (The Hunter). A ausência dos limites de um gênero é uma grande influência no som da banda, mas não é o que propulsiona sua genialidade. No fim das contas, importa a qualidade da banda, independentemente de gênero. Mas, se ela consegue ter um alcance a diversos tipos de ouvintes, melhor ainda.

De nada adiantaria compôr músicas que atravessam gêneros, se a banda não se encontrasse em um bom momento criativo. Pra quê melhor exemplo do que o Metallica? O Black Album (por coincidência, também seu quinto disco) é excelente e atraiu grande sucesso comercial - graças ao som mais rock -, mas não é tão bom quanto Ride The Lightning ou Master of Puppets. E quando decidiram se livrar do thrash metal de vez, fizeram Load, seu pior disco até hoje. Sair do estilo não é garantia de salvação pra banda nenhuma.

DomnRamon DomnRamon (11/10/2011 20:29:32)   189 -1
Metal é simples e limitado mesmo.

sem avatar Araújo (12/10/2011 00:37:00)   100 1
Na minha opinião, metal é mais complexo que a maioria dos generos musicais, perdendo apenas para a música clássica. Porque metal não é só barulho e velocidade como os ignorantes pensam.

Voltando ao tema das "amarras". Eu somente acho que foi usado uma expressão de modo infeliz. Pois poderia ter usado simplesmente algo como: "ampliando seus horizontes fora do metal", etc. Agora do jeito que foi colocado, ficou a impressão que o gênero metal amarra o crescimento musical, o que não concordo. Pois se fosse isso verdade, essa verdade valeria para todos os estilos musicais, o rock amarraria, a mpb amarraria, o jazz amarraria, o blues amarraria, e por aí vai.

Não é por aí. O artista pode e deve ampliar seus horizontes musicais, não sair de uma masmorra.

Talvez seja uma simples de semântica, mas importa muito.

André, O Vader Britânico André, O Vader Britânico (12/10/2011 00:42:15)   85 0

Então quer dizer, que só por que você diz, o metal é realmente simples e limitado, DomnRamon?
Ou você não gosta, logo, não ouve metal e nenhum dos seus sub-gêneros, ou você simplesmente tá tentando polemizar.

Inúmeras bandas como por exemplo: Dream Theater, Necrophagist, Nile, Protest The Hero, Meshuggah, Today I Caught The Plague, Parkway Drive, Every Time I Die, All Shall Perish e o próprio Mastodon, que são consideradas "metal", cada uma dentro do seu sub-gênero específico, não são ABSOLUTAMENTE NADA simples e limitadas. Aliás... Muitas coisas que SÃO simples, NÃO SÃO limitadas, existe uma linha tênue aí que aparentemente você esqueceu de levar em consideração.
Como bem apontou o nosso colega de comentários, Araújo... Estar ligado à um determinado gênero não significa que a banda seja limitada.
Técnicamente falando, todas essas bandas supracitadas são de fato espetaculares, tanto em composição instrumental, quanto em composição lírica.
Recomendo que ouça o disco do Today I Caught The Palgue, "Lore" que foi lançado esse ano. Disco conceitual, baseado em lendas e histórias mitológicas, MUITO bom.

PS: Nunca pensei que fosse ler uma crítica sobre um disco do Mastodon aqui no Omelete!

DomnRamon DomnRamon (12/10/2011 23:35:49)   189 0
Sou baterista filho, sei do que estou falando. Não existe ritmo que exija menos.

A maioria das músicas não ultrapassa alguns acordes e repetindo sem parar. Na bateria, um tumpa tumpa com algumas viradas, umas rufadinhas, e é tudo.

André, O Vader Britânico André, O Vader Britânico (14/10/2011 16:43:09)   85 0

Eu também sou baterista, toco guitarra e sou vocalista. Tenho banda a quase 10 anos, e discordo veementemente de você, amigo.
Se você acha que metal é só fazer um "tumpa tumpa" então o limitado musicalmente é você, não o metal.
Você conhece alguma das bandas que eu citei? Se conhece -e ouve- pelo menos o Dream Theater vai ver que uma construção musical não é tão simples como você diz que é!


LUIZ OTÁVIO LUIZ OTÁVIO (11/10/2011 16:21:25)   226 0
Gostei da resenha...

e essa banda realmente é muito boa...

é o tipo de banda que fica melhor ao vivo... e a cada disco (desculpem eu sou das antigas) lançado...

concordo com o IGOR, esse batera do MASTODON toca pra carai... engraçado que poucas pessoas comentam desse rapaz, já tá na hora da galera começar a falar mais dele...




Renan W Renan W (11/10/2011 16:05:58)   31 2
Conheci a banda através do próprio site Omelete. As músicas que lançaram como single eu já tinha gostado.
Agora com o CD lançado ouvi e é realmente muito bom!
E a última frase do crítica eu concordo plenamente: "Na atualidade, é, basicamente, o melhor disco de metal que pode ser recomendado a uma pessoa que nunca gostou de metal."
Eu mesmo não gosto de metal (acho a maioria das bandas com uma "barulheira" desnecessária e solos intermináveis de guitarras), mas essa banda eu gostei.



sem avatar Igor (11/10/2011 15:39:45)   45 0
Muito boa critica!

O Mastodon incrivelmente consegue mudar completamente seu som a cada album, sem perder nada em qualidade. Os caras são sensacionais.

ESSA é uma banda musicalmente relevante de verdade no metal, sem precisar de nenhum tipo de pirotecnia pra se impor, só na qualidade mesmo.

E o Brann Dailor é, no mínimo, top 3 do metal atualmente, um monstro!



Joel Schumacher Joel Schumacher (11/10/2011 15:36:43)   443 0
Grande crítica e grande banda.
Conheci Mastodon esses ano, com certeza é uma das melhores bandas atualmente.



sem avatar Gabriel (11/10/2011 15:36:10)   110 0
álbum do caralho mesmo.



sem avatar EduOneiros (11/10/2011 14:55:06)   10 0
Nossa, depois dessa crítica (muito boa por sinal) vou até "comprar" pra conferir!



These aren't the droids These aren't the droids (11/10/2011 14:44:44)   44 0
Excelente crítica pra um excelente album. Talvez a unica banda de metal que não fica fazendo mais do mesmo hj em dia.


sem avatar Valter (11/10/2011 14:58:11)   0 0
Belo álbum o The Hunter, mas não acho que este seja o primeiro trabalho do Mastodon não conceitual. Acredito que o primeiro álbum (The Remission) não é um álbum conceitual, apesar do tema Fogo por trás.

sem avatar Igor (11/10/2011 15:33:59)   45 1
Discordo.

Tem MUITAS bandas fazendo coisas novas, o problema é que grande parte fica mais reclusa no underground...

Marlos Marlos (12/10/2011 20:16:16)   434 0
Ta certo Valter, o primeiro álbum não-conceitual do Mastodon foi sim o Remission.



ver todas ↓

Imagens (1)


Omeletop : musica

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.