Filmes

Notícia

Matt Damon fala sobre sua estreia na direção - que tem novidade no elenco

Ator também estrela, co-escreve e produz o longa

21.12.2011, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Matt Damon falou à rádio KCRW sobre o filme, ainda sem título, que co-escreveu com John Krasinski (The Office) e que marcará sua estreia na direção.

Matt Damon

None

O longa contará a história de um vendedor que chega a uma pequena cidade e começa a questionar toda a sua existência. Damon e Krasinski protagonizam; Frances McDormand (Queime Depois de Ler) também está no elenco, contou Damon na entrevista.

Sobre seu primeiro trabalho atrás das câmeras, Damon explicou como assumir diversas funções, e abrir mão do próprio salário, é garantia de liberdade criativa: "Amo todo o processo do cinema e falar com os atores e, como também sou roteirista, pude colaborar com todos os diretores com quem trabalhei e realmente gosto de estar do outro lado da câmera. Acontece que se você escreve, dirige e atua de graça, você consegue um bom controle criativo do seu filme".

A base para sua nova carreira estaria na sua experiência com grandes nomes, como Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e os irmãos Coen: "Há alguns anos, na primeira vez que me encontrei com Anthony Minghella, estávamos falando sobre O Talentoso Ripley e eu acabara de fazer Gênio Indomável, O Homem que Fazia Chover e O Resgate do Soldado Ryan, mas nenhum deles havia sido lançado ainda, e Minghella começou a me fazer perguntas sobre os diretores. Perguntou sobre Spielberg, Coppola e Gus Van Sant, e eu olhei desconfiado porque ele ganhou uns 100 Oscars por O Paciente Inglês. Ele era o campeão da cidade e estava me perguntando como esses outros caras trabalhavam. Daí ele sorriu e disse, 'Você não sabe disso ainda, mas cada um de nós vive em uma ilha e não conseguimos visitar as ilhas dos outros. Nós simplesmente aprendemos com a experiência e é por isso que acho que atores podem ser ótimos diretores, pois conseguem transitar entre as ilhas. Você consegue ver por dentro todos esses processos e pega o que funciona para você e coloca no seu próprio processo'. Então isso fez muito sentido para mim. Penso que os últimos 12 ou 13 anos foram um aprendizado com essas pessoas incríveis e aprendi muito com cada um [dos diretores com quem trabalhei]".

Do trabalho como ator veio também a certeza de que grandes diretores são como déspotas esclarecidos: "Todos são bastante colaborativos e entendem que é uma ditadura, apesar de ser uma ditadura benevolente. Eles tomam a decisão final. Como resultado, seus egos não são ameaçados por ideias... Na verdade, eles são bastante solícitos com todos os contratados, em todos os departamentos. A idea pode vir de qualquer lugar, é sobre criar um ambiente onde as ideias podem ser expressadas e eles podem sentar lá e escolher aquelas que funcionarão e aquelas que não. No final do dia o gosto deles é o fator arbitrário. Então eles têm um plano, mas todos estão dispostos a ouvir caso uma ideia melhor seja apresentada", explicou.

Damon também coproduz o filme, ao lado de seu amigo Ben Affleck. As filmagens devem acontecer no segundo trimestre de 2012.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.