73

Assista Agora

Mulher-Maravilha | Grant Morrison quer versão sexualizada da heroína

Autor pretende respeitar origens da personagem

Érico Assis
22 de Agosto de 2011

Mulher-maravilha
Segundo relato do site Bleeding Cool, o escritor Grant Morrison dedicou parte de sua palestra no Edinburgh Book Festival, no último fim de semana, aos seus planos para a Mulher-Maravilha. O autor já vem comentando há alguns anos que pode desenvolver uma HQ com a personagem, talvez na linha Earth One.

O problema é a abordagem que Morrison quer dar à personagem diante da política da DC Comics. Segundo o escritor escocês, Diana não faz sucesso desde a década de 1940, quando foi criada, porque perdeu a conotação sexual que tinha no início. Conotação defendida, aliás, pelo psicólogo, polígamo e defensor do amor livre William Moulton Marston, que a criou.

"Superman é a expressão máxima da masculinidade e pode ter algo de sexual, mas a Mulher-Maravilha devia ser a expressão máxima da feminilidade e não se permite que ela chegue perto de sexo", disse Morrison. O autor estaria lendo teoria feminista - "de Simone de Beauvoir a Andrea Dworkin" - e procurando uma forma de trazer o sexo de volta à personagem sem parecer oportunista.

Para concluir, Morrison ainda respondeu a um fã sobre a diferença básica que vê entre Superman e Batman, dois personagens com os quais está trabalhando atualmente: "Superman passou a infância colhendo feno em uma fazenda e é um herói da classe operária, por isso as pessoas não gostam dele. Já o Batman é um bilionário que dorme até as três da tarde, veste uma roupa de borracha e sai pra dar porrada nos pobres. É uma fantasia dos nossos desejos."

Leia mais sobre Mulher-Maravilha
Leia mais sobre Grant Morrison


Compartilhar

Comentários (73)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Cássia Regina Cássia Regina (26/04/2012 12:51:14)   13 0
Até acho a iniciativa interessante, e tal mas, em minha opinião, o que mata a Mulher-Maravilha é o fato de ela ser apenas a "resposta feminina" ao Super Homem - sem o cuidado de isso ser cercado de boas histórias.
Falando francamente, pouca coisa da MM vale apena ser lida, e se não houver um investimento na qualidade do enredo, essa 'versão sexualizada' pode descambar para algo caricato, ou com sensualidade vazia.
Essa idéia tem que ser desenvolvida e aplicada com cuidado...



Saulo Saulo (27/08/2011 17:08:51)   28 0
Sempre achei q ela era sexualmente podada, mas não acho q Morrison queira fazer pornografia, apenas torná-la mais humana.



Josemar Josemar (25/08/2011 16:42:44)   70 1
A DC tá dormindo no ponto. Aquela banda do "Foge-foge Superman" tá explorando a sensualidade da Mulher Maravilha faz tempo. =P


Eduardo Henrique Eduardo Henrique (26/08/2011 00:01:10)   59 0
É Sexualidade, não Sensualidade, estão falando do valor feminista dela

Josemar Josemar (12/09/2011 13:31:29)   70 0
Foi uma piada. ¬¬


Hector Hector (24/08/2011 13:57:56)   543 1
Sobre a "Maravilhosa":

O fato é que embora estejamos no século 21 e as mulheres tenham feito grandes conquistas, na verdade ainda vivemos em uma sociedade patriarcal... e homens em sua grande maioria tem uma terrível falta de criatividade e imaginação para apreciar histórias com uma protagonista feminina.

Alguns camaradas abaixo citaram Promethea (série simplesmente fantástica, uma obra de arte), mas vale lembrar que nem mesmo Promethea chegou a vender muito bem, mesmo com toda a sua qualidade.

Portanto eu diria que a culpa é dos fanboys em sua grande maioria... por ainda "pensarem pequeno".



Hector Hector (24/08/2011 09:26:37)   543 1
Sobre o morcego:

Nestes anos de desenvolvimento do personagem ficou muito bem estabelecido que Bruce Wayne viajou pelo mundo em busca de treinamento e experiência sem utilizar seus recursos financeiros.

Inclusive algumas das cenas mais esclarecedoras sobre o personagem em Batman Begins para mim são aquelas que mostram o personagem passando fome e tendo que roubar algumas frutas para se sustentar... ou aquela em que ele se envolve em um roubo (embora a mercadoria "roubada" fosse de sua própria empresa, a WayneTech).

Embora tenha nascido em berço de ouro, na minha opinião Bruce Wayne passou por experiências profundas que o tornaram muito mais que um aristocrata.

Quanto ao Super, acredito que o motivo pelo qual algumas pessoas não simpatizem com o personagem vão além do fato de ele usar as cores da bandeira dos EUA, ou o fato de ele ser de "origem humilde".

Algumas pessoas simplesmente não gostam do personagem por ele ser "bom", nobre e (ironicamente) muito humano.

Nestes tempos de violência e cinismo as pessoas se identificam mais com vigilantes sanguinários sem nenhuma moral que matam sem pensar duas vezes.

Incrivelmente o "problema" do Super para algumas pessoas é o fato de que ele possui nobreza, bondade e ideias altamente elevados.

Bizarro...


sem avatar Noir (24/08/2011 15:04:32)   134 2
Sei lá, mas eu sou de uma época em que todo garoto queria ser ou o Superman ou o Homen-Aranha, 2 personagens que trazem em si uma tremenda humanidade, o primeiro por carregar o que há de melhor no humano, o segundo por trazer os conflitos pessoais e humanos para uma dimensão fantástica e maravilhosa.
Penso que o que vem causando problemas ao super é o mal encaminhamento do que fazer com um ser tão poderoso dentro de uma serie de regras éticas que o herói simboliza, pra mim é pura falta de competencia dos editores, da DC e dos escritores, o super estar em um situação ruim em algumas rodas de fãs "mudernosos".

Hector Hector (24/08/2011 16:13:27)   543 2
Noir

Bons escritores e editores definitivamente são uma parte importantíssima dessa equação.

Por isso sinto um certo otimismo em saber que o Morrison escreverá novamente o Super... é um dos poucos escritores que demonstrou compreender o personagem verdadeiramente.


Vini Vini (24/08/2011 01:36:18)   69 0
As hidtórias da Mulher Maravilha nos anos 40 a colocavam e varias situações pevertidas, mas ninguem notava na época.

Ele fazer isso abertamente pode ser interessante. Qualquer esforço para reerguer a personagem vale a pena.



Gustavo Gustavo (24/08/2011 01:24:41)   1 0
Interessante essa proposta com a Mulher Maravilha, mas acho que o Morrison tá errado nessa coisa de odiarem o Super-Homem.
As pessoas não gostam dele não porque é de origem humilde, mas pelo que ele representa: a superioridade americana.
Das cores de suas roupas a sua postura de bom-moço, defensor do politicamente correto, tudo nele evoca uma imagem hipócrita de nacionalismo.
Já o Batman, além das cores não representarem país algum (ou ideologia alguma), é mais sombrio e não tem esse ar nacionalista. O conflito no Cavaleiro das Trevas de Frank Miller entre ele e o Superman é justamente porque um defende o interesse do governo e o outro defende o que é "certo".
Além disso, como já falaram aqui, o Batman é mais humano e imperfeito, mais fácil de se identificar. Tanto é que tem que usar a inteligência pra resolver os casos, em vez de apelar pra super poderes (que o Super tem de sobra).
Já vi história do Batman em que ele prende um cara numa gaveta de necrotério por dias, até conseguir as respostas que quer. Taí uma coisa que o Super-Homem nunca faria.
O ódio contra o Super-Homem, pra mim, tá muito mais nisso do que nas origens dele.



Celso Celso (23/08/2011 21:59:45)   17 0
Com certeza Grant Morrison não quer fazer da Mulher Maravilha uma gostosona sensual. Quem conhece o escocês maluco sabe que ele não é tão óbvio assim. Tô louco pra saber com mais detalhes os planos que ele tem para a maravilhosa.



James James (23/08/2011 20:24:19)   114 0
É, o Morrison ADORA uma polêmica...O q não deixa de ser bem legal.

Os heróis das HQs q foram criados para externar os valores de um público infanto-juvenil e masculino, evidentemente, há muito cresceram.Mas até certo ponto.

Pois da mesma maneira q as fantasias de super-poder adolecentes continuam a ser o substrato deste tipo de publicação, o seu público leitor (surpreendentemente)coninua do mesmo jeito. Afirmo isso baseado, dentre outras coisas, numa uma pá de declarações ensandecidas neste espaço.

Embora não seja a interpretação "definitiva" do Homem-Morcego e do Superman, a idéia (atual, vale ressaltar) do roteirista escocês vai além da simples contundência. É bem inteligente.

O cânone de "O Cavaleiro da Trevas" reverbera pesado e pouca gente - como o próprio Miller já afirmou - lembra o quanto de romântico e irônico tinha aquele conto.Não aceitar ou procurar justificativas para o comportamento do Bat como "realista", "altruísta" e outras coisas mais (o ápice da expressão humana"?) só denota a necessidade urgente em balançar o personagem e seu público.

Gente. Cadê a auto-uronia?



sem avatar EduOneiros (23/08/2011 19:33:19)   6 0
aqui só tem critico de calibre hein??
Quem aqui foi criado em apartamento e quando teve seu tenis ou relogio roubado teve vontade de poder arregaçar todos os trombadinhas do centro na porrada?? ninguém neh?!!!



Publicidade
Hector Hector (23/08/2011 19:02:00)   543 1
Eu nunca tive fantasias de me vestir com uma roupa de borracha e dar porrada em pobre.

Já tive fantasias de me vestir com uma roupa de borracha e descer o cacete naquela cambada de ladrões em Brasilia, mas isso é MUITO diferente. :Þ



MAX MAX (23/08/2011 18:44:35)   14 0
Vamos esperar pelo conteúdo da revista da WW e do Super pra depois poder falar mal do "oportunista" morrison.

Agora, o que o cara fez com o batman foi sensacional. Batman RIP pra mim é uma das melhores sagas do morcego, Batman & Robin então nem se fala.

Finalmente alguem que teve coragem de parar de imitar o que frank miller fez à 20 anos e que já estava enchendo o saco!



jonathan jonathan (23/08/2011 18:36:42)   552 0
" Já o Batman é um bilionário que dorme até as três da tarde, veste uma roupa de borracha e sai pra dar porrada nos pobres. É uma fantasia dos nossos desejos" que idiota



Harvey Harvey (23/08/2011 17:06:04)   6 -1
E digo mais, Morrison: heroísmo, futebol e encostar o pé na parede bebendo cerveja não é coisa de mulher.



sem avatar Vivian (23/08/2011 15:55:37)   5 2
O legal é que cada um tem uma interpretação do personagem. Talvez a grande maioria deva ver WW realmente como Pin-up pq não deve nem ler as histórias. Outros enxergam o homosuxalismo como fetiche. Ela é a personagem feminina mais interessante do Universo DC pois se põe de igual para igual com os "grandes lideres" Batman e Superman e isso incomoda.



Marcelo Marcelo (23/08/2011 15:39:39)   247 0
Pra mim, RIP foi uma das melhores sagas do Batman de todos os tempos. Poucas vezes fiquei tão entusiasmando com a revista mensal do Batman quanto eu fiquei durante o arco Descanse em Paz. Sempre tive uma predileção por histórias que levassem o Batman ao limite.



sem avatar marco antonio (23/08/2011 15:28:47)   -2 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


RicardoTR RicardoTR (23/08/2011 14:36:40)   223 -1
Reconheço que o Morrison fez coisas maravilhosas nos quadrinhos, mas Batman: RIP foi horrível (ainda não me recuperei totalmente dos danos causados por essa saga).

Tomara que a Mulher Maravilha tenha mais sorte nas mãos dele e não vire só mais uma forma de ele aparecer...

PS: É mais fácil se identificar e gostar de um herói mais "humano" como o Batman do que com um cara super poderoso capaz de destruir uma cidade sozinho como o Super!



Roberto Roberto (23/08/2011 14:28:15)   5 0
A iniciativa de Morrison para a WW é algo que está realmente faltando nas HQs da DC. Uma espécie de Ultimate DC... E ninguém pode negar que a moça sempre teve um apelo bondage.
Agora, o marxismo pedestre com que o escocês tenta refletir sobre os aspectos que atraem os leitores de Batman e Superman, é algo sofrível.
Tem gente devia contentar-se em fazer aquilo para o qual tem talento.
-Morrison, Não faça filosofia!



sem avatar Bruno (23/08/2011 14:14:49)   3 0
"Superman passou a infância colhendo feno em uma fazenda e é um herói da classe operária, por isso as pessoas não gostam dele. Já o Batman é um bilionário que dorme até as três da tarde, veste uma roupa de borracha e sai pra dar porrada nos pobres. É uma fantasia dos nossos desejos."

Discordo, as pessoas gostam do Batman pq ele é uma pessoa normal como todos nós (daí a fantasia dos nossos desejos), e não um super-herói "over powered" como o super-biba!

Não me venha com sociologia barata Sr. Morrison, típica de pseudo-comunista burguês, politicamente correto e hipócrita. Agora o engraçado é que sempre que leio sobre a palavra "feminismo" as palavras "exploração da sexualidade" e "oportunista" estão acompanhando, será coincidência?


sem avatar Henrique (23/08/2011 14:37:50)   24 0
"Discordo, as pessoas gostam do Batman pq ele é uma pessoa normal como todos nós (daí a fantasia dos nossos desejos), e não um super-herói "over powered" como o super-biba!"
Falou tudo...simples assim.

daniludens daniludens (23/08/2011 16:08:53)   45 1
Pra mim, o encanto do morcego sempre foi o lado detetive. Comecei ainda no tempo de heróis em ação e superamigos.

O primeiro formato americano na abril também foi ótimo, com Alan Grant, isso sem falar do Nome da Besta, Messias, TDK, Ano Um, ufa, o Batman é o cara mesmo...

O SM sempre foi fraco, a não ser na fase do exílio, no começo dos anos 90 (formatinho da abril).

Ah, e aquela do Millar, do Super na URSS.

Fora essas, nem sei dizer, pq não li allstar (os comentários são muito bons, acho que vou baixar).

Mas alguma do Super que salva?

Davi Davi (24/08/2011 08:28:17)   15 1
O Batman não é uma pessoa como todos nós. Ele é perfeito em todos os sentidos. Ele é mega-rico, charmosão, mega-inteligente, mega-perceptivo, mega-culto, mestre em várias artes marciais, tem o físico perfeito, é capaz de proezas físicas impressionantes e resolveu usar uma roupa de morcego pra lutar contra o crime. O CRIME, não o mal. Quer dizer, ele luta em favor da legislação americana.

Bruce Wayne não é uma pessoa comum, como por exemplo, Peter Parker antes de ser mordido por uma aranha radiotiva. Ele é tão idealizado quanto o Super.


Publicidade
Zachary SOMBRA Foxx Zachary SOMBRA Foxx (23/08/2011 13:59:09)   401 0
Não vão gostar do que eu escrevo agora: Eu odeio o que o Morrison fez com o Morcegão! Agora que ele é um bom roteirista, nem discuto! Mesmo assim não me sinto confortável com o que ele pode fazer com a Maravilhosa!Tomara que seja no mesmo nível do George Perez ou próximo disso.



AlvaroVox AlvaroVox (23/08/2011 13:47:33)   102 0
Sensualidade no Super?

Ta de sacanagem né?

O cara acha que todo personagem de colam é gogo boy????

E só porque a Mulher Maravilha é mulher tem que ter apelo sexual pra vender bem?

Cade o argumento? nem parece que este babaca foi um grande escritor....

O mike Deodato desenhava ela gostosona
( acho que isto é o suficiente pra se "aproveitar" da beleza da Amazona ) mais nem por isso precisava fazer ele estar com um cara na cama em cada revista....

E a definição dele sobre o Batman e Super....

No máximo tava querendo aparecer dando uma de rebeldezinho intelectual de fundo de garagem....

Que babaca....

Abs.






daniludens daniludens (23/08/2011 13:17:16)   45 1
Gostei muita da fase do Pérez, porque era muito jovem e me encantava a mitologia grega.
Depois li uma reportagem sobre o William Moulton Marston e achei fantástico!
Mas a pior fase é do O'neill, sem dúvida, (com a roupa branca e acompanhado por um mestre zen rsrsrs) e tudo que veio depois do Pérez, horrível...



Valdecir Valdecir (23/08/2011 12:51:33)   56 0
"Superman passou a infância colhendo feno em uma fazenda e é um herói da classe operária, por isso as pessoas não gostam dele. Já o Batman é um bilionário que dorme até as três da tarde, veste uma roupa de borracha e sai pra dar porrada nos pobres. É uma fantasia dos nossos desejos."

Morrison é meu herói!!
uauauaua


MAX MAX (23/08/2011 18:32:17)   14 0
Morrison é meu herói!! [x2]
uauauaua

sem avatar Breno (25/08/2011 02:33:52)   10 0
Morrison é meu herói!! [x3]
uauauaua


Davi Davi (23/08/2011 12:31:14)   15 1
Dos grandes heróis da DC, a WW é a que mais tem arcabouço político. Ela é uma personagem feminista e uma diplomata que está na Terra em busca da paz. O problema é que hoje em dia as revistas tem medo de ser polêmicas e tocar em assuntos delicados, então ela se tornou irrelevante.

Eu imagino a mulher maravilha liderando a Liga da Justica internacional, montando um time maravilhoso (pun intended) e indo resolver questões no oriente médio, ajudando as pessoas, lutando pelas minorias - negros, homossexuais, soropositivos, tetraplégicos. A mulher maravilha é a grande mãe, que ama a todos e luta para que cada um dos seus filhos tenham dignidade. Mas da maneira como ela é escrita hoje ela é só uma heroína super-poderosa, datada que é usada como cota sexual na Liga da Justiça e só chama atenção pela presença ou não de calças.


sem avatar Vivian (23/08/2011 15:02:29)   5 0
Não entendo porque ela não se juntou a JLI, ainda mais depois de Generation Lost onde ela foi foco da vingança de Maxwell Lord. Ainda fiquei na esperança dela ser a personagem misteriosa da capa da JLI que apareceu e sumiu. Mas a última saga de WW foi muito legal, inclusive uma das melhores deste ano da DC, apesar de um pouco confuso em relação ao seu "esquecimento".


JxCxCarvalho JxCxCarvalho (23/08/2011 12:07:07)   7 1
O morrison tem razão, bora enfatizar o 'capô-di-fusca' da moça!



sem avatar Vivian (23/08/2011 11:16:25)   5 1
Acima de tudo, Mulher Maravilha é símbolo de feminismo. Feminismo também inclui liberdade sexual, liberdade de expressão e política.

Eu sou fã das últimas histórias dela, e acho o máximo o mito dela. Mas realmente, é uma personagem que daria para ter uma conotação bem diferente da que conhecemos hoje. Ela ficou muito "pura" durante esse tempo em relação a sexualidade, sendo que esse purismo é um reflexo do que a sociedade machista espera, então não tem haver com o feminismo.



Marcelo Marcelo (23/08/2011 10:04:33)   247 1
Na verdade, o que o Morrison quis dizer quando da comparação do Super com o Batman é que o Batman, talvez por ser um ser humano "normal" (quer dizer, teoricamente sem super poderes, apesar dele fazer coisas que nenhum ser humano dito normal conseguiria fazer)se permita ser o mais... Humano possível no sentido de se permitir ser egoísta, violento, anti-ético, etc. Ou seja, coisas inerentes a um homo sapiens.

Já o Superman tem essa aura de divindade, de ser perfeito em tudo, como se fosse um deus. Por isso, talvez, o Morcego agradaria mais as pessoas por se permitir ser relativamente mundano e malvado.



Remdiel Remdiel (23/08/2011 10:00:47)   391 0
1º Que sexualidade esse cara viu no super? Não, sério. Tudo bem que o "uniforme" dele é basicamente um cara pelado pintado de azul, mas eu hein.

2º Calçola da vovó com estrelinha grudada não é mais uma coisa "sensual" desde 1960. Se for prá usar um uniforme provocante, vai ter que fazer o que a Diana fazia em suas histórias nos anos 40: Ser vulgar. Ou ao menos ser considerada vulgar por determinadas partes da sociedade. Eu sinceramente não sei a diferença.

Não acho que o que falte ou defina a mulher-maravilha seja a sensualidade. O que tem faltado na mulher maravilha é um tema. É um motivo prá escrever histórias, ou melhor dizendo, falta os caras usarem o tema que ela tem.

Ninguém viu Promethea não? Ninguém entendeu que a mulher maravilha é prá ser mística/mitológica não? Gente. Pelamor.

O que falta prá mulher maravilha são bons escritores escrevendo boas histórias, não mostrar as coxas prá ganhar um dinheirinho.

3º Morrison é aquela, duas no cravo uma na ferradura. Tem que ver, isso aí.


James James (23/08/2011 11:22:16)   114 0
Remdiel.

Também fico desconfiado do escocês.Embora Diana ande longe de ser uma personagem querida por mim, se houver boas estórias dela claro q lerei.

Sim. Li Promethea e dentre outros aspectos abordados naquela série um, q salta aos olhos é...A sexualidade!

Sim, acho q da mesma maneira q Moore abordou o decaimento do matriarcalismo, sob todos aqueles níveis q o barbudo adora (metalinguístico, místico, epistemológico etc, etc...) o criador de "Os Invisiveis" procurará dar "uma resposta" restaurando essa característica da personagem.
Está certo? Não sei. Mas conhecendo o roteirista e suas idéias, ele procurará tratar um tema tão instigante quanto pouquíssimo trabalhado nos quadrinhos de Supér-Heróis: o sexo (ou o q os personagens fazem "entre quatro paredes"). Isto tem, para além de definir um dos aspectos óbvios, a procura de um público leitor mais amplo e q possa vender revistinhas,oras.


sem avatar danielpaz (23/08/2011 13:02:54)   36 1
Remdiel: você tocou em um exemplo bacana (e que não contradiz com James). Promethea é tudo que a Mulher Maravilha deveria ser.

E ali a sexualidade é tratada em nível físico e místico, simultaneamente, como uma experiência transcendente. Isto é, tudo menos poses sensuais e longas pernas expostas, como é comum nos quadrinhos.


André B André B (23/08/2011 09:39:02)   663 2
Eu gostaria que ele fizesse histórias boas, relevantes, com ou sem sexualidade.

Só isso.


Carlos Fênix Carlos Fênix (23/08/2011 11:21:54)   85 0
concordo, voce disse tudo.


Publicidade
É que me escapoliu.... É que me escapoliu.... (23/08/2011 09:29:02)   -74 0
Eu acho que o personagem Mulher Maravilha só funciona nos quadrinhos!!! Mas mesmo assim, com todo respeito aos serviços prestado por ela para com a humanidade, é um personagem chato pra caraiiiiii!!!! Se for gostosona pelo menos ajuda!! Então, deixa a maravilhosa aí apenas nos quadrinho, e não vamos coloca-la em filme ou seriados pq é tosqueira total!!!

O Morrison sempre tenta alterar algo, as vezes melhora outras piora, mas ta tentando!!!



Hector Hector (23/08/2011 09:15:17)   543 0
Algo que acho interessante em relação ao trabalho do Morrison é que ele não tem medo de colocar os personagens em diferentes direções... eu particularmente gostei do que ele fez com o morcego.

Eu já estava de saco cheio de ver tantos escritores emulando Frank Miller á exaustão.

Sobre a Mulher-Maravilha, espero que ele faça algo com a personagem.

Não há nada de errado em ser uma mulher bonita, não há nada de errado em ser sexy... por que uma personagem "multifacetada" não pode ter beleza e sensualidade entre seus atributos?

Sexo não é algo ruim - sai prá lá maldita onda do politicamente correto! :Þ

Sobre essa comparação entre Batman e Superman, concordo parcialmente e também acho que foi uma análise superficial.

O morcegão já deve ter quebrado a cabeça de muitos viciados pobretões por ai... mas a quantidade de chefões mafiosos milionários e criminosos cheios de recursos que ele já arrebentou também é bem alta.



Mr.Natural Mr.Natural (23/08/2011 09:11:18)   640 -1
as vesperas da DC lancar os titulos renovados o Morrison sai com essa!
e assinar atestado que as mudancas serao muito breves e logo volta tudo como era ou que nao sao mudancas pra melhor.




Lauro Lauro (23/08/2011 08:20:50)   2535 2
As descrições de Morrison de Superman e Batman batem muito com a definição dos personagens na época da Era de Ouro.

Se observarem, era isso mesmo; Superman combatia as injustiças sociais, castigando homens que batiam em mulheres, etc. e o Batman era apenas um riquinho sem muita profundidade.

As declarações atuais dele mostram o "clima" que ele quer colocar em Superman, ele está referenciando o que vai fazer com o personagem na revista nova, pelo que tudo indica.

Quanto a Mulher Maravilha, já passou do tempo em explorar o lado mais humano dela, e a sexualidade faz parte disso. E porque não? Batman está o tempo todo se engraçando com a Mulher Gato ou com uma de suas namoradas. O Superman está sempre com a Lois Lane. Tudo deixa subentendido que eles fizeram algo sexual com elas.

Na Mulher Maravilha, parece que os escritores tem dificuldades em colocá-la com parceiro (s) sem parecer que ela fique "fraca". Como se mulheres fortes não "precisassem" de relacionamentos, sejam eles sexuais ou amorosos.

O problema é fazer esse tipo de relacionamento parecer natural, sem ficar muito forçado; afinal, porque o ícone de perfeição feminina ficaria com um homem qualquer? Vão ter que arranjar um motivo igual ao do Superman, mas esse tem a "desculpa" de ter crescido entre os humanos, então seu gosto é por mulheres "comuns", algo que não ocorre com a Mulher Maravilha.



Roller Coaster Roller Coaster (23/08/2011 08:16:59)   -6 -1
Fodje fodje mulher maravilha, fodje com o superman...


JxCxCarvalho JxCxCarvalho (23/08/2011 12:06:21)   7 0
/o/ \o/ \o\ (o/ \o_


sem avatar danielpaz (23/08/2011 07:19:24)   36 0
Olha... para quem não sabe, a sexualidade da Mulher Maravilha de Marston era simplesmente SADOMASOQUISMO.

Em todos os episódios, boundary (ela acorrentada ou similar).
Eta Candy, a cada 5 episódios, e sua irmandade universitária pregavam peças humilhantes, igualmente sadomasô, em calouras.
Spanking (a pancada no bumbum) tinha direto... inclusive, a Dra. Poison, assim que é revelada, recebe sua dose.
Máscaras de couro no rosto, rolavam também - como com a vilã The Mask...
Claro, mais do que sugestões de lesbianismo. TODOS os planetas do Sistema Solar tinham seus equivalentes amazonas... (Hoje o lesbianismo é aceito; na época, não.)
A relação dela comn Trevor não era simplesmente da mulher submissa ao homem (isso vai se tornar assim nos anos 50, mais claramente, e mesmo no começo dos anos 60, até Denny O´Neill dar uma turbinada a la Emma Peel), mas a daquele estilo acorrentadinha, sabe?

Em TODOS os episódios da Sensation Comics, e da primeira leva da Mulher-Maravilha, tinha isso.

Então, por favor... sexualidade - não vou nem me meter a opinar sobre isso - da Mulher Maravilha, é uma coisa. Achar que a sexualidade que todos têm na mente (Mulher Maravilha = mulherão) NÃO É a dos anos 40 e, especialmente, não é de Marston.

Tem uma penca de sites de fãs mostrando isso. Mas sugiro irem aos originais - tem a coleção completa dessa fase em torrent.



sem avatar Marcos Daniel (23/08/2011 00:46:05)   -1 0
"Sai pra dar porrada nos pobres" ahahahahaha rachei, num é bem meu desejo, mas compreendendo a lógica de que todos perto dele são bem pobrinhos então ele sempre vai ter muito em quem bater!!!!!!!



Juliano Juliano (23/08/2011 00:41:16)   1353 0
Era a essa sexualidade que o Morrison se referia?

http://www.area171.com.br/2010/10/caguei-o-arquivo-dos-doidostop-85-capas.html

Créditos ao amigo AriEllouco.



Vinicius Vinicius (22/08/2011 23:53:06)   3 0
Achei o longa-metragem animado da mulher-maravilha MUITO BOM! Inclusive no filme, ela tem seu par romântico (o piloto), e a relação entre os dois funcionou muito bem. Acho que o filme deixou a mulher-maravilha mais interessante e mostrou que mesmo vindo de uma ilha onde as mulheres repudiam os homens, ela sabe que a feminilidade e a relação homem/mulher são indispensáveis para ela. Acho que é um tom de sensualidade ótimo e basta.

Se o Live action fosse baseado nesse longa animado, eu ficaria satisfeito. Mas confesso que deveriam criar um bom vilão (e vilã) que não fossem trazidos da mitologia dela, mas sim da terra!



Fabio Fabio (22/08/2011 23:34:51)   42 1
Eu não quero saber se ela faz sexo ou deixa de fazer. Porque nós fazemos sexo não é verdade? Porque ela nao pode fazer? Isso é bizarro.
Não custa nada, ela sempre lutar em poses sensuais, contra vilões bons e de grande criativade. A mulher Maravilha da Liga da Justiça desenho. Ela me passa muita personalidade e femininalidade. Daquele jeito que vejo a mulher maravilha. Pra mim, esse cara nunca deve ter tido tantas mulheres na vida e deve ter difícies relacionamentos, porque até se ele fosse "gay" ele iria entender o mundo da mulher, mas nao transformaria o mundo da mulher em Arco Íris, porque sabe que seus leitores são homens! A mulher maravilha é pouco aproveitável na DC, assim como a mulher-gato! Essa última deveria ser a parceira bandida de Batman!



Publicidade
Washington Washington (22/08/2011 23:18:34)   6 0
Vamos ver o que o maluco prepara para a Maravilhosa. Sobre a parte sexual, espero que receba um tratamento decente, como foi feito por Greg Rucka na revista da Batwoman, que tb fez uma fase muito boa da Mulher-maravilha. Vamos lá Morrison, capricha...



Fabiano Fabiano (22/08/2011 22:42:26)   103 1
Eu não acho o Grant Morrison tudo isso que muita gente fala, acho ele bastante superestimado, mas tbm acho que ele sabe que a coisa não é tão simples assim, afinal ele bem ou mal é um escritor.

Acho que ele tava querendo provocar, ele tem esse perfil. Não sei se só pra gerar polêmica em torno de si mesmo, ou se pra convidar a nerdaiada a refletir e discutir isso tudo nos fóruns da vida, o fato é que isso é algo bem interessante a se pensar.



DomnRamon DomnRamon (23/08/2011 00:45:23)   189 0
Não se pode negar. E agora depois de Supergods - Livro que li e recomendo. Deu pra FILOSOFAR.

Eu não vejo o Super como herói da classe operária de maneira tão direta e simples (beirando ideologia de ocasião). Seu altruísmo pode ser também entendido como o tédio de ser poderoso demais pra desejar poder, ou sentir necessidade de poder. Mesmo assim, Kal-El pode ainda ser aquela imagem de superação; aquele superego materializado do Clark Kent de todos os dias que muitos são.


Sobre o Batman, mais ou menos concordo. A lógica do Batman é uma lógica de segregação: ser um medo maior, enfrentar sempre elementos desequilibrados, controlar as coisas, e vender a ideia de boêmio como proteção de suas manobras. O Batman entende que o problema é o criminoso que matou seus pais, e não o motivo que criou o criminoso. A mansão Wayne como contraste dos becos sujos de Gotham não é uma preocupação para ele.


De qualquer maneira, gostamos do Batman pela pose. Por ser o morcegão noturno, e a versão Bogart da meta-humanidade. O detetive das sombras socando os vilões excêntricos.


Enfim, são os exageros justos da arte.


Calebe Calebe (22/08/2011 22:39:13)   342 1
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A do Batman foi show demais!


Evans Evans (23/08/2011 07:32:44)   50 1
Toooooooma....
boa Morrison!!



Monique Monique (22/08/2011 22:38:31)   -13 0
Eu já achava esse cara meio idiota. Depois dessa então.

Extremista demais (olha a bobagem que ele fala sobre o Super e o Batman) e ainda interpreta errado a vontade de William Marston e sua esposa Elizabeth Marston-Holloway (ou o contrário).

A Mulher Maravilha só não faz juz à sua popularidade por má vontade dos editores/autores. Ao invés de trabalharem nela e em toda sua mitologia (criando uma, aliás) fazem umas bobeiras tipo Genocídio.



Otavio Otavio (22/08/2011 21:44:50)   9 1
Nossa, acho que o Grant Morrison leu Marx enquanto tava viajando de acido e começou com essas teorias de "luta de classes" entre os Heróis...



sem avatar Alia (22/08/2011 21:35:05)   29 1
Não compro muito a idéia de transformar a preferência entre Batman e Superman em um reflexo de conflito de classes sociais. Sim, faz sentido pensar que parte da atração pelo Batman está em seu alter-ego bilionário, mas não creio nessa explicação simplista. Acho mais razoável ir pela linha de que é mais fácil identificar-se com o Batman, pois ele sempre é retratado de forma bastante humana. Mais do que tudo, fato é que o Batman tem sido agraciado com histórias excelentes e lendárias, enquanto Superman, embora também tenha boas histórias, as tem com menos frequência do que o Batman.

Não é fácil escrever o Superman, dar profundidade e incutir humanidade em um personagem que passa por invulnerável. Mas é possível? Certamente. Agora, o Batman também tem uma excelente galeria de heróis, por exemplo, e coadjuvantes bacanas. O Superman, nem tanto. Então, para escrever bem o Super, o cara tem que se esforçar. Mas só ver que Smallville teve dez temporadas já é argumento suficiente para dizermos que um moleque com super poderes catador de feno pode, sim, agradar um bocado de gente - e as histórias nem precisam ser muito boas.

Quanto a essa questão da Mulher-Maravilha, quero até ver. Afinal, recuperar a sexualidade aparentemente esquecida da Diana pode ser uma excelente idéia. Colocá-la novamente como um ícone feminino é sempre louvável e eu, como mulher, só posso aplaudir. Mas espero para ver, porque do Morrison pode vir absolutamente qualquer coisa.


DomnRamon DomnRamon (23/08/2011 00:47:43)   189 0
concordo plenamente.

positivo pra você.


sem avatar Doutor C (22/08/2011 21:24:31)   46 2
Sinceramente, uma análise bem primária.

A sexualidade pode fazer parte da vida de Diana, mas tem de ser bem colocado. A melhor fase dela foi com Greg Rucka que a colocou como uma embaixadora trazendo uma mensagem clara para o mundo.

Sobre Batman e Super-homem, o Super é mais solar, Apolíneo, representando ideais de perfeição moral. Mas, como colocou Diana, faz pouco para de fato mudar estruturas sociais injustas. Por ser bonzinho, perfeitinho, sem problemas pessoais de grande porte, gostam menos dele (como o Cap.América). Mas, faz falta.
O Batman é dionisíaco, sombrio, amargo, desesperançado, reprimido, travado na sua infância perdida.Além disso, tem uma galeria de vilões e coadjuvantes muito superior à do Super. Creio que porisso faz menos sucesso.



Carlos Fênix Carlos Fênix (22/08/2011 21:12:51)   85 2
esse maluco é polemico, gostei da fase dele na liga e sua serie na vertigo Joe o barbaro, não nego que ele tenha talento, mais o cara se acha, varias vezes colocaram a mulher-maravilha mais sexy, o super é o icone dos herois, mais hoje acham que o cara é certinho e passivo, por isso muitos não gostam dele, o batman é um heroi urbano cuja origem foi muito bem construida ao longo das decadas, é sombrio e as vezes sem esperanças, reflexo da socidade de hoje, então faz sucesso, respeito o morrisson mais ele tem o pessimo habito de viajar na maionese...



Sidnei Sidnei (22/08/2011 20:46:19)   4 2
Grant Morrison já havia dito coisa semelhante anteriormente sobre as diferenças entre os dois ícones da DC. E sejamos francos: ele só pensa em sexo com relação à Mulher maravilha porque mulher, nos quadrinhos, é usada (podem atirar pedras, estetas politicamente corretos)apenas como pin-up. Quero ver se teriam a coragem de colocar um uniforme tão chamativo no Clark Kent ou no Bruce Wayne sem que fossem chamados de viados.
Ao invés de se pensar em Diana como um personagem complexo e multifacetado, Morrison quer explorar o fato dela ser gostosa. E nem ler Simone de Beuavoir vai mudar isso.


Mariana Mariana (26/04/2012 20:34:31)   11 0
Infelizmente é verdade.Boa Sid!


Cândido Cândido (22/08/2011 20:33:19)   319 -1
Heheheh

Grant Morrison é uma das melhores coisas que aconteceram com os super heróis depois do Frank Miller !



Publicidade

None