Melhores músicas de 2013

Uma lista com os sons que tornaram o primeiro semestre barulhento, melódico, dançante - ou tudo ao mesmo tempo

09/07/2013 - 11:14 - Thiago Romariz e Marcelo Hessel

Mal começou o segundo semestre e 2013 já é um ótimo ano de lançamentos musicais, de retornos de grandes artistas e de ícones pop que se arriscam a algo mais. Antes de partir para os discos que vêm por aí, fizemos uma lista com algumas das principais faixas do primeiro semestre, sem distinção por estilo ou artista.

Daft Punk - "Get Lucky"

Leia a crítica do álbum Random Access Memories

Primeiro single do lançamento mais badalado do ano, "Get Lucky" apresentou a nova proposta do Daft Punk em Random Access Memories, seu primeiro álbum em oito anos. Com uma mistura de eletrônica com dance music, a faixa liderou paradas pelo mundo afora e sai na frente na disputa pelo título de melhor single do ano.

Queens of The Stone Age - "Kalopsia"

Leia a crítica do álbum ...Like Clockwork

A expectativa em cima de ...Like Clockwork era alta, e numa primeira audição o disco novo do Queens of the Stone Age não parece ter a mesma pegada dos primeiros álbuns. Entre faixas desaceleradas e um ou outro potencial hit, porém, chega "Kalopsia", a sexta faixa, e as coisas começam a ficar mais claras: este é o álbum em que a banda finalmente depura o seu "rock de pesadelo", que o líder Josh Homme vem experimentando desde Lullabies to Paralyze (que já no título falava de canções de ninar, não por acaso). Com participações de Alex Turner e Trent Reznor, "Kalopsia" tem a guitarra consagrada de Homme, mas o que marca, desde o começo, é o som do sintetizador, que parece tirado de uma trilha sonora de Angelo Badalamenti.

Justin Timberlake - "Mirrors"

Leia a crítica do álbum The 20/20 Experience

Justin Timberlake carrega consigo o estigma de salvador do pop, e os sete anos que separam FutureSex/LoveSounds (2006) deste seu novo álbum só agravaram essa imagem. Depois de uma fase dedicada ao cinema, o cantor volta aos holofotes com The 20/20 Experience, um álbum que mostra o refinamento pop que Timberlake adquiriu ao longo dos anos. No player abaixo, veja o clipe de "Mirrors", um dos singles do disco.

Arctic Monkeys - "Do I Wanna Know?"

"Do I Wanna Know?" é uma das primeiras músicas do próximo e aguardado disco do Arctic Monkeys. Além de oficializar a data de lançamento para o dia 10 de setembro, o grupo confirmou a participação de músicos como Josh Homme, do Queens of The Stone Age, e Pete Thomas, percussionista famoso por trabalhar com Elvis Costello. Confira o clipe da música abaixo.

David Bowie - "The Stars (Are Out Tonight)"

Leia a crítica do álbum The Next Day

A volta triunfante do camaleão David Bowie surpreendeu a todos. Com The Next Day, o cantor sai de uma reclusão musical de quase dez anos e mostra que ainda conhece do assunto. Ele evita algumas experimentações de seus discos eletrônicos anteriores e faz um álbum pop, nostálgico na medida. No player abaixo, veja o clipe de "The Stars (Are Out Tonight)", que tem a participação de Tilda Swinton.

Aldo - "Reverse"

A dupla paulistana formada por Murilo e André Faria já é a preferida do circuito descolado da cidade nesta primeira metade do ano, e o som do Aldo justifica os elogios. Cheio de faixas de apelo dançante, que lembram de Gorillaz a Daft Punk, o primeiro álbum da dupla, Is Love, tem em "Reverse" uma boa síntese da vocação descompromissada da sua produção caseira.

Kanye West - "Black Skinhead"

Leia a crítica do álbum Yeezus

O rapper Kanye West já abre o seu controverso álbum Yeezus com o pé na porta, embora na letra de "Black Skinhead" ele peça com jeitinho, "com licença, vou começar a gritar agora". Os samples desconcertantes que remetem a vertentes da black music, e que marcam o disco todo, já estão bem presentes aqui. A faixa já foi parar no trailer de The Wolf of Wall Street, de Martin Scorsese, e é a única, por enquanto, que pode tirar de "Get Lucky" o título de single do ano.

My Bloody Valentine - "Only Tomorrow"

Outra volta triunfante em 2013. Depois de 22 anos, a banda irlandesa My Bloody Valentine retorna com o álbum MBV e prova como o seu rock distorcido, que influenciou tanta gente nos anos 1990, pode ser atemporal. "Only Tomorrow" é a principal evidência de que dá para fazer baladas sem abrir mão da massa sonora de guitarras que faz a alegria na nação shoegazer.

Jamie Lidell - "I'm Selfish"

Depois de despontar em 2008 com o álbum Jim, o inglês Jamie Lidell indicava que seguiria o caminho da soul music que fez a fama de contemporâneos e conterrâneos como Amy Winehouse. Aos poucos, porém, o DJ e cantor foi pegando um viés mais dançante, e no seu álbum Jamie Lidell, lançado neste ano, ele adere de vez aos sintetizadores, como já sugeria no disco anterior, Compass. A faixa "I'm Selfish" é a inscrição de Lidell no campeonato para eleger o novo Prince.

Thee Oh Sees - "Toe Cutter - Thumb Buster"

Depois de mudar de nome algumas vezes (Orinoka Crash Suite, OCS, Orange County Sound, The Ohsees...), parece que a banda californiana se encontrou como Thee Oh Sees, e sob esse nome vem fazendo um rock de garagem progressivamente mais ruidoso desde 2008. Segunda faixa do álbum Floating Coffin, não só tem um dos melhores riffs de guitarra do ano, como também um videoclipe bem decente.

Vampire Weekend - "Step"

Contra os prognósticos que davam uma vida curta para a banda formada em 2006 em Nova York, o Vampire Weekend chega ao seu terceiro álbum, Modern Vampires of the City, encontrando o equilíbrio ideal entre o pop mais acessível - marcado principalmente pela voz eternamente imberbe do vocalista Ezra Koenig - e a sonoridade étnica à la Paul Simon que acompanha o grupo desde o início. "Step" é o tipo de canção simples, sem nada fora do lugar, que comprova o amadurecimento do Vampire Weekend.

Dorgas - "Hortência"

Antes de lançar o seu ótimo disco de estreia, que leva o nome da banda, o quarteto carioca Dorgas teve a luz de botar na rede o videoclipe de seu primeiro single, "Hortência". O nonsense de verão do vídeo é a senha para entender o álbum, uma mistura de psicodelia com sons e referências dos anos 80. Não tem como não pensar em Talking Heads ouvindo a percussão e a flautinha logo no começo de "Hortência".

Nos comentários, deixe sua opinião: quais as melhores canções deste primeiro semestre de 2013?

Veja nossas outras Omelistas de música:

Veja também:
Dia dos Namorados Macabro
Dia dos Namorados Macabro
Espelhos do Medo
Espelhos do Medo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - The Offspring revela a inédita "Coming For You" - ouça

    The Offspring revela a inédita "Coming For You" - ouça
    Música pode estar no novo álbum do grupo
  2. 2 - As músicas do Oscar 2015
  3. 3 - Rock in Rio 2011 | Diário - Dia 3: Metallica, Slipknot, Motörhead e Coheed and Cambria
  4. 4 - Foo Fighters toca "Breakout" com vocalista de banda cover em Belo Horizonte; assista
  5. 5 - Omelete Nights #46 | Podcast
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Game-of-Thrones-S05-set.jpg
game-of-thrones
Foo-Fighters-capa-do-album-Wasting-Light.jpg
foo-fighters
Omelete Nights
omelete-nights
Grandes Olhos 10dez2014 10
big-eyes
PlayStation 4 20th Anniversary 45
playstation4
The Walking Dead S04E11 Claimed 05
walkingdead
Madonna capa single Give Me All Your Luvin PB
madonna
oscars.jpg
oscar
omeletv-308
omeletv
American Horror Story Freak Show S04E02 Magical Thinking 03
american-horror-story
O Hobbit A Batalha dos Cinco Exercitos 03dez2014 6
hobbit
CCXP Exclusivo Kotobukiya Studio Geek Mundo Geek 02
comic-con-experience-convidados
Publicidade