Música

Artigo

As músicas dos filmes de Baz Luhrmann

Enquanto O Grande Gatsby não chega, uma Omelista para relembrar Romeu + Julieta e Moulin Rouge

02.06.2013, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

No próximo dia 7 de junho, Baz Luhrmann traz aos cinemas brasileiros mais uma reestilização musical de um conto histórico, com O Grande Gatsby. Depois de causar polêmica com Romeu + Julieta e revigorar os musicais com Moulin Rouge, o diretor buscou na obra de F. Scott Fitzgerald seu próximo trabalho.

O Grande Gatsby, estrelado por Leonardo DiCaprio, tem o tradicional glamour e exagero visual de Luhrmann, além de uma eclética seleção de músicas, que também lhe é característica. Para relembrar um pouco da parte musical do diretor, separamos as versões que ele e seus artistas parceiros modificaram em duas de suas mais famosas empreitadas no cinema: Romeu + Julieta e Moulin Rouge.

Leia sobre a visita que fizemos ao estúdios de O Grande Gatsby

Romeu + Julieta

A visão do diretor Baz Luhrmann trouxe luzes e contemporaneidade à obra de 1591 de William Shakespeare. Apesar de manter o linguajar culto baseado em sonetos da obra original, o filme desenrola de maneira fácil e rápida, buscando ligação com os tempos atuais. A estética primorosa, os cenários e a fotografia são cheios de cor e minimamente pensados para envolver o telespectador.

Radiohead - Talk Show Host

Depois de apresentar a discórdia entre as famílias rivais Montéquio e Capuleto, Romeu é mostrado pela primeira vez na praia da cidade fictícia de Verona Beach ao som de Radiohead. A canção "Talk Show Host" está no álbum "Street Spirit" de 1996, e, para entrar na trilha de Romeu + Julieta, ganhou um remix feito por Nellee Hooper. Depois do sucesso do filme, a canção passou a ser apresentada nos shows do grupo regido por Thom Yorke.

Candi Staton - Young Hearts Run Free

A música mais animada da trilha sonora apresenta Mercúcio chamando Romeu para ir ao baile da família de Julieta. É nessa festa que o casal se encontra pela primeira vez. "Young Hearts Run Free" é uma música composta em 1976 pela cantora de soul e R&B Candi Staton e foi regrava em 1997 por Kim Mazelle's para o filme de Baz Luhrmann. A canção ganhou inúmeras outras regravações como, por exemplo, em 2005, quando a cantora Gloria Estefan emprestou a sua voz para regravá-la para o seriado Desperate Housewives.

Des'ree - I'm Kissing You

"Kissing You" (ou "I'm Kissing You") é uma canção escrita pela cantora britânica Des'ree e por Timothy Atack, gravada pela primeira, para a trilha sonora de Romeu + Julieta. A música toca no filme quando os dois se veem pela primeira vez através de um aquário. Apesar da polêmica e divisão de crítica que o filme causou, essa é uma das cenas que ficou marcada pela sua concepção e pela atuação de Leonardo DiCaprio e Claire Danes.

The Cardigans - Lovefool

"Lovefool" é uma música pop escrita por Peter Svensson e Nina Persson para o terceiro álbum de estúdio do The Cardigans, o "First Band on the Moon". A música foi usada no filme que foi lançado nos cinemas dois meses depois do lançamento do single nas rádios. A canção aparece no filme quando a enfermeira de Julieta vai até Romeu avisá-lo que a moça está se preparando para o casamento dos dois.

Garbage - #1 Crush

"#1 Crush" é o primeiro single do Garbage lançado internacionalmente. A música faz parte do álbum Vow e foi remixada por Nelle Hooper e Marius de Vries para a trilha de Romeu + Julieta. O remix alcançou o primeiro lugar no Hot Modern Rock Tracks da Billboard e em 2007 foi incluído no álbum de hits, "Absolute Garbage".

Moulin Rouge

Um dos grandes responsáveis pelo ressurgimento dos musicais em Hollywood foi Moulin Rouge. Com a estética que lhe fez ficar reconhecido, Baz Luhrmann voltou à década de ouro, na França para fazer um filme que mostrasse a genialidade dos locais e o romance trágico de uma cortesã e um aspirante a poeta.

John Leguizamo - "Nature Boy"

Escrita na década de 1940, "Nature Boy" se tornou um hino pop na voz de Nat King Cole, o gênio do jazz. No filme de Luhrmann, John Leguizamo dá toda melancolia necessária para começar a história de Satine e Christian. Este é som que toca no início do filme, entre cenas de uma Paris rodeada por poetas, bebidas, amor e tragédia.

Jim Broadbent e Richard Roxburgh - "Like A Virgin"

Hit absoluto na voz de Madonna, "Like A Virgin" ganhou um tom cômico na voz de Kim Broadbent e Richard Roxbourgh. Na cena em que Satina (Nicole Kidman) vai se entregar ao Duque, o dono da casa onde Satine atua, vivido por Broadbent, começa a cantar a música. Em seguida, Roxbourgh entra em cena e começa a recitar os versos com uma voz mais fina que o normal, antes de se mostrar o grande vilão do filme.

Ewan McGregor - "Your Song"

O primeiro encontro entre Satine e Christian não começa exatamente do jeito previsto. Enquanto a moça acredita que ele é o Duque, ele apenas quer mostrá-la sua poesia. Com um brado iniciado pela letra da música de Elton John, "Your Song", Ewan McGregor começa uma das melhores cenas do filme: a hora em que o casal principal se apaixona. Elton John gravou esta canção para o seu segundo e homônimo disco, de 1967.

Ewan McGregor, Jose Feliciano e Jacek Koman - "Roxanne"

O início da tragédia e a dor de Christian são exemplificados pela melancolia e beleza do tango em "Roxanne" - no filme interpretado por Jose Feliciano. A cena mostra uma bela coreografia do famoso ritmo argentino, mesclado com cenas de angústia do poeta e a noite de encontro entre Satine e o Duque. Além da canção do The Police, gravada em 1978 para o disco Outlandos d'Amour, a versão do filme se mistura com "Tanguera", de Mariano Mores.

Nicole Kidman, Jim Broadbent e Anthony Weigh - "The Show Must Go On"

Entregue às artimanhas do Duque e decidida a salvar a vida de Christian, Satine opta por continuar seu show no Moulin Rouge. Para embalar a cena em que ela toma a decisão e segue as ordens de Zidler, Luhrmann escolheu uma das maiores músicas do Queen, "The Show Must Go On". Lançada pela banda em 1991, esta é uma das últimas composições de Freddie Mercury, que morreu puco tempo depois do lançamento.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.