Assista Agora

BRock - O rock brasileiro dos anos 80

BRock - O rock brasileiro dos anos 80

Alexandre Nagado
13 de Julho de 2002

A história da década mais divertida da música brasileira

Hoje em dia, os anos 80 parecem estar mesmo na moda. Bandas e cantores que retornam do esquecimento, artistas que desfrutam hoje de mais sucesso do que no início, músicas da época sendo regravadas e coletâneas pipocando por todo lado. Tudo isso foi fruto de um movimento que invadiu rádios, TVs e a mídia em geral cerca de vinte anos atrás com mais força do que todas as bombas do axé, pagode e sertanejo juntas.

Há quem diga que não existe rock brasileiro que preste, que é tudo pop, que pop é lixo cultural e etc. Se você ignora essa discussão tosca e apenas gosta de boa música brasileira, uma dica legal para presente no Dia do Rock é o livro BRock - O rock brasileiro dos anos 80.

Escrito de forma brilhante pelo jornalista Arthur Dapieve, o livro foi lançado em 1995 pela Editora 34 e está em sua terceira edição. Chamado por Dapieve de BRock, o pop-rock brasileiro que se consolidou naquela década é retratado e analisado em vários detalhes. Do começo de tudo, passando pela Jovem Guarda, Raul Seixas e Mutantes até a explosão roqueira nos anos 80, o autor dá um panorama social e político do Brasil daqueles tempos. E os clássicos são todos devidamente homenageados.

Titãs, RPM, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Blitz, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Engenheiros do Hawaii têm capítulos próprios, tamanha sua importância à frente do movimento. Uma banda desconhecida chamada Vímana também tem um capítulo próprio, o que não causa estranheza nenhuma. Tudo porque, desta obscura banda, saíram para o estrelato os hoje veteranos Lulu Santos, Lobão e Ritchie, ícones daquele tempo.

Um outro capítulo ainda ressalta a segunda divisão do pop-rock nacional, com as bandas que eram aclamadas pela crítica e vendiam menos do que os figurões ou o contrário, vendiam bem mas nunca caíram nas graças da imprensa musical. Nessa parte, dá pra conferir um pouco da história do Capital Inicial, Ira!, Kid Abelha, Plebe Rude, Inocentes, Nenhum de Nós, Biquíni Cavadão e Camisa de Vênus.

Bandas obscuras para o grande público também mereceram linhas ou ao menos citações, neste precioso documento histórico que ainda seleciona os mais importantes discos daquela época.

Esse é um livro para ler e ouvir ao som de pérolas como Bete Balanço, Você não soube me amar, Loiras geladas, Flores em você, A vida tem dessas coisas, Vital e sua moto, Chorando pelo campo, Fixação, Inútil, Sonífera ilha!, Música urbana, Eduardo e Mônica, Timidez...

BRock - O rock brasileiro dos anos 80
Por Arthur Dapieve
Editora 34
Preço: R$26,00 Compre aqui


Publicidade

Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : musica

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.