Música

Artigo

Especial | O Mundo da Música Eletrônica - Parte II

A origem e as principais características da house e da techno music

30.10.2012, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 13H00

Na primeira parte do especial sobre a música eletrônica, mostramos um pouco do início de um dos gêneros musicais que mais cresce no mundo. Neste segundo artigo, aprofundaremos mais no contexto histórico, mostrando um de duas vertentes da EDM (Eletronic Dance Music) e as influências que elas causam no cenário atual.

knukles-warehouse

None
Knuckles tocando na The Warehouse

derrick-may

None
Derrick May, famoso DJ da techno music

larry-levan

None
Larry Levan, outro grande DJ da house music

frankie-knuckles

None
Frankie Knuckles, o pai da house music

the-warehouse

None
A fachada da The Warehouse

gerald-simpson

None
Gerald Simpson, um dos reponsáveis pela difusão do techno na Europa

ron-hardy

None
Ron Hardy, na Muzic Box

Músicas da Casa, a House Music

Muitos confundem a disco e a house music, principalmente por terem uma ligação histórica muito próxima. Em 1979, após acompanhar o crescimento de movimentos contrários à disco music, a cidade de Chicago, nos EUA, foi palco do nascimento de uma das casas noturnas mais importantes da história da EDM, a The Warehouse. Nela, residia Frankie Knuckles, que ao lado de Larry Levan - um dos precurssores da disco -, era considerado o pai da house music. Enquanto Levan tinha como sua marca registrada as batidas repetidas - as famosas 4x4 - Knuckles acrescentava a isso o R&B, o jazz e o soul, popularizando ainda mais o estilo.

O crescimento e o aumento da aceitação do estilo fez com que as pessoas começassem a procurar a fonte para as novas montagens de ritmo. Àquela época, uma loja em especial ficou na história, a Imports Etc. Os fãs - ou mesmo os curiosos - iam até o estabelecimento para procurar as faixas que Knuckles e outros DJs tocavam na The Warehouse. A demanda cresceu tanto que mais tarde foi criada uma sessão especial para estas músicas, com o nome de "As Heard At The Warehouse" - aos poucos os consumidores foram modificando a nomenclatura da sessão até se tornar o nome oficial do estilo conhecido até hoje, House Music.

Levados principalmente pelo sucesso de Knuckles e Levan, inúmeras rádios (a WBMX e seu "The Hotmix") e outras boates surgiram em Chicago, fazendo desta cidade um dos símbolos para o crescimento da EDM. Uma casa de shows em especial, chamada Muzic Box, foi o berço de outro grande nome do house, Ron Hardy - um dos primeiros a imprimir o funk em suas mixagens e dar uma pegada ainda mais pesada àquela vertente da e-music.

Mesmo com uma popularização cada vez maior, ainda faltava um sucesso arrebatador para que o estilo se tornasse, de uma vez por todas, algo tão importante quanto um single de rock. E o marco zero da house music veio com a música "Your Love", criada a partir de uma parceria entre Frankie Knuckles e Jamie Principle, outro grande DJ da época. Junto deles, Jesse Saunders e Vince Lawrence emplacaram "On and On" e fixaram a música eletrônica para sempre no conceito de música pop.

Além do forte apelo rítmico e da batida contagiante, estas faixas tinham aspectos técnicos que se tornariam padrão em muitos sucessos de outros DJs. "On and On" e "Your Love" eram produções próprias, com letras e melodias feitas pelos músicos da época - o que os levou a não mais somente tocar e selecionar músicas de outros, mas também criá-las. O advento da bateria eletrônica foi outro fator preponderante para a disseminação da house music; pois não era preciso ser erudito ou ter estudios e pick-ups específicas, bastava agora um surto de criação e a posse daquele instrumento traria a possibilidade de fazer música eletrônica.

Após Chicago, no começo da década de 80, era chegado o momento daquela cena tomar conta de outra grande cidade dos EUA: Nova York. Lá, Marshall Jefferson foi responsável pela criação de um dos hinos daquela época, "Move Your Body". Além dele, outros grandes produtores tiveram relevância como Steve "Silk" Hurley, Scott "Smokin" Sill, Farley Jack Master Funk e DJ Pierre - este, dono de uma série de inovações na música, incluindo a adição de instrumentos novos na mixagem.

A chegada à Europa e os subgêneros

A segunda metade da década de 1980 marcou a ida da house music para o continente europeu. Primeiro ela chegou à Inglaterra e posteriormente à Ibiza, que viria a ser um dos destinos mais procurados pelos apreciadores da e-music. Um dos maiores produtores e DJs de todos os tempos, Paul Oakenfold, foi um dos responsáveis pela disseminação do estilo estadunidense - principalmente de Chicago - à Europa. Oakenfold e mais alguns amigos elegeram Ibiza como ponto de partida para uma nova etapa da EDM. A cidade turística das classes mais ricas do Velho Continente tinha uma "vibe" inusitada e, até então, inédita - com uma infalível mistura entre natureza, música eletrônica e drogas. A segunda fase foi levar este novo sentimento para a Inglaterra, que se tornou a cidade disseminadora da cultura pop da música eletrônica.

Com presença maciça nos EUA e em grande parte da Europa, o domínio da e-music se tornava global. A evidente popularização do estilo fez com que novas leituras da música eletrônica surgissem dentro dos próprios gêneros criados até ali. Durante o fim dos anos 80 e toda a década de 90, novas tendências musicais foram criadas a partir da house music. Entre eles existem o techno e o drum and bass, por exemplo. Outros subgêneros tão populares quanto estes são o acid, o deep e o tech house, produções comparadas com as composições mais antigas, e que consequentemente têm um apelo maior ao público underground; além dos "hitmakers" do progressive e electro house, onde estão concentrados a maioria dos artistas do mainstream da EDM como David Guetta, Swedish House Mafia, Bob Sinclair e deadmau5.

Frankie Knuckles - "Move Your Body"

Jesse Saunders - "On and On"

David Guetta - "She Wolf"

deadmau5 - "Professional Gifters"

Techno, o irmão nervoso

Com Chicago e Nova York se destacando no cenário da house music, a música eletrônica se tornava cada vez mais um produto consolidado no mercado. Essa expansão fez surgir em outros locais daquele país, novas vertentes surgiam e começavam a apresentar uma nova roupagem para a e-music. Nos arredores de Detroit, no estado de Michigan, nasceu a techno music, considerada o irmão nervoso da house.

Ocasionalmente o nome "techno" é erroneamente usado para denominar qualquer tipo de música eletrônica. Só a partir de 1988 a alchunha seria empregada de forma correta em trabalhos do Cybotron, Yellow Magic Orchestra e um dos maiores produtores da história, Giorgio Moroder - que hoje trabalha com uma das maiores influências da atual geração, o Daft Punk. Outros trabalhos que definem bem o estilo são as músicas mais dançantes do grupo alemão Kraftwerk, mais um símbolo da EDM.

Como descendente do house, o estilo não poderia renegar suas origens e abusava de elementos diretos do synthpop, da música industrial e do funk. Uma das características mais intensas do techno é sua forte sonoridade, com batidas pesadas e vibrantes. Outro ponto importante na essência do Techno são é a grande quantidade de músicas sem vocal - o que no início foi um grande empecilho e maior ponto de crítica, pois naquela época ninguém achava que poderia emplacar nas pistas algo sem uma voz humana.

Os pais do techno

Os amigos de infância Derrick May, Juan Atkins e Kevin Saunderson foram os precurssores deste estilo nos EUA. Influenciados pelo programa de rádio Midnight Funk Association, comandado pelo eclético DJ Charles Johnson, May usou o pseudônimo Rhythim is Rhythim para lançar "Strings of Life", um dos marcos do techno no mundo. Junto com o grupo Inner City e a música "Big Fun", que acabou chegando às paradas britânicas, eles levaram o estilo a um novo patamar de alcance.

Diferentemente da house music, o techno conseguiu expandir sua música e os artistas para o mundo de uma forma mais rápida. As portas já estavam abertas e o preconceito com a EDM já era menor, principalmente na Europa. Um dos pioneiros do estilo na fase europeia foi Gerald Simpson, criador da clássica "Voodoo Ray".

Não demorou muito para o estilo se espalhar pelo continente europeu, ganhando força na Holanda e outras nações próximas aos países baixos - que foram importantes para evolução da cultura rave e das casas noturnas dedicadas exclusivamente ao techno. Assim como todas as vertentes da EDM, a chegada de um estilo à diferentes países ia modificando a maneira de se fazer música e, aos poucos, o experimentalismo ia tomando conta dos artistas que surgiam. Com isso, sub-gêneros como o minimal techno e o acid techno foram criados.

Apesar de nascer dos subúrbios da cidade de Detroit, por isso muitos afro-americanos foram a maioria dos DJs e produtores que disseminaram o estilo, o Techno é considerado nos dias de hoje como uma música para atingir as classes mais altas da sociedade. Por outro lado, ele nunca deixou as suas raízes do underground, apesar de grandes nomes que passaram pelo mainstream como Moby, The Zombie Hunter's Guild, Orbital e Future Sound of London.

Derrick May - "String of Life"

Gerald Simpson - "Voodoo Ray"

Jay Lumen - "Carpe Diem"

Alex Kinji - "Blue Strobe Light"

Confira a primeira parte do especial O Mundo da Música Eletrônica

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.