Assista Agora

Melhores músicas de 2013

Uma lista com os sons que tornaram o primeiro semestre barulhento, melódico, dançante - ou tudo ao mesmo tempo

Thiago Romariz e Marcelo Hessel
09 de Julho de 2013

Mal começou o segundo semestre e 2013 já é um ótimo ano de lançamentos musicais, de retornos de grandes artistas e de ícones pop que se arriscam a algo mais. Antes de partir para os discos que vêm por aí, fizemos uma lista com algumas das principais faixas do primeiro semestre, sem distinção por estilo ou artista.

Daft Punk - "Get Lucky"

Leia a crítica do álbum Random Access Memories

Primeiro single do lançamento mais badalado do ano, "Get Lucky" apresentou a nova proposta do Daft Punk em Random Access Memories, seu primeiro álbum em oito anos. Com uma mistura de eletrônica com dance music, a faixa liderou paradas pelo mundo afora e sai na frente na disputa pelo título de melhor single do ano.

Queens of The Stone Age - "Kalopsia"

Leia a crítica do álbum ...Like Clockwork

A expectativa em cima de ...Like Clockwork era alta, e numa primeira audição o disco novo do Queens of the Stone Age não parece ter a mesma pegada dos primeiros álbuns. Entre faixas desaceleradas e um ou outro potencial hit, porém, chega "Kalopsia", a sexta faixa, e as coisas começam a ficar mais claras: este é o álbum em que a banda finalmente depura o seu "rock de pesadelo", que o líder Josh Homme vem experimentando desde Lullabies to Paralyze (que já no título falava de canções de ninar, não por acaso). Com participações de Alex Turner e Trent Reznor, "Kalopsia" tem a guitarra consagrada de Homme, mas o que marca, desde o começo, é o som do sintetizador, que parece tirado de uma trilha sonora de Angelo Badalamenti.

Justin Timberlake - "Mirrors"

Leia a crítica do álbum The 20/20 Experience

Justin Timberlake carrega consigo o estigma de salvador do pop, e os sete anos que separam FutureSex/LoveSounds (2006) deste seu novo álbum só agravaram essa imagem. Depois de uma fase dedicada ao cinema, o cantor volta aos holofotes com The 20/20 Experience, um álbum que mostra o refinamento pop que Timberlake adquiriu ao longo dos anos. No player abaixo, veja o clipe de "Mirrors", um dos singles do disco.

Arctic Monkeys - "Do I Wanna Know?"

"Do I Wanna Know?" é uma das primeiras músicas do próximo e aguardado disco do Arctic Monkeys. Além de oficializar a data de lançamento para o dia 10 de setembro, o grupo confirmou a participação de músicos como Josh Homme, do Queens of The Stone Age, e Pete Thomas, percussionista famoso por trabalhar com Elvis Costello. Confira o clipe da música abaixo.

David Bowie - "The Stars (Are Out Tonight)"

Leia a crítica do álbum The Next Day

A volta triunfante do camaleão David Bowie surpreendeu a todos. Com The Next Day, o cantor sai de uma reclusão musical de quase dez anos e mostra que ainda conhece do assunto. Ele evita algumas experimentações de seus discos eletrônicos anteriores e faz um álbum pop, nostálgico na medida. No player abaixo, veja o clipe de "The Stars (Are Out Tonight)", que tem a participação de Tilda Swinton.

Aldo - "Reverse"

A dupla paulistana formada por Murilo e André Faria já é a preferida do circuito descolado da cidade nesta primeira metade do ano, e o som do Aldo justifica os elogios. Cheio de faixas de apelo dançante, que lembram de Gorillaz a Daft Punk, o primeiro álbum da dupla, Is Love, tem em "Reverse" uma boa síntese da vocação descompromissada da sua produção caseira.

Kanye West - "Black Skinhead"

Leia a crítica do álbum Yeezus

O rapper Kanye West já abre o seu controverso álbum Yeezus com o pé na porta, embora na letra de "Black Skinhead" ele peça com jeitinho, "com licença, vou começar a gritar agora". Os samples desconcertantes que remetem a vertentes da black music, e que marcam o disco todo, já estão bem presentes aqui. A faixa já foi parar no trailer de The Wolf of Wall Street, de Martin Scorsese, e é a única, por enquanto, que pode tirar de "Get Lucky" o título de single do ano.

My Bloody Valentine - "Only Tomorrow"

Outra volta triunfante em 2013. Depois de 22 anos, a banda irlandesa My Bloody Valentine retorna com o álbum MBV e prova como o seu rock distorcido, que influenciou tanta gente nos anos 1990, pode ser atemporal. "Only Tomorrow" é a principal evidência de que dá para fazer baladas sem abrir mão da massa sonora de guitarras que faz a alegria na nação shoegazer.

Jamie Lidell - "I'm Selfish"

Depois de despontar em 2008 com o álbum Jim, o inglês Jamie Lidell indicava que seguiria o caminho da soul music que fez a fama de contemporâneos e conterrâneos como Amy Winehouse. Aos poucos, porém, o DJ e cantor foi pegando um viés mais dançante, e no seu álbum Jamie Lidell, lançado neste ano, ele adere de vez aos sintetizadores, como já sugeria no disco anterior, Compass. A faixa "I'm Selfish" é a inscrição de Lidell no campeonato para eleger o novo Prince.

Thee Oh Sees - "Toe Cutter - Thumb Buster"

Depois de mudar de nome algumas vezes (Orinoka Crash Suite, OCS, Orange County Sound, The Ohsees...), parece que a banda californiana se encontrou como Thee Oh Sees, e sob esse nome vem fazendo um rock de garagem progressivamente mais ruidoso desde 2008. Segunda faixa do álbum Floating Coffin, não só tem um dos melhores riffs de guitarra do ano, como também um videoclipe bem decente.

Vampire Weekend - "Step"

Contra os prognósticos que davam uma vida curta para a banda formada em 2006 em Nova York, o Vampire Weekend chega ao seu terceiro álbum, Modern Vampires of the City, encontrando o equilíbrio ideal entre o pop mais acessível - marcado principalmente pela voz eternamente imberbe do vocalista Ezra Koenig - e a sonoridade étnica à la Paul Simon que acompanha o grupo desde o início. "Step" é o tipo de canção simples, sem nada fora do lugar, que comprova o amadurecimento do Vampire Weekend.

Dorgas - "Hortência"

Antes de lançar o seu ótimo disco de estreia, que leva o nome da banda, o quarteto carioca Dorgas teve a luz de botar na rede o videoclipe de seu primeiro single, "Hortência". O nonsense de verão do vídeo é a senha para entender o álbum, uma mistura de psicodelia com sons e referências dos anos 80. Não tem como não pensar em Talking Heads ouvindo a percussão e a flautinha logo no começo de "Hortência".

Nos comentários, deixe sua opinião: quais as melhores canções deste primeiro semestre de 2013?

Veja nossas outras Omelistas de música:



Publicidade

Comentários (94)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar rubia (21/12/2013 21:25:22)   1 0
Eu gostei muito de Do I Wanna Know?,Arctic Monkeys sempre se superando.



sem avatar rubia (21/12/2013 21:21:13)   1 0
Eu acabei de comprar AM do Arctic Monkeys, melhor disco do ano!!!!!!!!!!!!!



sem avatar Kaio (30/10/2013 11:49:43)   0 0
povo que chilica com lista é um troço sério hein auheuahuehauheua



Fernando Fernando (30/10/2013 11:11:23)   47 0
Apesar de Get Lucky estar ali, sei que a lista é de brinks, não me pegaram nessa.

PS: uma banda do Rio de Janeiro chamada 'Dorgas'... ok... ok...



sem avatar Roberto (15/10/2013 07:20:04)   -6 0
Pra ter "cultura" é necessário ouvir essas bandas? Onde está o Rock e outros estilos?



sem avatar O (14/10/2013 17:34:47)   151 0
Fico muito mais com "Why'd You Only Call Me When You're High?" dos Monkeys.



R@finha VERDÃO Rises R@finha VERDÃO Rises (08/09/2013 21:52:11)   705 1
Essa musica "Reverse" é a musica do Chaves!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Raul Raul (19/07/2013 12:40:42)   1071 0
Salve David Bowie.. tem gente que nem conheço nessa MEDÍOCRE lista.



sem avatar Jean (17/07/2013 16:50:49)   6 1
Olha, tem muita coisa que gosto ai, mas essa lista não tem cabimento nenhum.
Acho que ta na hora do Omelete contratar alguém que realmente entenda de música para escrever sobre.
Ta foda essas matérias musicais rasas que omelete faz. Dão muita atenção para cinema e quadrinhos e se esquecem da música.
O ápice foi cobertura porca feita do Lollapalooza.
Vamos lá omelete a coluna de música tem um grande potencial, só precisam saber aproveita-lá



Marcos Marcos (12/07/2013 23:40:51)   186 0
Gostei muito da lista,As melhores são a do mestre David Bowie,A do Daft Punk é uma delicia, E a Do Kanye West Uma porrada.

Gosto tambem das de Arctic Monkeys e Queens The Stone Age.



Publicidade
Marcos Marcos (11/07/2013 23:24:04)   62 0
Até que me surpreendeu esta lista em alguns pontos, pois se tratando de música eu esperava mais uma piada de mal gosto do omelete.




Member of Member of (11/07/2013 19:47:39)   318 0
Onde está "Flick Of The Finger" da Beady Eye???

Faz a versão 2 desse post aí, omelete...



sem avatar Rodrigo (11/07/2013 17:00:46)   1 1
Essa música do Vampire Weekend é sensacional.



sem avatar kauã (11/07/2013 13:01:46)   21 0
Engraçado, não tem nenhuma música do novo album do J Cole, um dos melhores do ano. Yeezus colocava três músicas fácil nessa lista.



Carolina Carolina (10/07/2013 22:33:17)   27 0
"Do I Wanna Know?" e "Get Lucky" já valem o ano, boas demaaais!



Boris Casoy Boris Casoy (10/07/2013 21:49:42)   21 0
Aos poucos Josh Homme vai se consolidando como o grande último gênio do rock. Mas poderiam ter escolhido outras músicas do ...like a clockwork como "Keep your eyes peeled", "Fairweather Friends" ou a épica "I Appear Missing"

Boa noite



Cirilo Cirilo (10/07/2013 19:38:11)   378 2
Desses aí só conheço David Bowie e um pouco de Queens of the stone age.
Mas desde sempre a geração q veio antes raramente agrada do estilo de música da atual. Ou vcs acham q os fãs de Pearl Jam curtiam Motley Crue, e os fãs de Motley crue curtiam Sex Pistols, E os de Sex Pistols curtiam Pink Floyd e assim por diante.



sem avatar MARCOS (10/07/2013 16:11:19)   -84 1
TUDO UM LIXO,TENHO PENA DESSAS NOVAS GERAÇÕES QUE NUNCA VÃO CONHECER ALGO DE ALTO NÍVEL DE CRIATIVIDADE E INTELIGÊNCIA COMO FOI NO PASSADO.


Luiz Eduardo Luiz Eduardo (10/07/2013 17:40:52)   -302 -1
Pesquise e escute Sigur Rós, Explosions on the Sky, Mogwai e depois venha falar que essa geração não conhece música boa, quem não conhece música atual e boa é porque não quer.

Cesar DS9 Cesar DS9 (10/07/2013 18:26:48)   814 1
Luiz Eduardo, não tenho bagagem pra discutir qualidade em música, mas o que acho ruim a beça hoje em dia é justamente o peão ter que procurar, procurar e procurar pra achar um música que goste.

Cito o exemplo que a 10 anos eu colocava na MTv e gostava de algumas coisas. Escutava a Jovem Pan e era legal (algumas coisas).

Mas hoje tá brabo. Eu sei que existe muita coisa boa na música, mas o problema é justamente ter que ficar cavando nos buracos e submundos da música ou do youtube pra achar algo que me agrade. Desanima.

Antes o cara ligava a tv e lá estava um video do Pearl Jam...hoje o cara coloca na VH1 e tem um monte de bandinha de cabelinho jogado na testa sem aquela pegada rock in roll...sei lá





Luiz Eduardo Luiz Eduardo (10/07/2013 18:56:48)   -302 -2
Ah sim, isso é verdade, foi algo que eu sempre falei, o problema da geração atual é que a "música boa" não é tão famosa quanto era até os anos 90, mas hoje em dia não é tão raro assim música boa, é só saber em que radio por e em que site baixar suas músicas. Não vou dar pitaco em "bandas com atitude rock'n'roll" porque realmente eu não conheço nenhuma e as que fazem sucesso e tentam fica ridículas (Oasis e Arctic Monkeys por exemplo)


Mas é muita estupidez falar aquilo que o Marcos falou - que eu espero que ele se refira a bandas como Pink Floyd, Jethro Tull e Gentle Giant - porque para alguém falar com tanta certeza aquelas estupidezes que ele falou, ele deveria conhecer melhor a cena musical "cabeça" de hoje em dia e por isso citei bandas do gênero mais cabeça e que faz sucesso na atualidade, o Post-Rock. De qualquer jeito, duvido muito que essas bandas (tirando a época "famosa" do Pink Floyd) ficavam tocando nas Rádio Pan da vida, sempre a música de "alto nível de criatividade e inteligência" não foi famosa, o Marcos que devia se dar o trabalho de pesquisar mais (Isso se ele realmente falava de bandas com alto nível de criatividade e inteligência, porque se falava de Hard Rock a coisa fica preta...)

Paxanga Paxanga (17/09/2013 05:49:28)   28 0
http://www.youtube.com/watch?v=9G4jnaznUoQ&feature=player_detailpage



... ok ... realmente o alto nível é assustador, nada que essa geração faça vai chegar nesse "alto nível"!


Renan Renan (10/07/2013 14:21:14)   8 5
A música do ALDO é um plágio fudido da musica do chaves mano! Uma bosta!



Cesar DS9 Cesar DS9 (10/07/2013 14:04:22)   814 -2
A música ou album que mais me agradou até o momento foi a trilha sonora o filme do seu Cruise, Oblivion.

Perfeita para o filme e agradável de ouvir enquanto se navega pela net ou para leitura.

Padrão: Tron O legado

Destaque: I’m Sending You Away

http://www.youtube.com/watch?v=zhHZaJAfFsI



Fabio Fabio (19/08/2013 10:14:18)   14 0
Vídeo privado, não dá pra ver...


Publicidade
sem avatar Kevin (10/07/2013 12:39:34)   1 1
New Slaves e I am a God são melhores que Black Skinhead



Zica das Almas Zica das Almas (10/07/2013 10:45:37)   389 1
Toda lista é sempre a mesma coisa; a maioria sempre odeia e contesta.
Mas para mim David Bowie merece sempre estar na lista de melhores.



Ramon Ramon (10/07/2013 09:56:05)   52 1
Daft Punk como sempre muito bom ( é uma das músicas que eu mas ouço no momento ) ! O que falar de David Bowie ...não ha o que falar o cara é f@#$ , Já os outros vieram com bons single



sem avatar Fred (10/07/2013 09:19:21)   1 1
Faltou alguma do 13, novo álbum do Black Sabbath, que tá muito bom!

E do Foals também, Holy Fire tá no meu TOP 5 de melhor álbum de 2013. Late Night e Inhaler são foda demais!

Do Queens Of The Stone Age escolheram a que é menos boa. I Appear Missing é a melhor do álbum, junto com If I Had a Tail.



sem avatar Kobold (10/07/2013 07:59:02)   17 0
Realmente o Omelete é fraquinho pra música, e gosto é gosto, mas vou deixar aqui o que pra mim são os melhores albúns do ano por enquanto, dos que ouvi:

Suuns - Images du Futur
Black Sabbath - 13
Primal Scream - More Light
Patty Griffin - American Kid (Só pela faixa 02)
Villagers - Awayland
QOTSA - Like clockwork
Rokia Traoré - Beautiful Africa
Amon Amarth - Deceiver of the Gogs
The SteelDrivers - Hammer Down
Foals - Holy Fire
Mavis Staples - One True Vine
Dropkick Murphys - Signed and sealed in Blood
Jason Isbell - Southeastern
Streetlight Manifesto - The hands that thieve
Rose Windows - The Sun Dogs
Cult Of Luna - Vertikal]
Thao and the Get Down - We the Common
Eels - Wonderful, Glorious
IceAge - You're Nothing
Shearwater - Animal Joy
Alguns não ouvi direito ainda, como o do Bowie e o do Alice in Chains novos, mas do que ouvir esses achei animal.



Majin-Boo Majin-Boo (10/07/2013 00:53:26)   621 2

Lista fraca.

Cadê os Greatest hits do ano? como:

Anita, com: Prepara.

Naldo, com: 1,2,3,4...

E a trilha de Carrossel? Na trilha de Carrossel Tem aquela musica que fala assim: "E se eu te der meu coração, numa panela de pressão, todos os seu sonhos vão se realizar".Que e melhor que as musicas de Justi Timberlake.



A Lenda de:Rocket Raccoon A Lenda de:Rocket Raccoon (08/09/2013 16:08:26)   3545 0
e nenhuma dessas músicas chega aos pés de god is dead de black sabbath


Josias Josias (10/07/2013 00:37:31)   231 0
♪ We're up all night to get lucky ♫



Menino Lobo Menino Lobo (09/07/2013 22:54:56)   268 3
Música, ta aí um assunto que não é a especialidade do Omelete...



Luis fernando Luis fernando (09/07/2013 19:13:39)   429 0
Só senti falta do Monster do Kiss e 13 do black sabath, fora isso otima lista,principalmente pela escolha do strokers!


Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 21:33:39)   -302 -2
Realmente, a não-escolha do Strokes é um dos pontos altos da lista


Galo Galo (09/07/2013 18:47:15)   1279 0
Boas músicas desse ano que, por enquanto, não saem da minha cabeça:

Voices - Alice in Chains
Instant Crush - Daft Punk
If I Had A Tail - Queens of the Stone Age
Flick of the Finger - Bead Eye
Welcome to Japan - The Strokes


E como música ruim também gruda:

Naldo - Amor de Chocolate

Kkkkkk...



Publicidade
Willie Willie (09/07/2013 18:04:08)   810 2
Fazer listas desse tipo é pedir pra encher a sessão de comentários [com xingamentos e pseudo-polêmicas]. Será que foi essa a intenção do Romariz? Porque é inútil, tendo em vista que toda lista usa critérios subjetivos e parciais.

Por exemplo, salvo pouquíssimas exceções, achei a lista fraquíssima. Mas é perda de tempo [e energia] xingar os caras e tentar submeter meu gosto pessoal. Inútil.

Como diria Arnaldo Bloch: "na internet quem tem opinião diferente do outro se torna inimigo."



sem avatar Andre (09/07/2013 17:42:55)   3 3
Da pra ver claramente quais foram escolhidas pelo Marcelo e quais pelo Thiago. Concordo apenas com duas músicas da lista, da pra melhorar.



sem avatar Marcio A. (09/07/2013 17:28:06)   213 3
Nenhum dos grupos acima tem músicas que se comparem a quaisquer das faixas de "The devil put dinosaurs here", do Alice in Chains, que para mim é o melhor álbum do ano (até aqui). Destaco também Be, do Beady Eye, que embora não seja rock'n'roll no estilo mais pesado, também é uma ótima novidade. O Omelete pisou na bola com essa lista indie. Melhor ouvirem música com ouvidos mais atentos da próxima vez.


sem avatar Jean (17/07/2013 16:59:36)   6 0
Cara sou fã do AiC, mas querendo ou não sairam álbum melhores que
The Devil Put Dinosaurs here.
Like Clockwork e o BE são exemplos. O Ramdom Access Memories do Daft Punk também.
O The Devil put Dinosaur here é muito bom, mas se for comparar produção e qualiade músical os que citei ganham. Fora 13 do Sabbath, Violins and Tambourines do Stereophonics...


rodrigo rodrigo (09/07/2013 16:59:10)   10 2
o que se aprende com o omelete de quadrinhos e cinema se desaprende com musica. o listinha ridícula hipster sem noção, Romaris fala muita merda com relação a musica sempre, vide as coberturas de festivais. ta certo que gostam de cultura pop e acabam indo pela moda. e moda e algo a nunca ser pautado pq sempre vem kilos de merda... 0 ovos para essa lista.


Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 17:25:37)   -302 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Roberto Roberto (09/07/2013 16:30:31)   52 0
Só a título de sugestão.
Quando for o caso de listas assim, seria interessante disponibilizarem um link de download dos sons, pode ser num único arquivo zip todas músicas. Teria mais efeito prático.

Abrax.



Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 15:57:22)   -302 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Guilherme (09/07/2013 15:45:57)   2 2
Melhores músicas de 2013? só se for dentro do quesito pop indie hypster do omelete. Na Boa tem muita coisa melhor , fiquem no Cinema , Quadrinhos e Games , pq musica vcs são fraquissimos.



Cláudio Cláudio (09/07/2013 15:12:11)   14 2
Queens of the Stone Age salva essa lista da desgraceira total. Justin Timberlake? Pelo amor de Deus, a maioria do que está ali vai direto para o limbo do pop descartável (pleonasmo, eu sei). Lixo, lixo e mais lixo! Só o novo do Alice in chains ("The Devil Put Dinosaurs Here") é mais relevante do que toda essa porcaria. Sem contar o ótimo "13", do Black Sabbath, que vem destronando os novos queridinhos das paradas. Vocês são uns fanfarrões!


Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 15:49:43)   -302 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Cláudio Cláudio (09/07/2013 16:44:02)   14 1
Esqueci do Bowie. Ele merece... rs

Salto no vácuo com joelhada Salto no vácuo com joelhada (09/07/2013 17:01:40)   -30 -1
"13", do Sabbath, concordo. Muito bom. Já o novo álbum do Alice in Chains é fraco. Sem chance de alguma música desse álbum aparecer em uma lista com os melhores singles do primeiro semestre. E o sr. esqueceu de Bowie e QOTSA. Limbo? Acho que são seus comentários que vão para lá, radicalzinho de classe média. Um grande abraço.

sem avatar Marcio A. (09/07/2013 17:26:56)   213 1
Perfeito comentário, Claudio. Nenhum dos grupos acima tem músicas que se comparem a quaisquer das faixas de "The devil put dinosaurs here", que para mim é o melhor álbum do ano (até aqui). Destaco também Be, do Beady Eye, que embora não seja rock'n'roll no estilo mais pesado, também é uma ótima novidade. O Omelete pisou na bola com essa lista indie.

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 21:32:01)   -302 -2
De olho em que acha que faltou Beady Eye e chama a lista de indie...


sem avatar Leonardo (09/07/2013 15:00:31)   -3 3
"O quê!? Não tem o Erasmo Carlos?!", "Idiotas! Não botaram o Dream Theater!", "Lista estúpida! Não tem o Neubauten nem o Zé Keti!"
Pelamordedeus, gente! Sério que vocês não aprenderam que lista é a forma mais pessoal de fazer jornalismo?!
Ouçam o tio Leo, lista é SÓ uma forma muito legal de começar uma discussão ADULTA sobre preferências e gostos, e disseminar conhecimento.
Bufar e espernear por causa de uma lista é burrice, egotrip de adolescente xiita.
Vão lá ler o Nick Hornby antes de falar bobagem.


Lazy Jones Lazy Jones (09/07/2013 15:12:32)   190 1
*bufando e esperneando

:)

Vou fazer a lista "As melhores religiões de 2013"

\o/

Daniel Daniel (09/07/2013 15:31:09)   76 0
Falou tudo tio Léo.

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 15:51:39)   -302 -2
Falou tudo e mais um pouco, inclusive, que livro do Hornby você indica? Li Alta Fidelidade estes tempos e é simplesmente fantástico (igual ao filme)


sem avatar alberto (09/07/2013 14:23:52)   4 4
Cade o Black Sabbath???? Alguém ai sabe que eles lançaram álbum novo em junho??



Publicidade
Ricardo Ricardo (09/07/2013 12:52:50)   1811 1
Puts, dá desgosto de ver uma lista dessas consideradas como "as melhores", desgosto.

Fora uma ou duas musiquinhas aí, pra mim é tudo genérico.

Vou fazer uma caridade aqui e dar ao Omelete dicas de bons artistas que lançaram novidades esse ano e um pouco ano passado pra ver se refina mais isso daí.

- Black Sabbath - 13
- Deep Purple - Now What?!
- Blackmore's Night - Dancer and the Moon
- Spock's Beard - Brief Nocturnes and Dreamless Sleep
- Joe Satriani - Unstoppable Momentum
- The Winery Dogs - projeto novo de Ritchie Kotzen, Billy Sheehan e Mike Portnoy.
- Marillion - Sounds that Can't Be Made
- Poets of the Fall - Temple of Thought
- ZZ Top - La Futura
- Van Halen - A Different Kind of Truth
- Kiss - Monster

Aí Omelete, por favor, ESCUTE essa lista, por favor. Olhem mais a sua volta e percebam que a música vai muito mais além do que essas coisinhas midiáticas genéricas que vocês divulgam aí.

E uma última coisa: ISSO aí da lista é o melhor que os caras da grande mídia podem oferecer hoje? Sério?? Se for, que decadência, hein? Que decadência! Fico triste então pela música midiática estar soando tão genérica e tão... sem graça, sem sal, sem tempero, pra dizer o mínimo.


Flavio Flavio (09/07/2013 13:32:36)   1 0
Realmente, dá pra perceber que você foi totalmente imparcial e abrangente, pelos seus exemplos...

=P

Ricardo Ricardo (09/07/2013 14:02:15)   1811 2
Bom, eu dei exemplos, né Flavio? Já você não.

Quer algo mais abrangente? OK, Santana - "Shape Shifter". Primeiro disco realmente bom do Santana há décadas. Tem o novo do Eric Clapton, "Old Sock" que é obrigatório pra quem realmente aprecia boa música.

Que mais? Ah sim, o novo do Bobby McFerrin - "spirityouall", que está jóia, o novo de Os Mutantes - "Fool Metal Jacket", que está bem naquele feel de volta às raízes da banda, tem o tributo de George Benson a Nat King Cole que achei bem bacana.

Pronto. Mais abrangente, como você pediu.

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 14:18:20)   -302 -1
Po cara, você é rockeiro então curte paradas mais rock mesmo, mas a lista tá bem abrangente, tem desde de Justin Timberlake e Kanye West até David Bowie e (surpreendentemente) My Bloody Valentine, álbum que nem critica teve por aqui. Ainda teve QoTSA e a nova do Arctic Monkeys que é muito boa, diferente da porcaria que foi o último disco, mas realmente acho que faltou alguma do Black Sabbath. Enfim, gosto não se discute, mas da para sentir que lista foi bem elaborada, não se prendeu a um estilo e também não está cheia de "música midiática" (estaria se apresentasse a musica da Miley Cyrus, a Mariah Carey lanço uma bosta esses tempos também, Justin Bieber, etc)

These aren't the droids These aren't the droids (09/07/2013 14:31:22)   97 0
Ricardo, ainda que eu não tenha concordado muito (leia-se: não gosto de quase nada aí) com a lista do Omelete, a sua é mais genérica, afinal abrangeu só rock.

Melhores do ano (ou do semestre, no caso) deve ser mais abrangente. Assim, mesmo não sendo minha praia, respeito e concordo que a música do Daft Punk realmente TINHA que estar na lista. Foi um dos lançamentos mais falados até agora.

De qualquer forma acho que faltou colocarem algo do Sabbath aí.

p.s.: antes que vc me acuse de não adicionar nada: meus albuns preferidos de 2013 por enquanto são o do David Bowie, do Hendrix e o do Ghost.


Ricardo Ricardo (09/07/2013 14:50:13)   1811 3
Sinceramente, apesar de sim, eu ser mais das veias Rock, Blues, Jazz, Soul, Metal, não acredito em rótulos como mecanismo de obstrução à apreciação da boa música.

Mas vem cá, lista ser pessoal e no nome aparecer "As melhores"... e eu ainda sou criticado por dar exemplos do que eu acho melhor... paradoxo, hein?!

No mais, mantenho minha opinião: se isso aí da lista é o melhor segundo o Omelete, então prefiro mesmo ficar na minha lista pessoal.

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 15:32:36)   -302 -1
Eu não critiquei você fazer a sua lista, afinal cada um tem seu gosto musical, eu só acho errado você falar de seu gosto/lista como se fosse indiscutivelmente certa, porque, novamente, gosto não se discute.

Eu não me arrisco a fazer uma lista pois não acompanho muito novos lançamentos, mas dos que eu ouvi, senti falta do novo do Sigur Rós (só para não falarem que achei a lista perfeita, mas como já disse, ela é abrangente como deveria ser)

Salto no vácuo com joelhada Salto no vácuo com joelhada (09/07/2013 17:12:38)   -30 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Alípio (09/07/2013 19:45:17)   5 2
Mas nem a lista do Omelete é tão abrangente assim. Nada de Blues? E Jazz? Não tem MPB, nem samba?

É inegável que quando se trata de música, o Omelete tem sim uma veia mais indie ou hipster ou alternativo ou chame do que quiser, vcs sabem do que estamos falando rsrs. Até mesmo grupos que fogem disse, são grupos que costumam adentrar listinhas indies (postaram ai nos comentários) como QOTSA, como o grande David Bowie, etc. Não ter um Winery Dogs ou um Black Sabbath ou Joe Bonamassa aqui, não é a toa.

Mas nem estou reclamando. Já aceitei que, em se tratando de música, o Omelete é assim, tanto que leio pouquíssimas matérias deles nesse segmento.

PS: grandes albuns Ricardo.

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 21:44:28)   -302 -2
Com "abrangente" eu quis dizer que teve um bom equilíbrio entre os dois maiores estilos de hoje em dia: O pop e o alternativo/indie. Concordo que faltou algo de MPB e algum desses grandes lançamentos do rock, mas para uma lista ser abrangente não precisa ter blues ou jazz, porque não temos grandes artistas dos gêneros atualmente, e os poucos que temos seriam taxados de "alternativo, hipster e indie" ou seriam de algum dinossauros que estão vivos até hoje.

Eu não entendo gente que reclama da música aqui do site, claro que vemos que eles curtem umas paradas mais indies e alternativas, mas agora eu pergunto, e se tivessem uma veia rockeira (quero deixar claro que eu acho essa palavra ridícula)? Vocês iam achar ótimo e nem iam ficar reclamando que só dão destaque ao rock. É pura questão de gosto.

sem avatar Zé Celso (09/07/2013 23:51:53)   0 0
Monster saiu em 2012...

sem avatar Alípio (10/07/2013 00:41:37)   5 2
Pois foi exatamente por isso que questionei o termo. A lista foi louvada por ser abrangente e, no mundinho lollapalooza de ser, ser abrangente é passear do pop ao indie. Sobre Jazz e Blues, discordo totalmente, pois há sim bons nomes novos, eu mesmo já citei um. Quanto aos dinossauros, não sei qual o problema deles. O próprio omelete, acertadamente, listou um, David Bowie.

E como não entender as reclamações? É como se a parte de cinema fosse exclusivamente de cinema europeu, p.ex. Perderia-se uma enorme parcela de leitores. E, cá entre nós, o rock é um gênero extremamente popular entre o público alvo do site, como ignorar? O Black Sabbath lançou um disco com o Ozzy depois de 35 anos, e o Omelete não tá nem ai. É bem mais relevante saber o que anda fazendo o Thee Oh Sees. Mas enfim, como já disse antes, já me conformei que aqui é só para os indies.



Luiz Eduardo Luiz Eduardo (10/07/2013 01:09:45)   -302 -2
Po, não é porque o disco não tá na lista de melhores do primeiro semestre que eles estão "nem ai". Tem notícia sim do novo disco do Black Sabbath, do mesmo jeito que abrindo a página "música" do site tem notícias do Megadeth, Alice in Chains, Suicidal Tendencies e Raimundos, e sobre criticas não dá pra reclamar, que para qualquer banda/show já é raro ter, mas ainda sim, tem criticas de shows do Black Label Society, do Kiss, do Robert Plant, etc.

Sobre os artistas de Blues/Jazz eu realmente me equivoquei, blues ainda é muito comum, principalmente esse estilo que é meio uma mistura com o hard rock, mas Jazz é realmente raro algum artista (tanto que eu não consigo pensar em um) que toque para um público mais amplo (o famoso mainstream) ou se fazem um sucesso relativo, é com o público indie/alternativo. Não tenho nada contra os dinossauros que citei, apenas que não me recordo de nenhum lançamento recente memorável, e ah, com dinossauros eu quis dizer essa galera do blues negro dos anos 50.

sem avatar Alípio (11/07/2013 12:27:59)   5 1
Não ter uma resenha sobre um album do Sabbath com Ozzy (e um álbum excelente!) após 35 anos é muito significativo. Ter uma resenha do novo do Daft Punk após 8 anos tb era obrigatório, e advinha, tem.

Costumo ser hiperbólico, acabo exagerando nos termos usados. No entanto, é inegável a predominância indie aqui no site. Fica claro na maioria das notícias, pelas resenhas, nas coberturas de festivais e esta lista apenas evidenciou isso mais uma vez, e dai surgiu o debate.

Enfim, só disse que eu entendo as reclamações do pessoal que não é lá muito chegado ao pop/indie e realmente não sei qual o problema na pessoa achar que a seção aqui fica devendo (e muito). Ainda acho que, no Omelete, o assunto música é para os indies.


Daniel Daniel (09/07/2013 12:48:50)   76 0
Pra mim os melhores álbuns do ano estão entre QOTSA e Daft Punk. O cd do Bowie tem algumas músicas MUITO legais também. Altas expectativas pra AM do Arctic Monkeys, as deuas faixas divulgadas até agora são sensacionais.



These aren't the droids These aren't the droids (09/07/2013 12:47:12)   97 2
Nossa, do Queens escolheram logo a pior do album... quiça de toda discografia da banda...




Lazy Jones Lazy Jones (09/07/2013 12:38:15)   190 6
O título dessa matéria deveria ser "Músicas que nós (Thiago Romariz e Marcelo Hessel) gostamos.


Daniel Daniel (09/07/2013 12:50:05)   76 0
Listas são muito pessoais mesmo... Mas eu acho que todas as músicas de destaque do ano estão aí.

Ricardo Ricardo (09/07/2013 12:54:49)   1811 2
Concordo, porque fora eles, ninguém mais gosta, ou pelo menos ninguém em sã consciência e pleno funcionamento de suas faculdades mentais escolheria uma listinha tão genérica e tão sem graça como esta!

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 14:19:25)   -302 -2
Se você fizer uma lista também será "Músicas que eu (Lazy Jones) gostei deste ano". Lista é coisa pessoal cara, quanto que as pessoas vão entender isso?

Lazy Jones Lazy Jones (09/07/2013 15:10:01)   190 3
Luiz Eduardo,

Mas justamente por isso que eu comentei! :)

Fazer uma lista dessas é questão de gosto, se fosse a minha lista seriam outras músicas/bandas. Péssima idéia do Omelete fazer uma coisa dessas, ainda mais entitulando "Melhores músicas de 2013".

Luiz Eduardo Luiz Eduardo (09/07/2013 15:25:09)   -302 -2
Existe uma coisa chamada imparcialidade no jornalismo, a Rolling Stone, por exemplo, nunca faz uma lista "Os 50 melhores artistas de todos os tempos na nossa opinião""

G. brucew G. brucew (09/07/2013 15:38:13)   1990 0
não dá pra fazer lista de música, é um negócio muito pessoal, sempre causa um alvoroço geral


#Dani# #Dani# (09/07/2013 12:27:21)   3952 0
Só ouvi do Justim Timberlake e David Bowie, as outras não conheço, mas vou ouvir.
O cenário musical para mim, está sem graça nesse últimos anos, sem coisas empolgantes, na minha opinião é claro.



Tati Tati (09/07/2013 12:20:55)   33 0
Putz, a única que escutei foi "Get Lucky". E pra mim já basta...é fantástica essa música. :)


Felipe Felipe (09/07/2013 13:02:49)   221 0
Concordo, Get Lucky é imbatível nesse ano, remete os anos dourados do disco/funk.

E pra mostrar que Daft Punk e black music tem tudo a ver, vem Black Skinhead, um exemplo de quando a inspiração artística atinge seu nível mais alto.

G. brucew G. brucew (09/07/2013 15:38:58)   1990 -1
pois é, e uma gúria ali em cima nos coments disse que não ouviu get lucky e ainda criticou a lista


lucas yan lucas yan (09/07/2013 11:43:46)   56 0
sou feliz em dizer que nunca escutei uma música sequer dessa lista :)




Omeletop : musica

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.