Música

Notícia

Björk - "Volta"

O bom retorno da cantora islandesa

31.05.2007, às 00H00.
Atualizada em 02.05.2017, ÀS 04H13

Ao contrário dos trabalhos anteriores de Björk - Medulla, de 2004, e Vespertine, de 2001 - Volta, seu lançamento mais recente, é um disco extrovertido, cheio de metais, fortes batidas, canções obscuras e vocais profundamente emocionais.

Um dos motivos desta mudança é a presença do produtor Timbaland. Não é preciso muito esforço para reconhecer seus toques nas duas faixas mais animadas e dançantes do álbum - "Earth Intruders", que abre o disco e é também o primeiro single, e "Innocence". O lado positivo desta parceria é a iminente transformação das faixas em hits radiofônicos, algo difícil de se ver na carreira da cantora islandesa. Por outro lado, a influência do produtor é tão forte que se tivéssemos os vocais de uma Nelly Furtado em vez da Björk, o resultado seria quase o mesmo.

Quem também dá um toque especial ao disco são os metais. "Vertebrae by Vertebrae" e "Pneumonia" são bons exemplos. A primeira remete a trilhas sonoras dos filmes dos anos 50 enquanto a segunda lembra "Isobel", do disco Post.

Já a faixa "Dull Flame of Desire" marca a colaboração de Björk com o cantor inglês Antony Hegarty, do grupo nova-iorquino Antony and the Johnsons. Uma linda canção, cuja letra foi tirada de uma tradução do poema de Fyodor Tyutchev. Uma sensacional declaração de amor.

O clima étnico impera nas faixas "I See Who You Are" e "Hope", graças a instrumentos característicos como o pípá (um instrumento de cordas muito utilizado no Japão, China e Coréia) e o kora (um instrumento de cordas africano).

E não poderia ficar de fora a Björk contestadora, que incita a independência e clama por justiça no manifesto "Declare Independence", a canção mais pesada do disco.

Apesar da pasteurização na produção de Timbaland, Volta é um disco que ainda deixa muito claro que Björk faz o que quer em seus trabalhos, experimenta muito e ainda consegue deixar sua marca. Um bom disco. Uma boa "volta".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.