Música

Notícia

Morre Ravi Shankar, citarista indiano que colaborou com os Beatles

Ícone da contracultura, músico difundiu a influência indiana na música ocidental

12.12.2012, às 08H54.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H33

Ravi Shankar, o citarista indiano que colaborou com os Beatles na década de 1960 e difundiu a influência indiana na música ocidental, morreu hoje, aos 92 anos, por complicações respiratórias e cardíacas.

Ravi Shankar

None
Ravi Shankar

George Harrison aprendeu com Shankar a dominar a cítara, instrumento de cordas tradicional da Índia que usaria em "Within You Without You" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Shankar também foi professor de John Coltrane, esteve em Woodstock em 1969, organizou e participou de Concert for Bangladesh, show idealizado por Harrison, em 1971, e recebeu uma indicação ao Oscar, em 1982, pela trilha de Gandhi.

Pai da cantora Norah Jones (que se apresenta esta semana no Brasil), descrito por George Harrison como "o padrinho da World Music", Shankar foi proclamado como "um tesouro nacional" pelas autoridades indianas.

Confira no vídeo uma das aulas de Harrison com Shankar:

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.