Música

Notícia

Star Trek | Casa de concertos de Berlim recebe a ópera klingon 'U'

A lenda de Kahless e da espada Bat'leth ocupam a Haus der Kulturen der Welt nesta sexta

20.02.2013, às 17H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

A Haus der Kulturen der Welt ("casa das culturas do mundo") de Berlim, espaço para óperas e concertos no meio do parque Tiergarten cuja arquitetura lembra a forma de uma ostra, terá nesta sexta-feira, dia 22, uma apresentação da civilização klingon.

star trek

None

A ópera intitulada 'U', que tem direção artística de Floris Schönfeld e composições de Eef van Breen, é cantada em klingon e - segundo o site da HKW - usa instrumentos musicais do povo alienígena, conhecido por aparecer nas séries e filmes de Star Trek. É possível adquirir ingressos online e quem aparecer vestido de klingon ganha dois pelo preço de um.

'U' reconta a lenda do herói Kahless, que depois de ser traído por seu irmão é forçado a descer ao submundo e criar a lâmina Bat'leth - a famosa espada curva klingon que apareceu pela primeira vez na TV em Jornada nas Estrelas - A Nova Geração - e assim derrotar o tirano Molo. Em tradução livre do idioma klingon, "u" quer dizer "universo" ou "universal".

O trabalho do grupo Klingon Terran Research Ensemble já roda espaços teatrais menores há quatro anos, e dá pra ter uma ideia de 'U' pelos dois vídeos abaixo:

O tenente Worf da Nova Geração é fã de óperas klingons:

'U' faz parte de um programa da Haus der Kulturen der Welt dedicada à "música não-humana". Entre as próximas atrações há concerto com músicas compostas por um computador, a apresentação de Sir Elton Junk (um robô meio centauro, meio carrinho de supermercado), uma orquestra de animais e a "orquestra espacial" de Jerry Dammers, um dos fundadores da importante banda britânica The Specials. Dá pra consultar o programa completo aqui.

Os klingons devem ter papel importante em Além da Escuridão - Star Trek, novo filme da franquia - leia mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.