Música

Artigo

Os Smashing Pumpkins

Os Smashing Pumpkins

07.01.2002, às 01H00.
Atualizada em 12.01.2017, ÀS 17H03

Billy Corgan, DArcy, James Iha e Jimmy Chamberlain, os Smashing Pumpkins, deixaram seu nome entre os grandes ícones do rock nos anos 90.

Aproveitando o lançamento do CD Rotten Apples/Judas O´, preparamos uma matéria destacando os pontos principais da carreira da banda, do seu início até o término recente. Divirta-se (e se tiver um sonzinho dos Pumpkins por aí, coloque pra tocar enquanto lê, fica bem mais legal). :-)

A trajetória

Com uma mistura de rock progressivo, psicodelia e heavy metal, a banda tem suas origens no movimento do rock underground no ano de 1988, mais precisamente, no dia 5 de outubro, quando fizeram seu primeiro show. Na ocasião, receberam U$ 50,00 pela apresentação. Um ano depois, lançam seu primeiro single, "I Am One, mas o reconhecimento só chegou em 1990, quando o quarteto mostrou seu segundo single, Tristessa, através do cultuado selo Sub Pop, de Seattle.

Em junho de 1991, a Caroline Records lança o primeiro álbum dos Pumpkins, Gish. O disco se torna instantaneamente um sucesso, como um dos grandes representantes do movimento alternativo emergente. Gish vende 1 milhão de cópias só nos Estados Unidos, mais 1,5 milhão ao redor do mundo. Começam as turnês da banda com o Red Hot Chili Peppers e Pearl Jam. Em 1992, ganham uma faixa na trilha sonora do filme Vida de Solteiro (Singles, 1992 - dirigido por Cameron Crowe).

Em 1993, assinam contrato com a Virgin Records e lançam Siamese Dream, um marco na história do rock alternativo com suas letras instrospectivas e guitarras pesadas. O álbum vende quase 10 milhões de cópias no mundo todo e pelos próximos dois anos a banda apareceria estampada nas capas de todas as melhores publicações do mundo da música, como a Rolling Stone e a Spin. Também desfrutam enorme sucesso no verão de 1994, quando fecham uma noite do festival Lollapalooza. No mesmo ano lançam Pisces Iscariot, coleção de raridades e lados B. Mesmo com tanto sucesso, o melhor ainda estaria por vir.

É no final de 1995 que chega às lojas Mellon Collie and the Infinite Sadness, um álbum duplo - uma ópera rock -, que atinge o status de um dos melhores lançamentos da década. Mellon... estréia no primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Billboard. Os números finais chegam às 20 milhões de cópias. Os Pumpkins ganham no ano seguinte sete MTV Video Music Awards por Tonight, Tonight e o Melhor Video Alternativo por 1979. Mellon Collie é eleito pelas revistas Time, Rolling Stone, Billboard, Request e Spin como o álbum do ano, entre muitos outros prêmios.

Entretanto, como parece que toda banda de rock tem que ter uma tragédia, Jimmy Chamberlin é despedido depois que o tecladista das turnês Jonathan Melvoin morre em seu quarto de hotel. Em seu lugar entra Matt Walker, do Filter.

Em 1997, depois de ter recebido sete indicações para o Grammy (das quais ganhou uma com "Bullet with butterfly wings"), os Pumpkins gravam duas músicas para a trilha-sonora do filme Batman e Robin (Batman & Robin, 1997, dirigido por Joel Schumacher). Um ano mais tarde, recebem mais um Grammy, desta vez por "The End Is the Beginning Is the End". Alguns meses depois, seu novo álbum, Adore, estréia em segundo lugar na Billboard e a banda embarca em uma extremamente bem-sucedida turnê pela Europa.

Jimmy Chamberlin volta à banda em 1999. No final do mesmo ano, The Everlasting Gaze, o primeiro single de MACHINA/the machines of God, estréia nas rádios. Em 2000, antes mesmo do lançamento do novo disco, D’Arcy Wretzky sai da banda, em seu lugar entra a antiga contra-baixista do Hole, Melissa Auf Der Maur. Em fevereiro, MACHINA / the machines of God, é lançado. Alguns meses mais tarde, MACHINA II: The Friends and Enemies of Modern Music é disponibilizado para download gratuito na Internet. No dia 23 de maio, os Smashing Pumpkins anunciam seu fim. O término da banda acontece no Metro, no mesmo local onde tudo começou, doze anos antes.

Os melhores momentos e novidades

Para comemorar a trajetória da banda, acaba de ser lançado no Brasil, Smashing Pumpkins Greatest Hits, Rotten Apples, com os maiores sucessos dos Pumpkins.

Ao mesmo tempo em que lança o Rotten Apples simples, a gravadora colocará no mercado uma edição limitada com um disco a mais: Judas O’ - a continuação de Pisces Iscariot. Esta nova compilação é compostas de lados-B e raridades coletadas das sessões da banda. Como bônus extra, o projeto gráfico do disco tem fotos inéditas dos Pumpkins ao longo de sua carreira.

Confira abaixo o track listing dos dois discos:

Rotten Apples

Siva / Rhinoceros / Drown / Cherub Rock / Today / Disarm / Bullet With Butterfly Wings / 1979 / Zero / Tonight, Tonight / Eye / Ava Adore / Perfect / The Everlasting Gaze / Stand Inside Your Love / Try, Try, Try / Real Love (faixa inédita de MACHINA II) / Untitled (faixa inédita)

Judas O

Lucky 13 (faixa inédita de MACHINA II) / Aeroplane Flies High / Because You Are (faixa inédita de Adore) / Slow Dawn (faixa inédita de MACHINA II) / Believe / My Mistake (faixa inédita de Adore) / Marquis in Spades / Here’s to the Atom Bomb / Sparrow (faixa inédita de Adore) / Waiting (faixa inédita de Adore) / Saturnine (faixa inédita de Adore) / Rock On (faixa inédita) / Set the Ray / Winterlong (demo inédita de Machina) / Soot and Stars (demo inédita de Machina) / Blissed and Gone

Com o fim do Smashing Pumpkins, resta aguardar o lançamento dos novos projetos de seus integrantes. Em 2002 esses trabalhos devem pintar por aí e é claro que o Omelete estará conferindo tudo e opinando. Fique de olho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.