Assista Agora

SWU 2011 | Peter Gabriel & The New Blood Orchestra em clima lento

Cantor engajado em causas sociais faz show para ouvir parado

Danilo Romeiro
14 de Novembro de 2011

peter gabriel

Calmo, sóbrio e acompanhado de uma orquestra (com direito a piano de cauda), o cantor britânico Peter Gabriel surpreendeu o público do segundo dia do SWU 2011, formado (nesse final de noite) por uma plateia visívelmente cansada após enfrentar um dia de chuva, vento e muitos atrasos.

Com um belo controle vocal, o fundador do Genesis, banda parcialmente responsável pela psicodelia existente no rock dos anos 1970, deu iníciou ao seu show com um cover lento de "Heroes", escrita por David Bowie e Brian Eno. Com o apoio da New Blood Orchestra (composta por 46 músicos sob a direção de Ben Foster), ele mostrou versões de "Digging In The Dirt", "Don't Give Up", "Downside Up" e "Intruder", entre outros sons próprios, mas principalmente de sua fase voltada para o World Music, deixando de lado hits dançantes dos anos 1980, como "SledgeHammer".

Antes de grande parte de suas canções, Peter Gabriel fez relativamente longas introduções, sempre lidas (em português) e que contavam histórias de jovens de diferentes continentes e grupos étnicos, mas com temas como superação, força de vontade e ecologia em comum. O ponto fraco do show ficou mesmo por conta da produção do evento. Isso porque, para quem estava em clima de orquestra, ouvir o som do palco eletrônico vazando era motivo de sobra para se dispersar. E não, Peter Gabriel não fez comentário algum sobre o incidente envolvendo sua equipe e a do Ultraje a Rigor, que aconteceu durante o show da banda brasileira e que você pode ficar sabendo um pouco mais aqui.

Leia mais sobre SWU 2011

Fotos: Flora Pimentel



Publicidade

Comentários (8)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

pabloREM pabloREM (14/11/2011 16:41:52)   9 0
Sempre leio o Omelete e muito tempo atrás fiz um comentário sobre a deficiência da parte "musical" do site. Melhorou de uns tempos para trás, mas sinceramente o que foram essas reportagens (se é que dá para chamar disso) feitas sobre o Peter Gabriel e Lynyrd Skynyrd. Como é que o site coloca para escrever, alguém que nitidamente não tem conhecimento algum sobre os artistas mencionados? A quantidade de bobagens: Lynyrd Skynyrd "mantiveram a pose, mas se perderam em alguns momentos, principalmente pelo fato de a banda soar ao vivo como um cover deles mesmos", Peter Gabriel " tocou Digging In The Dirt", "Genesis e a PSICODELIA dos anos 70" só para citar alguns.



Emerson Emerson (14/11/2011 14:53:34)   0 0
Talvez pela imersão no show, mas não lembro dele ter tocado "Digging in th Dirt"...
No mais, foi um belo show!


sem avatar Mario Augusto (15/11/2011 15:34:24)   6 1
Com certeza, ele não tocou Digging in the Dirt... Acredito que o Danilo tenha confundido com Secret World... No mais, na minha modesta opinião, um ótimo show. O final com Don't Give Up, uma das mais belas músicas de todos os tempos, foi memorável.


sem avatar Carlos Frederico (14/11/2011 14:41:49)   1 1
Caro Danilo, acho que você não assistiu o show que está comentando..."Digging In The Dirt" não estava no set list...você estava mesmo lá em Paulínia?É óbvio que o clima do show é mais lento,o que é característico do som Do Peter Gabriel, e com certeza, como conhecedor de música, que é o que se espera de quem comenta um concerto, você sabe analisar as diferenças no som do Genesis com e sem a presença dele,que passou a ser muito mais comercial sob o comando do Phil Collins.Ontem tivemos a oportunidade única de ver uma lenda do rock num show maravilhoso, intropectivo, com música da mais alta qualidade.



Laura Laura (14/11/2011 12:37:16)   2 0
confesso que eu estou esperando os comentários sobre o duran duran também...



Dark Dark (14/11/2011 11:32:33)   630 0
Porra cade os comentários sobre o Duran Duran, os reis do New Wave Romântico!
Vocês colocam o clip novo deles, pensei que iriam falar sobre o show, que eu adorei, achei o melhor da noite! adoro Duran Duran!




Ricardo Ricardo (14/11/2011 11:29:34)   1808 1
Deve ter sido um show bastante interessante. Meio fora de contexto, acho eu, do que a galera estava esperando naquele momento, mas mesmo assim interessante.

Mr. Gabriel é um compositor de mão cheia. Foi ele que trouxe o Genesis ao estrelato do Rock Progressivo e colocou a banda ao lado de ícones como Pink Floyd, Yes, etc.



Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (14/11/2011 10:21:08)   161 -1
Fez tanta birra onde chegou a expulsar a banda Ultraje a Rigor do palco para apresentar um acústico? Que esse mala não volte mais.




Omeletop : musica

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.