Assista Agora

LEGO Lord of the Rings | Crítica

Um game para a todos governar

Flávia Gasi
04 de Dezembro de 2012

LEGO Lord of the Rings

LEGO Lord of the Rings

Traveller Tales
, 2012
Aventura Warner Bros.

Ótimo
Comprar
LEGO O Senhor dos Anéis
LEGO O Senhor dos Anéis
LEGO O Senhor dos Anéis
LEGO O Senhor dos Anéis

Os games da franquia LEGO historicamente adaptam seu material de origem de forma mais bem humorada, em um universo cheio de ação e extras, além do mundo recriado em tijolinhos, claro. No caso de LEGO Lord of the Rings, a primeira coisa que o jogador vai perceber é um esmero na produção, para se assemelhar mais fielmente aos filmes de Peter Jackson. Talvez porque este seja o material mais sério que a produtora já teve que lidar.

Por dentro do universo de Tolkien

No título são usados não apenas os mesmos personagens e cenas dos filmes, mas também as vozes e a música. A dublagem traz uma sensação de autenticidade, mesmo que às vezes as frases sejam editadas ou utilizadas em outro contexto. Por outro lado, saber editar o texto produz o tão conhecido bom humor da série. E, para agradar um público maior, há uma linha fina entre seriedade e simplicidade, ou seja, por mais que haja muito a se explorar, a narrativa principal é linear, e deve durar por 10 ou 12 horas de jogo para quem não se importa em acabar o game com bem menos de 100% dele resolvido.

Por conta disso, não é exatamente todo o universo de J.R.R. Tolkien que será encontrado no jogo, mas os ambientes mais importantes. É justo dizer que, graficamente, LEGO LOTR é o melhor game da franquia, tanto em termos de aplicação de texturas, muitas delas mais "adultas" (para seguir o estilo dos filmes), como pela sensação de escala: tudo é grandioso. Os cenários ficaram belíssimos, e criaturas como trolls ou orcs são divertidas e bem desenhadas ao estilo LEGO. Assim como é possível percorrer grande parcela do mundo a pé, para destravar extras e dar uma olhada nas ambientações.

Atire o anão

Há algumas omissões, principalmente na última parte, o Retorno do Rei, e alguns personagens aparecem somente nas animações entre as fases, como Arwen, Eowin, Denethor ou Galadriel. Contudo, há uma variedade de personagens extras para coletar, incluindo Bilbo, Gloin, Gil Galad e até Tom Bombadil, que vagam por determinadas áreas, esperando serem descobertos. Como o jogador conhece a história, por outro lado, a maioria dessas lacunas não prejudica a jogabilidade ou a história, não há surpresas narrativas, mas há piadas.

Entre elas, estão as conquistas - todas com frases retiradas dos livros - e mecânicas divertidas, como atirar o anão (não pela barba), sincronizar os cavalos dançantes ou atirar flechas de banana que podem ser letais. Inclusive, com a variedade de personagens, há sempre algo novo a fazer, e jogar em modo cooperativo ajuda a experiência a ser mais completa. Enquanto Gimli pode quebrar certos tipos de pedras, Legolas pode pular mais alto ou andar em cima de cordas. Já Sam pode plantar e criar fogueiras. Muitas das resoluções de quebra-cabeças, ou o avanço de fases, requerem uso de três ou mais personagens, o que traz mais dinamismo ao jogo.

Outra mudança é o peso das armas. É bem diferente estapear inimigos com os punhos, quando você é um hobbit; ou empunhar espadas ou o machado do anão. Além disso, a mecânica da franquia parece mais refinada a cada novo game.

Espere eu guardar minha tocha, Espectro

Nesta versão, os personagens podem carregar até oito itens, em um sistema parecido ao de equipar magias em LEGO Harry Potter. Isso pode ser funcional, mas às vezes atrapalha, especialmente quando você deve precisa de algo em meio a um combate. Vale comentar também que a resolução de missões pode ser um pouco repetitiva e a câmera ainda atrapalha, dependendo do segmento, quando é necessário mais precisão para pular.

O maior entretenimento de qualquer LEGO começa, porém, quando a narrativa principal termina - e este não é diferente. É aí que se inicia a diversão da exploração, quando o jogador está livre para encontrar colecionáveis, destravar extras e vagar pela Terra-média. O game ainda inclui tarefas que podem ser realizadas por outros personagens, para angariar tesouros, além de combinar itens - alguns sérios e outros, nem tanto.

Meu precioso

Por mais que algumas franquias estejam demonstrando sinais de esgotamento por conta de repetimento de mecânicas, LEGO mantém-se sempre como um jogo que vale a pena experimentar. Como a recriação de mundo e personagens é sempre diferente, há um sentimento de renovação a cada versão. LEGO Lord of the Rings ainda adiciona as vozes originais dos atores do filmes e apresenta os melhores gráficos da série. O problema são os pequenos erros que também se tornaram incorporados à série e talvez a necessidade de ver mais do universo, para quem é fã de Tolkien.

O game da Traveller Tales está disponível para Xbox 360, Playstation 3, PCs e Wii. Compre aqui.

Leia mais sobre LEGO
Leia mais sobre O Senhor dos Anéis



Comentários (20)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Jefferson (10/12/2012 15:32:04)   7 0
Super analisa Flavia parabéns, eu joguei somente o demo e achei muito bom o game.
Eu vi que saiu no eShop da Nintendo por uns preços bem bom por sinal, será que a versão do 3DS é boa igual a dos consoles ?



sem avatar Rodrigo Gouveia Maciel (07/12/2012 08:05:35)   0 0
Eu gosto bastante da serie lego, só que eu acho que devia ter chek point e não personagem nunca morrer, aparecer no mesmo local que morre, isso deixa o jogo bem facil, por exemplo não tem como perder de sauron no começo do jogo.



sem avatar Sergio (05/12/2012 16:33:05)   1 1
O Omelete é visivelemnte puxa sacos de LOTR



Luan Luan (05/12/2012 14:10:13)   30 0
Excelente jogo, alias essa serie só vem crescendo desde o ótimo Lego Star Wars.



Fogs Fogs (05/12/2012 13:57:54)   916 1
O próximo tem de ser do De Volta para o Futuro ou da fase 1 do universo Marvel nos cinemas!


o ESPETACULAR homem-aranha o ESPETACULAR homem-aranha (05/12/2012 18:16:45)   1083 0

Imagina só:
-LEGO MARVEL: Phase One
-LEGO Percy Jackson and the Olympians
-LEGO Spider-Man
-LEGO X-Men
-LEGO Fantastic 4
-LEGO Jurassic Park
-LEGO Star Trek
-LEGO HALO
-LEGO God Of War

Seria fod@!!!


Alexander Alexander (05/12/2012 11:26:54)   12 0
Tenho todos os games da série Lego aqui em casa. Espero esse para o X-Box. Nem sei quem se diverte mais: eu ou os meus filhos de 5 e 3 anos.



American Psycho American Psycho (05/12/2012 10:14:31)   368 0
Mais uma vez se prova que não precisa de gráficos pra fazer um ótimo jogo..


WELTON CHIGETA WELTON CHIGETA (06/12/2012 20:06:23)   10 0
Como é???


Ghefrentte Ghefrentte (04/12/2012 22:10:35)   60 0
A Traveler's Tales não está fácil! Os jogos da Lego cada vez melhores surpreendendo cada vez mais em cada experiência. Acho que todos os jogos da série Lego que joguei foram ótimos. Só aqui em casa tenho o Star Wars Complete Saga, Batman 2, Lord of The Rings, Pirates of the Caribbean e Harry Potter 1-4. Enquanto os jogadores em geral dizem que os 'grandes lançamentos do ano' foram Assassin's Creed 3 e Call of Duty BO2, devo dizer que, em minha humilde opinião, o Lego Lord of the Rings deveria ser incluído ai. Pra quem já viu os filmes ou leu os livros, (ou fez os dois, como é o meu caso) todas as cenas icônicas de Senhor dos Anéis estão lá, com falas retiradas dos próprios filmes com pequenas alterações, ou não, dependendo do momento, e, claro, como todo bom game da série Lego, eles utilizam pequenas brechas para colocar o bom humor em dia com piadas aqui e ali.

Jogo perfeito! Todo bom fã de Senhor dos Anéis deveria experimentar.



sem avatar Eduardo Costa/BA (04/12/2012 21:05:28)   41 0
So espero que nao seja a saga crepusculo, o pessoal da traveller games sao muito inteligente pra fazer uma cagada dessa rsrs



Rafael Rafael (04/12/2012 20:54:58)   149 0
Não tem como baixar o jogo pra pc ?


Raul Raul (05/12/2012 01:10:57)   1065 -1
Se não me engano, já se encontra pra baixar.


Publicidade
Adriel Adriel (04/12/2012 20:32:11)   1187 0
Nunca tive a menor dúvida de que este seria o melhor jogo baseado em LOTR já feito.



Cafettone Cafettone (04/12/2012 20:15:17)   66 0
A série Lego de games só prova como gráficos e mecânica simples podem ser também muito divertidos... Só o foda é pisar numa peça de Lego descalço



Luiz Fernando Luiz Fernando (04/12/2012 18:55:42)   63 0
A série LEGO está, fácil, entre minhas favoritas de todos os tempos, desde que joguei o Star Wars 1. Nunca vi tanto respeito com material de origem, e ao mesmo tempo tanta criatividade pra aproveitar elementos que até as séries oficiais deixam de fora.

Quando saiu o primeiro Star Wars, eu já sonhava que saísse um Indiana Jones e um Senhor dos Anéis. Eles realizaram meus sonhos. E agora, o que será que vem pela frente? Independente do que for, vou querer jogar!



sem avatar Fernando (04/12/2012 17:29:37)   240 0
Superou o Batman Lego 2



Renato Renato (04/12/2012 14:20:54)   210 0
Joguei a demo no PS3 semana passada e achei muito bom, assim como todos os outros jogos da série LEGO. As piadas são simples mas sempre fazem rir, especialmente quem se lembra bem das passagens dos filmes. Os gráficos realmente são os melhores da série, melhores até que muitos jogos maiores por aí.




Omeletop : games

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.