24

Assista Agora

Oscar 2012 | Entendendo o Oscar - DIREÇÃO

Saiba como funcionam - e como evoluíram - as premiações de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Visuais

Marcelo Hessel
24 de Fevereiro de 2012

west side story
Amor, Sublime Amor, o primeiro Oscar de direção dado a duas pessoas
os eleitos
Os Eleitos ganhou Melhor Montagem em 1984 com uma equipe de cinco montadores
star wars
Star Wars levou no ano em que Melhores Efeitos Visuais ganhou seu nome definitivo

Para encerrar a nossa série de três artigos sobre as categorias do Oscar, depois de falar do som e da arte, resta comentar a direção visual. As categorias de Melhor Direção e Melhor Fotografia estão entre as mais antigas do prêmio da Academia - foram instituídas já na primeira edição, de 1928, ao lado de Roteiro Adaptado, Ator, Atriz, Direção de Arte e Melhor Filme.

Embora seja tão velha quanto o Oscar, a categoria de fotografia sempre provoca mal-entendidos. Cabe ao diretor de fotografia supervisionar (ou colocar a mão na massa, quando ele próprio faz a função de operador de câmera) o trabalho de câmera de um filme. É ele quem lida com os profissionais de iluminação, de gruas e trilhos, escolhe ângulos e enquadramentos - decisões que, frequentemente, os diretores dos filmes apenas ratificam. Não é só o público que confunde a estética de um longa como um todo, desde o design de produção até os efeitos visuais, com o trabalho do diretor de fotografia - a Academia também se deixa levar por aquilo que plasticamente é mais chamativo, como mostram os vencedores recentes do Oscar de Melhor Fotografia Memórias de uma Gueixa, O Labirinto do Fauno, Quem Quer Ser um Milionário? e A Origem, entre outros.

Assim como em outras categorias, apenas o principal (ou principais) diretor de fotografia de um filme pode ser indicado - os realizadores inscrevem esses profissionais e cabe à Academia decidir se eles são mesmo os principais diretores de fotografia do filme em questão. Hoje é mais raro, mas no passado até dois ou três diretores terminavam premiados pela fotografia de um determinado longa. A última vez em que isso aconteceu foi em 1982, quando Billy Williams e Ronnie Taylor ganharam o Oscar pela fotografia de Gandhi.

O mesmo vale para Melhor Direção. Apenas em duas oportunidades a Academia premiou co-diretores de um filme: em 1961, quando Jerome Robbins e Robert Wise venceram por Amor, Sublime Amor, e em 2007, quando os irmãos Joel e Ethan Coen venceram por Onde os Fracos Não Têm Vez. Embora seja evidente pela própria lista de categorias do Oscar que o cinema é um trabalho essencialmente colaborativo, os diretores ainda são vistos como "donos" do filme - de todos os 85 longas que levaram o Oscar de Melhor Filme até hoje, 62 venceram também na categoria de Melhor Direção.

A regra que exige que as pessoas indicadas tenham exercido papel crucial em suas categorias também vale para Melhor Montagem - e costuma deixar de fora muitos montadores que trabalham em filmes vencedores mas não são creditados por seu trabalho. O montador é o profissional que recebe o material bruto da filmagem e encadeia as cenas; esse é o antepenúltimo passo na finalização de um filme, antes dos efeitos visuais e da mixagem de som. O trabalho do montador é importante porque é ele que - nem sempre acompanhado do diretor - escolhe quais tomadas usar de um determinado plano, quais takes descartar e onde e quando cortar. Há diretores como Martin Scorsese e Quentin Tarantino que terminam associados a apenas um montador - respectivamente, Thelma Schoonmaker e Sally Menke - enquanto nomes como Terrence Malick às vezes são ajudados por quatro ou cinco montadores em etapas diversas de um mesmo filme.

Já houve um caso de seis montadores serem indicados por um único filme (O Fugitivo, no Oscar de 1994) e clássicos do cinema como O Exorcista e Apocalypse Now inscreveram, cada um, quatro montadores na premiação. Nenhum deles venceu, porém. Em toda a história, o vencedor de montagem que tinha a equipe mais extensa foi Os Eleitos, com cinco montadores. A Academia parece enxergar a importância de uma boa edição para a Sétima Arte. Desde 1981, todo indicado a Melhor Filme é indicado também a Melhor Montagem.

Pela própria natureza das tecnologias, a categoria de Melhores Efeitos Visuais é, entre essas quatro, a que passou por mais mudanças ao longo dos anos. Originalmente premiava "efeitos especiais", depois entre 1964 e 1971 passou a chamar-se "efeitos especiais visuais". De 1972 a 1977, foi um Oscar excepcional (não era uma categoria fixa). Seu nome atual e sua posição definitiva na lista de categorias só veio a partir de 1978 - ano em que Star Wars venceu Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

Outra peculiaridade ocasionada pelas mudanças tecnológicas é que essa categoria tem dois parâmetros definidos. O comitê que escolhe a primeira lista de dez finalistas - presidida por um profissional que a Academia aponta anualmente - deve julgar: 1) a contribuição dos efeitos visuais para o filme como um todo; e 2) a habilidade, a fidelidade e o nível de arte que alcançam as "ilusões visuais" (palavras oficiais da Academia, aspas nossas). Os membros desse comitê não assistem aos filmes em casa; é feito um encontro, uma projeção com trechos dos filmes, e todos eles deliberam até chegar à lista de finalistas. Assim como nas demais categorias, o comitê especializado faz essa peneira, mas quem vota para decidir o campeão são todos os membros da Academia.

Mais um cuidado que o Oscar toma com os efeitos visuais: pedir que os realizadores de um filme enviem, quando necessário, uma descrição por escrito explicando o procedimento usado para criar os efeitos, além dos trechos do filme, com no máximo 10 minutos. Como o número de profissionais envolvidos é muito maior do que nas demais categorias - basta reparar na imensidão de gente creditada ao final da sessão de um blockbuster - a Academia impõe um limite: os realizadores podem indicar até quatro pessoas, apenas, responsáveis pelos efeitos visuais de seus filmes. Nas palavras da Academia, Melhores Efeitos Visuais é uma categoria que premia artesãos; então "produtores, coordenadores e outros executivos só são elegíveis se forem também técnicos com responsabilidade criativa" sobre os efeitos de um filme pretendente à estatueta.

Uma última curiosidade: os trechos cedidos para a avaliação do comitê não são devolvidos aos estúdios. Esse material passa a ser propriedade dos organizadores do Oscar e é depositado no Arquivo de Filmes da Academia, que em troca garante que não usará esses trechos com fins comerciais.

Leia mais sobre Oscar 2012


Compartilhar

Comentários (24)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Lucas Lucas (26/02/2012 10:20:24)   2 0
Sério que a única coisa boa pra se falar de DIREÇÃO é das ocasiões em que a Academia premiou duplas de diretores?
Tem que rever isso aí!



André André (25/02/2012 17:47:00)   387 0
Boa matéria, mas onde está escrito "de todos os 85 longas que levaram o Oscar de Melhor Filme até hoje, 62 venceram também na categoria de Melhor Direção", acho que seriam 83 longas, pois o Oscar deste ano é o 84º. De qualquer forma, parabéns Hessel!


Vinícius Vinícius (26/02/2012 11:27:45)   2 1
Isso é porque nas primeiras edições do Oscar existiam duas categorias de Melhor Filme: Produção de Destaque e Produção Única e Artística.

André André (26/02/2012 14:27:15)   387 0
Valeu Vinicius, essa eu não sabia!


Ad Samp Ad Samp (25/02/2012 09:23:03)   182 1
Desculpe Hessel, mas tenho que discordar de que o Diretor de Fotografia escolhe o ângulo que a cena será filmada.

Sendo entusiasta da sétima arte, tenho informação que é o Diretor que arquiteta tudo que será mostrado, utilizando em 99% dos casos um storyboard.

Não consigo imaginar alguém dizendo para Michael Bay que a câmera será postada em um tripé e a cena vai durar 10 segundos sem movimento.

E o que dizer de Robert Rodrigues e Steven Sonderbergh, que dispensam esses profissionais e eles mesmos metem a mão na massa?

Martin Scorsese em suas entrevistas vangloria o trabalho do seu cinematógrafo. Entrosamento é tudo.

Lembram da entrevista de Terry Gilliam, ele adimirado como Steven Spielberg fazia aqueles movimentos de câmera em Tintim?

Agora quando o diretor é um Pau-mandado, aí...


Pinto Pinto (26/02/2012 01:44:21)   87 0
Concordo contigo.

E o único ponto fraco da matéria foi ter passado meio que batido na categoria Diretor, afinal, essa função é bem mais do que uma mera curiosidade de quando dois diretores levaram a estatueta juntos.

Principalmente na relação com o dir. de fotografia e montador. Dizer que o dir. de fotografia escolhe ângulos e etc e que o montador raramente é assistido pelo diretor é praticamente a mesma coisa que dizer que o diretor é apenas um condutor da obra e não adiciona nada a ela.

Até mesmo pelo fato roteiro x direção.

E em 1983 apenas dois filmes indicados a Melhor Filme foram indicados a Melhor Montagem, só escolhendo um ano para citar o vacilo da matéria.

Mas vale notar que "Gente como a Gente" foi o último filme a ganhar o prêmio de Melhor Filme sem receber indicação de Melhor Montagem (em 1980).

Foi por esse motivo que, em 2005 eu tive a impressão de que "Broke Back Mountain" não levaria o de Melhor Filme...




sem avatar Heloisa (25/02/2012 06:09:43)   40 0
Excelentes todas essas matérias sobre as categorias! Eu achava que direção de arte e fotografia eram praticamente a mesma coisa, mas pela explicação, tem uma boa diferença. E por essa diferença, realmente não faz muito sentido a Academia dar preferência a filmes esteticamente apelativos na hora de premiar a Melhor Fotografia, uma vez que o trabalho de câmeras, ângulos e iluminação independe da "arte", por assim dizer.

Mais uma vez, parabéns!



Luis fernando Luis fernando (24/02/2012 22:02:52)   97 0
To gostanto muito das materias sobre cinema.com isso a gente aprende até mais quem merecia ou não levar o oscar!!



Diego Francisco Diego Francisco (24/02/2012 20:34:29)   810 0
Adorei esse Entendendo o Oscar, isso com certeza mudará minha visão sobre essa premiação.



Diego Diego (24/02/2012 20:27:57)   -19 0
Gostaria de saber tbm como eles escolhem o melhor filme do OSCAR !!!!!



sem avatar Vinícius (24/02/2012 19:57:46)   0 0
Gostaria também entender como eles chegam na decisão do melhor filme. Por mais que pareça óbvio, acredito que um filme que não tenha ganhado os prêmios expressivos como melhor roteiro, ou melhor ator, ou ainda melhor montagem possa ganhar o prêmio de melhor filme. No geral, deu uma esclarecida boa demais em dois ou três categorias.


Diego Diego (24/02/2012 20:28:13)   -19 0
Boa essa pergunta...


jonathan jonathan (24/02/2012 19:57:36)   552 0
Cara muito bom,gostei.



Ronny Ronny (24/02/2012 18:26:28)   56 3
Umas das melhores series do omelete sem duvida...


Uma coisa q sinto falta é uma area voltada somente para livros.



Publicidade
Comentarista Comentarista (24/02/2012 18:19:52)   103 2
Bem, só faltou explicar como funciona a categora de melhor diretor... mas pra quê, se o subtítulo já dá aquela enganada?

O melhor foi a colocação : "Não é só O PÚBLICO QUE CONFUNDE a estética de um longa como um todo, desde o design de produção até os efeitos visuais, com o trabalho do diretor de fotografia - A ACADEMIA TAMBÉM se deixa levar por aquilo que plasticamente é mais chamativo, como mostram os vencedores recentes do Oscar (...)."

Logo, se nem espectadores e nem profissionais do cinema, que são quem compõem a academia, possuem tal conhecimento, o único que o tem é?

Os textos do Forlani e da Carina ficaram mais lacônicos e didáticos. Parabéns ao Omelete pela iniciativa!



Skywalker Skywalker (24/02/2012 18:14:01)   205 2
Deixa ver se eu entendi:

Na categoria Melhores Efeitos Visuais, a Academia deve julgar: 1) a contribuição dos efeitos visuais para o filme como um todo, mas assistem somente a no máximo 10 minutos do filme??


May May (24/02/2012 23:04:42)   571 1
cabe aos estúdios uma ótima seleção de cenas pra avaliação... mesmo assim também acho unfair.


sem avatar Vinicius (24/02/2012 16:44:52)   6 6
É, seria importante se o Omelete esclarecesse o que o Diretor faz, porque passou meio por cima, quando, na verdade, o papel dos outros se dá a partir de certas definições do diretor. Ele é o orientador mor: se o diretor de fotografia escolhe ângulos e enquadramentos, o faz partindo de uma pensata do diretor a priori, que interpreta o roteiro e dá o direcionamento estético à obra. Bom, os textos foram bons, mas parece faltar alguma coisa por aí...



sem avatar Vitor (24/02/2012 16:38:50)   220 1
Ótimo texto Hessel,realmente muito bem explicado.E novamente,parabéns ao Omelete pela iniciativa desse "Entendendo o Oscar",que realmente está ajudando muito os leitores do site que adoram acompanhar as premiações,principalmente os Academy Awards.Parabéns.


Comentarista Comentarista (24/02/2012 18:21:28)   103 0
Concordo com o camarada omelenauta.


Adriano Tenório Adriano Tenório (24/02/2012 16:24:00)   62 1
A explicação dá a entender que cabe ao diretor apenas um pouco mais além de proclamar o "ação" e o "corta". A gente que nunca estudou (nem fez) cinema mantem aquele mito de que o diretor é o ser onipresente de um filme, na produção, filmagens, decidindo ângulos, luzes e às vezes até operando câmeras.



André André (24/02/2012 16:21:24)   21 3
muito bom esse especial Entendendo o Oscar



Gustavo Gustavo (24/02/2012 16:19:37)   20 1
Simplesmente incrivel. o omelete tomar esta iniciativa foi algo otimo.
Posso dizer que sei mto bem a respeito de cinema, mas nao sabia como funcionava o sistema de votos da academia, achei otimo o "tuto"




ver todas ↓

Imagens (1)


Omeletop : cinema

None