Assista Agora

Planeta dos Macacos: A Origem | Fox faz campanha para a indicação de Andy Serkis ao Oscar 2012 [ATUALIZADO]

Um ator que viveu personagem digital pode ser indicado? Presidente da empresa discute o caso, que não tem precedentes em Hollywood

Érico Borgo
13 de Janeiro de 2012

A 20th Century Fox está inciando a campanha para tentar emplacar uma indicação a Andy Serkis no Oscar 2012. O ator viveu, através de captura de movimentos, o chimpanzé César em Planeta dos Macacos - A Origem (Rise of the Planet of the Apes), o prelúdio da série Planeta dos Macacos.

[ATUALIZADO 13/01] Como parte da campanha pela indicação de Serkis ao Oscar, a Fox liberou um vídeo em que César se despende do personagem de James Franco, mostrando a cena apenas com a performance de Serkis e depois com os efeitos da captura de movimentos. Assista:

[ATUALIZADO 09/01] James Franco, que trabalhou ao lado de Serkis no filme, escreveu uma carta aberta, publicada pelo Deadline, onde defende a indicação do ator ao Oscar. Entre uma série de elogios, Franco diz que Planeta dos Macacos pertence a Serkis, já que "a alma, a coisa mais forte do filme, veio de Andy, e a forma como ele entregou essa alma é de igual importância, se não maior, que a superfície realista criada para o personagem". Franco continua, dizendo que não se trata apenas de captura de movimentos, mas de "captura de performance" e que é preciso reconhecer o trabalho e o pioneirismo de Serkis, pois seu chipanzé César não tem nada de Lassie ou Roger Rabbit, "é a criação de um ator capaz de fazer algo que nenhum outro conseguiria neste momento".

[ATUALIZADO 06/01] Para fazer pressão junto à Academia de Artes e Ciências Cinamatográficas, o estúdio agora divulga um vídeo com uma citação da revista Time em favor da indicação. Se você não assistiu a Planeta dos Macacos - A Origem, evite ver o comercial além dos 20 segundos, porque depois ele entrega o fim do filme.

Tom Rothman, o presidente do estúdio, falou ao Hollywood Reporter sobre a tentativa. "Eu acho que estamos em um momento em que podemos ver pela primeira vez uma indicação a Andy Serkis a melhor ator coadjuvante, mesmo que o rosto dele não apareça em momento algum no filme. Mas a performance dele aparece - e vamos divulgar pesado isso".

"Não sei se vai dar certo, mas eu não acho que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seja velha como dizem que é. Acho que são espertos e que vão entender o caso. Só temos que mostrar que César é 100% o resultado da atuação de Andy Serkis. Ela é emocional. Tom Hanks quase não teve que usar sua voz em Náufrago para ter uma das melhores atuações daquele ano", disse o executivo.

Rothman segue explicando que, para ele, a computação gráfica foi apenas uma camada de maquiagem ou um figurino colocado sobre Serkis.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o ator tem seu nome cogitado para a premiação por conta de personagens digitais. Na época de O Senhor dos Anéis, muita gente pediu - sem sucesso - que Serkis fosse indicado a melhor ator coadjuvante por sua interpretação de Gollum.

O Oscar 2012 acontecerá em 26 de fevereiro, no Kodak Theatre.

Leia mais sobre Oscar
Leia mais sobre Planeta dos Macacos



Comentários (194)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Sérgio 'Buliwyf' Sérgio 'Buliwyf' (13/01/2012 19:20:37)   443 0

Go Andy Serkis!
Go César!

=)




carolina! carolina! (13/01/2012 18:22:15)   136 0
ser indicado td bem,ganhar já´é outra histó´ria...



AkatsukiBr AkatsukiBr (13/01/2012 17:08:18)   102 0
A Academia precisa abrir os olhos seriamente, pois este é futuro do cinema. O próprio Tintim, é todo em CG, sem falar, que isso abre a porta para inúmeras outras adaptações que seriam impossíveis, devido à orçamentos estratosféricos. Porém, concordo com o rapaz que disse, por pressão, vai ficar feio. Talento nato Serkis, tanto que Peter Jackson entregou à ele a direção da segunda unidade do Hobbit. O jeito é aguardar para ver o que a velha guarda irá decretar.



Marlon Marlon (13/01/2012 14:19:07)   314 1
Eu acho válida e extremamente justa essa indicação

O trabalho dele (muito bem feito por sinal) é composto por gestos, movimentos e feições, voz todos trabalhados em cima do "personagem". Isso é ou não é atuar??

Para comparação e ratificação do que disse acima apenas nessa semana eu estava assistindo aos "Fantasmas de Scrooge" e achei o trabalho do Jim Carrey fantástico nesse filme: a voz, composição dos movimentos, o olhar. Deu para perceber toda essa composição mesmo com a animação "por cima" do ator.

E assim foi com o trabalho do Serkis não somente nesse filme mas com o gollum e o king kong...


sem avatar antonio bispo brito (12/04/2012 13:23:34)   2 0
eu assistir e eh a melhor adaptação dos planetas dos macacos mesmo.. a atuação do cézar aí deu um toque especial no filme no todo. muito bom.


Kevin Kevin (13/01/2012 14:05:13)   95 0
Quando que vão fazer uma uma premiação nova?



M M (13/01/2012 13:47:41)   75 0
O cara é muito bom. Merece a indicação.



Davi Davi (09/01/2012 23:48:16)   259 -1
Ficaria melhor se a manchete fosse invertida tipo: Oscar 2012 e Andy Serkys querem James Franco fora de Planeta dos Macacos....sério, bem fraquinha a atuação do champz aew...toda hora eu esperava ele colocar a mascara do duende, tamanha a mesmice de atuação....



Carlos Carlos (09/01/2012 23:06:24)   632 3
Serkis é foda! Ele já deveria ter ganho o Oscar pelo Gollum ou por King Kong. Se não ganhar nada pelo César, que pelo menos lhe deem um prêmio pelo Capitão Haddock ou pelo conjunto da obra!



aluísio aluísio (09/01/2012 22:42:46)   132 1
Se sair pelo menos uma indicação já será uma vitória e tento,na torcida por Serkis!!!



jonathan jonathan (09/01/2012 22:07:54)   1173 0
Cara o final dessa história parece longe ainda.


Mr.Natural Mr.Natural (13/01/2012 14:27:31)   669 1
vai acabar com um macaco invadindo o palco no meio da premiacao.


Publicidade
Fernando Fernando (09/01/2012 21:51:53)   378 1
é realmente acho,que ja que estão fazendo tudo isso para ele ser indicado,e ele fez um ótimo trabalho,ele deve ser indicado...Mas ganhar é outra coisa,,ainda acho que é muito cedo p isso.



Bergkamp Bergkamp (09/01/2012 21:03:48)   154 0
Ja sou meio desacreditado com o Oscar pq ate o george clooney ja foi indicado pra melhor ator.

Andy Serkis fez um belissimo trabalho se ele n for ao menos lembrado vai ser muito lamentavel.



Márcio Márcio (09/01/2012 20:45:52)   23 0
Ser indicado já seria um grande reconhecimento pro trabalho dele e pra mim já tava de bom tamanho!



sem avatar Marcel (09/01/2012 20:42:52)   91 1
Cara com certeza deve ser, pelo menos, indicado:
1º porque é sinal de mudança para uma academia tão travada na mesmice;
2º porque o cara atuou de verdade, com expressões simbolizando os momentos bons e ruins da personagem. Interpretar é colocar sentimento. Ações, gestos, expressões não valem mais do que palavras caramba????

Tom Hanks foi indicado por falar com uma bola praticamente um filme inteiro ("Wilsooonnnnn"), e sinceramente, mandou muito bem. Porque não indicar, e se não, premiar o Andy Serkis?!?!



DAREDEVIL DAREDEVIL (09/01/2012 19:01:58)   302 1
Se ele for indicado,toda essa campanha vai valer mesmo só pela indicação,pq eu não creio q ele tenha alguma chance de ganhar o Oscar.
A academia é muito conservadora.

Mesmo assim,essa indicação pode abrir caminho pra q outros atores q atuam debaixo de computação grafica,possam ser indicados futuramente tambem,e quem sabe,até levar o careca dourado pra casa.



Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain ... (09/01/2012 17:52:21)   33 1
Por esse video não tem a menor chance, ele merceia muito mais pelo que fez com Gollun e nem foi indicado. Mas podiam indicar só para o oscar ficar mais interessante e ter mais audiência, não é isso que eles querem?


Uncle Uncle (09/01/2012 20:15:28)   99 1
Concordo 100%

A interpretação dele para o Golum foi imbatível.


nicolas nicolas (09/01/2012 17:48:58)   -7 -1
EU CONCORDO PLENAMENTE QUEM DIZ QUE ESSE CARA DEVERIA SER INDICADO....HEATH LEDGER GANHOU UM OSCAR POSTUMO, CLARO, FOI UMA PUTA ATUACAO, MAS A MAQUIAGEM DEU MAIS ADRENALINA PARA O ATOR E ACABOU AJUDANDO NA PERFORMANCE...SERA QUE ELE FARIA UM CORINGA TAO NOTAVEL SEM MAQUIAGEM??? ATUAR NAO E SO FALAR...MAS SE MOVIMENTAR E SE POSICIONAR DIREITO NO CENARIO...ESSE ANDY E FODASTICO! ACHO QUE O OSCAR DEVERIA DAR UMA ESTATUETA DO TIPO "HONRA AO MERITO" E AI SIM, ANO QUE VEM CRIAR ESSA NOVA CATEGORIA DE CRIACAO DE MOVIMENTO



IgorLiraVox IgorLiraVox (09/01/2012 17:25:51)   1829 0
"é a criação de um ator capaz de fazer algo que nenhum outro conseguiria neste momento".....

Disse tudo.....

votem nele porra!!!!!



Beto Sobral Beto Sobral (09/01/2012 17:19:46)   80 0
Será uma homenagem a Chita , esse macaco que interpretou uma macaca que nunca foi indicado a nada.



Heineken Heineken (09/01/2012 16:39:56)   241 0
Eu gosto dessa técnica novíssima (que não inclui Gollum - que foi em motion capture) chamada performance capture. Gosto do ótimo ator Serkis. Mas dizer que é justo que ele seja indicado é exagero. A arte da atuação deve premiar o talento em adquirir os trejeitos de um personagem, sua voz, seus movimentos, expressões, etc. Tem mais a ver com um dom nato de ser carismático do que com imitar outro ser humano. Como Serkis pode ser "avaliado" como um bom macaco? Se ele fizesse uma vaca, seria também defendida sua indicação? Nós gostamos muito do filme, Cézar é carismático. Mas aquilo é uma "roupa" digital, que apesar de baseada nos movimentos faciais e corporais de Serkis, sofreu "melhoras" de diversos tipos. Ainda é muito cedo para indicar esse tipo de atuação. Na MTV caberia bem melhor um prêmio inusitado desses.



Publicidade
Orlando Orlando (09/01/2012 16:37:02)   1990 0
Podiam criar logo uma categoria para contemplar isso. Sei lá, tipo "melhor atuação por captura de movimento"... não sei se seria isso mesmo, mas a ideia seria nesse sentido.



Arauto da Mediocridade Arauto da Mediocridade (09/01/2012 16:34:25)   -3 0
É James Franco, para quem já foi ofuscado por rochas como no 127 horas, não foi de todo mal servir de escada para a macacada.




jonis jonis (09/01/2012 16:00:12)   24 0
"não tem nada de Lassie ou Roger Rabbit"

os dois são melhores doq o James franco.



Bira Bira (09/01/2012 15:56:09)   135 1
Andy Serkis tem que ser indicado. Na minha opnião, não é importante, nessa primeira etapa ele ganhar o Oscar. O importante é a quebre de paradigmas, é ele ser o primeiro indicado de um novo conceito de atuação. Porque o que ele faz hoje, com o passar a ser cada ano, vai ser cada vez mais comum. Boa sorte Andy Serkis !!!



sem avatar Josy (09/01/2012 15:37:29)   7 1
Quem é fã de SDA sabe que o Andy Serkis foi FUNDAMENTAL e IMPRESSIONANTE como Gollum. Ele foi incrivel, e já naquela epoca merecia o Oscar. Ele merece esse premio! Vou torcer muito para que as pessoas da Academia abram a mente e entendam que arte tem várias formas de expressão.



Helton Frazão Helton Frazão (09/01/2012 13:46:56)   206 1
Por mais que eu e a grande maioria queira que ele seja ao menos indicado, posso dizer com franqueza: ELE NÃO SERÁ!!! E se for não será premiado, não é do feitio da academia, conservadora do jeito que é, abrir mão do seu tradicionalismo chato.Uma pena.

P.s.

Mas se for, será a surpresa do ano.



Leandro Leandro (09/01/2012 13:39:24)   1 0
Já que essa tecnologia "captura de movimentos" veio aparentemente pra ficar, que criem uma nova categoria de premiação!

Todos ficariam felizes!

Quanto a indicação, creio que ele mereça, pois trabalhou bem o personagem. Pelo menos a indicação.

Verdade seja dita, já houveram muitas injustiças nas premiações do Oscar...



Joel Joel (09/01/2012 13:09:09)   195 0
I concordo...
A atuação of Serkis é grandiosa desde que interpretou Gollum/Sméagol...

Oscar pá ele, pô!



Leonardo Leonardo (09/01/2012 12:28:17)   49 0
E não tem como negar que ele foi o melhor ator em cena, César mesmo por captura de movimento conseguiu ser mais humano que a maioria dos atores da franquia.
Oscar para Serkis.



Marcos Marcos (09/01/2012 12:16:06)   9 0
Tem que ser indicado,o trabalho dele no planeta dos macacos a origem me impressionou muito,o oscar tem que se adequar as novas tecnologias de movimento.



Publicidade
sem avatar Paulo (09/01/2012 12:08:43)   319 3
O trabalho corporal e principalmente vocal do ator é impressionante desde o senhor dos anéis. Sméagol é uma das criaturas mais icônicas do cinema, sem dúvidas e não teria sido convincente se não houvesse um ator que desse alma física ao que foi digitalizado. Merecida indicação, sem dúvidas. Podre vai ser assistir ao Oscar na globo, atrasado por conta do BBB (já que não tenho TV paga) e com José Wilker fingindo que sabe falar sobre cinema. grrrrrrrrr


Claylson Mario Claylson Mario (09/01/2012 12:21:56)   34 2
josé Wilker "comentando" o Oscar.... Ninguém Merece!

Igor Igor (09/01/2012 17:05:07)   239 0
gosto de ver o de animação, mas é cortado por causa da porcaria do bbb

sem avatar Daniel (09/01/2012 19:53:24)   18 1
O pior é que josé wilker tem Tecnofobia , se o filme tiver qualquer efeito especial ou animação computadorizada ele fala mal. teve coragem de falar mal até de Toy story 3 dizendo que o iluminista merecia mais por que era uma animação clássica em 2d essa tecnologia grande em toy story incomodava.


sem avatar Heloisa (09/01/2012 12:08:19)   96 0
Acredito que já passou da hora da Academia criar uma categoria "Melhor Ator/Atriz em Animação", e nisso incluir dublagens e motion captures. As pessoas ainda têm aquela ideia errada do ator vendo o personagem e dublando sua voz por cima, mas o que ocorre é justamente o contrário: os desenhistas/ animadores criam personagens em cima da atuação e das expressões dos atores. E pro cara render um bom material de trabalho para os diretores de arte, tem que ser muito bom e fazer a diferença. Acreditem, se o César tivesse sido vivido por um Nicholas Cage da vida, não teria sido a mesma coisa. Tá na hora da Academia começar a levar as animações mais a sério. De modo geral, o nível delas anda bem mais alto do que o dos filmes de carne e osso.


Ritter Ritter (09/01/2012 14:46:54)   71 0
Essa é uma boa ideia. Se há uma categoria de melhor filme de animação separada do melhor filme "live action", então nada mais justo do que fazer uma categoria separada para isso.

Mas há um lado negativo: assim como reclamam do Oscar separado para animações que - na prática - impede que filmes animados ganhem o Oscar de melhor filme, os atores de captura de performance e de vozes jamais sequer concorrerão ao Oscar de ator/atriz "principal" ou, se concorrerem, não ganharão. Ou seja, a Academia nunca agradará a gregos e troianos...


Ritter Ritter (09/01/2012 12:06:26)   71 0
Há dois problemas com essa indicação:

1. A captura de performance significa, na maioria das vezes, que o pessoal dos efeitos alterou a performance e não só colocou uma máscara digital em cima sem nem tocar na atuação do ator. Basta ver os extras de Senhor dos Anéis e Avatar para notar isso. Assim, foi uma atuação "com ajuda". Será que isso é permitido?

2. Caso seja, dá para ver muito bem que a Fox só está fazendo isso pelo fator "bafafá" pois eles estão pedindo indicação para melhor ator coadjuvante. Mas Serkis não faz o papel principal? Só querem coadjuvante para que ele tenha chance de ser indicado, irritando menos os atores que não se utilizaram de captura de performance. Fica aquele cheiro de "coisa artificial" bem ridículo...


Marcos Marcos (09/01/2012 12:49:24)   149 0
Não é permitido, Ritter. Vou pegar como exemplo a Linda Blair em O Exorcista. Ela foi indicada Melhor Atriz Coadjuvante mas quando revelaram que a voz do demônio era de outra atriz, acabaram as chances dela levar o prêmio.

sem avatar Heloisa (09/01/2012 14:18:10)   96 1
Essa "ajuda" é muito relativa. Iluminação, takes, cortes e trilha sonora não ajudam a atuação do ator "normal"? E os atores que atuam com máscara e maquiagem, também não são ajudados de alguma forma? Qual o limite entre a atuação "pura" e os complementos?

Ritter Ritter (09/01/2012 14:43:04)   71 0
Marcos, bom exemplo esse da Linda Blair.

Heloisa, o problema é que a iluminação destaca ou esconde a atuação mas não a muda. A "camada" digital que fica por cima do ator de captura de performance - por melhor que ele seja - pode ser alterada completamente pelo pessoal dos efeitos digitais. Não estou dizendo que ele não mereça ser reconhecido pelo trabalho mas apenas que isso poderia ser considerado como "cheating".


Alan Alan (09/01/2012 12:03:29)   20 1
A indicação é merecida, concerteza.
O prêmio já não sei.
Se um ator use uma máscara o filme inteiro,ele não poderá ser indicado?
Claro que pode!
Mocap não é tão diferente disso.



Carlos Carlos (08/01/2012 21:50:19)   22 6
Mais que merecido, grandes atores do teatro e do cinema usam de sua expressão corporal para grandes interpretações.

Andy Serkis faz o mesmo, só que sem ser captado pelas câmeras.



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (07/01/2012 16:58:54)   17 0
Não vejo exagero nenhum nessa campanha. Para acontecer algo diferente, tem que se fazer algo diferente.

A cena em que Andy aparece com os pontos no rosto já diz tudo. Não aparece sua pele, mas seus movimentos e expressões sim! O que é atuação afinal?



Ricardo De Larges Ricardo De Larges (07/01/2012 16:49:09)   13 5
Mais que merecido. Ele já tinha feito um brilhante papel como Smeagol em Senhor dos Anéis, dessa vez voltou a mostrar como atua melhor que muito ator famoso de Hollywood. Estou torcendo para que a Academia aceite.



Natan Natan (07/01/2012 14:53:16)   40 2
Digno. Penso em como é absurdamente difícil atuar com captura de movimento, não só quem atua mas quem contracena, como no caso do James Franco com o Andy em Planeta dos Macacos. Se fosse eu,a cho que não iria aguentar e morreria de rir das caras e bocas que o Andy faz... XD



jonis jonis (07/01/2012 13:31:49)   24 0
se a macaca Chita morreu sem nunca ser indicada ao Oscar não é justo que o Andy Serkis seja.


Sandro Sandro (07/01/2012 14:30:21)   1057 0
Hehehehehe ... BOA!!! Verdade seja dita!!!


Go, Monkeys!!!

Carlos Carlos (08/01/2012 21:39:02)   22 4
Hehe... gostei!

Bom final de final de semana a todos.


Diego Francisco Diego Francisco (07/01/2012 09:53:38)   896 1
Pode até ser apelo, mas o vídeo está demais.



Publicidade
Julio Cesar Julio Cesar (06/01/2012 23:09:39)   -158 -1
Não merece. Não está entre as 10 melhores atuações do ano.


Léo Léo (06/01/2012 23:58:36)   20 3
Na minha opinião, realmente não está entre as dez melhores atuações de coadjuvante do ano.


Está muito acima delas.

Julio Cesar Julio Cesar (07/01/2012 13:28:53)   -158 0
Ele ela o protagonista do filme, não o coadjuvante.
Você assistiu o filme pra falar isso?

E de boa, eu vi mais do que 10 atuações de protagonistas (e de coadjuvantes também) bem melhores do que a desse cara, se você não viu, aí são outros 500.


Carlos Carlos (06/01/2012 19:57:18)   1818 3
Ele merece a indicação, mas a Fox tá apelando demais...

Deixa o cara ser indicado pelos seus méritos!


Mr.Natural Mr.Natural (07/01/2012 09:32:04)   669 0
campanha sempre tem,mas essa ta aparecendo demais mesmo.


Edgar Edgar (06/01/2012 19:00:51)   210 0
Tá muito exagerada essa campanha da Fox o Serkis merece mais parece que o estúdio quer obrigar os votantes a dar o prêmio ao Andy Serkis.



Malenna Malenna (06/01/2012 17:51:26)   998 2
não digo que ele não mereça, porque não é a primeira vez que o cara humilha nessas atuações, mas acho perca de tempo ficarem discutindo se ele merece GANHAR ou não. só a indicação já valeria, uma forma de reconhecer o baita trabalho que ele vem fazendo.



Rogue Rogue (06/01/2012 17:28:26)   708 0
Porque não?



Alerson Alerson (06/01/2012 17:03:21)   1290 2
Não acho q ele merce o premio,mas a indicação com certeza.



Carlos Carlos (08/12/2011 00:22:19)   143 -1
Oh meu Deus...ele atuou ou nao atuou no filme? CGI vale ou nao? Coadjuvante ou principal?

Simples resolver...indica o cara entre os 5 (igual fizeram quando indicaram o Mickey Rourke ou Bill Murray)

De um jeito ou outro, darão o prêmio de novo pra Colin Firth, Sean Penn ou outro que sempre ganha...
Pronto foi indicado...todo mundo sai contente...ele, a Fox e os fãs...

=)



Hellboy Hellboy (08/12/2011 00:04:41)   54 0
Lendo os comentários deu para perceber que nem todo mundo aprova essa premiação... E eu sou um deles.

Acredito que o personagens criados através de captura de performance deve sim, ser premiado como um personagem e não como um mero efeito especial. Mas para tanto, acho que deveriam criar um classe para esses personagens.

Mesmo porque, não desmerecendo o esforço de nenhum animador, nunca é possível transportar 100% da atuação. Sempre perdesse alguma coisa.

Então, acredito que ele deve sim ser premiado, mas na sua devida categoria.



Carlos Carlos (07/12/2011 23:49:08)   143 0
Nao tem muito a ver com Oscar, mas só pra lembrar o talento dele, vale comentar sobre o excelente trabalho dele no jogo ENSLAVED: ODYSSEY TO THE WEST



jonathan jonathan (07/12/2011 22:23:11)   1173 -1
Sem dúvida nenhuma ele é um bom ator,mas há muito CGI no Cesár.


sem avatar Fabio (06/01/2012 16:58:25)   5 2
Já assistiu ao processo de filmagem e captura de movimentos? E a comparação com o resultado final?


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.