Assista Agora

Michel Romanesque

Michel Romanesque

Rio, RJ

Comentários

Maquiagem Watchmen | Make1Up
Augusto (05/06/2013 00:12:50)

"Não, mas o Alan Moore não faz nada... ele não gosta do filme, não gosta de nada.... ele só fica trancado em casa crescendo barba"


Meu

Deus

Maquiagem Watchmen | Make1Up
Michel (05/06/2013 09:05:03)

Parei de ver aí.

Maquiagem Watchmen | Make1Up
Augusto (05/06/2013 16:55:25)

Também parei de assistir depois desse trecho.

Eu devia ter ficado somente na curiosidade de assistir esse programa.

Maquiagem Watchmen | Make1Up
Make1up (05/06/2013 22:36:54)

A gente só quis dizer que ele não curte as adaptações de suas obras.

Além da Escuridão - Star Trek | Assista ao novo trailer dublado e legendado [ATUALIZADO]
Michel (30/03/2013 10:12:22)

Só por curiosidade cliquei no trailer dublado do STAR TREK.

A dublagem brasileira é uma tremenda decepção e vergonha. As vozes são vazias, constrangedoramente ruim e comprometem completamente o clima.

Outro trailer com dublagem sem vergonha é o DURO DE MATAR. Pensei até que fosse algum tipo de piada inicialmente...

Além da Escuridão - Star Trek | Assista ao novo trailer dublado e legendado [ATUALIZADO]
Raphael (30/03/2013 15:26:54)

e ai Michel, entao cara, tipo se ver a dublagem do filme e de um trailer, podemos ver uma melhora significativa, imagina dublar um trailer, tipo do nada explode e o personagem grita, voce nao tem mais detalhes da cena, como se encontra o personagem, o clima da cena completa, ja num filme, voce tem essa base. e muitos filmes quando sao dubladoes veem em branco e preto e com os efeitos inacabados, eu respeito sem duvida sua opiniao de nao gostar de dublagem, mas ao menso devemos saber que nao é apenas chegar e ler, é atuar (:

mas como fa de dublagem, eu concordo, ah dublagem... que fala serio hein hahaha
mas o mais estranho é ver filme chines, dublado em ingles, muito engraçado

abraços

Mad Men | Sexta temporada ganha primeiro pôster
Michel (11/03/2013 17:54:45)

A notícia é interessante, a série é espetacular e ansiosamente aguardada, mas a redação está terrível.

Lamento registrar a reclamação, mas se ninguém fizer isso como vai melhorar?

Roger Corman vai refilmar oito histórias de Edgar Allan Poe
Dylan Dog - (23/12/2012 13:34:09)

Nem sabia que o Roger Corman tava vivo!

DC Comics não tem mais direitos sobre Doc Savage e outros personagens pulp
Michel (24/12/2012 11:25:13)

Uma pena coisa nenhuma!

A DC se tornou um freakshow depois que o Didio assumiu as rédeas. A única preocupação são as vendagens e dane-se o conteúdo. Estão barbarizando com personagens icônicos e as coisas estão tomando rumos lastimáveis. E o selo Vertigo está num processo de desmonte, tudo de extraordinário que já existiu está sendo desmantelado...

Doc Savage e Spirit são maiores que tudo que a DC vem publicando atualmente e certamente vão arrumar uma boa casa que lhes trate com o carinho devido. Spirit carrega nos genes o Will Eisner, provavelmente o mais completo quadrinista que já existiu. E a memória dele merece mais do que a DC pode oferecer.

Lembrem-se: o Spirit nunca morre!

Monstro do Pântano | Roteirista e desenhista deixam a série
Michel (15/12/2012 10:28:01)

Fracasso de reboot.

Estão chupinhando o Moore em tudo, mas o MdP do Moore precisava ser reformulado. Que idéia de bosta.

Taxi Driver | Travis Bickle faz participação especial em Before Watchmen
Michel (15/12/2012 10:25:54)

"Vamos apelar e usar referências cult, as vendas estão despencando e o roteiro não ajuda muito."

Game of Thrones | Fotos de bastidores do terceiro ano mostram Daenerys e o mercenário Daario Naharis
Michel (01/11/2012 22:44:48)

No livro 6 vamos descobrir que Dany tem gonorréia e contaminou metade dos guerreiros de Westeros. A sorte do Baristan é que não tem viagra por lá...

Alan Moore vai escrever continuação de Neonomicon
Michel (25/09/2012 08:28:34)

Neonomicon não é leitura para os juvenis. Faz muito bem em voltar ao Lovecraft.
Moore num dia de preguiça escreve melhor que uma equipe inteira de notáveis fazendo prequels planejadas por anos...

Alan Moore vai escrever continuação de Neonomicon
Nikita (25/09/2012 11:01:45)

Tem razão guri Michel, até o pior trabalho do vovô Moore fica magnífico perto do monte de lixo as sai todo ano.

Não é o melhor trabalho dele, mas as "viagens"estão lá. Rs

Micro-ondas | Os Imperdoáveis
Michel (29/08/2012 01:57:52)

OS IMPERDOÁVEIS é o capítulo final do faroeste, é o DARK KNIGHT RETURNS do western! Filmaço, e ganha uma dimensão muito maior se visto depois da Trilogia dos Dólares do Leone.

Fellini Black and White | Filme com Wagner Moura escala atriz de Sucker Punch
Michel (28/08/2012 09:42:30)

Coisa doida esse elenco, e ainda tem anões, a cara do Fellini. Quem fará o Mastroiani?

Fellini Black and White | Filme com Wagner Moura escala atriz de Sucker Punch
DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! (28/08/2012 10:36:54)

Eu poria o John C Reily, de cabelo pintado de preto. Nariz e talento ele tem.

Before Watchmen | DC anuncia minissérie extra ao projeto [ATUALIZADO]
Michel (28/08/2012 09:40:11)

Uma equipe inteira, um projeto preparado ao longo de anos, o crème de la crème da DC... não conseguem fazer algo melhor que o Moore num dia de preguiça.

Uncanny Avengers tem capa do mestre Milo Manara
Michel (28/08/2012 09:36:28)

Mamilo Manara!

O Vingador do Futuro | Paul Verhoeven fala sobre o remake
Michel (28/08/2012 09:35:41)

Verhoeven é fodango, um mito dos cinemas. Nem precisava ter falado nada, porque já é consenso que o filme dele continua reinando.

O importante é saber a quantas anda a esbofeteada que Verhoeven vai dar em Jesus, o messias masoquista.

Pink Floyd | Syd Barrett canta "See Emily Play" em vídeo raro - assista
Rômulo ,the Joker (21/08/2012 20:11:16)

putz ,pra mim essa é a melhor da fase Syd.

Pink Floyd | Syd Barrett canta "See Emily Play" em vídeo raro - assista
Michel (22/08/2012 09:53:13)

Ele não teve muitas fases.

Pink Floyd | Syd Barrett canta "See Emily Play" em vídeo raro - assista
Rômulo ,the Joker (23/08/2012 00:28:25)

Eu quis dizer a fase Syd do Pink Floyd ,a época em que ele ainda estava na banda.

Hannibal | Série de TV contrata atriz de Camelot
Michel (18/08/2012 20:20:09)

PQP, maldito Omelete. Enquanto a página carregava eu estava torcendo pra ser a Eva Green.

Seria foda ver o canibal comendo aquelas carnes suculentas e lambendo os beiços.

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Michel (28/06/2012 21:33:33)

Calma gente, erros acontecem. E eles se prontificaram a corrigir o problema. Ninguém vai ter prejuízos além da própria editora.

Tem gente malhando a Leya, mas ela vem fazem um bom trabalho. Ninguém tinha culhões de publicar um livro que estava bombando lá fora há quase 15 anos e eles assumiram o risco.

Quando um livro vem com páginas faltanto, geralmente isso é um problema da gráfica, não da editora. No caso em questão pode ter sido o tradutor novo que falhou no envio do arquivo e do revisor. Mas está tudo resolvido.

Guardem a TPM pra coisas mais sérias.

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Ernani (28/06/2012 23:30:28)

O erro é recorrente. O mesmo aconteceu com o Festim dos Corvos.

A editora tem responsabilidade sobre a revisão do produto entregue pela gráfica sim, e se a mesma falha se repete alguma coisa está deixando de ser feita.

Os mesmos "culhões" que a editora tem para publicar um livro que está bombando lá fora há 15 anos deveria ter para entregar o produto bem acabado ou, pelo menos, pra trocar de gráfica(s) se esta(s) não consegue(m) entregar o produto como deveria. De outra forma, fica a sensação para o cliente de que o respeito a ele está em segundo plano e os "culhões" só servem como caça-níquel.

Então vai aí o meu apelo à Leya: não atencipem o lançamento dos livros, entreguem o produto no prazo que for necessário inteiro, bem revisado, com menos erros de digitação. O livro é muito bom, as capas estão fantásticas, o material usado é de boa qualidade, mas está ficando a sensação de que vocês estão colocando o carro na frente dos bois pra lucrar mais rápido. Isso é chato.

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Lucas (29/06/2012 00:19:39)

Eu concordo com o Ernani, não é a primeira nem a segunda vez que erraram.

E outra, como assim precisa de culhões para lançarem um livro q ta bombando??? Coragem é pra lançar um livro que ninguem conhece, tenho certeza de que se eles não quiserem ta cheio de editora aí querendo pegar game of thrones.

E como eu ia falando, é frustante sim vc ta lendo um livro e lá pela página 400 e lá vai borracha vc descobre um erro grotesco de impressão e tem que parar a sua leitura para poder providenciar a troca do produto. Pode até não ser o fim do mundo mas não deixa de ser um estresse.

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Fabio (29/06/2012 01:02:50)

@Ernani Qual o problemas com o Festim dos Corvos?
Está faltando algum capítulo também?
Grato

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Orlando (29/06/2012 01:54:06)

Existe um procedimento em gráficas chamdo de "boneco" ou "boneca", é um jargão que define uma das provas de revisão do material enviado à gráfica, essa prova é chamada prova de conteúdo em alguns lugares e livros (isso varia de região para região e de país para país).

Nesta prova é feita a impressão em preto e branco para revisão de textos, conteúdos de legendas e notas de rodapé de todo o material página a página. A obrigação da gráfica é somente pegar o material e imprimir para a montagem da "boneca", o cliente é obrigado a revisar a "boneca" e efetivar suas correções no arquivo original doproduto, haja vista que muitas gráficas trabalham com arquivos fechados (não permitem edição).

Feita revião a boneca é entregue com uma nova versão do arquivo e um documento de confirmação das correções é feito e outra boneca é confeccionada para averiguar as correções anteriores.

Resumindo, alguém da revisão da Leya é incompetente ao extremo e deixou passar batido uma capítulo inteiro do livro e tenho certeza que cabeças já rolaram por isso.

Mas ainda assim é amadorismo deles deixar isso acontecer, como comentei mais abaixo, torço pela editora, mas para ter sucesso eles precisam levar o trabalho deles muito a sério, pois péssimas revisões comprometem o trabalho de muita gente, inclusive do escritor.

É motivo de alrde sim, não vai acabar o mundo, mas se o alarde não for feito, acostuma-se com o trabalho porco e todo mundo vai ficar achando lindo livros sendo publiados de forma errada e mutilada.

Revisar porcamente uma boneca de gráfica e assinar um termo de que está tudo certo para uma editora do porte que a Leya quer ser é, em muitos casos, atestado de morte num país como o nosso que já trata a leitura e a literatura com quase total desdém.

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Ernani (02/07/2012 21:07:27)

Fábio, Como no "A Dança dos Dragões", a primeira tiragem de "O Festim dos Corvos" veio faltando páginas. Não foi um capítulo inteiro, mas as páginas 481 a 512.

A Dança dos Dragões | LeYa fará recall do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo [atualizado]
Fabio (17/07/2012 11:58:10)

Obrigado @Ernani! Vou verificar se o meu está com esse problema.
Grande abraço!

Before Watchmen | Confira um preview da minissérie do Comediante
Nelson (19/06/2012 19:09:11)

Brian Azzarello é o mais confiável desses escritores que assumiram Before Watchmen, o estilo dele casa com o clima humano, visceral e sociopolítico da HQ. Aposto algumas das minhas fichas nessa mini do Comediante e do Rorschach.

Before Watchmen | Confira um preview da minissérie do Comediante
Michel (20/06/2012 10:14:57)

Visceral, sociopolítico... chavões bonitos.

Neonomicon | HQ de Alan Moore gera problemas em biblioteca dos EUA [atualizado]
Fiction Corporation (11/06/2012 15:49:53)

Eu adoro Alan Moore, mas Neomicon é muito agressivo...muito, mesmo! Demorou para ter dado problema nos EUA, ainda mais que qualquer coisa lá ligada a sexo é um tabu gigantesco.

Neonomicon | HQ de Alan Moore gera problemas em biblioteca dos EUA [atualizado]
Michel (20/06/2012 10:06:43)

A bíblia também é agressiva, muito agressiva... muito, mesmo!

Neonomicon | HQ de Alan Moore gera problemas em biblioteca dos EUA [atualizado]
Rafael (19/06/2012 16:57:44)

Eu quero é uma biblioteca dessa por aqui!

Neonomicon | HQ de Alan Moore gera problemas em biblioteca dos EUA [atualizado]
Michel (20/06/2012 10:04:50)

As bibliotecas de Londres, e não são poucas, quase sempre possuem seção de quadrinhos e todas tem livros do Alan Moore, com direito a From Hell, Top 10 e Neonomicon. Watchmen raramente para nas prateleiras, sempre está em empréstimo.

Neonomicon | HQ de Alan Moore gera problemas em biblioteca dos EUA [atualizado]
Edu Porto (19/06/2012 23:06:11)

Bem certeira a defesa do CBLDF. Obras com conteúdo sexual e violento estão aí, no meio dos grandes clássicos e dos autores renomados.

Me lembrei também de Titus Andronicus, de Shakespeare. O coisinha mórbida de se ler, com seus estupros, mutilações e violência gráfica aos montes. Um pai mata a filha por ela ter sido estuprada, para se ter uma idéia. Fico me perguntando o que uma mãe diria para sua filha se visse a obra, com a autoria do "bardo" em letras garrafais, em sua cabeceira. Condenaria a biblioteca?

De qualquer forma, me impressiono por ainda ficar um pouco indignado com tais notícias. Afinal, esse tipo de coisa acontece a o que, cada uma ou duas semanas? Uns dias atrás não tinha uma mesma reportagem falando sobre pais, bibliotecas e proibições?

Arre, já deveria estar acostumado.

Neonomicon | HQ de Alan Moore gera problemas em biblioteca dos EUA [atualizado]
Michel (20/06/2012 10:02:16)

Lembrando apenas que a autoria de Titus é contestada. Há quem diga que Shakespeare apenas finalizou uma peça incompleta, assim como outros dizem que não seria dele.

De qualquer forma querer proibir livros numa biblioteca é sinal de que o fascista não cuida da própria vida, mas da vida dos outros, a pretexto de fazer um bem.

Game of Thrones | Omelete Entrevista Kit Harington e Richard Madden
Michel (24/04/2012 08:14:32)

Fantástico. Entrevista nada convencional, divertida e magnífica. Pra finalizar, a indiscreta questão da possibilidade do Martin empacotar... genial.

Roger Waters | Show em São Paulo 2012
Michel (02/04/2012 20:40:34)

Um show magnífico.

Um completo espetáculo visual, musical e de emoção. Waters praticamente fez o álbum completo e todo esse revisionismo conceitual é compreensível. A obra continua atual e só reforça a grandiosidade do Pink Floyd e de Roger Waters como intérprete.

A única coisa a se lamentar é que David Gilmour não participou das apresentações no Brasil, como ocorreu em Londres.

OmeleTV #167 | Mad Men, Tartarugas Ninja do Espaço e Angeli
Michel (31/03/2012 16:09:18)

Mas que fineza esse episódio. Parabéns a toda a equipe! Doce realmente é idéia magnífica... valeu por todo o episódio ver o Borgo controlando a reação depois que a ficha caiu.

Dan DiDio | Cabeça da DC Comics completa dez anos da editora e revela projetos prediletos
Michel (29/03/2012 13:49:04)

Nada de que se orgulhar. Ele deveria ter mais vergonha na cara.

Only God Forgives | Ryan Gosling destruído no set do novo filme do diretor de Drive [ATUALIZADO]
Marcus Santana (27/03/2012 21:09:56)

Drive foi um dos melhores filmes que eu ja vi na vida!

Only God Forgives | Ryan Gosling destruído no set do novo filme do diretor de Drive [ATUALIZADO]
Michel (27/03/2012 23:55:29)

Pra mim também. Foi o melhor filme da minha vida naquele fim de semana.

Only God Forgives | Ryan Gosling destruído no set do novo filme do diretor de Drive [ATUALIZADO]
claudio (29/03/2012 07:29:50)

não é o melhor filme da minha vida,mas é um filmaço !

O Artista | Crítica
Michel (21/03/2012 21:48:37)

Hessel mais uma vez acentando em cheio, um tiro no próprio pe. Hehehe.

Filmão.

Incal Integral | Devir lança versão completa da obra de Moebius e Jodorowsky
Michel (18/03/2012 22:47:23)

De fato, a edição é lindíssima. Comprei na primeira oportunidade, são as cores aquareladas originais, muito superiores ao material republicado. O preço não é tão injusto; comprar os volumes separados sai mais caro.

Não só o Moebius morreu, como também o Mauro Martinez, a alma da Devir (fato que foi solenemente ignorado pelo Omelete). Os nomes dos dois constam no livro como pessoas vivas. Tristes perdas.

Videocast - OmeleTV #160 - O Povo contra George Lucas
Michel (12/02/2012 00:01:10)

É o mesmo pessoal que curte os penduricalhos de Star Wars que quer o prequel de Watchmen... não que o Sci-Fi-Trash de Lucas esteja à altura da obra de Moore, mas aparentemente há um padrão de comportamento nos fanboys.

The Nymphomaniac de Lars Von Trier tem sinopse detalhada
Michel (09/02/2012 13:21:42)

Lars Von Trier botando pra fuder. Grande diretor, escandalizando desde Os Idiotas.

Blade Runner | Harrison Ford estaria em negociações para integrar o elenco do filme [ATUALIZADO]
Michel (08/02/2012 18:32:23)

Ridley Scott é o único que poderia fazer algo à altura. Blade Runner é um filme muito singular e rico em significados, seria um desafio para o próprio Scott.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Michel (07/02/2012 13:14:51)

Mark Millar:

Eu acho que é o que acontece nos comics. Tenho sorte de ter saído [das grandes editoras] para fazer “Millarworld”, assim ninguém pode vir aqui e FODER com Kick-Ass. Se alguém irá ferrar com ele, será eu. E eu gosto assim. É uma pena, mas nos quadrinhos, há a coisa de: Se você cria Batman, Superman ou Homem Aranha, alguém vai tirar de você por uma quantia relativamente pequena de dinheiro, e fazer milhões com isso. E isso é historicamente o que acontece nos comics.

Tenho muita sorte de ter nascido num tempo onde eu e o artista controlamos tudo. Entre nós dividimos meio a meio. Nós somos donos de tudo, então não acontecerá conosco. Mas o pobre Alan Moore esteve no fim daquela geração de caras que foram sacaneados, então Watchmen é da Warner. E claro que eles iriam fazer algo com Watchmen eventualmente.

Estas HQs podem ser boas, ou não. Mas eu meio que sinto que, se for para ler Watchmen, eu leio o original. Para mim, soa desnecessário, e estou dizendo isso como o cara que escreveu Superman, Capitão América e os Supremos. Assim como todos nós fizemos, creio.

Sou leal. Eu amo Alan Moore e amo Watchmen. Minha curiosidade não é tanta para eu conferir [Before Watchmen]. Mas isso é o que é legal sobre criador ser dono da obra. Fica um pouco mais honesto – Eu faço, ganho o dinheiro, e ninguém vem tirar de mim.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Mark (07/02/2012 13:45:13)

Concordo contigo. A maior discussão que está rolando não é se vai ser bom ou não,mas se é correto ou não mexer com algo que os próprios idealizadores consideram como assunto encerrado. Eu também não tenho curiosidade em ver isso acontecer, o que me pergunto é: "Até que ponto a falta de escrúpulos dos "continuistas" e detentores dos direitos autorais pode chegar?"

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Michel (07/02/2012 14:30:27)

Na verdade é a opinião do Millar, eu apenas acredito que ele se alinhou de forma ética. Mas valeu, Mark, acredito que temos a mesma linha de pensamento.

Houve claramente uma polarização. Vários artistas estão manifestando apoio ao Moore e outros são favoráveis ao caminho que a DC optou por seguir. Só não consigo observar fundamentos muito sólidos nos argumentos de apoio "originalíssimo" Before Watchmen.

Watchmen é uma história sobre princípios. Ela é toda permeada de discursos éticos e termina numa espécie de encruzilhada moral. Desprezar esses elementos e as razões do Moore me parece um pouco raso, como o leitor mediano habitualmente é.

Aquela velha frase de Groucho Marx cai muito bem a alguns leitores: "Those are my principles, and if you don't like them... well, I have others."

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
João (07/02/2012 18:21:13)

Pura bobagem. Se Moore vendeu os direitos ou produziu sob contrata para a empresa, ele é tao dono dos direitos quanto o desenhista do Mickey. Watchmen nao é a Bíblia. Sou a favor que façam todo e qualquer material novo possível.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Michel (03/02/2012 10:24:12)

Plastik, Gustavo, estou chegando um pouco atrasado na discussão, mas notei que ela tomou um rumo elevado. Minha impressões estão a seguir, num texto que postei ontem num grupo; acho que concordamos em diversos aspectos, mas o assunto está longe de não ser polêmico...

Eu posso enunciar aqui dezenas de razões justificando esse prequel como posso também apresentar o mesmo número de razões em defesa do Moore. Não acho que essa questão tenha uma resposta certa com justificativas fáceis.

Meu alinhamento é pela preservação de Watchmen e da vontade de Moore, e assumo esse ponto de vista por motivos éticos e autorais.

Alan Moore pode ter a antipatia de muitos leitores e ser um autor cuja obra é de leitura exaustiva, mas nada disso tira o mérito de ser um dos escritores mais brilhantes da história dos quadrinhos. Moore visitou fórmulas narrativas e uma complexidade nunca vistos, além de ser o principal artífice de toda a reformulação dos quadrinhos que ocorreu nos anos 80.

Ele foi o condutor, para o mercado de quadrinhos norte-americano, de uma série de temáticas comuns aos quadrinhos europeus. Essencialmente, Moore conciliou dois estilos narrativos distintos e os condensou no formato que veio a ser conhecido como Graphic Novel. Os romances (novel), nós sabemos em razão das aulas de literatura, que são narrativas de maior complexidade que conduzem à conclusão do ciclo de fatos desenvolvidos. É diferente da novela (novella), que normalmente não tem propriamente um final conclusivo e pode ser explorada continuamente. Os quadrinhos, regra geral, sempre tiveram uma estrutura novelesca (= assemelhada à novela), são verdadeiras histórias sem fim, ou terminam exatamente no ponto de onde começaram ou chegam ao término sem que isto inviabilize a criação de um novo capítulo.

Pois bem, Alan Moore consolidou o Romance Gráfico. São verdadeiros livros, em que os fatos se colapsam de forma irremediável, não há como restaurá-los a partir do término, não mais sob a mesma temática. É como em livros como Moby Dick, Crime e Castigo, A Grande Arte, Ulisses, Cem Anos de Solidão [Flavia, fique à vontade de suprimir romances brasileiros e substituir por romances americanos e ingleses, recomendo o Catcher on the Rye, por exemplo]... É uma obra completa em si mesma.

Nos próprios livros em que Moore escreveu histórias de personagens pré-existentes de outros romances e de outros autores, ele produziu uma obra à parte, em outro contexto, em outra época e sob diferentes fatos. Em praticamente todas estas oportunidades ofereceu uma oportunidade de enriquecer, assegurou uma releitura riquíssima dessas entidades[=personagens]. Em nenhum destes casos ele violou a vontade de autores vivos.

Pouco importa se Watchmen será tocado ou não. Por sua própria consagração ela em si é intangível. Nem mesmo o próprio Moore seria capaz de deformar seu trabalho. O ponto é que todos os fragmentos, as lacunas, passagens rápidas, suposições e outros impasses existentes em Watchmen foram desenvolvidos para que desse ambiente ambíguo prosperasse a capacidade interpretativa do leitor. Assim como é o leitor que preenche o espaço, o tempo e os fatos entre dois quadros [=panel] de uma história em quadrinhos[=comics], todas essas nebulosidades da obra original integram a estrutura narrativa e foram intencionais.

Watchmen se constrói sobre eventos e pequenos fatos que, desde 1938, vão alterando os rumos da história, causando desvios, como preconiza a teoria do caos - o bater de asas de uma borboleta - e que culmina num furacão em NY em 1985.

Completar esses fragmentos, preencher as lacunas não somente é desnecessário, como também é ofensivo ao conceito original. Pode não alterar o conteúdo da obra original, mas a ofende e é deselegante.

O uso que a DC [DC é uma editora] fez de Watchmen é o coração da discórdia que Moore tem em relação à editora. São personagens criados por ele, a partir do momento em que a própria DC não aceitou que ele utilizasse personagens da Charlton Comics. A questão obviamente tinha contornos éticos desde seu nascedouro. Era uma obra que em algum momento se reverteria ao próprio Moore, quando deixasse de ser publicada. E uma hora isto aconteceria pois nunca na história dos quadrinhos uma história permaneceu in print por 25 anos seguidos. A DC, se valendo desta brecha, frustrou uma expectativa. Tudo dentro da lei, mas Moore tinha uma expectativa completamente legítima e completamente compatível com o mercado da época. As mútiplas reedições de Watchmen mantiveram a obra dentro da DC. O surgimento do filme e agora o desenvolvimento dos prequels servem tecnicamente para manter Watchmen dentro da DC. Não é nenhuma novidade que a história da DC e das grandes corporações é feita exatamente de eventos assim, golpes amparados em cláusulas, manobras cuidadosas, oportunidades não vislumbradas e idéias roubadas.

Moore não foi o primeiro a se insurgir contra esses problemas. Bill Waterson também foi um grande quadrinista que travou uma longa batalha pela preservação autoral do Calvin and Hobbes. O espólio de Siegel e Shuster estão em confronto com a DC até hoje...

O problema definitivamente tem contornos éticos, que provavelmente passam longe da preocupação do leitor. Não tenho dúvidas do capricho da DC em formular esse revival de forma controlada, cuidadosa e com o máximo de qualidade, mas também tenho certeza de que o batalhão de escritores contratados, os longos estudos e pesquisas da obra original desenvolvidos para essa obra, tudo isto estará abaixo da obra original. Em 26 anos nunca surgiu nada de mesma magnitude de outro autor, Watchmen continua reinando absoluto.

As coisas magníficas que surgiram depois vieram na esteira da reestruturação da qual Moore foi artífice. Múltiplos conceitos do Moore se instalaram nos quadrinhos, mas nunca nenhum discípulo esteve à altura do mago barbudo. Se surge agora essa nova obra com o mesmo nome da anterior, não é para engrandecê-la ou para homenagear Moore, porque não vai estar a altura. Pode ser que agrade aos leitores mais dependentes de didatismo, ou impressione num ponto ou noutro, mas é improvável que seja algo tão bom ou maior que Watchmen.

O interesse é comercial e nisto não vejo problema, uma editora precisa capitalizar. Mas porque não investir com esse mesmo cuidado nos personagens tradicionais e cotidianos da editora, fazendo um upgrade neles ao invés de um downgrade em Watchmen? Minha impressão é que Watchmen pode ser a graphic novel mais vendida de toda a história, mas hoje ela já não faz tanta grana assim. O filme deu uma sobrevida ao livro, fez Watchmen vender números absurdos, mas as vendas entraram em trajetória descendente. Uma hora a DC teria que simplesmente parar de publicar e consequentemente devolver a Moore sua obra, porque se tornaria custoso demais continuar republicando Watchmen em tiragens cada vez menores para manter os direitos.

Como solução deste dilema, a editora resolveu fazer fazer implantes cibernéticos na exausta galinha dos ovos de ouro, na esperança de que ela volte a produzir ovos, ainda que sejam feitos do mais puro ouro dos tolos.

É somente a ambição dos leitores que vai dar sobrevida à galinha. Se esse projeto Before Watchmen for um fracasso retumbante, é porque poucas edições foram vendidas. Em algumas décadas valerão uma fortuna. Se vender muito, porque os leitores têm a esperança de que no futuro esses quadrinhos valham uma fortuna, no futuro não valerão nada. Eis aí o paradoxo da profecia que só se realiza se nunca for profetizada.

Não costumo defender a pirataria e comportamentos ilegais, mas vejo Before Watchmen como um terreno perfeito para a pirataria. Sinceramente espero que quem vier a ler Before Watchmen só o faça pelos arquivos digitais compartilhados clandestinamente à revelia da DC.

Talvez seja hora dos leitores mais interessados nesses desdobramentos ilegítimos da obra do Moore de usarem a máscara de Guy Fawkes e ocupar os espaços morais da internet.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Michel (03/02/2012 12:18:40)

Caceta, como eu faço pra retificar a postagem? Esta está cheia de notas para o tradutor. Moderação, Borgo, deletem por favor, pra que eu possa postar a versão que deveria. kkk

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Gustavo (03/02/2012 12:26:43)

Caro Michel,

você pode apagar a mensagem no seu próprio perfil. Clique no seu "nome" para ser encaminhado ao seu perfil. Lá verá todas as suas postagens e poderá apagar aquelas que desejar.
Só te peço para arrumar o que você deseja no seu comentário e postá-lo novamente, pois ainda não o li completamente.
Estou ocupado com o almoço aqui, mas prometo que depois eu continuo nossa saudável discusão.

Inté.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Michel (03/02/2012 13:30:12)

Pois é, meu chapa, a latinha de lixo sumiu. Aí fica foda apagar a mensagem.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Thiago (03/02/2012 15:33:16)

Meus parabéns, Michel.

Concordo completamente com seu texto e creio que abordou todos os assuntos polêmicos sobre o assunto, além das críticas absurdas que tenho lido a respeito da opinião do Alan Moore ao se opor à publicação dessa material (encarado pela maioria como uma "birra" da parte do autor.

Creio que justamente pela falta de respeito ao material autoral/criativo e principalmente ao direito do autor em si, por parte das grande corporações, alguns autores e mesmo (sem surpresa alguma) do público sedento por qualquer coisa popular e que tenha uma campanha de marketing bem executada, é que temos visto crescer cada vez mais histórias com pouco conteúdo, mastigadas e feitas sob encomendas de capital, perdendo o conceito criativo por completo.

E os autores criativos e respeitados vão ficando somente no underground e independente...

Abraço.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Plastik_Fantastik (03/02/2012 16:49:15)

Ola @Michel

O texto que você colocou é uma síntese perfeita da situação.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Gustavo (03/02/2012 18:27:06)

É... acho que não tem nada mais a acrescentar depois disso.

E realmente Plastik_Fantastik, o Straczynski puxou, torceu e contorceu um argumento que além dele só deve ter convencido os mais desavisados.

De qualquer forma; lamento ser pessimista, mas acho que nada pode impedir esta série, nem mesmo o feitiço mais arcano de São Cipriano conjurado por Alan numa encruzilhada numa meia noite de sexta feira. hehe
E se fizer sucesso, pode até ir parar no cinema.
Torço pra que aconteça aquilo que o Michel praguejou, ou seja, que a esmagadora maioria leia o arquivo digital campartilhado clandestinamente.
Afinal, se há uma maneira nos manifestarmos contra, é essa.

Inté.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Cândido (04/02/2012 16:22:46)

Pois bem Michel...

Você basicamente apoiou o seu texto na idéia de que, não importma o que façam os novos Watchmen JAMAIS poderão ser tão bons quanto o original.



Que "Não tem dúvidas do capricho da DC em formular esse revival de forma controlada, cuidadosa e com o máximo de qualidade..." e que poderão "... impressionar num ponto ou noutro..."

mas "...é improvável que seja algo tão bom ou maior que Watchmen."

Você diz também : "Múltiplos conceitos do Moore se instalaram nos quadrinhos, mas nunca nenhum discípulo esteve à altura do mago barbudo"

Então eu pergunto : Se Watchmen é tão absoluto e transcedental ao ponto de ninguém ter chegado perto...

REALMENTE importa se as prequels chegarão ao mesmo nível ? É isto que está em questão ??

Pra mim não !

Basta que seja MUITO BOM que já vai ter valido a sua realização.

Eu não quero ler OUTRO Watchmen.
Eu quero ler histórias BOAS sobre o universo de Watchmen.

E nisso acredito que Straczinski e cia serão bem sucedidos!



Por isso estarei comprando as edições em banca com muito gosto.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Michel (06/02/2012 01:37:55)

Cândido, que bom que discordamos.

Minha opinião é que Watchmen foi um evento pontual na indústria dos quadrinhos e que modificou as leis de mercado.

Fez isso de várias formas: estabeleceu o modelo das graphic novel como padrão permanente, transformando quadrinhos em livros e colocando as histórias permanententemente à disposição do leitor; a insatisfação do Moore alimentou fortemente uma corrente indie que se estabeleceu nos anos 90 e 00; alterou a dinâmica dos contratos; e, ainda ouso especular, é um dos fatores por trás da baixa vendagem de gibis hoje.

Moore construiu a história que encerra o gênero dos super-heróis, o último capítulo. Depois do que ele escreveu o gênero se tornou obsoleto, porque ele expôs toda fragilidade, patologia e banalidade dos personagens e consequentemente do gênero.

Watchmen não foi desenvolvido para ter uma continuação ou um prelúdio. Este é meu ponto de vista. Além disto atingiu grau de excelência. Provavelmente é a obra máxima dos quadrinhos.

Então, respondendo à sua indagação: não acredito que esse prequel vai estar à altura do original. O que importa, e aí acho que nem todos os leitores estão interessados neste ponto, são os contornos éticos da questão. Naturalmente remeto ao texto que escrevi anteriormente, mas acrescento que a DC pretende apenas prolongar os direitos sobre uma obra a expandindo horizontalmente. Explicar os detalhes da obra, enxertar, remendar, fazer retcons, adulterar e reboots são comum em franquias prolongadas, feitas para serem publicadas mês a mês, mas Watchmen é uma obra fechar, conclusa. Alterar isto por si já me parece imoral. Outro ponto que também viola a ética é desrespeitar a vontade do autor. Aí vai de cada leitor. A quem interessar essas questões, que as considere.

O fato é que tanto a DC quanto a Marvel vivem recontando pobremente as mesmas histórias de sempre e estão catando desesperadamente as migalhas do Moore de décadas. Explorando idéias de um sujeito que produz continuamente e se inova a cada publicação. Ao mesmo tempo nunca quiseram dialogar amigavelmente com o Moore. E hoje, estas editoras são incapazes de se inovar, pela incapacidade de encontrar alguém do nível criativo do velho.

Se a história fosse boa, o que a impediria que ela fosse desenvolvida com outros personagens? Foi o que ocorreu com o Moore, quando a DC sentiu que ele estava pegando pesado demais e ela não quis comprometer personagens restolhos que eram seu patrimônio, preferiu então que ele mesmo criasse seus personagens.

A falta de criatividade da DC é evidente, até mesmo o título "Before Watchmen" é constrangedor. E a máscara do Straczynski caiu quando ele se enrolou a falar de como reagiria a um Babylon 4.

Por duas razões específicas não vou ler Before Watchmen. Por razões éticas e também porque estas histórias não vão acrescentar nada. Mas para quem vai ler, creio que se abre de forma muito legítima a alternativa de ler os arquivos digitais clandestinos compartilhados na internet.

Todo o caso deixa bem claro que a legalidade e ética são coisas bem distintas.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Cândido (06/02/2012 19:25:56)

"Moore construiu a história que encerra o gênero dos super-heróis, o último capítulo. "
- Sim, na minha opinião Alan Moore MATOU os super heróis em Watchmen. E Frank Miller RESSUCITOU-OS no Cavaleiro das Trevas -
"Depois do que ele escreveu o gênero se tornou obsoleto, porque ele expôs toda fragilidade, patologia e banalidade dos personagens e consequentemente do gênero."
Hmmmm... muito radicalmente pessoal essa sua opinião.
Eu li CENTENAS e centenas de páginas de super heróis depois de Watchmen e não achei nada obsoleto, banal e desinteressante. Muito menos dispensável. (Claro que não estou falando de TODAS as história)
Como chamar de obsoleto e dispensável um DEMOLIDOR de Brian Michael Bendis ? Uma Sociedade da Justiça ? Um Justiceiro de Garth Ennis ? Um X-Men de Josh Weddon, etc , etc...


"Watchmen não foi desenvolvido para ter uma continuação ou um prelúdio. Este é meu ponto de vista."
- O meu é de que deveria ter sequência sim. E mais histórias . Achei isso desde a primeira vez que foi publicado-

"Além disto atingiu grau de excelência. Provavelmente é a obra máxima dos quadrinhos."
- Hmmm... não sei. Tenho a tendência de não canonizar assim as coisas... eu não concordo com todo o conteúdo da trama e de todas as filosofias que Moore colocou ali. PERFEITO, perfeito , não é.
Já achei isso (ou algo parecido) na época que saiu, mas agora, não mais.


"a DC quanto a Marvel vivem recontando pobremente as mesmas histórias de sempre e estão catando desesperadamente as migalhas" "são incapazes de se inovar"

E você TEM LIDO a Marvel nos últimos anos ?
Eu acho que nãããõ...

A minha opinião é a de que simplesmente estão fazendo HOJE uma Marvel para quem leu a Marvel quando era criança nas décadas de 80. E ela é feita para provocar a mesma sensação (hoje) que sentíamos quando éramos crianças.
Se isso não é inovar, não sei o que é...

"Se a história fosse boa, o que a impediria que ela fosse desenvolvida com outros personagens? "
Nada.
Os outros personagens ainda podem ter boas histórias desenvolvidas.
Mas eles querem fazer Watchmen.
E muitos de nós queremos ler Watchmen!!


O título 'Before Watchmen' não tem nada de constrangedor pra mim. Aliás , você é o primeiro que disse isso entre as centenas de fãs que postam aqui.

Sobre o Straczynski.
Ele não se enrolou.
Quem leu é que não prestou a devida atenção: Leia o que respondi ao companheiro @Mark alguns posts acima.

E , encerrando, digo que lerei 'Before Watchmen' (também) por questões éticas.
Comprarei e colocarei na estante (e não baixarei) por questões estéticas... e também pra ajudar a dizer um f* -se pro Alan Moore pelo boicote dele não ter seguido adiante.

Antes de Watchmen | Envolvidos no projeto comentam minisséries - e Alan Moore, óbvio, reclama
Samuel Bono (03/02/2012 11:42:23)

Moby Dick não pode, mas 1000 léguas submarinas pode, né Alan Moore?

Shazam | Confira um preview do retorno do personagem aos quadrinhos
Michel (01/02/2012 00:54:53)

Eu gostava muito daquele material feito pelo Jeff Bone Smith. O cara é um mestre à moda antiga.

Quanto ao nome, a DC ter um Capitão Marvel é tão bizarro quanto a Marvel ter um Capitão DC no seu panteão. Faz bem em mudar para Shazam, que é o nome pelo qual o personagem é conhecido.

Game of Thrones | Último episódio da segunda temporada tem fotos e trailer
Michel (30/01/2012 07:27:32)

Power resides where men believe it resides... it’s a trick, a shadow on the wall. And and a very small man can cast a very large shadow...

Noah | Épico de Darren Aronofsky sobre Noé deve começar em julho
Michel (28/01/2012 19:44:26)

Pelo menos é um pedaço do antigo testamento. Naquela época deus resolvia as coisas sem muito mimimi e na base da porrada. Depois ele mudou de idéia... coisa estranha pra quem é eterno.

Ainda assim prefiro os deuses do Mahabharata. Renderiam filmes bem melhores.

Fúria de Titãs 2 tem mais dois comerciais de TV
Michel (26/01/2012 11:20:00)

É o Alan Moore com o tridente?

Fúria de Titãs 2 tem mais dois comerciais de TV
renato (27/01/2012 10:19:26)

É o poseidon

Histórias em Quadrinhos de Aventura | Introdução às HQs
Michel (24/01/2012 07:47:09)

Esses artigos atemporais são os melhores! Espero que seja apenas o primeiro de uma longa série.

O Último Exorcismo 2 contrata diretor e começa a ser filmado em fevereiro
Michel (22/01/2012 23:01:11)

O do filme anterior então era o penúltimo, né? Se fizerem um prequel vai embolar mais ainda...

O Último Exorcismo 2 contrata diretor e começa a ser filmado em fevereiro
Robson (23/01/2012 00:37:59)

Se fosse um prequel desembolava. Aí o filme poderia se chamar "O Penúltimo Exorcismo".

Los Hermanos anuncia mais seis datas em sua turnê
Michel (21/01/2012 12:24:03)

Hehe, talvez seja preconceito, mas eu imagino umas ninfetas de boa estirpe e sem muita coisa na cabeça, deslumbradas com babaquices comunistas e acostumadas com o conforto financeiro do pai, felando barbudinhos sem muita higiene que cantam músicas medíocres, para se sentirem rebeldinhas, transgressoras e independentes.

Acho que é preconceito meu. Espero que seja.

Los Hermanos anuncia mais seis datas em sua turnê
Bruna (23/01/2012 14:05:47)

É sim. Primeiro que não se sente revolta em show dos Los Hermanos, os caras cantam músicas "românticas", não declamações de amor à Marx. Segundo: o que tem a ver o comunismo com essa banda? Simplesmente pela barba? Que merda, hein? Continue achando que comunismo é Fidel, Jong e Mao que você ganha mais. E olha que nem curto os caras...

Los Hermanos anuncia mais seis datas em sua turnê
Gabriel (20/01/2012 23:17:58)

pessoal fala mal dos fãs de los hermanos, mas os haters são muito piores.. quanto preocupação com uma banda que acham desprezível.
e outra, chamar a banda de loser manos foi engraçado lá por 2003.

Los Hermanos anuncia mais seis datas em sua turnê
Michel (21/01/2012 02:05:28)

Aham, Ana Júlia, senta lá!

DC Comics | Veja o novo logotipo [Atualizado]
Michel (19/01/2012 17:01:02)

Logo bem "descolado"! Hehe

Preferia aquele antigo da década de 80, com as quatro estrelinhas.

Mad Men | Veja o pôster teaser da quinta temporada
Michel (18/01/2012 00:59:28)

Quem nunca viu, veja. É coisa fina. Um dos retratos históricos mais primorosos já feitos, além de chancelar com toda maestria a superioridade da TV sobre o cinema.

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.