Assista Agora


Bodão Bodão

http://bodeproducoes.wordpress.com/
Recife, PE

Comentários

Videocast: OmeleTV #210 | Oscar 2013
Bodão (20/02/2013 15:43:53)

Gostei das opiniões do Omelete. Para quem quer ver outras analises sobre os favoritos, ou está precisando de algumas dicas para o bolão, segue post sobre favoritos ao Oscar:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2013/02/20/favoritos-e-palpites-ao-oscar-2013/

Além de indicar as opiniões pessoais, o post analisa os ganhadores dos principais prêmios e reais favoritos.

Abraços e boa cerimônia!

Oscar 2013 | Indicados
Bodão (20/02/2013 15:24:11)

Para quem gosta de analises sobre os favoritos, ou está precisando de algumas dicas para o bolão, segue post sobre favoritos ao Oscar:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2013/02/20/favoritos-e-palpites-ao-oscar-2013/

Além de indicar as opiniões pessoais, o post analisa os ganhadores dos principais prêmios e reais favoritos.

Abraços e boa cerimônia!

O Lado Bom da Vida | Crítica
Bodão (19/02/2013 18:07:27)

Concordo com a crítica do Érico e discordei, em uma das raras vezes, com o Pablo Villaça e outros críticos quanto ao Lado Bom da Vida. Achei o filme excelente, não vi tantos clichês e problemas como viram por aí (na verdade, acho que os que estão lá estão por um motivo, como explico na crítica).

Achei o filme excelente, merecedor das indicações. Assisti ontem e não consegui aindar tirá-lo da minha mente. Até o roteiro já li para curtir um pouco mais a obra...

Expliquei o que gostei do filme e da história na crítica abaixo, para os interessados:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2013/02/19/o-lado-bom-da-vida-2012/

Lincoln | Crítica
Seriously? (25/01/2013 11:40:21)

Alguém que já tenha visto o filme pode me dizer se há, em algum momento, alguma referência à visão "racista" de Lincoln??

Apesar de abolicionista, Lincoln considerava o homem branco bastante superior ao negro e tinha, como plano inicial, conduzir os negros libertos para fora dos EUA... depois da guerra, claro, sua visão foi se alterando.

Há essa cutucada na ferida ou mostram apenas o lado bonzinho dessa figura histórica?

Lincoln | Crítica
joao silva (25/01/2013 13:45:29)

Eu assisti, e a resposta é não, em momento algum há essa referência que você citou

Lincoln | Crítica
James (25/01/2013 15:39:57)

Muito bem lembrado, cara.

E essa dúvida aliada ao fato de assistir a um filme histórico de um de meus cineastas favoritos de todo o sempre tá me deixando tenso.

Será se Spielberg aprontou mais uma hagiografia ou biografia histórica?

Até q ponto as contradições entre o discurso do filme e a força dos fatos retira o alcance estético deste tipo de obra?

Volto a frisar:Spielberg é desde sempre um de meus cinastas favoritos, mas têm uma tendência à sacarina e ao maniqueísmo q fazem um mal danado.

Vou assistir, é claro, mas com um pezinho lá atrás.


Lincoln | Crítica
Willie (25/01/2013 17:00:02)

Entre outras coisas! Maçon de 33 grau, Lincoln tinha hábitos estranhíssimos, além de ser envolvido com ocultismo pesado. Não era nenhum herói romântico, não. A propósito, to curioso pra saber como a morte dele é explorada no filme.

Lincoln | Crítica
Marcia (26/01/2013 09:50:19)

Olha, o fato em si não é citado, de forma alguma. Há uma contextualização, mas é preciso saber da história para entendê-la. O Lincoln é retratado como um moderado na questão da abolição, que precisa fazer aliança com os radicais do partido republicano. Também é preciso entender que a abolição da escravatura não é o fim do racismo, muito pelo contrário, a igualdade racial só terá lugar forte na política americana nas décadas de 60 e 70 no século XX.

A América latina e a Europa também acompanham este mesmo ciclo de inclusão de direitos. O 'fim' legal do racismo é conquista do século XX, pós 2-guerra mundial.

SPOILER *****************************************
Há uma cena em que um dos radicais precisa dizer que não acredita na igualdade das raças, que permite compreender os limites da proposta do presidente.

Há outra cena, sutil novamente, em que ele conversa com uma empregada negra e diz que não sabe o que será do povo dela no futuro, mas acho que irá se acostumar com os 'negros livres'
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Fim do SPOILER

Para mim o filme tem traços maniqueístas, mas há uma críticas a visão restritiva da aprovação da emenda.

Lincoln | Crítica
Bodão (26/01/2013 10:15:27)

Eu sinceramente não acredito que alguém tão racista tenha ido tão longe na luta pela 13o emenda à constituição.

Acredito que aí existe incompreensão quanto as suas ações. Essa questão de conduzir negros para fora dos EUA, que você coloca como uma ação racista, nos textos que li se tratavam na verdade de negros em estados ainda escravistas que não conseguiriam fugir dessa realidade, então existia um grupo (não só o Lincoln) que os ajudava no exílio. É claro que a ação favorecia os brancos, mas não era a motivação.

Lincoln acreditava na igualdade entre seres humanos e era racista apenas até o ponto em que toda a sociedade o era: era impossível naquela época conceber uma sociedade 100% sem preconceitos, como, por sinal, até hoje não temos! Imaginar negros e mulheres votando, negros sendo eleitos presidentes... Era algo inconcebível, independente da pessoa. Mas ele sabia que terminar a escravidão era o primeiro passo, o resto teria que vir depois.

Daí até acusá-lo de racismo seria como acusar Gandhi de anti-pacifista e a favor da violência (devido ao episódio com sua esposa), ignorando o contexto...

Lincoln | Crítica
Wagner (27/01/2013 08:09:53)

James, leia a crítica do Pablo Villaça, do Cinema em Cena.Parece que o filme vai por esse caminho, sim...

Lincoln | Crítica
Seriously? (28/01/2013 12:10:06)

Pois é pessoal,

Assisti o filme e esse ponto não é explorado. Porém, o Spielberg é habilidoso em contornar esse tipo de fato. O foco é inteiramente na questão política da coisa e, nesse quesito, o filme realmente é muito bom.

Spielberg conseguiu homenagear o cara sem citar seu lado mais questionável e ainda assim deixar o filme dinâmico. Gostei bastante do filme!

No entanto, acho que "Django Livre" fala mto mais quanto à questão da escravidão do que "Lincoln"

Abraços, colegas

As Vantagens de Ser Invisível | Crítica
Bodão (24/01/2013 23:03:56)

Eu gostei muito de As Vantagens de Ser Invisível. Demais mesmo. É daqueles filmes que deixa você lembrando suas cenas por dias...

Escrevi uma crítica sobre o filme, destacando o que mais gostei nele e colocando algumas trivias e correções (o filme não se passa nos anos 80 e "Wallflowers" não é um papel de parede, como outros críticos comentaram):
http://bodeproducoes.wordpress.com/2013/01/21/critica-as-vantagens-de-ser-invisivel-2012/

Abraços!

Django Livre | Crítica
Bodão (24/01/2013 22:58:39)

Gostei muito da crítica, mas discordo da parte em que compara a estrutura de Django com a de Bastardos, afirmando que Bastardos é perfeitamente estruturado.

Discusso isso e mais alguns pontos em minha crítica de Django Livre:
http://bodeproducoes.wordpress.com/2013/01/24/critica-django-livre-2012-e-ensaio-sobre-bastardos/

Entro também em alguns pontos que seu texto não teve oportunidade de discutir (por que as resenhas do Omelete são tão resumidas? Eu pelo menos gostaria de ver mais do que vocês tem a dizer...).

Abraços!

A Viagem - Cloud Atlas | Crítica
Bruno (14/01/2013 19:58:01)

Cara, o que a galera tanto fala que tava esperando no final do filme? O Morgan Freeman aparecer e dar uma explicação para tudo?

A Viagem - Cloud Atlas | Crítica
Bodão (15/01/2013 11:54:25)

Boa pergunta Bruno. Pensei na mesma coisa.

E pra falar a verdade, não é nem tão complicado assim entender o filme. E mais ainda, vendo cada história de forma independente, cada uma é contada em ordem cronológica 90% do tempo.

Acho que as pessoas apenas não aceitam bem o conceito do filme estar contando 6 histórias, ao invés de uma só e bem explicadinha...

A Viagem - Cloud Atlas | Crítica
Bodão (14/01/2013 11:54:45)

Érico, vale uma correção no texto. Você menciona que a trama sobre a criação da obra-prima se passa em 1946, no pós-guerra inglês. Mas é no pré-guerra, em 1931 (alguns colocaram 1936, mas as cartas são escritas em 31 segundo o cloudatlas.wikia.com).

Isso fica claro na cena em que Jim Broadbent comenta sobre o personagem do Hugo Weaving e sua esposa (ele é alemão e ela judia) - ele comenta sobre o que está "começando" a acontecer na alemanha.

Aproveitando, adorei o filme. Consegui aproveitar todas as histórias independentes, sem necessitar tanto de uma explicação ou conexão clara explicando tudo no fim, e isso foi chave. Tem pequenos defeitos técnicos e estruturais causados, principalmente, pela grandiosidade do filme (em todos os sentidos), mas nem de longe afetam a qualidade do trabalho.

Achei-o excelente e pretendo ver denovo. Recomendo também a crítica do Roger Ebert, mencionada por outros amigos cinéfilos aqui.


Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Luis Pereira (24/05/2012 10:34:07)

Os Vingadores já supera Avatar... no Brasil.

Já sei. Vão dizer que é por cauda do 3D.

Mas Avatar também não era em 3D?

Os Vingadores é a maior bilheteria da história do Brasil e da América Latina.

E aí? Qual a desculpa agora?

E o recorde só vai aumentar, pois ainda vai ficar mais semanas em cartaz.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Bodão (24/05/2012 15:13:16)

Você fala como se fosse um dos produtores dos Vingadores e tivesse realmente ganhando dinheiro com isso...

Mas de qualquer forma, só para não ficar sem resposta, Avatar era 3D mas em 2009 o Brasil tinha pouquíssimas salas 3D. Nos EUA, que já tinha várias salas 3D e até iMAX 3D, o filme arrecadou absurdamente. No Brasil e em outros paises isso não se repetiu.

Até hoje o Brasil só tem 4 salas de cinema iMAX, só para você ter uma noção. O número de cinemas 3D não sei, mas vendo por Fortaleza, na época de Avatar só tinhamos 1 cinema 3D. Hoje são 3. Imagino que o número de cinemas 3D tenha pelo menos duplicado de 2009 para cá.

Em contra partida, prefiro 10x mais que Vingadores tenha bom rendimento do que Avatar (melhor ver a Marvel rica do que o Sr. Cameron). Então ótima notícia. Mostra como o Brasil está ligado no mundo das HQs e necessitando de maior tecnologia nas salas de cinema (dispostos a pagar caro por isso).

Ainda sonho com algum iMAX aqui por perto, mas tá difícil.

* Tropa de Elite arrencadando 100 milhões no Brasil também foi uma ótima notícia desse seu link.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Ivan (24/05/2012 19:42:47)

Cada vc não ganhou um centavo com isso, para de ser retardado, nem a Disney tá tão satisfeita assim, deixa de ser criança.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Tina (25/05/2012 07:52:04)

Em resposta ao comentário idiota e reforçando o exposto abaixo, "Avatar" foi exibido em poucas salas 3D no Brasil e com certeza a grande parte da bilheteria veio de ingressos 2D mais baratos.

Em Recife, mesmo, "Avatar" foi exibido em 1 (uma) sala 3D durante toda sua carreira nos cinemas, afinal era a única sala 3D da cidade. "Os Vingadores" estreou em Recife em nada menos que 10 salas 3D. Sem falar, que o preço hoje é muito maior.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Tina (25/05/2012 07:54:33)

"exposto acima", desculpem

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Luis Pereira (25/05/2012 12:51:03)

Esperem mais alguns dias e a desculpa da quantidade de salas 3D e preço dos ingressos cai por terra; já que a diferença vai ser ampliada.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Luis Pereira (25/05/2012 13:33:27)

E da forma que escrevem, parece que todas as salas exibem o filme em 3D.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Alex (25/05/2012 14:32:55)

Luis Pereira,são´pessoas que não aceitam a realidade,e tem problemas quando algo que eles não gostam fazem susseso,eu vi o filme em 2D e a Sala estava lotada.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Lúcio (25/05/2012 23:52:45)

Qual o problema de torcer pelo que vc gosta?

Eu torço pro meu fluzão ganhar tudo, apesar de não ganhar porra nenhuma com isso.

Torço pelo sucesso do anime que eu vejo, da novela que assisto, da HQ que leio

Qual a porra do problema se o cara tá querendo que vingadores faça 5 bilhões?

Vcs se incomodam com pouca coisa.

Pra mim se fizer 1,5bi tá bom pra caramba.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Julio (02/06/2012 13:31:37)

Eu assisti Avatar em 3D e me arrependi.

Vingadores eu assisti em 2D e, na semana seguinte, TIVE que ir ver de novo em 3D!

Pra mim, Vingadores valeu cada centavo do ingresso.

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Bodão (21/05/2012 22:17:44)

Muitas pessoas trouxeram a discussão das bilheterias ajustadas por inflação. O problema é que maioria dos posts traz informação errada, então vale a pena registrar alguns dados válidos:

1. Com ajuste de inflação, E o Vento Levou lidera todo e qualquer ranking já feito. Ele fica à frente de Guerra nas Estrelas pelo Box Office Mojo, e de Avatar pela lista do Guinness. The Avengers fica na posição 60 nessas listas. [1]

2. As listas ajustadas para o mundo inteiro não são consideradas seguras e por isso foram desativadas na maioria dos sites (inclusive Mojo e Guinness). As fontes mais seguras são as de bilheteria nos EUA e venda de tickets. Uma lista antiga no Wikipedia coloca Avatar em segundo, à frente de Guerra nas Estrelas. Os Vingadores não entraria no top 10 mundial. [2]

3. Nos EUA, com dólar ajustado, Titanic é o 5o e Avatar é o 14o. Todos os outros filmes nos top 15 são dos anos 80 ou mais antigos (Box Office Mojo).

4. Considerando venda de tickets, E o Vento Levou vendeu cerca de 200 milhões de tickets nos EUA contra 135 de Titanic e 97 de Avatar. Os Vingadores vendeu menos de 60 milhões, o que mostra como a versão 3D foi bem rentável nesse caso. Outros filmes, como The Dark Knight (74 mi), O Retorno do Rei (61) e até mesmo Paixão de Cristo (59) ainda estão à frente de Vingadores em quantidade de tickets vendidos. [3]

[1] http://boxofficemojo.com/alltime/adjusted.htm?p=.htm

[2] http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_highest-grossing_films#Highest-grossing_films_adjusted_for_inflation

[3] http://boxofficemojo.com/alltime/adjusted.htm?adjust_yr=1&p=.htm

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
Alex (21/05/2012 23:15:40)

Vish,isto é muito numero pra minha cabeça;nem eles sabem mais qual a fonte é segura,só filmes de outra era do cinema iriam estar liderando,melhor deixar isso pra lá,é isso ai não vale mesmo, rsrsrs,até a economia era de outro mundo.AVANTE VINGADORES!!!

Bilheteria Mundial | Os Vingadores supera Harry Potter
diogenes (22/05/2012 12:57:42)

melhor filme de todos...OS VINGADORES RUMO A 1 COLOCAÇÃO!!

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Bodão (07/05/2012 00:09:07)

É um tanto triste quando a maior qualidade de um filme de super-hérois passa a ser a comédia, mas o fato é que Os Vingadores só se "encontra" quando leva tudo para a brincadeira e o humor. Como filme de ação/aventura falha, tão quanto e até mais do que os filmes que contam a origem dos hérois.

Mas como comédia, ainda bem, funciona maravilhosamente. É realmente muito engraçado. Acho que os próprios criadores do filme viram que não tinham outra saída: não tem outra forma de se colocar semideuses, mutantes, armas biológicas e armaduras modernas em um mesmo universo de forma plausível. Ainda mais quando são obrigados a dar espaço (demais até) para a "mulherzinha" da história, que certamente precisa ser ágil, mentirosa e enganadora, e um cidadão totalmente perdido usando um arco e flecha no meio de uma batalha intergalática.

O filme funciona dentro dos seus limites, mas continuamos com a impressão de que, em tempos de O Cavalheiro da sTrevas, a Marvel continua fazendo seus filmes à la Joel Schumacher...

Deveriam ter seguido o ótimo X-Men: Primeira Classe, ou mesmo o que funcionou em Homem de Ferro I (e foi totalmente destacartado no II). Mas paciência: o público gostou e vão rapidamente ganhar 1 bilhão de dólares. Quem está reclamando?

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
emanuel (07/05/2012 04:16:43)

Só você que está! kkkk

Mas se você ajudar na bilheteria para vir mais e mais filmes de qualidade, por favor. kkkkk´

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Leandro - nerd do interior mineiro (07/05/2012 08:36:14)

Pra mim esse comentário é dor de cotovelo de um nolete.

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Butters (07/05/2012 08:56:08)

E a CHORADEIRA não tem fim. A crítica dos Vingadores virou o Muro das lamentações de quem é troll e fanático.

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Bodão (07/05/2012 10:07:59)

Ah que legal que está essa página do Omelete... Se você publicar qualquer coisa que não seja "Oh esse é melhor filme de todos os tempos" te negativam e te xingam hehe.

Não cheguei aqui usando palavrão, nada disso. Fiz uma crítica opinativa ao filme, ressaltei o que achei bom e coloquei pontos que muitos outros concordaram serem negativos (roteiro não ser o forte, personagens perdidos, etc - basta ler críticos como Pablo Villaça ou Roger Ebert para ver como não falei nada demais).

Talvez seja a comparação com Batman que deixa vocês "nervosos", retiro isso então, pode ter sido agressiva demais. A comparação real foi com outros filmes da Marvel, como o Primeira Classe e Homem de Ferro I, que acertaram ao levar um pouco mais a sério história e filme. Mas não disse que não gostei do filme, inclusive até hoje rio de cenas como "Then, son, you have a condition...". Só acho que merecia um roteiro melhor e menos influência negativa dos estúdios (o Sr. Whedon até faz um trabalho bom quando não está focando em brigas internas à la HF 2, ou mostrando o Arqueiro Verde dando uma de Ronaldinho Gaúcho).

Enfim, não adianta só nós que curtimos e acompanhamos os super-hérois das HQs gostarem. É sempre bom quando outras pessoas também podem aproveitar, no mínimo nossas esposas não é verdade?

* Obrigado pela atenção dos que lerem isso nos 15 minutos antes da mensagem ser negativada e escondida pelos fanáticos :)

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Lico Blade (07/05/2012 17:32:44)

Eu acho que não existe somente uma forma de se fazer bons filmes de ação.

Xmen Primeira Classe segue um estilo mais sério, com uma trama bem mais elaborada. Um ótimo filme. Mas Primeira Classe perde pontos por mostrar pouco da relação entre os primeiros alunos de Xavier.

No caso de Vingadores, sacrificaram uma melhor elaboração de um roteiro para focar na relação entre os personagens. Em resumo, Vingadores têm ótimos diálogos mostrando como foi difícil reunir esse grupo de pessoas extraordinárias. Um ótimo filme.

Repito: não existe apenas uma única abordagem para realizarem ótimos filmes de ação. O importante é serem eficientes na proposta do filme, e isso Whedon conseguiu.

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Bodão (07/05/2012 19:32:39)

Lico,

Excelente resposta a crítica. Bem mais sensata e madura do que a maioria das tolices que o pessoal coloca aí. Por sinal, tem cada um usando palavrão, apelando, etc, e mesmo assim o pessoal vem e opina positivamente... Tá bastante errado isso...

Bem, acho que você foi no ponto certo da questão. O filme optou por sacrificar o roteiro para focar nos personagens, mostrá-los nesse universo e principalmente mostrar seus poderes. A dificuldade que tenho com isso é que a falta de roteiro realmente me incomoda, mais do que a outras pessoas que não estão muito ligadas nisso. Me incomodou de fato e prejudicou boa parte do filme para mim. Mas isso não compromete os outros fatores.

E uma coisa talvez tenha pesado, que foi a necessidade de introduzir mais dois personagens, e tentar colocá-los no mesmo patamar dos outros hérois. Isso não me ganhoy, mas nem de longe.

Dá para notar que o diretor e os produtores se esforçam muito, se expoem e apelam até, para tentar nos convencer de que Viúva Negra e Gavião Arqueiro são importantes. Mas a verdade é que no meio dos já apresentados HF, Thor, Hulk, Capitão e Fury, fica difícil colocar mais gente ainda e não parecer tolo.

O vilão Loki ja conhecíamos, mas tirante a sacada interessante de trocar as caras raivosas por sorrisos, também não é lá um grande vilão - algo que, por sinal, os filmes da Marvel em geral pecam (HF 1 e 2, Quarteto, Aranha 3, X-Men Origins, etc).

Sem querer insistir, mas a cena do Arqueiro de Ronaldinho, e também aquela participação no final da Viúva Negra, que de repente está "viajando" nas pranchas voadoras alienígenas, subindo prédios, etc, é bem desnecessária e não condiz com a realidade criada (uma coisa é mutantes e semideuses voarem pelos prédios destruindo tudo, mas espiã sexy é covardia - mesmo as treinadas na Rússia!).

No mais, boa ação, bons efeitos especiais, e boa sinergia entre os hérois (principalmente HF - Hulk - Thor), mais a grande surpresa da comédia eficiente, marcam o filme.

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Marcus Kent (07/05/2012 09:20:44)

Bom dia a todos!

Eu queria saber se as cenas que ficaram de fora quando lancarem o dvd/blu-ray incluem cenas adicionais,que sao aquelas em que nao acrescentam nada a trama mas sao de suma importancia para os fans?

Em tempo a chegada do dvd/blu-ray de Jhon Carter foi adiantada para 6 de junho aqui no Brasil!

Os Vingadores - The Avengers | Crítica
Bodão (07/05/2012 10:23:05)

Com certeza amigo, haverão várias cenas. De cara já tem a cena pós créditos alternativa, que até onde eu saiba não passou no Brasil.

E pelas declarações do diretor, haverão pelo menos 30 minutos de cenas deletadas. O primeiro corte do filme tinha 3 horas...

http://collider.com/the-avengers-deleted-scenes/159451/

O destaque será o Capitão América, com algumas cenas no apartamento dele etc.
Mas uma coisa que eu gostaria de ver, mas será complicado pois o diretor muda entre os filmes, é um resumo das conexões entre os filmes da Marvel.

Ficou claro mais ainda nesse filme que tudo havia sido bem pensado desde o início - HF, Thor, Cap. América, todos tem referências entre si e nos preparam para os vingadores. Resgatar essas cenas nos extras seria algo bem legal para termos uma noção de "quão preparado" foi esse terreno...

Abcs.

Oscar 2012 | Entendendo o Oscar - SOM
Bodão (22/02/2012 16:00:44)

Érico,

Excelente matéria e iniciativa do Omelete. Confesso ter dificuldades em diferenciar as duas categorias de som, apesar de entender na teoria. Mas vou pro próximo filme com essas explicações em mente :).

Para algumas sugestões de favoritos ao Oscar nessas categorias:
http://bodeproducoes.wordpress.com/2012/02/16/favoritos-ao-oscar-2012-palpites-e-preferencias/

Oscar 2012 | Filmes indicados
Bodão (16/02/2012 16:13:35)

Para explicações detalhadas sobre os filmes favoritos e os melhores do ano:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2012/02/16/favoritos-ao-oscar-2012-palpites-e-preferencias/

Os favoritos são em cima não de opinião pessoal, mas pesquisa levando em consideração os principais prêmios (Producers Guild Awards, Critics Choice Awards, Globo de Ouro, BAFTA, etc).

Histórias Cruzadas | Crítica
Bodão (09/02/2012 22:53:37)

Uma ótima crítica Carina, bem mais sensata do que muitas que vi por aí.

Achei que faltou uma menção à Jessica Chastain. Achei-a tão bem, ou até melhor, do que a Octavia Spencer.

Coloquei uma visão parecida no blog:
http://bodeproducoes.wordpress.com/2012/02/06/critica-historias-cruzadas-the-help-oscar-2012/

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Segundo trailer está na rede, agora com qualidade!
Bodão (22/12/2011 18:48:22)

Para quem viu o outro post sobre o prólogo (6 minutos) e quer saber mais, foi divulgado um suposto roteiro das cenas específicas do prólogo.

Aproveitamos para fazer uma rápida tradução e favorecer os leitores brazucas:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/12/22/the-dark-knight-rises-o-prologo/

Vale a pena.

Os primeiros minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Da Frigideira
Bodão (22/12/2011 18:47:17)

Para os interessados em saber mais sobre o prólogo e ter acesso ao roteiro publicado, com diálogos e detalhes da ação, publicamos uma versão do roteiro em português!

http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/12/22/the-dark-knight-rises-o-prologo/

Vale a pena.

Os primeiros minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Da Frigideira
Bodão (20/12/2011 23:08:44)

Amigos,

Nem precisa ser dito que tudo no mundo está na internet, então já é possível sim ver o "prólogo" do TDK on-line. É só procurar.

A qualidade não será boa, nem do áudio nem do vídeo, mas para quem não tem chance de ver no iMAX pode valer a pena.

Para quem viu (no cinema ou não) e quer entender mais sobre o que está acontecendo, alguns sites publicaram "roteiros" da cena, que detalham melhor o diálogo e as cenas. O roteiro deve ser falso, pois não tem tudo que precisaria para ser um roteiro verdadeiro, mas o diálogo eu garanto que é verdadeiro. É o que realmente é dito no prólogo.

Vale a pena:
http://www.wwtdd.com/2011/12/script-pages-from-the-dark-knight-rises-have-leaked/dkrs_1/

(Passar pela galeria de fotos)

"The Fire Rises"

Os primeiros minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Da Frigideira
grande juiz (21/12/2011 14:10:54)

eu esto com esse pensamento desde ontem aqueles presediarios comandados por bane, nao seria os mesmos presos que apareceram no 1 filme do batman, quando o bruce estava prezo e enfrento eles sera que eles querem vinganca contra ele note que o dono da penitenciaria é o Rass e ai vem a minha duvida poderia o nolan coloca os prezos como inimigos do batman no filme olha eu posso esta enganado mas bruce fez varios inimigos quando ele foi prezo no 1 batman bengis

Os primeiros minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Da Frigideira
Bodão (21/12/2011 17:20:23)

Amigo,

Confesso que não entendi tão bem o que você colocou, mas apesar de ser interessante a hipótese de envolver problemas do primeiro filme (o que explicaria o envolvimento da filha do Rass), eu ainda acho que a trama envolverá mais fortemente o asilo (Arkham Asylum).

O Begins falou mais no asilo mas não mostrou em detalhes, e como o jobo Batman: Arkham Asylum e sua continuação mostraram, existe muita história para se contar ali dentro, é algo bem "forte" dentro desse novo mundo do Batman.

Eu acho que o Bane nesse ponto estará seguindo um pouco do que o Coringa já vinha fazendo, de liberar os loucos, criar caos, etc. O prólogo colabora com isso, principalmente a parte em que um capanga dele, provavelmente vindo de Arkham, pergunta: "Nós iniciamos um fogo?". Tem tudo haver com que o Coringa falava no TDK.

"The Fire Rises"

Os primeiros minutos de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Da Frigideira
Will (22/12/2011 15:51:00)

Sim, Bodão o Asilo Arkham nos quadrinhos é aberto pelo Bane e seus comparsas para deixar o Batman muuuito exausto para o confronto com Bane.
O q estamos esquecendo é q algumas locações do filme, remetem q pode ser, pode ser equivocado eu dizer isso, mas Bane se confronta com o Killer Croc, q inclusive é mostrado na animação Cavaleiro de Gothan q saiu junto com o cCavaleiro das Trevas. Portanto esse referencia ñ tem haver com os filmes anteriores, mas sim com a própria história do personagem nos quadrinhos.

Por isso acho q seria interessante se tivessem continuado a franquia e o aparecimento de outros vilões como o Charada até o confronto com Bane!

Mas vamos lá, isso é uma outra visão da história, q ñ são de poucas fontes, ñ dá pra ser fiel em tudo. É uma visão do q seria o Batman nos dias de hoje! São elementos q Nolan utiliza para contar sua visão de um ícone, ou melhor uma lenda!
Confio no Nolan.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Site diz que Christopher Nolan não pretende mudar a voz de Bane
Romualdo (20/12/2011 22:28:29)

Pow... que exagero esse lance de incompreensível, nada a ver... dá pra entender sim e a voz dele não é tão fraca quanto andam dizendo!

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Site diz que Christopher Nolan não pretende mudar a voz de Bane
Bodão (20/12/2011 23:19:04)

Concordo com você amigo. Não creio que nada de importante vá ser perdido, estão fazendo tempestade e copo d'água.

E se acham que um diretor perfeccionista e decidido como o Nolan vai levar em consideração especulações e comentários diversos, esqueçam. Se ele fosse desse tipo, estaria fazendo um filme em 3D e não em iMAX!

Abcs

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Site diz que Christopher Nolan não pretende mudar a voz de Bane
Hades (20/12/2011 21:36:33)

Ra's Al Ghul em begins foi divinamente bem interpretado por Liam Nesson, o qual sua incrivel voz em ministrar os ensinamentos ainda ecoam na mente de quem assistiu (Quem não se lembra: A vontade é tudo!)

O Ledger ganhou oscar pela incrivel interpretação, o qual o Coringa em TDK tornou-se único e insuperável. Ele falava como se realmente tivesse realmente aquelas cicatrizes ao redor dos lábios que parecia incomodar.

Em Bane, temos um excelente ator visto em a Origem, mas que estupidamente um Diretor que não era ninguem antes da franquia Batman dar certo, resolver tornar realista um por menor ridiculo, que é a voz do Bane numa mascara!

Ora, o retardado do Nolan, desconsidera naves voando pelas ruas de Gothan, desconsidera um super soro que faz milagres no Bane, desconsidera um poço de lázaro, e vem falar de realismo com uma droga de voz??

É uma traição ao Tom que faz o Bane, nunca esse cara será apreciado em sua interpretação, ja que nem será ouvido. E ainda fica dezenas de amantes do Nolan defendendo uma decisão lixo feito essa. É ação judicial contra esse cara, isso sim.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Site diz que Christopher Nolan não pretende mudar a voz de Bane
Chuck (20/12/2011 21:50:18)

Verdade meu caro, já vou procurar agora mesmo meu advogado.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Site diz que Christopher Nolan não pretende mudar a voz de Bane
Bodão (20/12/2011 23:16:05)

Seu comentário faria algum sentido se ninguém conhecesse, por exemplo, James Earl Jones.

Como todos conhecem, falou besteira. E usou termos bastante inadequados, além de estar julgando explicações do filme antes de tê-lo assistido.

"The Fire Rises"

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Site diz que Christopher Nolan não pretende mudar a voz de Bane
Bodão (20/12/2011 23:14:14)

Concordo com quem falou sobre a voz dele, de todas a que mais entendi foi a dele. Talvez seja exatamente o sotaque britânico que nos ajude.

As outras vozes são mais complicadas, principalmente a do agente da CIA. Para quem não conseguiu entender tudo que se passa na cena, alguns sites publicaram "roteiros" da cena, que detalham melhor o diálogo e a ação.

O roteiro deve ser falso, pois não tem tudo que precisaria para ser um roteiro verdadeiro, mas o diálogo eu garanto que é verdadeiro. É o que realmente é dito no prólogo.

Vale a pena:
http://www.wwtdd.com/2011/12/script-pages-from-the-dark-knight-rises-have-leaked/dkrs_1/

(Passar pela galeria de fotos)

"The Fire Rises"

A Árvore da Vida | Crítica
deoveki (17/10/2011 12:46:55)

Um filme cansativo e complexo. Mas merece os quatro ovos que recebeu do Hessel.

A fotografia não há o que críticar, mas achei que, pelo menos, 20 minutos nesse filme são dispensáveis!!!! Até 1h 20min o filme é demais. Depois disso é jogado uma carga de informação que não precisaria, já dava pra irmos para o gran finale....

A Árvore da Vida | Crítica
Bodão (19/10/2011 10:15:49)

Uma má notícia: o corte original tinha 6 horas de duração...

E o pior de tudo: tá cheio de gente querendo ver!

Abcs.

A Árvore da Vida | Crítica
Bodão (04/10/2011 09:04:29)

Paulo,

Esse texto é na verdade da Folha (Marcelo Gleiser). Apesar de ser um texto bom, ele fala coisas como a morte do filho no Vietnã, que não é considerado como verdade (eu explico minha versão no blog, para os interessados).

Continuo gostando do filme e impressionado com os feedbacks positivos aqui. Apesar dos comuns "esse filme é um saco!", a maioria das pessoas gostaram. Que bom. Só não se empolgem demais: Oscar não deve ganhar não, pelo menos nas categorias principais é muito difícil.

E não entendo porque as pessoas não conseguem gostar de mais de uma coisa, tem que ser uma ou outra. Claro que é difícil se gostar de Árvore da Vida e Transformers 3, mas eu pelo menos, adorei http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/09/05/discutindo-a-arvore-da-vida/
e também adorei http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/08/27/critica-super-8/

A Árvore da Vida | Crítica
Rafael (28/08/2011 20:04:13)

Poxa Hessel, você me decepcionou nessa.
Árvore da vida é o filme perfeito pra quem quer dizer que gostou só pra parecer que é inteligente.
O filme é bonitinho, mas não tem nenhum conteúdo.
Antes que alguém diga que eu não entendi o filme, não acho que tenha nada de complicado no filme. Tenho doutorado em filosofia e afirmo que o filme simplesmente não tem nenhum conteúdo relevante. É tudo uma seqüência de clichês. Imagenzinhas bonitinhas, aquela mãe super-boa e sem defeitos, mensagem de que só o amor constrói, subúrbio americano filmado como propaganda de margarina, cidade como selva de pedra, lençóis branco flutuando ao vendo no varal. Além disso tudo, coroando a obra, o final mais brega que já vi num filme.

A Árvore da Vida | Crítica
André (28/08/2011 22:14:24)

Rafael discordo da sua opinião! ainda bem que uma boa parte da comunidade filosófica não pensa como vc!! teve pensador que foi num desses congressos importântes ai que discutia questões filosoficas e essencias a vida humana...e não sei ao certo qual foi a pergunta deixada a ele...mas o que surpreendeu foi a resposta dele, tipo, quando todo mundo esperava uma réplica num caminho cético e fechado em ateísmo, o que cara surpreende dizendo que a pergunta mais relevante hoje para o Ser humano é responder nosso proposito de existência aqui na terra, e dependendo de qual seja essa resposta nos remeterá a maior questão de todos... a existência ou não de Deus e sua influência na vida humana.

Para mim o filme Árvore da Vida toca em questões essenciais da existência humana como Deus, a perda, a rendição, nossa constituição como indivíduos, e os caminhos possíveis de serem trilhados pelo ser humano.

E a sensibilidade a tudo que nos cerca e um possível sentido de existência advindo da comunhão com nosso em torno, entende-se o universo criado.

A Árvore da Vida | Crítica
Rafael (29/08/2011 11:17:52)

Beleza André, também acho que estas perguntas são importantes. Só que eu penso que o filme tratou delas de uma forma bastante superficial, com muitos clichês e pouco aprofundamento.
Pra mim é um filme visualmente bonito e só. Assim como documentários sobre natureza também podem ser bonitos.
Mas essa é apenas a minha opinião, estejam livres para discordar dela.

A Árvore da Vida | Crítica
Carlos (30/08/2011 11:34:17)

Respeito a tua opinião. Mas devemos lembrar que trata-se de um filme que não tem a pretensão de ser uma "biblia" da existencialidade. O Objetivo dele é despertar, tanto que, durante ele se faz mais pergunta do que se tem resposta.

Outra coisa é direção de Malick, mesmo respeitando a opinião alheia, as cenas da família são belissímas. Ele utiliza a càmera de maneira sensacional, bastava ver os mise-en-scene proporcionados pelo filme com Jack ao fundo e o uso da luz, simplismente fantástico.

Mas vale ressaltar, cinema é questão de gosto, existem clássicos que sinceramente não gosto. Assisto e respeito. Mas não gosto.

Para mim, o filme de Malick é a primeira obra-prima da década, estando ao lado de 2001: Uma Ódisseia no Espaço.

A Árvore da Vida | Crítica
Bodão (30/08/2011 13:56:08)

Rafael,

Eu assisto muitos filmes. Respeito sua opinião, mas não fiquei convencido de que é uma opinião sincera mesmo ou apenas fruto de algum tipo de preconceito - ou ainda, me pergunto se você usou o inverso do seu próprio argumento:

Se é um filme bom para dizer que gostou para parecer inteligente, é um filme ótimo para se criticar e parecer mais inteligente ainda?

Então te faço uma pergunta: dentre os filmes que você viu recentemente, que filmes tratam de forma MAIS profunda estes temas?

No meu caso pelo menos há muito tempo eu não assistia um filme que tratasse TANTO existencialismo, psicologia, religião, família (édipo) ou ciência.

Ser superficial ou não vai depender do diferencial. Comparado a grandes obras da literatura e obra-primas de filósifos? Claro.

Comparado a outros filmes? Acho complicado argumentar.

Abraços.

A Árvore da Vida | Crítica
Aleph (05/09/2011 10:19:26)

Concordo com o Rafael. Uma crítica do IMDB resume bem a minha opinião sobre esse filme: "One of the most pretentious pieces of pseudo-intellectual garbage I have ever seen".

É a primeira vez que saio do cinema antes do fim de um filme. Pode ter lindas imagens, mas isso eu canso de ver nos documentários da BBC. Seria menos chato se não fosse tão religioso.

A Árvore da Vida | Crítica
Geraldo (10/09/2011 10:13:29)

É doutor filósofo. Apezar de seu protesto antecipado, você realmente não entendeu o filme... ou não tem sensibilidade para avaliar o "conteúdo relevante.

A Árvore da Vida | Crítica
Jayson Weslley (19/09/2011 12:01:36)

Todos podem opinar igualmente.

Mas à partir do momento q vc utilizou da uma falácia pra argumentar ("sou doutor em filosofia") vc se tornou tão pretensioso quanto o filme.

Mas td bem, depois vc argumentou normalmente e seus argumentos são bons, embora eu não concorde.

Se a família do personagem do filme é clichê, então a minha tb é, pq me identifiquei demais com o filme. E não me lembro dos personagens serem unilaterais. O pai tem seus momentos de carinho e fraqueza, e a mãe tb critica e briga com o filho (da maneira dela).

De fato não tem nada de complicado o filme. Respeito seu gosto e sua opinião, mas cuidado pra não se igualar ao diretor do filme.

Quanto ao conteúdo relevante, melhor ler um livro de filosofia msm. Arte não tem conteúdo relevante, pois se tivesse, não seria SUBJETIVA.

Pra mim, é um clássico moderno, o "2001" do século 21 (sem exageros).

A Árvore da Vida | Crítica
João Luiz (27/09/2011 12:02:07)

DOUTOR, QUE FACULDADE É ESSA?!
QUE FORMA UM FILÓSOFO QUE NÃO TEM A CAPACIDADE DE PENSAR!! KKKKK

EXISTE MAU PROFISSIONAL EM TODO O LUGAR!!

A Árvore da Vida | Crítica
Bodão (23/08/2011 16:39:12)

Interessante... vi muitos sites em que os comentários são quase que totalmente negativos. No Omelete, tanto a crítica como boa parte dos comentários são positivos. Bem mais do que o esperado, considerando o filme.

Que boa surpresa...

O filme é realmente excelente. Daqueles que fica na sua cabeça por um bom tempo. Agora é um filme que eu pensaria cem vezes antes de indicar para alguém - salvo algumas pessoas que conheço muito bem. Não é um filme comum. Mas também, os melhores não o são.

Para os que estão em dúvida quanto a ver ou não, segue uma dica: se você tiver assistido Além da Linha Vermelha ou 2001: Uma Odisséia no Espaço, e gostado, não tenha dúvidas. Você irá adorar o filme.

Se tiver assistido algo como Fonte da Vida (5 ovos) ou alguns filmes do Gondry e/ou Kaufman (Brilho Eterno, Adaptação, Synédoque), você muito provavelmente irá gostar.

Se você não viu nenhum desses filmes, e é do tipo que se esforça para assistir os filmes premiados (Cannes, Oscar, Filmes Estrangeiros) etc, mas em geral considera-os cult demais, por favor fique em casa :). Será o melhor para todos...

E para os que acharam o filme longo, vale salientar que o Malick fez um primeiro corte de 6h do filme! O Penn que saiu perdendo nesse corte final.

E quer saber? Se tivesse como, eu veria essa versão de 6h sim, com todo o prazer.

A maioria dos brasileiros acompanha pelo menos uma novela inteira por ano, perdendo quase 150h de suas vidas... para quê? Em que ela realmente contribui?

E agora vão achar ruim assistir um filme de 2h30m? Agora filme tem que ter que nem desenho infantil, de até 1h30m, para ser bom é isso?

E por favor não vamos mencionar críticas da Veja. Nunca vi uma crítica que preste na Veja. Eles falaram mal de TANTOS filmes excelentes, que acho até desrespeitoso. Imoral mesmo.

A Árvore da Vida | Crítica
ARS (23/08/2011 22:17:41)

EXCELENTE sua citação sobre as novelas !!!

Eu também veria as 6h do filme.

A Árvore da Vida | Crítica
Willian (26/08/2011 22:07:17)

Isso é o mínimo que deveriam priorizar num filme de cinema, O MÍNIMO, priorizar o roteiro sem se importar em fazer dele uma novela, por que o que vai ser contado é o roteiro baseado no que precisa ser mostrado, então não tem nem o que dizer, agora se o filme em si não existe um roteiro que aborde tamanho tempo então não tem necessidade alguma de ser longo, só quem sabe fazer cinema entende disso, e são poucos.

A Árvore da Vida | Crítica
Jayson Weslley (19/09/2011 12:08:04)

Discordo do William!

Cinema não é livro!!

Cinema não tem q, necessariamente, ter diálogos!

Cinema são imagens em movimento e sons. Só isso.
O resto é complemento!

Cenas sem diálogo num filme está para uma música instrumental. Músicas não precisam de letras pra serem clássicos.
Se fosse assim, as músicas de Beethoven seriam ruins, pq nenhuma delas tem letra ou poesia. E msm assim são clássicas, melhores do q qualquer música com letra q eu ja tenha ouvido.

Transformers 3 - Trailer 2
Bodão (01/05/2011 01:08:26)

Ninguém mais incomodado com o "BAUM" do A Origem estar neste trailer? Putz...

Transformers 3 | Assista ao novo trailer do filme [atualizado]
Bodão (29/04/2011 12:35:11)

Que diabos o "BAUUUMMM" do A Origem está fazendo no Transfomers??

Desrespeitosa essa cópia viu...

Tirante isso, Transformers 1 foi legal, entregou o que prometeu. Transformers 2 foi ruim, prometeu demais entregou de menos, muita coisa besta. O 3 eu nem ia assistir, nem achava que devia ser feito, mas confesso que os trailers estão bem interessantes. O primeiro, da lua, chamou mais atenção até do que esse. Espero que seja um filme mais sério que o segundo, e que entregue tudo que está prometendo.

Bode

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (02/03/2011 20:11:23)

O Oscar não tem preconceito com refilmagens, o problema é que a maioria das refilmagens não se justificam como novos filmes. Vários críticos comentaram ter gostado do Bravura mas mesmo assim não justificam ter sido refeito.

Se o problema fosse apenas ser uma refilmagem, Infiltrados não deveria ter ganho em 2006...

Bravura não ganhou principalmente pelos Coen terem ganho muito recentemente... é isso. No mais, muitos não ganharam ou ganharam pouco porque a competição estava boa, sem únicos favoritos.

Como posts grandes aqui acabam sumindo e quase ninguém lê, os comentários que coloquei da cerimônia, José Wilker, e tudo isso que continuam insistindo por aqui, deixei para o blog... http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/03/01/vencedores-do-oscar-2011-e-cerimonia/

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (01/03/2011 22:32:59)

Bem, eu também cheguei a comparar Nolan com Spielberg. Não acho um absurdo - não se compara Messi com Maradona, por exemplo? Claro que tem muito para mostrar ainda, mas encontrar promessas para o futuro faz parte de qualquer ramo.

O que coloquei sobre a questão (nos comentários da crítica do A Origem no http://cinefilos.interativo.org):
"Pra mim Nolan tem muito de Spielberg 30 anos atrás, quando ele pergou genêros como aventura/comédia e filmes sobre extra-terrestres e revolucionou por completo, misturando ficção, ação e drama de forma que nenhuma das partes sai perdendo. O Nolan está fazendo o mesmo para genêros como super-hérois e ficção psicológica, mostrando ao mundo que não é preciso fazer filmes ridículos e exagerados para agradar o público."

Já a comparação entre A Origem e 2001 mais comum é com relação a ambos terem um final sem explicação clara, livre para interpretações e imaginação. Não vejo como comparar estilos. São duas grandes ficções científicas que despertam reflexão, exploração, conhecimento. E fica por aí.

Para quem gosta do 2001 como eu gosto, um filme que tem um tanto de 2001 (propositadamente na minha opinião) é o Fonte da Vida, apesar de poucos terem notado. O filme tem várias homenagens ao 2001. Destaco uma: o velho moribundo deitado na cama que olha para o Hugh Jackman em uma das cenas. Tem uma cena quase idêntica no 2001. Vale a pena conferir.

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (28/02/2011 16:51:50)

Não sei porque pegaram tanto no pé do José Wilker...

Como falei num post anterior, a trasmissão da globo foi atrasada e desespeitosa nesse sentido, mas após iniciar foi muito boa. A tradução estava bem melhor do que a da TNT e os comentários nada demais. O Wilker falou besteira mas o Rubens também fala muita, faz parte do trabalho. Quem não quer falar besteira fica calado a vida toda.

Adorei A Origem e coloco ele e Cisne Negro num patamar bem acima dos outros filmes indicados, e nem por isso me ofendi pelos comentários do Wilker. Ele não falou mal do filme! Ele disse que gostou e tudo mais. Ele só falou que é um filme muito computadorizado, cheio de efeitos. Ele mentiu? Ele falou bem do roteiro, da história complexa, etc. Agora não é estilo dele. Eu me surpreendi pelo fato do Rubens ter gostado tanto. São caras que viram filmes bem diferentes, curtem clássicos bem antigos, não tem obrigação de acompanhar o mundo da ficção científica.

Tem gente aqui que adorou Matrix e não gostou tanto de Inception (o que pra mim não faz tanto sentido) - não estou comparando um com outro, mas apenas comparando o estilo - porquê o Wilker não pode?

A única possível besteira que ele falou foi que o Rede Social deveria ganhar porque o Tom Hooper ganhou de diretor e o Oscar costuma dividir. Mas não foi besteira mesmo, foi uma opinião. De fato em muitos anos o Oscar dividiu prêmios principais. Eu mesmo apostei nisso (mas inverti - Fincher diretor, Discurso filme) e foi uma das poucas categorias em que errei. Não é nada absurdo, mas de fato ele insistiu nisso e estava errado (nos últimos anos o Oscar vem favorecendo as dobradinhas mesmo).

Valeu...

Crítica: A Origem
Bodão (28/02/2011 16:17:07)

Victor,

Na primeira vez fiquei com dúvida realmente com relação a passagem de tempo nos sonhos. Mas depois consegui entender melhor. Porém queria deixar claro que ela não fala especificamente em 50 anos. To com o roteiro aqui e conferi. Ela calcula que são 10 anos para o último nível (terceiro sonho). Não se sabe quanto tempo passa no limbo, é mais instável tudo lá.

O x da questão é que a cada nível de sonho o tempo passa mais devagar. Então esses 10 anos que a Ariadne se refere, é no terceiro nível de sonho (antes do limbo). Apenas ali se passariam 10 anos. Na vida real isso equivale a 10 horas (vôo). No primeiro nível de sonho, 1 semana. No segundo nível de sonho, 6 meses (na verdade 5,5). O crescimento é aritmético simples, é só multiplicar por 20.

Passar 10 anos para aplicar um golpe é uma loucura, então a idéia deles é realizar o golpe o mais rápido possível e voltar para o primeiro nível de sonho (o da van). Lá as 10 horas totais passariam em 1 semana. De lá eles poderiam tanto tentar acordar (o sedativo já estaria mais fraco, o que segundo o Yussuf daria chances) ou simplesmente esperar o resto da semana.

Então digamos que eles resolvam tudo em 1 minuto do mundo real, 20 minutos do primeiro sonho, 400 minutos do segundo, 8000 do terceiro (cerca de 5 dias) ... faltariam menos de 1 semana no primeiro sonho até o sedativo passar. Iam ficar "passeando" lá de férias até o sedativo acabar ou enfraquecer :).

Essa era a idéia. Porém se não conseguissem aproveitar os chutes e voltar pro primeiro nível, o tempo passaria mais devagar. No sonho do Arthur (hotel) seriam coisas de meses, no sonho do Eames (neve) seriam alguns anos. E no limbo, algumas décadas. Esse é o problema.

O que acontece no final (spoiler claro!) é que alguns conseguem voltar pro primeiro nível em um tempo razoável, e ficam lá alguns dias esperando o sedativo passar e o chute do mundo real (o avião começar a descer, o filme não menciona outro chute, mas pode haver e foi cortado). Note que quando eles saiem da água (van submersa) eles saiem sem pressa, tranquilos. Missão está terminada, a segurança "mental" do Fischer já foi "desarmada", e não tem mais muito o que fazer ou temer, apenas esperar.

O Cobb e o Saito ficam no limbo, e por isso passam vários e vários anos (na percepção da mente deles, claro) presos lá. O Cobb, como tinha passado por aquilo, tenta se manter são e tem consciência de que não está envelhecendo de fato (por isso ele não fica fisicamente idoso). O Saito não tem tanta consciência assim e por isso envelhece, mas consegue se lembrar da promesa e manter algumas memórias importantes.

E por aí vai! :).

Abraços!

Crítica: A Origem
iande (25/09/2011 03:01:26)

muito bem resumido. perfeito!
bom saber que tem gente que entende os filmes! hehe

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (28/02/2011 15:05:00)

Fiz um comentário longo e explicativo mas poucos leram (obrigado @Luciana), continuam insistindo nas mesmas tolices ... vou então fazer um mais popular e um pouco menos longo:

Revi Rede Social esta semana pois de fato expectativa é um problema (@Ju) e fui com expectativa muito alta na primeira vez, gostei mais na segunda. A linguagem é moderna e eficiente, as atuações boas, retratou muito bem uma nova geração.

Merecia tanto quanto Discurso do Rei, apesar de nenhum dos dois serem meus preferidos. Mas a competição foi coerente, não entendo as imensas críticas.

Pra encerrar o assunto de A Origem e contribuir nas comparações, falaram de Avatar e pra mim não dá nem pra começar. Assisti Avatar 2 vezes nesse tempo todo e é um bom filme, bem divertido. Mas não dá para comparar. Já vi A Origem umas 5 vezes e não posso ver a capa que dá vontade de ver de novo. Falaram ser um roteiro quadrado, explicativo, vago. Que imensa tolice. A Origem é de longe o filme com mais discussões e interpretações dos últimos anos. Tem artigos completos sobre sua ligação com a psicologia (até da PsychologyToday), com a "ciência dos sonhos", com realidades virtuais. Um filme que deixa interpretações interessantes, espaço para discussão. Um filme mais fácil de comparar com Cidade dos Sonhos ou 2001 do que com Avatar.

Não estou dizendo que precisa ser o melhor do ano e ganhar todos os Oscars, nada disso. Mas se vocês esperam que os que gostaram de Inception aceitem sua posição, o melhor que podem fazer é vocês aceitarem também: foi um dos grandes filmes do ano, um dos mais importantes do seu estilo, e sai com 4 estatuetas mais do que merecidas.

Pra terminar (já que argumentos racionais não funcionam por aqui): que outro filme conseguiu criar e popularizar uma expressão multilingue, internacional, hoje extremamente usada por todas as mídias disponíveis (até mesmo na cobertura do Omelete)?

....

Baaaauuuummmmmmm....

...

http://bodeproducoes.wordpress.com/2010/09/08/resenha-a-origem-2010/

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (28/02/2011 09:57:47)

Muita coisa sendo falada mas pelo visto apenas por raiva ou falta de informação. Alguns pontos importantes para considerarem:

1. O Oscar desse ano foi bom sim, num nível igual ou melhor do que os anos passados. Não digo a apresentação (não gostei da dupla), mas os prêmios. Os candidatos inquestionáveis ganharam (Portman, Firth, etc) e as categorias de disputa foram justas. Nada absurdo. Nenhum Shakespeare Apaixonado esse ano. Os 10 indicados a melhor filme são todos filmes muito bons, basta ver no iMDB que a maioria é nota 8+. A disputa foi justa e coerente.

2. Meus favoritos não ganharam em todas, mas o Oscar não depende de mim. Depende de uma academia bem variada, incluindo vários atores e gente mais nova do que vocês imaginam. A maioria dos prêmios de hoje foram coerentes com os prêmios dos sindicatos (diretor, ator, roteiro), o BAFTA, etc. Então não é nada absurdo terem ganho. Não culpem o Oscar ou continuem nessa onda de "são uns capitalistas que nem entendem de cinema". Vocês estão atrasados uns 10 anos.

3. Fincher merecia mas não ganhou justamente. Hooper já tinha ganho o sindicato dos atores. Parte disso é porque Discurso é um filme mais amigável, família. Parte é porque o Fincher é ODIADO em Hollywood. Lembrem desses detalhes porque a academia é feita de gente. E gente é assim mesmo. Votar em alguém que você odeia é complicado. Os Coens são mais imparciais então até ganharam um ano. Mas o Fincher ninguém gosta. É um diretor magnífico, mas não faz questão de ganhar e não age como se ligasse para aquilo. Então deixa o Oscar pra outro, qual é o problema? Pelo nível de pessoalidade demonstrado aqui com as críticas para A Origem vejo que o pessoal daqui não é tão diferente da academia. Não os culpem então por não votarem em quem não gostam.

4. Globo foi terrível ter começado só meia noite. Mas verdade seja dita: a tradução estava 10 vezes melhor do que a TNT. Estava assistindo pela TNT e aqui em casa ninguém tava conseguindo entender nada, chegamos a deixar em inglês pra melhorar em muitos casos. Na globo a tradução era profissional e clara. Se não consigaram traduzir e acertar todas as piadas, ah... paciência. Quem consegue?

5. Discurso do Rei é um filme com falhas, o diretor está muito instável (em momentos brilhante em outros sem graça), mas é um filme muito bom. Um filme que qualquer um indica para qualquer outro. Um filme que mistura humor com seriedade com história com eventos reais. É um filme com cara de Oscar? Sim. E um filme com cara de cinema! Por mim Cisne Negro, A Origem e até Vencedor mereciam mais, mas isso não quer dizer que Discurso seja um filme ruim, pelo amor de Deus. Coloquem suas opiniões sem tentar rebaixar as alternativas.

6. Quanto a Origem rapidamente, merecia mais por direção de arte do que fotografia (toda a estruturação dos sonhos, padrões arquiteturais, decoração, etc, está sensacional). Fotografia podia ter ficado com Deakins. Agora o mais merecido do A Origem era edição (injusto realmente) e Roteiro. Roteiro de A Origem é espetacular. Quem está realmente defendendo o roteiro de O Discurso do Rei e falando mal do A Origem precisa aprender um pouco mais sobre cinema. Leiam por exemplo as opiniões do Pablo Villaça, ou do Roger Ebert, e aprendem um pouco. O roteiro de Inception é original (e muito!), complexo, tecnicamente bem trabalhado. Tanto que ganhou o sindicato de escritores! Ah, eles entendem menos do que vocês né? Não levou o Oscar, mas paciência. Discurso ganhou força com as indicações principais e levou. Faz parte.

Abraços!

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (28/02/2011 00:13:06)

Baia,

Falta só Efeitos Especiais, depois você pode se acalmar que a torcida acaba...

Aí vamos torcer pro Cisne Negro :) hehe...

Abcs.

Oscar 2011 | Os filmes vencedores
Bodão (27/02/2011 23:29:57)

Tomara que o Omelete não prossiga torcendo contra o A Origem... não levou direção de arte (por mim merecia mais, fotografia poderia até ir pro Deakins), mas ainda tem prêmios.

Por alguns cálculos rápidos A Origem pode terminar ainda com 4 Oscars, mesmo que sem ser nas categorias principais. Igualaria Ultima Bourne em uma situação parecida. Naquele ano, Bourne levou mais Oscars do que o Melhor Filme (Onde os Fracos Não Tem Vez). Será que pode acontecer o mesmo esse ano? Discurso do Rei, Rede Social, O Vencedor, Bravura dividirem os prêmios, e A Origem sair com mais estatuetas...

Será uma boa recompensa... principalmente pela ausência de indicações por Montagem e Direção...

Continuo na torcida por A Origem e Cisne Negro, mas sem muitas esperanças nas categorias principais (menos Atriz claro)...

Cisne Negro | Crítica
Bodão (27/02/2011 13:51:49)

Boa notícia para os que gostaram de Cisne Negro...

O filme ganhou as principais categorias do Independent Spirit Awards 2011, ontem! Melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor fotografia. Foi o grande vencedor da noite.

Se quiserem alguns detalhes e ver com quem eles competiram de fato, segue dica: http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/02/27/ultimos-termometros-para-o-oscar-2011/

Não deve ganhar muita coisa hoje a noite (só Atriz mesmo, eu penso), mas merecia! Pelo menos ficamos com o Spirit.

Cisne Negro | Crítica
Bodão (25/02/2011 14:56:35)

Pessoal tá viajando demais por aqui viu...

O que aconteceu com o gosto?

Porque agora tudo se resume a capacidade de observação, nível de alienação, falta de teor crítico, excesso de paixão? O que aconteceu com o simples de fato de que algumas pessoas gostam de algumas coisas e outras nem tanto. Isso morreu com o século XXI, e agora tudo tem que ser enquadrado, tem que ter um rótulo? Gosto virou representação de inferioridade ou superioridade?

Eu gostei de Cisne Negro e TAMBÉM gostei de V Vingança. Eu gostei de Cisne Negro e também gosto de filmes independentes, cults, artísticos, assim como gosto de alguns filmes realmente comerciais e hollywoodianos (que, desculpe insistir nisso, mas Cisne Negro não é). Tem algo de errado nisso?

Li os quadrinhos do V e confesso que tinham temas muito interessantes tratados lá que não foram levados ao filme, mas nem por isso deixei de achar o filme excelente.

O que falaram por aqui de não se apaixonar pelo filme, não ver nada mais... eu senti muito disso com O Rede Social e Discurso do Rei, os favoritos para o Oscar. São filmes bons, mas nada demais. Recomendo para qualquer um, mas dificilmente fará alguma diferença.

É exatamente o que os que não gostaram de Cisne Negro estão falando. Que surpresa não? Somos todos humanos. Estão errados? De forma alguma.

Não gostaram é uma pena pois para mim foi uma experiência excelente e posso não entender muito de comportamento humano (não é minha área) mas entendo muito de cinema, tão bem quanto muitos cinéfilos aqui e se duvidar mais até do que alguns do Omelete. Adorei o filme. Mas se não gostaram, paciência.

Sugiro procurar um outro filme aqui que tenham gostado e compartilhar lá seu gosto pelo filme. Terá mais razão assim do que fazendo qualquer comentário por aqui.

E se não gostaram a ponto de querer aqui criticar e apontar defeitos, à vontade. "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá" (numa tradução errônea da conhecida frase). Vamos respeitar. Só não espere que todos concordem com tudo...

Crítica: Scott Pilgrim Contra o Mundo
Bodão (24/02/2011 15:32:14)

Devo estar velho... devo estar muito velho...

Não vi nada demais em Kick-Ass e nem em Scott Pilgrim. Achei ambos embaraçosos e não consegui entrar no clima dos filmes. Dei uma ou duas risadas, achei legal a química do Scott com a Ramona em algumas cenas, uma ou outra coisa interessante.

Mas em geral sai como quem não se sentiu bem naquele ambiente, não faz parte daquele mundo. Sai como alguém de uma geração passada que vai ver A Origem a acha o filme confuso, esquisito, não se encontra no filme.

Senti exatamente isso com Scott Pilgrim. E não gostei.

Devo estar velho... devo estar muito velho...

Imagine quando chegar aos 30...

Cisne Negro | Crítica
Bodão (21/02/2011 20:24:42)

Aos amigos que estão comentando o filme,

Concordei com muito do que foi falado e reçalto o comentário do Félix sobre as críticas: houveram muitos comentários bons por aqui.

* Sim, o reÇalto foi proposital e apenas para lembrar a todos que o que é publicado aqui não será julgado por professores de redação ou publicado por editoras. Se forem conversas um pouco mais informais não haverá problema algum, quem sabe até contribuirá para uma conversa mais espontânea. É sempre bom evitar erros exaJerados, mas tirante isso sem estresse pessoal.

Contribuo com algumas opiniões:
1. Não achei as paranóias exageradas. Achei bem interessante e no meu caso pelo menos me convenceu bem quanto ao processo retratado no filme. Achei inclusive o uso de alguns detalhes como os olhos avermelhados e os tiques beirando a loucura muito eficientes.

2. Achei a atuação do Vicent Cassel convincente, bem adequada para o papel. Nada para prêmios, mas nada para fortes críticas também. Alguns atores sofrem preconceito ao fazer bons filmes e temo que seja o caso do Cassel. Ele está se esforçando para participar de bons filmes (lembro do brasileiro À Deriva, onde ele sofre pela dificuldade no idioma mas o filme é muito bom).

3. Destaco (como fiz na minha crítica) o uso do espelho no filme, que ganha uma conotação importante se tornando quase um personagem. Existem poucas cenas do filme em que um espelho ou uma superfície espelhada não aparecem. Numa primeira vista isso não é tão notável, mas considero um artifício artístico importante usado pelo diretor. A psicologia por trás disso já foi discutida em demasia, então deixo para cada um interpretar. Mas ressalto que não é comum em hollywood o uso de artifícios neste estilo e de forma tão eficiente.

4. Fêlix, confesso que não vi esse sensacionalismo industrial. Dizer que um filme desse diretor é sensacionalista ou "hollywoodiano" me parece exagerado, pois é um diretor que busca exatamente se diferenciar do cinema "popular". Quando penso em clichês, cenas não convicentes, risos forçados, etc, lembro muito mais de O Discurso do Rei e Bravura Indômita do que de Cisne Negro. Mas claro, se você gosta mais de cinema europeu, filme arte, aí sim seu argumento passa a fazer sentido. Eu pessoalmente estou assistindo tudo que consigo do diretor argentino Juan José Campanella. Não que seja artístico ou cult, mas ele e seu grupo dão um baile em hollywood.

Quanto a comparação com outros filmes, faltam apenas 2 para completar a lista de indicados a melhor filme. E de fato Cisne Negro está em um patamar bem acima dos outros, incrivelmente acima (junto talvez de A Origem, que é muito bom mas por ser ficção científica não adequado para todos). Após estes dois viria O Vencedor, atrás deste Bravura Indômita, O Discurso do Rei e Rede Social quase que empatados. Depois vem a "reca" (com exceção de Tropa de Elite 2, que se eligível poderia muito bem estar entre os 3 melhores).

Relendo a crítica do Érico Borgo vi que ele criticou especificamente o suspense do filme. Nesse ponto ele não deixa de estar certo: quem foi ver o filme pensando ser um suspense no estilo comum, pode muito bem ter se decepcionado. É um filme de tensão, peso, agonia. Não suspense como se vê em muitos filmes. E como tem gente que idolatra filmes de suspense, imagino que muitos tenham se sentido "enganados" (da mesma forma de quem achava ser um musical com balé).

* Alguém mais adorou a cena em que a Nina se aproxima da câmera, já transformada, mostrando os olhos bem avermelhados e uma aparência sinistra? Achei uma das boas cenas do cinema este ano.

Att.
Bodão

Cisne Negro | Crítica
Bodão (18/02/2011 09:40:11)

Kiruki, concordo com você nos comentários. Mas especificamente no que diz respeito a não entender o filme, acho que esse não seja o caso dos críticos do Omelete (seja vendo Cisne Negro ou Origem). Acho que são caras bem capacitados e que entendem muito de cinema. Alguns gostam de filmes mais "hollywoodianos", mas isso não é defeito. É gosto. E mesmo esses não deixam de gostar de filmes mais sérios, artísticos, eles gotam também e entendem.

Apenas não gostaram, a verdade é essa. Paciência. Como disse antes, as vezes é o dia, a situação. E as vezes é o gosto mesmo que não bate. Quantas vezes você ou eu vimos clássicos idolatrados por outros e no final pensamos "é, é um filme bom, mas nada demais"... faz parte.

O que você colocou eu vejo muito acontecendo com pessoas que não assistem filmes que não sejam os "hollywoodianos" (comédias, dramas simples, ação exagerada, etc). Na época do Oscar principalmente estas pessoas acabam sendo levadas a assistir os filmes mais falados mas não param para avaliar se o filme é de um estilo que eles gostam, que eles estão acostumados. Vão porque está na "moda". E aí levam um choque com o filme, não gostam.

Já vi isso acontecer tantas vezes que nem me surpreendo. Me lembro de dois exemplos claros que foram Boa Noite e Boa Sorte (preto e branco, estilo homenageando filmes antigos) e Brokeback Mountain (temática homosexual, filme bem lento com muitas paisagens). Fui assistir ambos na véspera do Oscar e as salas estavam bem ocupadas, para minha surpresa. Com poucos minutos de filme as pessoas começaram a sair. Na metade do filme já tinha indo embora metade da sala. Eu cheguei a ouvir pessoas literalmente falando coisas como: "vixe, é preto e branco? tô fora". Foi até engraçado. Não tinham a menor idéia de onde estavam se metendo. Aí fica complicado.

É como um bom whisky ou um bom vinho. Para quem não está acostumado, tomar um whisky single malt ou envelhecido vai ser um choque. Muito forte. O mesmo para um bom vinho. Se você gosta de vinhos suaves mais simples e alguém te oferece um vinho top de linha, seco, você vai odiar. Se você comprar em uma festa um whisky e um vinho top de linha e servir para um grupo variado de conhecidos, 80% não vai gostar do que você serviu. Prefeririam o que eles estão acostumados a beber. Mas para aqueles que adorem whisky ou vinho, que vem "investindo" no conhecimento destas bebidas, provando estilos diferentes e qualidades superiores... para estes 20% será algo memorável, maravilhoso.

Da mesma forma é o cinema.

Abraços.

Cisne Negro | Crítica
Bodão (16/02/2011 22:22:50)

Normalmente gosto das críticas do Omelete. Porém eles também me decepcionaram esse ano com críticas inadequadas para Cisne Negro e A Origem. São dois dos melhores, se não os melhores de fato, filmes desse ano.

Sei que as vezes o dia não é bom e a opinião acaba sendo ruim. Sei também que muitos adoram uma polêmica, atrai atenção, comentários (muitos!) e visitas. De uma forma ou de outra acho que os críticos aqui vão um dia se arrepender destas notas e críticas e mudar um pouco de idéia.

Mas independente disso, existem várias críticas bem mais adequadas para o filme. Quem quiser uma resenha (nenhum resumo detalhado do filme ou discussão longa) mais coerente, segue:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/02/14/critica-cisne-negro-2010/

* No mesmo site existe uma do A Origem (com as devidas 5 estrelas!).

Em tempo: se dependesse dos "ovos" do Omelete esse ano a luta de melhor filme estaria entre Toy Story 3 e Bravura Indômita, já que nem Discurso do Rei nem Rede Social (favoritos reais) passaram dos 4 ovos, e já sabemos dos 3 ovos para A Origem e Cisne Negro (que assim ficam abaixo de O Vencedor e empatados com Inverno da Alma?). Parece ter algo bastante errado mesmo. Que hajam anos melhores Omelete, mas continuamos acreditando na equipe.

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.