249

Assista Agora

Planeta dos Macacos: A Origem | Crítica

Macacada reunida na reinvenção de um clássico

Érico Borgo
25 de Agosto de 2011

Planeta dos Macacos: A Origem

Planeta dos Macacos: A Origem

Rise of the Planet of the Apes
EUA , 2011 - 105 min.
Ficção científica

Direção:
Rupert Wyatt

Roteiro:
Rick Jaffa, Amanda Silver

Elenco:
Andy Serkis, James Franco, Freida Pinto, Brian Cox, Tom Felton, David Oyelowo, Tyler Labine, Jamie Harris, David Hewlett, Ty Olsson

Ótimo
Planeta dos Macacos - A Origem
Planeta dos Macacos - A Origem
Planeta dos Macacos - A Origem

Ainda que a American Humane Association exista desde a década de 1940, a empresa que outorga o selo "Nenhum animal foi ferido durante as filmagens" às produções em Hollywood não foi capaz de impedir, por exemplo, que um golfinho fosse abatido a tiros de verdade em Flipper (1963). Se depender da Weta Digital de Peter Jackson esses dias de crueldade podem ficar definitivamente para trás.

Em Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes), prelúdio à conhecida série de ficção científica, a companhia de efeitos visuais realiza um dos mais impressionantes feitos de computação gráfica já vistos nas telas. Cria chimpanzés, orangotangos e gorilas extremamente realistas, que chegam em alguns momentos a fazer o espectador se perguntar se aquilo é mesmo uma criação digital ou um animal de verdade.

Menos duvidoso é o protagonista, Cesar. O supermacaco inteligente que batizava o título anterior do filme (Caesar: Rise of the Apes) sofre do chamado "vale da estranheza", termo cunhado para descrever a sensação que se tem ao experimentar algo muito próximo do real, que ao mesmo tempo percebe-se como uma criação artificial. Mas não é possível ter certeza se a sensação de que algo está errado vem do construto 3D ou da impossibilidade natural da criatura, que "respira" graças à tecnologia da Weta mas, muito mais importante, à entrega de Andy Serkis.

O olhar humano que se percebe através das feições símias de Cesar causa uma mistura de fascínio e puro terror (e não só o dele... o macaco com a cicatriz é talvez o monstro mais assustador do cinema recente). Serkis, ator que ficou famoso ao viver Golum em O Senhor dos Anéis e que se especializou na técnica da captura de performance, tendo atuado desde então em King Kong e Tintim, é certeiro no equilíbrio entre humanidade e selvageria que dá ao personagem. Seu Cesar é um pit-bull... um animal dócil e companheiro, mas que pode provar-se uma ameaça explosiva em segundos.

Com tal performance no centro do palco, deveria ter sido fácil para James Franco, Freida Pinto, Brian Cox, Tom Felton e David Oyelowo reagir ao trabalho de Serkis... mas os personagens humanos do filme curiosamente parecem menos realistas que o macaco. Felizmente, o roteiro dá pouca importância a eles da metade para o fim, deixando a macacada brilhar sozinha.

John Lithgow, por sua vez, tem as melhores cenas do filme fora do núcleo símio. É a doença de seu personagem, o Mal de Alzheimer, afinal, que motiva seu filho (Franco) e realizar experiências genéticas em macacos. Cesar é o resultado de um desses testes. É também o pai, um erudito, quem batiza o pequeno chimpanzé como o ditador romano. Em sua cabeceira repousa Julio César, a obra de William Shakespeare - e encontra-se nesse ponto da trama outro dos melhores momentos da produção. Cesar tem inicialmente muito mais de Marcus Brutus, o centro das atenções da peça do escritor inglês, do que traços do ditador. Em meio à ação e ao suspense, afinal, são os conflitos entre honra, lealdade à raça e amizade - que encontram paralelos nos dilemas de Brutus - que movem o protagonista de O Planeta dos Macacos: A Origem.

Julio César, general que se tornou conhecido com um dos maiores da histórias, só aflora no herói no terceiro ato. A sequência da batalha da ponte Golden Gate é especialmente brilhante. Na organização de seu exército e nas táticas de César encontra-se a estratégia romana de guerra. Há lanceiros, formações defensivas (o ônibus é a versão moderna do Testudo) e um flanqueamento por três pontos que deve empolgar quem gosta de táticas militares.

Trabalhando a partir do roteiro de Rick Jaffa e Amanda Silver, o diretor Rupert Wyatt (The Escapist) transforma a saga iniciada em 1968 em Planeta dos Macacos em algo novo e seu. O reinício ao mesmo tempo homenageia os filmes originais e busca caminhos inéditos para a franquia, jamais parecendo desesperado por continuações ou sequências (ainda que deixe ganchos que vão ao encontro com o que sabemos da série). Wyatt é especialmente bem-sucedido nas sequências em que o drama funciona como um filme de cadeia. Sem diálogos, o diretor consegue apresentar a complexa dinâmica do abrigo para animais de maneira totalmente visual, uma arte perdida no verborrágico e superexplicativo cinema de hoje.

Esse talento, aliado às inteligentes sequências de ação, ao visual e ao trabalho de Serkis resultam em uma produção ao mesmo tempo divertida e dotada de níveis de significado. Trata-se da desejada abrangência que Hollywood tanto procura. Ironia pura, considerando que o estúdio responsável, a 20th Century Fox, até o ano passado era o campeão da imbecialização dos blockbusters. Considerando Planeta dos Macacos: A Origem e X-Men - Primeira Classe, Parece que alguém aprendeu a lição por lá...

Planeta dos Macacos: A Origem | Cinemas e horários

Leia mais sobre Planeta dos Macacos: A Origem


Compartilhar

Comentários (249)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Vinícius Vinícius (08/05/2012 21:24:38)   29 1
Spoiler:

Curti muito o "trocadilho" no final do filme, quando César abraça seu antigo dono e fala "Cesar is home" que se confunde com "Cesar is Rome", fazendo uma correlação com o Império que ele e seus chipanzés criariam.



sem avatar JEAN (14/04/2012 10:31:42)   1 0
Comprei o filme juntamente com outros 4 filmes e não esperava grande coisa,mas foi um dos melhores filmes que eu assisti esse ano e vale um replay.



Leonardo Leonardo (11/03/2012 19:33:27)   1023 0
5 ovos, melhor filme que assiste nesse ano, supera fácil qualquer outro e acho que merecia ser o filme do ano, história bem feita, ação realista e bem legal e acho que foi o melhor filme de planeta dos macacos !!!



sem avatar Daniel (30/01/2012 15:57:47)   -1 0
Um dos poucos filmes recentes que vi e gostei realmente.
Recomendo.



sem avatar Victor (20/01/2012 18:35:19)   5 0
É impressão minha, ou a nota original do filme tinha sido 5 ovos?



Thor baptista Thor baptista (18/01/2012 19:03:51)   34 0
Eu assisti agora esse filme e, me vi feliz depois de tanto tempo sem ver algo empolgante de verdade.
Atualmente as pessoas não tem dado o devido respeito a concepção de boas histórias só aos efeitos visuais.
O que esse filme tem alias tão realistas como a muito não via! Mais é incrível como tudo se entrelaça, quando Cesar liberta os macacos inteligentes e, depois os que não são no zoológico para confundir o inimigo(no caso aqui nossa espécie). E quando ele liberta koba que é o macaco portador do vírus letal aos seres humanos, que é o que vai nos enfraquecer de verdade,como como fica claro na insinuação da transmissão do mesmo de humano pra humano. O mesmo não afeta os macacos que vão ficar escondidos esperando a humanidade cair, e reerguer tudo do que sobrar de nossa era. Perfeito!



kelvin kelvin (10/01/2012 17:54:10)   270 0
o melhor Filme de 2011.



Carlos Carlos (25/12/2011 17:51:59)   1375 1
Gostei do filme, mas não senti aquela emoção assistindo...

Não sei por qual motivo, mas senti que o filme é um pouco vazio e que, apesar de toda a entrega do Andy Serkis, faltou algo a mais!

Os personagens humanos são mal desenvolvidos e sem emoção, se tivessem ou não ali, daria na mesma...

Mas o filme tem efeitos excelentes e o Andy Serkis merece todo reconhecimento pelo seu esforço no filme, e seria justo uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante (apesar dele ser o protagonista do filme).

Daria 3 ovos.



Wagner Wagner (10/12/2011 17:39:30)   260 0
Excelente.Ponto pra Fox, que junto a X Men:First Class emplaca este que é um dos melhores filmes do ano.



sem avatar vitor (03/12/2011 16:14:04)   -13 1
Finalmente um filme BOM ou FOD@# ... putz esse valeu cada minuto..bem organizado, impactante..enfim gostei muito



Publicidade
Marcos Marcos (10/11/2011 08:25:26)   -22 1
Finalmente vi o filme...excelente. Um dos melhores do ano e talvez a maior surpresa já que não esperava nada dele.
Recomendo como louvor.



sem avatar Lucimar (11/10/2011 19:16:14)   6 1
Fala serio, Super 8 ganhou 5 ovos e planeta dos macacos a origem só 4, Merecia 5 ovos.


sem avatar Danilo (02/12/2011 18:05:18)   0 0
Marcelo Hessel é muito chato, não da para entender ele, muito ruim as criticas dele, Scott spilgrim sei la como se escreve essa porra ele deu 5 ovos tbm... tipo Super 8 é um legitimo 4 ovos, um filme que agrada mas não inova nem surpreende, Ja Planeta dos macacos é muiito foda e muito bem executado, mericia sim 5 ovos.

kelvin kelvin (10/01/2012 17:56:08)   270 0
Não Foi o Hessel que Fez A critica Do scott piligrim, Foi o Borgo.


Menandro Menandro (06/10/2011 19:53:14)   23 0
Venho aki deixar a minha opinião.

Sempre gostei da franquia e antes de assistir essa versão, dei uma olhada no filme da década de 70.

O diretor praticamente só pegou uma idéia e fez outro filme. Os efeitos ficaram bons, e mantém o padrão de bons efeitos especiais que os filmes das franquias sempre trazem.

Mas uma coisa eu já via com receio... será que nos dia atuais, essa história conseguiria implacar? Pela bilheteria esta sim.

O que eu vi foi que antes o cenário era puramente de ficção científica, com os macacos grandes e por todos os lados e uma sociedade extremamente dependente deles.
Já no filme de 2011 o que era pra ser uma revolta global quase apocalipitca se tornou numa furiosa fuga dos macacos de São Francisco.

Esperava mais...



sem avatar bruxo (18/09/2011 17:07:32)   -42 0
em meio a um monte de filme que prometiam muito mas pagaram o mico nas telas eis que a macacada voltou com força total. a conquista do planeta dos macacos é uma realidade!!!



Zach Galifianakis Zach Galifianakis (17/09/2011 09:24:15)   -193 -1
eu acho uma enorme palhaçada os personagens macacos terem sido capturados por movimentos humanos por que eles não usaram animação como fizeram em os smurfs e uma coisa eu digo os smurfs o filme e muito mais realista que essa porcaria

Planeta dos Macacos 1 ovo
Os Smurfs o filme 5 ovos


André André (22/09/2011 22:31:16)   1 0
Cara, eu espero que esse comentário tenha sido uma brincadeira...

L. L. (29/09/2011 16:09:30)   21 0
Ele tem o Zach Galifianakis como avatar e nick.
Acho que não tem como não ser uma brincadeira. xD

sem avatar Lucimar (11/10/2011 19:08:27)   6 0
Forçou D+ né amigão!!!! ahuhauhauhahuhauhauah


sem avatar Josy (16/09/2011 11:11:25)   2 0
Há muito que espero por esse filme. Estou mto ansiosa, mas ainda nao consegui assisti-lo.

Andy é perfeito... ou talvez seja apenas a opinião de alguem que ama O SENHOR DOS ANEIS ao ponto de ser fanatica.

QUE CHEGUE LOGO ESSE FILME EM MINHA CIDADE!



J J (15/09/2011 20:03:06)   0 0
Ainda tô esperando o filme sair em boa qualidade para eu baixar e assistir, pelo menos já sei que o filme é ótimo(4 ovos) *_*,mas fico ainda mais ansioso.



Coruja Coruja (12/09/2011 22:13:34)   196 1
Nem acredito que só pude ver o filme hoje, e é demais !!! 5 ovos bem merecidos !!!



Frank Frank (12/09/2011 00:28:38)   120 2
Esse filme honrou com louvor a franquia, quase se equiparando ao primeiro, na minha opinião. Se ele tivesse 10 horas de duração, assistiria todo sem parar. Quando acabou, pensei: "Mas já!?".

Só p/ finalizar. Essa franquia é muito mais interessante e relevante que Star Wars.



Sentinel Sentinel (11/09/2011 01:51:40)   88 1
5 Ovos. Mais nada a dizer!



Publicidade
sem avatar Monique (09/09/2011 13:08:31)   3 0
Não sei se é porque eu estava super anciosa para assistir o filme, estava esperando que fosse mudar a minha vida. Pensei q seria 100% original, criativo, inteligente, emocionante.... pensei que seria o melhor filme da minha vida.

Ah verdade é que o filme é bom sim. Mas está longe da minha lista de TOP 10.

Achei pouco original (mais uma vez, talvez pelo meu fanatismo em imaginar coisas bizarras e pensar muito sobre a origem de tudo), emocionante na medida certa, poderia ser mais recional, porém é bem inteligente, adorei a relação com Júlio César.

Apesar de tudo eu daria 3 ovos para o filme!



Carina Carina (07/09/2011 23:26:41)   -4 0
Excelente crítica!
Parabéns, Omelete!



jonathan jonathan (06/09/2011 21:52:39)   550 1
cara esse filme honra a franquia é demais épico a fox se superou esse ano com x-men e planeta dos macacos
SPOILER:quando o cesár diz:"não" eu quase tive um troço que demais


@IrmaodaAleishow @IrmaodaAleishow (07/09/2011 18:31:52)   4 0
Todos no cinema ficaram assustados! O "Não" é o novo "This is Sparta"

Romário Romário (18/11/2011 19:07:28)   135 0
com certeza não foi só vc cara
eu fiz essa cara O.O e pensei''puta que pariu''fiquei besta mesmo kkk

esse filme deveria ganhar um Oscar vei..


eduardo eduardo (06/09/2011 11:00:40)   31 -1
Filme fantástico..... ao sair do cinema fikei com a mesma sensação de qnd vi a "300" e "eu sou a lenda"... sabendo q valeu cada centavo pra assistir ao filme...
Mas tb saí um tanto triste, por saber que só daqui há uns 2 ou 3 anos iremos ter a sequência.....

10 ovos por esse filme!!!!!!!



Snake Snake (06/09/2011 08:39:01)   68 0
Assisti ontem....merece um oscar com certeza!

Que filmaço!


Snake Snake (06/09/2011 10:20:09)   68 0
SPOILER!SPOILER!SPOILER!SPOILER!

A cena em que César fala no ouvido do Will " César está em casa" é de arrepiar!






SPOILER!SPOILER!SPOILER!SPOILER!


Ronny Ronny (05/09/2011 09:18:34)   56 0
assisti nesse ultimo domingo,dia 4.

q filme incrivel,a cena inicial dos macacos sendo capturados e logo em seguinda a cena da macaca fugindo do laboratorio dao uma ideia do nivel da produçao.

quem NAO VIU AINDA,NAO LEIA ABAIXO.






Tenho certeza q melhor homenagem aos filmes antigos é akela cena do cesar enfrentando akele carinha,nesse depois depois de levar uns pacandas ,agarra a mao q tá o bastao e falar um inesperado e chocante "NAO".
é igual como aconteceu no terceiro filme -FUGA DO PLANETA DOS MACACOS-. Quando cornelius e zira,depois de viajarem no tempo para os dias atuais,contam q caes e gatos foram mortos,q macacos passaram a serem animais de estimaçao,depois disso passaram a fazer pequenas tarejas depois de assimilarem os comportamentos humanos e serem tratados como escravos,ate q um dia um macaco depois de receber uma ordem ,se rebelou,olhou para a pessoa e falou NÃO....iniciando a revolta.

doido demais.


 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (05/09/2011 13:07:59)   1198 0
¨¬ESSA CENA FOI SIMPLIESMENTE FHODA!!!

A reação foi igual a cena que o Wolverine aparece em "X-men Fist Class".


sem avatar Bruno (05/09/2011 00:13:17)   0 0
Muito bom o filme, cheguei agora do cinema. O roteiro está muito bom e a história é conduzida de um jeito interessante de forma que nem dá para perceber q é um longa. Ouví algumas críticas negativas com relação a atuação do James Franco, mas ficou bom sim...não gostei foi a do chefe dele. Meio fraquinho. "Malfoi" tbm atuou bem, adorei o personagem dele. Enfim, ótimo filme! Mereceu os ovos.



sem avatar Mabel (05/09/2011 00:08:33)   -12 0
assisti o filme ontem e sendo muito objetiva: filmão!! e tão gostoso que os minutos voam.

infelizmente os usuários daqui tem perdido o foco do objetivo dos comentários. ao meu ver esse espaço deveria ser apenas pra dizer "assisti e gostei" ou "assisti e não gostei" e explicar os motivos se for o caso [e não desenvolver "teses" ou falar mal de algo que sequer viu].




Victor Tintim Victor Tintim (04/09/2011 18:55:00)   188 0
Ontem fui ver o filme e me surpreendi, o longa realmente é muito bom. Andy Serkis faz umas expressões excelentes, quem sabe o Oscar, hein?! O roteiro tbm é muito bem conduzido, entrelaçando as duas histórias: a do Cesar e a do personagem do James Franco. As cenas de ação tbm são ótimas. 4 ovos merecidos.



Fabio Fabio (03/09/2011 21:56:24)   0 0
minha critica:
curto. muito curto.



Publicidade
sem avatar Saulo (03/09/2011 00:04:08)   -2 0
Imagino a sequencia: Taylor, um astronauta da Ìcarus, retorna do espaço, após uma viagem no tempo. Ao chegar em um "planeta", descobre que há humanos, mas poucos ( os humanos sobreviveram, mas os poucos humanos involuíram) e são caçados pelos macacos.



sem avatar Saulo (02/09/2011 23:59:40)   -2 0
Ninguém viu a qtde de homenagens à série original:

1__ A Mais óbvia: o Nome César é homenagem ao filho de Zira e Cornélius, na série original, a Conquista do Planeta dos Macacos.

2__Qdo o Draco estava com as meninas, e falando os nomes, ele diz o nome de uma Chimpanzé, que é Cornélia__ referência ao Cornelius, macaco do primeiro filme. E ( spoiler) ao mostrar o Orogotango que usa linguagem de sinais e fala com o César, ele o chama de Maurice__é o nome do ator Maurice Evans, ator que interpretou Dr. Zaius, o orogotango líder do primeiro Planeta dos Macacos.
3__ O Guardinha, na hora que é chamado pelo Draco estava vendo um filme com... Charlton Heston, o ator original do filme de 1968.
4__Draco, quando é subjulgado pelo César, reedita a frase clássica do Charlton Heston.
5__Por fim, a missão espacial, que dá uma sequencia bem legal...


sem avatar Saulo (03/09/2011 00:06:24)   -2 0
Eu não vi, mas há mais curiosidades:
http://www.imdb.com/title/tt1318514/trivia


L. L. (04/09/2011 21:51:34)   15 0
Pow..eu reaparei...rs...dessas só não observei a do filme com o Charlton Heston.


sem avatar Saulo (02/09/2011 23:57:14)   -2 0
Podem jogar o filme do Burton fora! Este filme dá um reboot e tanto na série, e é capaz de fazer algo inédito desde os anos 70: revitalizar a série. Um roteirista decente vai ter trabalho em superar este filme, e criar uma obra à altura do filme de 1968, que é a obra que melhor discute religiao X ciência em toda a história do cinema. Afinal, no filme de 1968 os macacos são criacionistas, eqto que há uma questão... evolucionista.



sem avatar josé (02/09/2011 20:17:15)   10 0
é redundant, mas tenho q dizer: Serkis vale o ingresso sozinho... uma aula d interpretação q me emocionou, e muito... não via nada parecido desd 'avatar'...


sem avatar Bruno (05/09/2011 00:27:38)   0 0
Concordo, Serkis está muito bem. Tecnologia ajuda talento e competência pra atuar são imprecindíveis. Me emocionou muito tbm, principalmente qundo ele é deixado naquela "prisão para macacos" e pede por sinais que não o deixe.


sem avatar josé (02/09/2011 20:02:53)   10 0
o personagem d James Franco parec incapaz d formular questões filosóficas básicas como 'pq será q um gênio símio não quer voltar pra casa e ser tratado como um pet?'...faltou argumento. e clichê tem, é só prestar atenção no embat final...
mas diant das bombas q vimos esse ano só lamento q planeta dos macacos não chegue aos 1 bilhão...


sem avatar Henrique (09/01/2012 18:19:35)   0 0
Concordo, é um filme de ação ok, mas a ficçao cientifica, e algumas questoes filosoficas q isso poderia levantar ficaram a desejar um pouco e a atuaçao tb nao foi la grandes coisas. E ja q os outros filmes do ano na media nao surpreenderam esse ate se destaca! Nao achei ruim, mas nao deu essa emoçao toda p mim. E a falta d um clima de misterio na revolta dos macacos deixou tudo muito sem suspense. Desde qdo Cesar vai preso vc ja sabe como tudo se desenrolara. Pra mim 3 ovos ta de boa.


sem avatar josé (02/09/2011 19:58:53)   10 0
Einstein era um gênio mesmo...incrível como a lei da relatividad funciona pra tudo nesse mundo. explico: não dá pra esperar originalidad d um film baseado em outro, mas é sem dúvida um dos melhores filmes do ano até aqui...porém, em relação ao original e mesmo ao remake, faltou o ator/humano q fosse contraponto ao assombro q César é...em nenhum momento vejo alguém capaz d entender e discutir d forma coerent (e esse pra mim, é o trunfo da franquia) a transformação q César sofre. e d endossá-la como crítica direta ao atual estado moral/ético da humanidad...



 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (01/09/2011 16:06:42)   1198 1
¨¬VLW o ingresso!!!

Concordo com a crítica feita aqui no omelete!!! o filme está no Top 5 dos melhores filmes do ano.

Acho a pontuação de 4 Ovos justa, Vide que o único ponto fraco é o "FRANCO" ( #trocadilhoFail ) e o núcleo humano.
Tirando isso o filme é bem acima da média.

Fiquei 90% do filme com os olhos fixados na tela. O protagonista "Cesar" o macaco super dotado de inteligência e carismático e visceral em sua emoções. Em alguns momentos ele até mete medo. Mas é impossivél não tomar partido da causa d'ele. Ele funciona bem com uma espécie de "Moises símio" aquele livra o seu povo do cativeiro rumo a terra prometida, uma reserva florestal afastada da cidade.

o filme é adulto, não tem a pretenção de ser uma acontecimento apocalíptico.
As sequencias são coerentes.

Enfim, o filme é adulto, então se vc não é adulto no que diz respeito a cinem não vai entende. Uma ficção cientifica sem a pretenção de ser uma acontecimento apocalíptico. as sequencias são coerentes e bem feitas. O CGI convence e muito!!!

as poucas falhas não comprometerão o desenvolvimento do filme. Vale a pena dizer, no fim do filme a uma cena pos-créditos que deixa bem claro como a raça humana foi extinta.

Parabéns "Andy Serkis" e a macacada reunida, vcs foram o Ponto alto do Filme. Fizeram valer o ingresso.



4 Ovos merecido


sem avatar Evandro (01/09/2011 20:36:31)   5 -1
Olha, o filme paga o ingresso pelos macacos, mas só isso!! o roteiro como já te falei, não gostei! Fiquei admirado como o omelete considerou o filme ótimo! E se a macacada ficou no top 5 do ano, cara! o ano tá ruim pra caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (02/09/2011 10:50:12)   1198 1
¨¬Concordo com vc @Evandro.

Realmente o ano esta muito ruim
no que diz respeito a roteiros originais!!!
Os cinemas foram invadidos por REMAKE's, REBOOT e Adaptação de livros e HQ's.
Tivemos varias continuações e Blockbuster's que foram ridículos nos roteiros. Filmes totalmente previsíveis e incoerentes.
Exemplo:
*Piratas do Caribe 4
*Transformers 3
*Thor
*Lanterna Verde

entre outros.

Por isso eu destaco o sucesso de "Planetas dos Macacos: a Origem". O filme é inteligente e desprovido de clichês, é bem original.

Muita gente não gosto do filme porque esperava que o filme mostrasse a terra sendo dominada por macacos em um fim apocaliptico.

As pessoas estão acostumadas a explosões, fogos de artifícios, perseguição em alta velosidade. Se o filme tiver isso, pode ser a MERDA QUE FOR que agrada a massa. Pra que roteiro quando se tem a MEGAN FOX de sainha curta e tomara-que-caia em cima de uma moto fugindo de um DECEPTICON.

O núcleo humano do filme deixa a desejar, mas isso é uma parcela, não o todo. E no todo o filme muito bom.

Na minha opnião. Os melhores filme do ano até agora são:

*X-men Fisrt Class
*SUPER 8
*A árvore da vida
*Planeta dos Macacos: a origem

EU ACHO = SUBJETIVO

sem avatar Evandro (07/09/2011 14:10:34)   5 0
O Top five do ano até agora na minha opinião, os quais assisti:
1º A árvore da vida
2º Melancolia
3º Harry Potter
4º Meia-noite em Paris
5º Super 8


sem avatar Jack (01/09/2011 14:30:03)   -4 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Saulo (01/09/2011 15:33:24)   5 3
Se vc tivesse pretado atneção teria visto que essas cenas são justificadas no filme.
Mas mesmo assim deixe eu lhe explicar:
ALZ112 foi dado para a mãe de cesar e passado geneticamente pra ele, isso mesmo o 112, o que ele dá pros outros macacos é o 113 que é uma versão muito mais potente. E como vc sabe que eram no máximo uns 30, alguns podiam ficar presos enquanto os outros estavam nakele "parquinho". Além de que eles arrumaram outros companheiros no zoológico e em outros lugares. Eles não viraram toda a cidade abaixo, apenas o caminho que leva até a ponte. E Outra, eles arranjam outros macacos inteligentes que ficavam presos no laboratório, que foram tratados tb com a versão mais potente da droga. então não são só uns 30, são bem mais. Empresas de medicamentos e drogas não testam em animais? Vc só pode tá brincando! E porra, o pai dele tá morrendo, a droga não iria ser aprovada e existem pessoas que fazem um ato deseparado como o de testar algo não aprovado como uma ultima tentativa (ele ja ia morrer mesmo). E ninguem ou pelo menos poucas pessoa nesse mundo são verdadeiramente eticas. E qm disse que não tiram animais de seu habitat natural pra testar remedios? De onde eles tirariam? Do zoológico? Parece até que vc acha que está vivendo num mundo idealista e correto. O que é obvio que não é verdade.

sem avatar Jack (01/09/2011 17:33:33)   -4 -1
Então vamos lá Saulo... pq assim, eu quero q vc me aponte NO FILME (não oq vc advinhou) onde está isso!

No filme, a ÚNICA coisa q diz a respeito do 113 é q ele é mais AGRESSIVO, pq foi desenhado pra suportar melhor os ataques de anticorpos HUMANOS. Não diz, em momento nenhum do filme, q o efeito de potencialização cognitiva foi elevado. Volto a destacar que, existe uma diferença entre FACILIDADE DE APRENDER e CONTEÚDO! Se os macacos foram expostos ao ALZ113 e isso aumentou a capacidade intelectual deles, ótimo! Mas não vem junto com o ALZ113 um pacote básico de "A Arte da Guerra"! Se isso tá no filme e eu não vi, me diz onde tá q eu faço questão d ir assistir dnovo!

Se tu prefere acreditar q existem milhoes de macacos presos onde só aparecem 30 isso é vc comprando a idéia d q tdo pode. Eu acho um absurdo dobrar o número de macacos a cada corte de um plano pro outro! Ou generalizar todos os macacos, imprimindo inteligencia em todos eles conforme a sequencia segue.

Qto aos testes... Sim, testam em animais. Mas existe uma parada q chama Lei Mundial de Proteção Animal e outra coisa q chama Diretriz de Utilização de Animais em Experimentos. Nenhuma delas permite ou leva em conta experimentos/resultados em animais tirados diretamente de seu habitat! A lei e a diretriz é bem clara, os animais q servem d cobaias são sempre d segunda geração ou posterior, criados EXCLUSIVAMENTE em cativeiro. Se vc não sabe oq é cativeiro ou como isso acontece, procura no google! E isso não é questão d ser ético, é d ser PRÁTICO! Se tu testa qualquer coisa, na garagem da sua casa q seja, em um macaco q tu roubou da floresta, o seu resultado não serve PRA NADA!!! O metabolismo dele tá todo zuado por conta da situação. Isso os caras sabem MTO antes d 1968 qdo fizeram o PRIMEIRO filme!

Concordo q quase ninguem no mundo é ético e q as pessoas tendem a ter desvios d comportamento em situações extremas. Mas é pra isso q existe VIGILÂNCIA e LEI. Pode ser q não funcione, e eu sei q nao funciona, 100% do tempo. Mas é uma questão de COERENCIA q o filme abandona completamente! NENHUMA vigilancia no filme é MERAMENTE eficiente! Seja o regimento interno da empresa, seja o orgão de controle de animais, seja a policia. Se vc é MERAMENTE antenado no mundo q vc vive (e q serve de ponto d partida pro filme) vc deve saber q se teve UMA coisa q mudou pós 11/Set foi a eficiencia da vigilancia. E antes q vc diga q isso não faz diferença prum filme, eu digo q é esse sentimento pós 11/SET q vem determinando os 'climas' nas principais midias americanas (incluindo Cinema e HQ).

Vc me diz primeiro q ele quer salvar o pai e depois q ele nao se importa com consequencias pq o cara vai morrer msm? Define ae... se ele é apegado ou desapegado ao pai, senao tu comete o msm erro do filme, d ser incoerente!

Eu não vivo num mundo idealista... mto pelo contrario, sou mto cético com relação ao mundo, ao contrário desse filme q esconde uma porrada d incongruencias, incoerencias e forçações de barra em nome da 'boa intenção' do personagem ou na esperança q o público médio (vc, no caso) engula tdo ou CRIE explicações Q NAO ESTAO NO FILME. Se VC compra essa idéia, VC é o idealista, não eu!

sem avatar Saulo (03/09/2011 00:19:47)   5 2
Quando ele fala que é mais agressivo acredito que dá a entender que ele é mais potente. Nem tudo precisa ser muito explicadinho. É que nem aquele velho ditado: "para um bom entendedor meia palavra basta". Não, realmente não veio um pacote básico de "A Arte da Guerra" kkkk, eu ri. Mas eu sugiro q vc assista o filme de novo e se concentre nessa parte. O filme dá a entender que se passam vários dias desde que César usa o 113 nos outros macacos. Inclusive tem uma cena em que todos os macacos estão reunidos no "parkinho" discutindo alguma coisa e chega um cara aí eles se espalham e o cara fika meio desconfiado. Foi o que eu falei antes, não é muito bem explicado, mas dá perfeitamente pra se entender. Até pq eles não podem perder mto tempo num filme que jah é bastante grande. E tá são 30 macacos! Mas eles libertam aqueles do zoologico e tb temos um punhado de macacos inteligentes que eles libertam no LABORATORIO!!
E cara seu pai ta morrendo, não tem jeito, o que custa testar? Valores morais? Acredito que (quase) qualquer uma pessoa que seja emotiva não se importariam com isso. Se não der certo, que pena! Mas pelo menos vc tentou! E se der certo, ótimo, viu que que valeu a pena testar?! Não vejo pq vc ter se preocupado tanto com isso, visto que em milhares de outros filmes usam isso em seus roteiros. Eu já vi coisas como essa na vida real, Em um daqueles relatos que passava no fim de todo episodio de "viver a vida" e já vi na internet a muito tempo atrás. Quanto a ética e blá blá blá de habitat natural eu não entendo muito, não é comigo e tô sem tempo e paciencia pra pesquisar. E mesmo que sua critica a isso seja válida, qual é? Nada é perfeito nessa vida. ¬¬ E cara ñ precisa me xingar dizendo que ingulo qualquer coisa só pq eu disse que vc eh um idealista (vc deu uma disfarçada para me chamar de burro). Vc tá enxergando varios erros onde não tem. Se vc diz que soh gente burra engoliu esse filme, vc está se proclamando bem mais inteligente que as outras pessoas. Tabom exagerei agora. Mas é soh dar uma olhada em sites e criticas feitas por especialistas mais inteligente que eu ou vc e irá ver a boa reação deles quanto a esse filme. E antes que diga que aceito qualquer coisa que escrevem, já aviso que é por base de comparação, já q teve filmes que foram bem recebidos por eles, mas por mim não.

sem avatar Paulo (03/09/2011 16:58:17)   1 -1
De penetra na discursão entre o Jack e o saulo, para pontuar um pensamento filosofico exposto por um colega: "Até no crime existe ética". Ou seja, seria a ética uma questão de cultura e, portanto, de experiencia e perspectiva?
Por enquato só vi o trailer, mas to louco para assistir o filme.

sem avatar Juliana (05/09/2011 23:35:13)   2 2
"Q tipo de empresa q se respeita utiliza animais capturados em seu habitat natural pra experimentos?! Só o stress desse processo já descarta todos os resultados! PIOR AINDA... q tipo de empresa q se respeita utiliza espécimes q JA FORAM USADOS EM OUTROS EXPERIMENTOS novamente, como o caso do macaco caolho? Estamos em 2011 e uma empresa TÃO preocupada com as aparências, resultados e investimentos... me soa um roteiro precário!"

-A proposta do filme era justamente essa. Senão os macacos n iam se revoltar contra o dono do laboratório e por tudo q fizeram a eles, de tirar eles do habitat e td mais.

E vc está por fora... o que acontece naquele filme em se tratando de laboratório e bichos, não é tão diferente da vida real, não... como tudo gira em torno do dinheiro, é td feito por debaixo dos panos e muitas empresas n são denunciadas . É a triste realidade. E o que fazem com os bichos nos laboratórios por ai , é ainda pior.


Herp Herp (01/09/2011 10:28:56)   -95 1
assisti ontem e good lord q filmaço cara realmente eh uns dos melhores q eu vi este ate pq nao tem tanta coisa boa esse ano ñ..aposto q todos eatavam na maior torcida por cesar e a macacada toda..q venha a sequencia



Renan Renan (01/09/2011 01:38:10)   18 1
Eu realmente estava me questionando se os macacos sem a droga poderiam ter feito aquilo. Eles podem ter forçado um pouco a barra, mas não ficou nada surreal. Os macacos naturalmente são muito inteligentes! E tem alguns treinados (sem essa milagrosa droga) que fazem coisas realmente difíceis. Esse vídeo ilustra um pouco o que estou dizendo: http://www.youtube.com/watch?v=IHUqnw6Yjjk



Publicidade
sem avatar Evandro (30/08/2011 20:51:39)   5 0
Edgar, o produto é utilizado nos macacos que estão presos com o Cesar, não me lembro de ter visto o Cesar usar o produto que aumenta o QI por toda a cidade.


 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (01/09/2011 11:44:01)   1198 1
¨¬Cesar já tem a Droga em seu organismo...
Quando fizeram o esperimento com a mãe de Cesar ela estava gravida!!!!

Fernando Fernando (08/09/2011 14:26:38)   10 0
Contém SPOILERS:

Evandro, sei que não foi mostrado no filme, mas desconfio que ao invadir o laboratório, além de ter libertado os macacos inteligentes, César deve ter dado o vírus (sinto muito, mas não me lembro do nome dele) para os macacos recém-libertados do zoo. É o que penso ter acontecido. E no momento que os macacos do zoo são libertados eles não pegam as lanças, apenas os libertadores as pegam.

E alguém pensou que o vírus que os homens vão transmitir uns aos outros podem ser transmitidos também para os macacos? Mas enquanto que para aqueles o vírus é altamente letal, para estes ele aumenta a capacidade cognitiva.


sem avatar Evandro (30/08/2011 20:44:40)   5 0
O filme tem uma produção técnica muito boa e não é por menos que as melhores cenas são da macacada. Porém, o roteiro deixou a desejar e muito em minha humilde opinião. Não entendi como um monte de macacos com poucos estimulantes cerebrais ou seja lá o que for, já apresentavam tanta inteligência, sem falar os que são libertados no zoológico e fogem pegando lanças retiradas das grades e sem tomar qualquer coisa. Também não gostei da dramaticidade, a estória ou história tinha muito a oferecer e pelo menos para mim não me emocionou. Fica o ponto positivo pelo fato dos macacos serem retratados como vítimas e não como vilões, diferentemente de alguns filmes do passado.


Edgar Edgar (30/08/2011 20:45:18)   -17 0
Você lembra quando o César que estava preso antes da rebelião vai na casa do Will e pega um certo produto na geladeira depois volta e espalha o produto?então.


Jimmy Jimmy (30/08/2011 20:19:22)   5 0
Sem duvida um dos melhores de 2011, calando a boca de muita gente que nao botava fe nas producoes da FOX esse ano



Renato Renato (30/08/2011 20:05:03)   25 -1
Boa, Borgo!

Minha humilde crítica do filme aqui:

http://cinelogin.wordpress.com/2011/08/29/planeta-dos-macacos-a-origem-critica/


 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (01/09/2011 13:46:50)   1198 1
Renato.

Permita-me Críticar a sua crítica.
O seu texto foi bem elaborado! Sóbrio.
Vc destaca os pontos mais importantes do Filme. Mas ainda não enetendo o motivo do de "3 Ovos". Na minha Opnião "4 Ovos" é justo.

Vide que o único ponto fraco é o "FRANCO" e o núcleo humano.
Concordo com a crítica do omelete, o filme é acima da média. As falhas não comprometem o desenvolvimento do filme.

Parabéns "Andy Serkis" e a macacada reunida, vcs foram o Ponto alto do Filme. Fizeram valer o ingresso.

Prezado @Renato, bacana o seu trabalho!!! Parabéns. Só achei curtinha, vc poderia ter dissertado mais.

Terei o maior prazer de ler a suas próximas críticas.


sem avatar Robson (30/08/2011 15:20:10)   -37 0
Olha, eu odeio o Planeta dos macacos antigo, e também odeio as regravações ou novas versões, pois acho uma história chatíssima e esses macacos horrorosos e sem graça. Mas estão falando tão bem desse filme que vou tentar dar uma conferida, pois parece que aqui não teremos macacos lutadores discípulos de Anderson Silva dando golpes fulminantes e destruindo seus adversários e nem naves espaciais caindo e se perdendo em planetas habitados por criaturas bizarras.... Mas eu tb. li uma crítica do Scott Pilgrim contra o mundo que ganhou 4 ovos e fui ver, e o resultado é que esse foi um dos piores filmes que vi na vida. Espero que esses 4 ovos sejam merecidos e eu não quebre a cara como quebrei com o Scott Pilgrim....


Darkseid Darkseid (30/08/2011 18:24:07)   390 1
Vai tranquilo!!! Esse é um dos poucos filmes com efeitos visuais magníficos, que possui uma história espetacular.

Eu nunca senti muita vontade de ver os filmes anteriores da franquia. Salvo engano, outro dia a refilmagem passou na Record, eu vi algumas cenas, e achei meio ridículo. Mas esse filme é de um nível de qualidade surpreendente.

Eu ouvi falar várias vezes que Scott Pilgrim só foi bom para os fãs, mas o resto não gostou nem um pouco, e por eu não ser um fã, achei mais seguro não gastar meu dinheiro para depois quebrar a cara, como já ocorreu várias vezes.


The Dark Knight The Dark Knight (30/08/2011 14:39:18)   117 0
Vi ontem e achei excelente, um dos melhores do ano fácil. A história é envolvente, impossível não torcer e se identificar por caesar, ainda mais com aqueles humanos fdp. Gostei muito quando o carinha lá que faz harry potter recebe o que merece.

O andy serkins PRECISA receber uma indicação ao oscar, é impressionante o que ele faz. James franco e john lithgow (grande ator e muito subestimado) também estão muito bem.

Uma franquia que estava esquecida voltou com tudo, principalmente depois do 'negócio' do tim burton.



Anderson Anderson (30/08/2011 08:07:05)   387 -2
-UMA GRANDE VERDADE:
ESTAMOS TÃO SURPRESOS COM ESTE FILME PQ INFELISMENTE NOS ACOSTUMAMOS COM FILMES IMBECILIZADOS, E JÁ É RARO PRODUÇÕES DE HOLLYWOOD SEREM LEVADAS A SÉRIO COMO ESTE FILME FOI, UMA FICÇÃO REALMENTE CIÊNTÍFICA E NÃO UM FILMEZINHO DE AÇÃO COM ESTAS PRETENSÕES(que se tornou padrão).


Gabriel Gabriel (30/08/2011 13:48:51)   20 0
Cara, você tbm é do Adoro cinema né?

Anderson Anderson (30/08/2011 22:17:44)   387 -1
@GABRIEL:
BOM, SE EU FOSSE DO OMELETE NUNCA DIRIA: FILMES IMBECILIZADOS.......
É MINHA OPINIÃO MESMO, FILMAÇO.


Natan Natan (29/08/2011 23:49:38)   42 -1
*MEGA SPOILER*

Pelo menos boa parte da humanidade é dizimada pelo mesmo vírus que torna os macacos mais inteligentes, o que faz com que o passar dos anos torne eles maioria... XD

sempre quis da um spolier :D

#prontofalei :p


 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (01/09/2011 14:01:22)   1198 0
@Natan
vc pode dar o SPOILER pra que vc quiser!!!


sem avatar Carlos (29/08/2011 23:36:07)   3 1
Bom filme, com uma direção competente. Apesar de não apresentar, em termos de direção, nada espetacular.

Quanto ao filme, o diretor e seus produtores tiveram coragem de contar a história pelo surgimento da macacada, mas isto "mata" o que há de mais diferente na história dos macacos. Descobrir que estamos habitando a (nossa) Terra.

Nesse aspecto não há como negar que o filme de 68 é espetacular por trazer a surpresa ao final do filme (Além da brilhante cena da estátua da liberdade).

Gosto é gosto e não se deve discutir.

Por isso, me desculpem os colegas, mas se Burton não fosse tão excentrico e tivesse colocado um ator mais adequado e desenvolvido o filme de maneira mais adulta, eu creio que seu filme teria sido melhor que o vigente. Posto que o final (dimensão através do buraco de minhoca) na Terra é quase tão chocante quanto a cena da Estátua da Liberdade.

Interessante, que apesar de terem descartado o filme de Burton. Este, por trabalhar a ideia de multiversos, poderia fazer-nos entender como Mark walberg chegou em uma Terra habitada por macacos.

Por fim, o filme é bom e recomendável com toda a certeza. Além de ser um gênero superbacana de ser abordado.

Abraços!



Victor Victor (29/08/2011 23:10:30)   -2 -1
Vi o filme hj e me surpreendi muito não esperava nem metade do que vi hj.



Publicidade

Omeletop : cinema

None