89

Assista Agora

Premonição 5 | Crítica

Filme testa ajustes na fórmula mas o 3-D continua sendo o grande trunfo

Marcelo Hessel
22 de Setembro de 2011

Premonição 5

Premonição 5

Final Destination 5
EUA , 2011 - 92 minutos
Terror

Direção:
Steven Quale

Roteiro:
Eric Heisserer

Elenco:
Nicholas D'Agosto, Emma Bell, Ellen Wroe, Meghan Ory, Miles Fisher, Arlen Escarpeta, David Koechner, P.J. Byrne e Tony Todd

Regular
premonição
premonição
premonição

A Warner Bros. tem em Premonição uma franquia que, entre o primeiro e o quarto filme, lucrava mais a cada continuação. É compreensível que pequenos ajustes na fórmula sejam feitos para não perder esse público, e Premonição 5 toma duas medidas nesse sentido.

Uma delas o espectador só vai entender na última cena, embora pistas sejam largadas ao longo do filme (como o modelo de celular usado pelo personagem de P.J. Byrne). É uma reviravolta interessante dentro da mitologia da série, que pode, em eventuais continuações, ser trabalhada para definir melhor onde começa e termina essa mitologia.

A segunda medida é mais discutível. A morte continua perseguindo os personagens que sobrevivem ao enorme acidente que abre o filme - desta vez é a queda de uma ponte suspensa - mas aos condenados agora é permitida uma decisão moral: se eles conseguirem uma pessoa para morrer em seu lugar, livram-se da maldição. Isso aproxima o filme da falsa complexidade de Jogos Mortais, mas seria mesmo o melhor caminho para Premonição?

O fato é que o fator fundamental da renovação da franquia não é temática, e sim técnica: o 3-D. Isso fez a diferença no quarto filme (o maior sucesso da série até aqui) e é aprimorado agora. O diretor Steven Quale, que trabalhou como diretor de segunda unidade em Avatar e está estreando como diretor solo, entende o suficiente da tecnologia para tornar as mortes de Premonição 5 mais interessantes. É menos uma questão de inventidade (novas maneiras de matar), do que de estética (como potencializar o suspense dessas mortes com o 3-D).

Filmar em uma ponte suspensa contribui para isso. É sadismo puro a expectativa (que pode levar meio segundo mas é válida mesmo assim) da queda livre de um corpo que está prestes a ser perfurado por uma haste na superfície da água. O 3-D primeiro adiciona profundidade à imagem (a ponte parece mais alta quando vista de cima), depois avança sobre o espectador, com a haste suja de sangue saltando da tela.

O grande prazer de Premonição - especialmente nos filmes dirigidos com tom cômico por David R. Ellis - sempre foi tentar adivinhar de onde a morte virá, dentro de uma cena. Assim como sadismo puro, é também suspense puro, descomplicado: a faísca do fio desencapado que ninguém percebe, ou o caco de vidro cada vez mais próximo de um rosto.

Steven Quale contribui, neste quinto filme, com uma das melhores cenas desse tipo dentro da franquia: a morte da ginasta. Observamos um parafuso na barra e uma tachinha na trave, uma poça de água que se espalha, um ventilador que fica mais forte. O 3-D serve para potencializar a paranoia: já estamos obcecados com o parafuso e a tachinha, mas os planos-detalhes aumentados pelo 3-D tornam a tensão mais sublime.

O defeito de Premonição 5 é não perceber que sua força vem desses pequenos momentos. Parece que o interesse nas mortes mais elaboradas vai decaindo à medida em que a trama se volta para as decisões morais - e digamos que nem o diretor nem o elenco está preparado para dar estofo e gravidade a essa questão "séria" do "mate ou morra".

Nas mãos de um David Ellis, as decisões morais serviriam pra enriquecer o mise-en-scène das mortes (imagine o destino de uma pessoa sendo decidido não só pelo acaso, mas numa mistura desvairada de acaso com homicídio planejado por outra pessoa). Do jeito que ficou, com uma divisão previsível de heróis e vilões durante o clímax, Premonição 5 perde sua força. Fica previsível, o que é o maior erro que um filme da série pode cometer.

Premonição 5 | Cinemas e horários
Omelete Entrevista Emma Bell


Compartilhar

Comentários (89)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Leonardo Leonardo (11/03/2012 19:27:29)   1023 0
só de ser filme de premonição já indica ser ruim.



sem avatar Rafael (03/02/2012 03:47:03)   3 -1
Não estava esperando nada do filme , resolvi alugar e pra minha surpresa gostei do filme, a cena da ponte foi boa , e as mortes criativas e aquele lance no final ficou muito foda!
daria 3 ovos pro filme , ao invés de 2.



sem avatar alexandre (05/11/2011 16:52:31)   0 0
o filme e muito bacana nao tem como criticar tanto ke assistir o filme 2 vezes no cinema e vou compra quando sair em dvd



Kestrel Kestrel (12/10/2011 13:30:02)   1 -1
Cruel sempre tem um mulequinho que se dói quando malhamos esses filmes o cavaleiros do zodiaco vai ver sakura card captors vai



Eric Eric (10/10/2011 19:56:32)   0 0
Só os créditos iniciais e a ponte caindo já valem o ingresso. O filme tem um ótimo 3D e é de tirar o fôlego. Pessoas que pré julgam o filme deveriam assistir e ver que o filme não é um "lixo cinematográfico", muito pelo contrário. Com certeza é o melhor e mais digno da franquia.



Bruno Bruno (03/10/2011 10:52:19)   11 0
Muito divertido, a cena da ponte levou o filme para o roll das "grandes produções de 2011", muito bem feito, as mortes me deram alto sustos com o 3D, sem duvida o melhor filme da série, um divertimento descomplicado, e a cena final achei muito interessante, ligando o 5 filme com outro, (nao vou falar nada além disso) e nos faz recontar se esse premonição é o 5°, ou seria o 4°? Enfim, não ganhou do grande acidente da rodovia, pra mim o mais impactante, mas o acidente da ponte, é sem dúvida o mais grandioso e impressionante, sem contar, que o filme já se consolidou por mostrar uma enorme catastrofe logo no inicio, daria 3 ovos, merece e valeu meu caro ingresso 3D!



sem avatar Dark (02/10/2011 00:05:40)   4 1
Eu fui ao cinema com minha esposa para assistir qualquer filme, até mesmo O planeta dos macacos, que já havia assistido anteriormente, e aí, em cima da hora resolvi a contragosto (por insistência dela) assistir Premonição 5. Não esperava muita coisa; aliás, desde o terceiro, imaginei que o filme havia se tornado um Halloween, Pânico, Jogos Mortais ou American Pie(?), aquelas franquias intermináveis e sem criatividade...


Mas eis que descubro ser totalmente sádico logo nos primeiros minutos do filme. Me peguei rindo a cada nova morte, principalmente as mais criativas (a da ginasta entrou para a história) e quase pulando da cadeira com o velho suspense (presente mais nas primeiras mortes). O fato é que me diverti pra caramba.

Aí li alguns comentários acabando com o filme, vomitando mil e um defeitos. Ora bolas!(eu não falo isso na vida real) Não se assiste um filme de uma franquia, muito menos no quinto, sem antes ter-se assistidos outros ou pelo menos ouvido falar deles. Eu fui sabendo bem do que se tratava. O que os caras esperavam? Cenas emocionantes, interpretações soberbas e uma lição de moral que mudasse suas vidas ou que pelo menos os fizesse refletir? Os filmes foram divididos em categorias justamente por isso! Quer ver drama? Assista DRAMA! Quer sorrir? Assista COMÉDIA! Quer ver sangue, mortes exageradas e sádicas? Assista PREMONIÇÃO! Simples! Eu refletia sobre isso quando assistia o filme: ora, quando vamos a um parque de diversões e vemos aquela montanha russa enorme, não pensamos "Já andei nesse brinquedo e conheço a sensação. Embora seja boa, não pretendo repeti-la, pois além de não me trazer nenhuma originalidade, o resultado final é previsível."

Alguém diz isso?

Nããããããão!


Dane-se, você sobe na porcaria do brinquedo e grita enquanto tem aquela sensaçãozinha gostosa de perigo.

É o que acontece quando assistimos a um filme como Premonição! Alguns filmes foram feitos para entrarem para a história, outros, unica e exclusivamente para nos divertirem (e enricarem os makers, claro).



Tenho uma ideia sobre o filme. Não sei se já está na cabeça dos roteiristas, mas o legista (Tony Todd), o negão que aparece em todos os filmes dando medo com sua voz arrastada poderia ser o primeiro a ter enganado a Dona Morte e liberado a maldição. Mas ao contrário de todos os seus sucessores, ele conseguiu esganar a Dona Morte definitivamente e não quer partilhar seu segredo por ter "aprendido a lição". Poderia ser um filme nos anos 50, algo como PREMONIÇÃO O INÍCIO (pra variar) rsrsrs

Vão dizer que a sugestão é ruim!



Diego Diego (01/10/2011 22:07:34)   117 0
a morte da ginasta deveria entrar pro HALL DAS MORTES MAIS FODAS! caracas! mto loco



sem avatar Renan (30/09/2011 23:31:05)   0 0
Eu achei um ótimo passatempo. Não tem história boa nem nada, apenas um passatempo divertido com um bom 3D.



Vismael Vismael (28/09/2011 22:12:28)   99 0
Gostei bastante. Muita gente hoje tem medo de usar direito o 3D, deixando tudo sempre "natural"...

Se eu tô indo no cinema 3D ver um filme de terror quero mais é ver pedaços de pessoas voando na minha direção!

Assusta quando tem q assustar, fica tenso quando precisa e tem mortes até divertidas (o pessoal da minha sessão dava aquelas risadinhas nervosas kkk).

A coisa do matar ou morrer não foi explorada o filme todo, só no fim, o q foi bom a meu ver.

E se tem coisas previsíveis... bom... é um filme de terror, precisa ter certos clichês mesmo.

OBS: não achei as mortes previsíveis, pelo contrário. Mas concordo com o Hessel, as primeiras mortes foram mais trabalhadas, dando um tempo, um conjunto de coisas q iam acontecendo e a pessoa ia escapando um a um, como a da ginasta q ele citou.

As ultimas parece q ficaram mesmo em segundo plano, pra avançar com a história.

Mas gostei bastante, foi bem melhor q o Pânico 4 (última franquia q fui assistir).


Leinad Leinad (29/09/2011 15:34:54)   -4 0
Não sei tudo sobre cinema, apesar de ter feito a faculdade. Apenas expressando a minha opinião.

Quanto a resposta faço as minhas das minhas palavras as palavras do Robson (27/09/2011 15:28:59)   -8★ 0.

Tirando a parte de que vc seja um Adolescente. Vc tem bons argumentos mas o filme é apenas o mais do mesmo. Nada mais.

Até uma próxima vez!


Vismael Vismael (29/09/2011 23:28:16)   99 0
Cara, não leve a mal quando disse q vc saca tudo de cinema... foi brincadeira, se eu tivesse achado mesmo seu texto ruim não tinha me dado o trabalho de ler e comentar os pontos em q discordo.

E que bom q vc fez faculdade de cinema (sério, sem ironia agora), pq muita gente q comenta aqui parece não ter a menor noção do q diz.

Eu só acho q determinados filmes são feitos sem pretensão de serem obras de arte - e devem ser assistidos assim pra serem apreciados. Quando Robson diz q é filminho de terror bobo por exemplo, eu discordo: o primeiro foi escrito por Glen Morgan e James Wong, se não me engano, q eram roteiristas frequentes de Arquivo X. Tinha uma idéia totalmente original: a própria morte vinha buscar, nada de maníacos, nada de facões ou serras... acidentes banais e estapafúrdios, como se o sobrenatural tivesse cercando a pessoa.

Convenhamos, a idéia é boa.

Jogos Mortais é outro. O início do filme é fantástico, a idéia de ter de matar ou se mutilar pra escapar de uma armadilha de um psicótico tb original e o final magnífico.

O problema está quando as coisas viram franquias. A idéia não é mais original, como vc diz, sempre mais do mesmo, então vira um desfile de mortes apenas.

Veja bem, não estou dizendo q o filme é espetacular. Até pq nem gosto muito de terror, prefiro suspense. Só digo q ele cumpre exatamente o q promete e, se tem alguns defeitos, não são tão ruins q o desmereçam.

SPOILER
Quando vc diz por exemplo q na morte da ginasta o cara focou em diversas coisas q não serviram pra composição da morte dela, eu achei exatamente o contrário! O parafuso caiu ali para q ela sofresse o acidente - ela fez bem o exercício e passou; a água daria conta com o choque no fio - mas mais uma vez ela, sem querer driblou a morte com a toalha; daí precisou q outra pessoa se machucasse (sem gravidade, pois a morte não queria aquela ginasta, sim a outra) para q toda a confusão com o pó e o ventilador fizessem o trabalho. A morte cerca de todos os lados, achei uma excelente composição e um excelente final, nem dá pra ver direito o corte de quando ela sai da trave e quando vira um bagaço no chão! rsrsrs

***FIM DO SPOILER

E vc parece q assistiu meio q de má vontade, pq vc reclama de coisas bobas, como o caminhão se chamar "Tagert" q seria um anagrama de "Target", sendo q:
1. Pouquíssimas pessoas devem ter notado isso.
2. Não faz a menor diferença para as mortes.


3. Seu próprio nick no site é um anagrama, ou melhor, provavelmente seu próprio nome invertido. :)


Abraços e q bom q temos pessoas pra conversar e discutir com este nível!

E que bom que filmes como "O Sexto Sentido (melhor reviravolta - apesar de eu ter sacado bem cedo), Os outros (suspense de primeira linha sem uma gota de sangue) e O Nevoeiro (MELHOR PIOR final de todos os tempos) não tiveram continuações ou viraram franquias! rsrsrsrs


Publicidade
Leinad Leinad (28/09/2011 15:42:41)   -4 -1

Quando, ao final da exibição, você sentir um gostinho de mais do mesmo na boca, não estranhe. É bem capaz que essa sensação invada seu corpo de maneira mais óbvia e você se encontre questionando se já não viu tal filme antes. Porém, não há motivo para espanto, porque você logo perceberá que, mesmo se tratando de um novo exemplar da franquia Premonição, esse é só mais um que insiste em repetir a fórmula estabelecida desde o primeiro, sem tirar nem pôr.

Seja muito cauteloso também quanto ao 3D, já que ele tampouco fugirá da mesmice, se contentando em atirar “objetos” na tela desde os créditos iniciais. Se após esse vislumbre você ainda estiver acompanhando o filme, só poderei chegar a duas conclusões: ou você ainda não viu os exemplares anteriores, ou muito provavelmente é um jovem sádico e acéfalo que adora ver cabeças esmagadas e sangue jorrando sem qualquer propósito.

Na trama acompanhamos a perspectiva de Sam Lawton (Nicholas D’Agosto), o jovem da vez. É ele quem terá a visão premonitória de que seus amigos fenecerão num acidente em uma ponte, tentará desvendar o mistério que os cerca e os faz morrerem um a um e ousará protegê-los assim que as pontas forem amarradas. Nesse ínterim, o rapaz busca se entender com a ex-namorada, Molly Harper (Emma Bell) e ainda tem que lidar com um legista esquisito e sem graça (Tonny Todd), além de agüentar os acessos do amigo, Miles Ficher (Peter Friedkin) e as histerias dos coadjuvantes.

Roteirizado por Eric Heisserer, dono apenas de refilmagens como A Hora do Pesadelo e O Enigma do Outro Mundo, e Jeffrey Reddick, que tem na lista todas as prequências da série, não fica difícil compreender de onde brotou tanta criatividade para que esse enredo se afastasse dos outros. Se a história é apenas uma repetição de tudo que já vimos até aqui, sem que qualquer surpresa esteja à espreita do público, a coisa fica ainda pior quando os escritores resolvem inserir elementos óbvios que em nada auxiliam na criação da tensão. Vejam, por exemplo, o nome da empresa na qual os jovens trabalham, Presage (presságio), que além de ser pouco inventivo, é prejudicado pelo fato de jamais sabermos o que se produz ali. Mesmo tendo longas sequências dentro ou ao redor dos escritórios da Presage, é impossível depreender seu intuito e, principalmente, como ela é capaz de contratar jovens tão ineptos. O mesmo problema surge na placa de um caminhão de transporte de lenha, que se denomina Tagert, num evidente anagrama da palavra Target (alvo, em inglês), que surge quando Sam começa a ter sua premonição. Ademais, ainda temos que agüentar a inclusão da música “Dust In The Wind” toda vez que algum grande desastre está para ocorrer, como se já não fosse latente para o público a pretensão da obra após todos esses sinais.

Indo além, Heisserer e Reddick são capazes de inserir elementos na trama num dado momento, que resolvem ignorar por completo instantes depois. Tomemos a personagem Olivia Castle, interpretada por Jacqueline MacInnes Wood. Nas cenas iniciais, ela desponta como a típica “gostosa” do filme, que só terá a função de seduzir alguém e de deixar babando os adolescentes com espinhas das últimas filas, mas durante todo o restante da película, os roteiristas esquecem que conferiram tal personalidade a ela e Olivia passa a ser só mais uma coadjuvante prestes a morrer sem jamais exibir seus dotes ou sua prepotência novamente. O que pensar então de Dennis (David Koechner), o chefe dos escritórios da Presage? Primeiramente despontando como o chefe durão, ele logo rejeita a personalidade ao ter um diálogo com o detetive que investiga o acidente, propondo codinomes e agindo de forma totalmente infantil numa cena vergonhosa que desconstrói qualquer tentativa de traçar um perfil sobre aquela pessoa. Ainda contamos com a ilustre presença da persona misteriosa, Tony Todd no papel de um legista, que se resume a falar pausado, surgir em cena com frases sombrias e clichês, e desaparecer sem mais nem menos, sem que tenhamos o menor vislumbre de sua identidade ou função na trama.

Num determinado momento, seguimos Sam explicando aos amigos que ainda permanecem vivos que o legista estava em vários locais onde as mortes ocorreram, como também em um ginásio, onde o destino fez sua primeira vítima. É interessante notar, nesse ponto, o descuido dos produtores que, ao inserirem um diálogo assim, mal percebem que o rapaz, em momento algum, esteve presente no local a fim de notar a presença do legista. Isso implica numa falha gravíssima do roteiro ou, ainda pior, do montador Eric A. Sears, algo que não duvido, já que através de sua edição, encontramos momentos que pecam pela repetição extenuante ou mesmo pela falta de função na inclusão de certos planos. No acidente que se segue no ginásio, a vontade de estabelecer a tensão é tamanha que Sears cria uma sequência de planos-detalhe focando vários elementos do local, desde a barra onde treinam as ginastas até um parafuso solto e, além da repetição desnecessária, já que uma cena contemplativa talvez produzisse um efeito melhor e menos evidente, o montador ainda faz questão de focar elementos que em nada servirão para a composição da morte da atleta Candice.

O mesmo descuido pode ser visto na passagem em que Olivia fará uma cirurgia de correção de grau. Qualquer um que já tenha passado por um procedimento assim, e eu sou um deles, sabe que para tais casos há toda uma preparação no pré-operatório, que não ocorre na abrupta introdução da cena. Não vemos também o oftalmologista ser acompanhado por uma equipe médica, tampouco encontramos outros pacientes à espera no consultório, banalizando uma operação que é cercada de cuidados por médicos e enfermeiros da vida real. A pesquisa em torno dos ocorridos em Premonição 5 é tão canhestra que mesmo a grandiloquente sequência da visão de Sam soa artificial, sugerindo que danos estruturais teriam causado a queda de uma ponte quando, na realidade, sabemos que um acidente assim jamais ocorreria dessa maneira. Uma construção suspensa de tal proporção é ligada por cabos de aço e possui uma estrutura “maleável” a fim de suportar fortes ventos, impedindo que se parta como glacê de bolo de confeitaria.

Tudo se torna ainda pior com a intervenção da medíocre trilha sonora composta por Bryan Tyler, que insiste em avisar ao espectador, minutos antes, que alguém vai morrer, através de uma canção quase monocórdica, retirando qualquer possibilidade de sermos surpreendidos ou usarmos nosso cérebro para desvendar o próximo acontecimento. Além disso, Premonição 5 conta com um elenco fraquíssimo, saído diretamente das filmagens de Malhação e que parece pouco disposto a progredir, investindo em estereótipos. Até mesmo numa cena em que Sam precisa dizer “Posso entrar?”, o ator se mune de expressões que pouco condizem com uma pergunta tão natural, artificializando, inclusive, os momentos mais fáceis do personagem. E se o protagonista tem tanto carisma quanto uma pedra de gelo, o que dizer das tentativas de envolvimento entre esse e sua parceira romântica? O casal surge sempre tão apagado que é impossível entender como estiveram juntos em algum momento.

A direção nada inventiva de Steven Quale, que deveria ter aprendido mais com James Cameron antes de se libertar das amarras, prefere, inclusive, fazer uso de profundidade de campo pequena para criar um 3D mais efetivo. Com isso o cineasta “borra” quase todas as cenas de fundo ao longo do filme, não permitindo que o espectador saiba o que se passa ali e gerando uma artificialidade insuportável. Dessa forma, sendo incapaz de até mesmo criar um 3D que soe orgânico, Quale acaba por fazer um filme perfeito para o mês de setembro em que quase nenhuma produção de qualidade chega aos cinemas, encaixando-se perfeitamente ao cronograma de lançamentos descartáveis que, se divertirão os adolescentes sádicos e irrefreáveis dos dias de hoje, logo será felizmente esquecido.


Vismael Vismael (28/09/2011 22:04:38)   99 1
Nossa, vc saca tudo de cinema né? Fez sua própria crítica!

. "provavelmente é um jovem sádico e acéfalo que adora ver cabeças esmagadas e sangue jorrando sem qualquer propósito"

Aí q está. Se vc vai assitir uma comédia, vc quer rir. Se vai assistir um drama, quer chorar. Se vai ver Premonição, vc quer ver sangue jorrando sem qualquer propósito. Nem o Hessel q fica procurando um sentido na vida e na arte em todos os filmes fez isso nessa crítica.

. "o chefe durão, ele logo rejeita a personalidade ao ter um diálogo com o detetive que investiga o acidente, propondo codinomes e agindo de forma totalmente infantil numa cena vergonhosa"

Ele não fez um chefe durão. Fez um chefe escroto e babaca, metido a durão, totalmente condizente com a empolgação infantil de participar de uma investigação e esse ator sempre faz papéis "engraçadinhos".


."...o rapaz, em momento algum, esteve presente no local a fim de notar a presença do legista. Isso implica numa falha gravíssima do roteiro"

Acho q isso implica numa falha gravíssima da sua observação, pq o rapaz vai consolar o amigo e vê sim o legista no local.


. "elenco fraquíssimo, saído diretamente das filmagens de Malhação"

Duh! É Premonição, uma franquia de terror adolescente, o q vc queria? Atores oscarizados correndo da morte invisível? Al Pacino correndo pra se salvar estava bom pra vc? Quem realmente tá ligando pra técnicas de interpretação nesse filme?

"fazer uso de profundidade de campo pequena para criar um 3D mais efetivo. Com isso o cineasta “borra” quase todas as cenas de fundo ao longo do filme"

Acredito q isso aconteça pq a câmera, mesmo sendo 3D ainda precisa de foco, ainda precisa de algo num primeiro plano, quando vc trabalha com close, então nas cenas de rosto o fundo fica borrado.

Em Avatar isso tb acontece, mas não muito, afinal, todo o fundo era quase sempre falso, criado por computador. Em animações dá pra perceber bem tudo q acontece na tela, seja quem tá no close, seja quem tá no fundo. Se bem q ultimamente, mesmo as animações estão copiando essa coisa de "borrar" o fundo: um jeito de não distrair o espectador em determinada cena q vc acha q ele precisa se concentrar em um único elemento.

********************

Cara vc tá de perseguição com o filme, nem é tão ruim assim.


Nacho Nacho (28/09/2011 07:00:17)   -5 -1
Pela expressão dos atores na foto alí cê sabe que o gênero é 'terrir'.



sem avatar Paulo (27/09/2011 23:51:54)   1 -2
Caramba... O PIOR FILME QUE VI NESSE ANO. perto disso Conan é tão honesto... Definitivamente é um filme pra de cara, perder grana. O filme é péssimo, os atores são péssimos, o roteiro é uma piada e o desfecho "fechando o elo" é a cereja no topo desse monte de mer... enfim,se você está realmente com vontade de perder dinheiro e rir, vá com pelo menos com seus amigos, o tempo passa mais rápido, e de fato o produto é menos intragável.



sem avatar zach (27/09/2011 22:16:17)   -188 0
3.5/5



sem avatar Daniel (27/09/2011 22:02:43)   7 0
Se eu for assistir só será pelas mortes e pelo 3D, que parece ser bom.

O terceiro filme foi ruim, e desde então só piorou.



M.JUNIOR M.JUNIOR (27/09/2011 13:34:09)   440 0
As mortes são legais (convenhamos). Mas ja tá na hora de fazer um BOX com os cinco filmes e finalizar de vez a franquia mesmo.


LoboVingador LoboVingador (07/10/2011 14:53:23)   150 0
Apoiado!



Marcos Marcos (27/09/2011 11:31:30)   44 1
Não tenho mais interesse nesses filmes.Assisti o 1 e 2 e chega!

haja sadismo,e mal gosto.


Já não basta tanta morte na vida real.


Nacho Nacho (28/09/2011 06:21:13)   -5 0
Concordo com isso, e tanto na vida real e cinema elas são banalizadas.


Daniel Daniel (27/09/2011 10:13:30)   -2 0
eu daria 3 ovos. Mas como não trabalho no omelete, vocês podem pouco se importar com isso, né? Hahahaha! Mas o fato é que achei todas as cenas de morte muito bem feitas, exploraram as coisas mais agoniantes possíveis, como agulhas, pregos, ganchos... Ou seja, tudo que é pontiagudo. Além disso, o twist final do "morrer ou matar" por mais que seja cliche, é novo na serie dos filmes premonição e dá um folego no final. A homenagem aos outros filmes no final e o fechamento do círculo ficou interessante. Achei curioso o discurso do médigo legista sobre a premonição que parece ser algo bem frequente, já que ele viu acontecer muitas vezes antes. Se lembrarmos do final deste filme, então vai acontecer de novo, no mínimo, mais 4 vezes. Bom, nunca fui fã da série, mas gostei do desfecho neste filme. :)

PS: quem projetou aquela ponte mesmo? Parecia de papel.



sem avatar Lucas (27/09/2011 09:16:05)   0 0
Caramba, amei Premonição5, para mim um dos melhores da franquia! Sem contar que faz referências as 3 primeiros filmes da série se vcs perceberem(a referência para o 1 é bem visível). Enfim, o 3D deu um toque a mais que tornou o filme ainda mais emocionante! Que venham mais filmes da série!



Junior Junior (27/09/2011 01:58:41)   111 0
Eu fui ao cinema na verdade pra assistir conan...só que minha namorada quis pq quis assistir esse filme, então fui ver sem a menor vontade pensando que literalmente era um lixo...mas não é até que surpreende, já que se espera pouco de um filme desses, e o 3D ficou show de bola.
No fim é um filme divertido que te mantem preso na estoria
3 ovos tava de bom tamanho...



Publicidade
Massy Massy (26/09/2011 19:39:30)   5 0
um filme como esse não é pra assustar ninguém, mas para divertir.



sem avatar Robson (26/09/2011 16:13:00)   -37 -2
Sinceramente, alguém que já viu a premonição( o primeiro) vai para o cinema esperando ver algo decente???

A resposta é não...o cara vai levar a namorada, levar uns sustos, abraçar, dar uma alisada nas partes íntimas, essa coisas, pois achar que a Premonição 5 será um filme bom, original, ou inesquecível só pode ser coisa de retardado. Mas não nos esqueçamos que retardados é o que não falta no mundo, e prova disso é que o filme já esta na PARTE 5, e sua ruindade só fica cada vez mais flagrante. Assim sendo, se você quer ir no cinema dar uns amassos na namorada e passar o tempo pois está sem nada para fazer vai sem medo, mas se sua intenção for ver um filme bom...Esquece, pega seus velhos DVD'S como Coração Satanico e O Exorcista e vai ver filme de terror de Verdade...


Massy Massy (26/09/2011 19:40:28)   5 0
eu vou!

e mais, é um erro querer comparar um filme coomo Premonição com o Exorcista...são 2 estilos bem diferentes, cada um muito bem na sua proposta....

sem avatar Robson (27/09/2011 15:28:59)   -37 0
Caro Massy, não estou comparando os filmes estou fazendo uma analogia dos filmes de terror da época: o Exorcista, Inverno de Sangue em Veneza, Coração Satânico entre outros com o tipo de filme de terror bobo e adolescente feito hoje, o que prova que cada vez mais os bobos adolescentes (como é o seu caso) estão indo para o cinema ver filmes bobos de adolescentes, e a prova é que essa coisa tenebrosa de tão ruim chamada a Premonição já está no número 5....


sem avatar Marilene (25/09/2011 22:02:41)   0 0
Po, tiro o chapéu: A critica do HEssel está impecável! Parabéns!!!



Gustavo Gustavo (25/09/2011 20:05:40)   23 2
Sinceramente: Eu gostei muito do filme porque simplesmente não fui vê-lo esperando nenhuma inovação nem algum roteiro inteligente e de tramas imprevisíveis. Fui ver pelo simples fato de querer ser entretido com o 3D (que aliás está muito bom nesse filme) e com as divertidas mortes dos personagens que de tão exageradas chegam a ser sensacionais!
Destaque para a cena do desastre inicial da ponte e da ginasta. O final também, que eu estranhei não ter sido citado na crítica é sim MUITO IMPREVISÍVEL e quem é fã da série vai curtir muito. Daria três ovos



sem avatar edson (25/09/2011 20:04:33)   -4 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Luciano (26/09/2011 08:08:38)   7 4
- Sede é com S;
- Deviam e nao DIVIAO
- Jeitos é com J

sem avatar Maran (26/09/2011 15:49:52)   516 2
Não existe -Cazauzinho- também.

Além disso, se você parasse de usar caixa alta, já que na internet significa que a pessoa esta gritando, agradeceríamos.



sem avatar Tiago (28/09/2011 13:29:42)   113 1
'Diviao'?!'Cede"?!
'Premonição 5' pode até ser um filme tolo e previsível...mas assisti-lo no cinema é certamente bem menos doloroso do que ter de assistir a Língua Portuguesa ser assassinada de forma tão imoral por você.


BTS BTS (25/09/2011 13:28:15)   8 1
Na verdade eu nunca espero muita coisa desses filmes de terror adolescentes. Esperar uma grande obra cinematográfica ou mesmo de terror nesses filmes é querer demais! Assisti tanto esse Premonição 5 quanto o Pânico 4 no cinema e cumpriram o que eu esperava deles, me divertiram!

Da pra dar algumas risadas com os clichês, ter vários momentos "óuch!!", ver as gatas que sempre aparecem (apesar que nesse, infelizmente, faltou cenas sensuais com as moçoilas...). Entretem!

Gostei da forma como eles amarraram a série no final! E realmente a cena da ginásta acho que foi não só a mais bela cena do filme como de toda a série! Pena que a morte dela em si achei que ficou exagerada, mas a construção da cena ficou sensacional!

E a montagem pós filme da homenagem aos dez anos da série com a compilação de "fatalities" ao som de ACDC ficou bem empolgante também! Muito massa!

Daria três ovos.



NáHh NáHh (25/09/2011 13:15:46)   -1 -1
Estou pensando seriamente se vou ver esse filme sabado que vem.
Pensei que esse traria um enredo mais interessante, mas pelo que eu to vendo aí, é a mesma merda.
E os idiotas só veem graça nos miolos em 3D.

Isso pq o Slogan do quatro era " A morte guardou o melhor para o final"

Essa merda vai perdurar que nem BBB, daqui uns anos premonição 10


Alerson Alerson (26/09/2011 18:13:37)   382 0
Ele dizem q a morte guardou o melhor pro final,só q o 4 é tão ruim que fizeram outro pra deixar o melhor pro final.


sem avatar Gustavo (24/09/2011 23:26:58)   8 0
O filme tem uma estrutura complexa em seu todo,mas a historia ´´e bem entendida,merecia no minimo 3 ovos,fiz uma critica completa aki

http://iextranho.blogspot.com/2011/09/premonicao-5-blockbuster-de-franquia-de.html

acessem e deixem seu comentario


Bruno Bruno (25/09/2011 12:42:45)   0 0
eu Também gostei muito do filme, e todas as cenas 3D na cara ficaram muito boas..mas você sabe de mais apologias aos outros filmes? Reparei no caminhão com os troncos passando pela avenida mas não consegui achar uma ligação com o carinha do celular igual dizem na crítica.
O final realmente ficou muito bom...


sem avatar Gustavo (24/09/2011 23:20:21)   8 0
Bem,o filme ´e um complexo diferente dos outros filmes de horror ultimamente,em comparaçao,pois o filme e muito facil,o elenco esta de certa forma bom,merecia no minimo 3 ovos,fiz uma critica do filme completa no site Spoiler
http://iextranho.blogspot.com/2011/09/premonicao-5-blockbuster-de-franquia-de.html
acessem e deixem comentario,acho que vcs vao gostar.



DanPhones DanPhones (24/09/2011 22:22:07)   -1 0
Eu vi o filme ontem, e sinceramente, merecia no maximo 3 ovos.
Sim esse novo premonição não traz nada de novo em relação a historia "apesar da nova regra" e sim ele é de certa forma previsivel... mas todos os Premonições fora o 1° são e apesar de tudo ainda tem aquele suspense antes das mortes como a propria critica mostra e isso é ainda mais visto no 5 e seu final foi simplesmente genial.
Quanto ao 3D, se vc ver os filmes atuais de seus 100% vc tem sorte de ter 10% dele, mas nesse filme o 3D chega a uns 40%, com direto a vidros, ferros e sangue voando na sua cara 8D.
Os atores não são dos piores tb.
Quanto ao fato, "aah pq premonição não acaba logo ?"
Eu sinceramente quero que continue, não pq gosto d ver mortes,(tirando o fato q a franquia esta explorando bem o 3D), mas pq torço pros personagem nela, e acho que todos os fans de mente sã da franquia tb, "sera q alguem conseguira vencer a morte, escapar de uma morte dolorosa e violenta para morrer velho decadas depois ?"
Eu espero que a franquia termine assim. Afinal, por quais motivos personagens aleatorios tem essas visões,sera que existe algo maior por tras?
Se haver novos e se eles souberem explorar mais isso, premonição pode ser mais impactante.
Minha humilde opinião, assitam e em 3D, pois vale apena e o final mais ainda.



Publicidade
Roberto Vinicius Roberto Vinicius (24/09/2011 16:20:29)   0 0
Assisti e achei muito bom o filme (principalmente o 3D). Premonição é um daqueles filmes que você nunca cansa de assistir, e está cada vez melhor. Gostei tambem da volta daquele cara sinistro que apareceu no 1° filme (a unica pessoa que ta viva até agora kkkk)

muito bom.....muito bom mesmo.....que venha o 6!!


sem avatar Ian (26/09/2011 22:55:28)   0 0
o cara do um que ficou vivo, morreu no dois, a protagonista do dois viu na internet que ele tinha morrido dps de um tijolo ter se desprendido de um predio.
Mas enfim, o final do 5 é melhor de todos os outros, disparado, e o pior é que eu me liguei na musica do inicio e achei estranho pois aquela musica é mó velha e tocando na radio...mas dexei keto. Aí no final que tudo se encaixou e fiquei com a certeza que ninguem egana a morte e sobrevive por muito tempo... ;D,valia três ovos.
PS.:os unicos que ficaram vivos e não falaram nda nos outros filmes foi o casal do 2. e o 4 foi o pior em tudo, até que esse deu pro gasto PRINCIPALMENTE no fim!


Gustavo Gustavo (24/09/2011 11:16:17)   20 1
O filme parece ser muito bom, mas ainda nao vi T.T pelo jeito conseguiu recuperar o fracasso do quarto filme ( q cai entre nos o filme 4 foi, tipo ridiculo em questao de roteiro)
Obs: ja vinha lendo criticas do omelete e elas estão piorando, deixem de falar a sinopse do filme e, simplesmente critiquem, ajudem a formar a opiniao dos leitores e nao tentem faze la



sem avatar Fernando (24/09/2011 00:04:29)   -10 1
Mortes violentas num filme bem dirigido e com um bom 3D faz que seja na minha opinião o melhor filme da franquia. Adorei o filme e falei mais dele no blog: http://temumcoelhonocinema.blogspot.com/2011/09/premonicao-5-em-3d.html


wanderson wanderson (24/09/2011 10:47:30)   8 0
Opa violentas?
Espero que sim... louco para assistir, mas fala sério aqui não chegou em 3D, porcaria de Conan ¬¬


- Muuka - Muuka (23/09/2011 22:16:48)   104 1
Assisti hoje e gostei bastante. Nem sei como classificar esse filme, pois só a mortes e mais mortes. Mas o filme é bem divertido, e vale o ingresso (:



Jimmy Jimmy (23/09/2011 17:03:58)   5 0
Premoniçao 5 ja vale(e muito) qualquer estreia desse fds. muito melhor do que akele filme do lautner que ja eh um fracasso irreparavel....



Renato Renato (23/09/2011 16:25:43)   24 0
Acabei de assistir e em 3d , esse é o tipo de filme que nem da pra classificar por pontos a espectador só tem uma meta ver as mortes kkkk, é aquela franquia que sempre vai apelar para os mesmos clichés, pelo menos o 3d é muito bem feito só não gostei dessa ideia de os caras para se salvarem ter que matar outra pessoa , por que se a morte é o ``destino```não deveria aceitar que o destino dos outros fosse mudado, + enfim quem quiser um bom porno de violência veja o premonição 5 , ou vá ver um filme normal mesmo kkkkk



LoboVingador LoboVingador (23/09/2011 15:19:23)   150 0
pra mim a serie mudou muito mesmo,pra pior.Nos primeiros o clima de mistério e de suspense era maior,os ultimos você se diverte vendo as mortes(e sem aquele clima tenso)que para alguns é bem melhor.



 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (23/09/2011 14:59:00)   1198 -2
@MARCELO HESSEL

VC É UM "GENTLEMEN"

EU NO SEU LUGAR TERIA FEITO A CRÍTICA COM APENA UMA PALAVRA!!!

!!!LIXO!!!



 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (23/09/2011 14:49:21)   1198 -2
TENHO UMA PREMONIÇÃO!!!

ESSE FILME SERÁ O ULTIMO DA SERIE.

QUE Deus ME OUÇA.




sem avatar EDER (23/09/2011 13:19:15)   -14 0
MATSUMOTO



Publicidade
sem avatar Juliana (23/09/2011 13:11:01)   0 -1
"Imagino que ele pensou em 3 Ovos, mas a galera ia tirar um sarrinho por causa de Inception."
Na boa a galera ainda está ressentida pelo Inception, eu não acredito que ele se prenderia a isso, ele errou, e poderia se retratar(mas é obvio que não). Mas não vamos julgar ele para sempre.
Amo a franquia Premonição, Fico atenta com caminhões com carregamento daquele tipo sempre (premonição 2), a cena não saiu da minha cabeça até hoje.



Massy Massy (23/09/2011 10:20:31)   5 0
nem vi ainda (verei hj), mas já dou nota máxima...



sem avatar Gustavo (23/09/2011 08:55:19)   8 2
Cara,vc fe\z uma critica em que os ovos nao se encaixam com ela,pela critica merecia 3 ovos,por favor,mude os ovos.


grato

Gostei do filme,tem uma esrutura boa,nao como a ponte,recomendo ele,realmente sensasional,bem melhor que os anteriores.


 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (23/09/2011 14:53:18)   1198 -1
É MELHOR QUE OS OUTROS...
...AINDA ASSIM É PESSÍMO.


Jefferson Jefferson (23/09/2011 08:29:50)   3 1
Gosto dessa franquia, me divirto muito com as mortes.
A trilha sonora do 4º filme foi show.



Marlon Marlon (23/09/2011 07:29:30)   296 0
Assistirei hoje...



Renan Pacheco Renan Pacheco (23/09/2011 01:16:10)   1441 -1
A critica não condiz muito com a nota, pelo texto seria no minimo 3 ovos. As mortes perderam a graça, as do 4 é uma mais chata que a outra.



Misack Misack (23/09/2011 00:53:37)   192 1
poxa pior que é lagalzin !



Bergkamp Bergkamp (22/09/2011 23:43:34)   42 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Kestrel Kestrel (22/09/2011 22:39:28)   1 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Cabra Da Peste Cabra Da Peste (22/09/2011 22:35:01)   10 1
independente do q disserem sobre este filme irei assistir, ñ sou um fã louco pelo msmo, mas axo interessante, por exemplo, pelo suspense citado na crítica...
oq foi dito sobre o 3D me dxou + animado, assistir domingãooooo, rs



Publicidade

Omeletop : cinema

None