58

Alan Moore diz que negou oferta tentadora da DC para continuação de Watchmen

Criador ganharia os direitos da obra se topasse escrever prelúdios e continuações

Érico Assis
24 de Julho de 2010

Watchmen

O escritor Alan Moore confirmou que recebeu uma proposta da DC Comics para escrever mais HQs no universo de Watchmen há pouco tempo. Seriam prelúdios e sequências da famosa minissérie, considerada marco nos quadrinhos. Moore, porém, disse não.

Segundo entrevista com o barbudo à revista Wired, teria sido um negócio sem precedentes na história dos quadrinhos: para escrever novas histórias, Moore ganharia os direitos autorais sobre Watchmen. Ou seja, poderia usar o nome e personagens como quisesse e receber todos os lucros advindos de sua exploração pelo resto da vida.

"Então eu disse pra eles que se tivessem dito isso 10 anos atrás, quando eu fiz esse pedido, aí poderia ter dado certo. Mas hoje em dia não quero Watchmen de volta. Com certeza não nesses termos", diz Moore à Wired. "Nem tenho um exemplar de Watchmen em casa. O mundo dos quadrinhos tem um monte de conexões desagradáveis, e, quando eu penso nisso, muitas delas têm a ver com Watchmen."

O britânico tem dito em entrevistas que, embora tenha projetos como as continuações de A Liga Extraordinária pela frente, está saindo dos quadrinhos para se dedicar à literatura (seu romance Jerusalem, em produção há anos) e outros projetos, como Unearthing.

A Wired também ouviu Dan DiDio, ex-editor-chefe e hoje um dos publishers da DC, sobre as declarações de Moore - que casam com rumores de alguns meses atrás. A resposta: "Tenha certeza de que a DC Comics só voltaria a esses personagens icônicos se a visão criativa de quaisquer novas histórias propostas equivalesse à qualidade que Alan Moore e Dave Gibbons alcançaram quase 25 anos atrás, e nossa primeira discussão sobre o assunto seria naturalmente com estes criadores". Em outra declaração, ao site Comic Book Resources, DiDio diz que a DC não abre o jogo quanto a negociações, fechadas ou não, com criadores.

A devolução de direitos autorais seria inédita para uma editora do porte da DC Comics, que, tal como a Marvel, leva muito a sério qualquer disputa na justiça por seus personagens.

Leia mais sobre Watchmen


Compartilhar

Comentários (58)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Madame Madame (04/02/2012 15:36:25)   22 0
Alan Moore tah completamente senil...

gagazinho...

ultimamente anda falando coisas completamente sem nexo...

axo q ele enlouqueceu com sua adoração doentia ao deus-serpente que ele cultua.



sem avatar João Nélio (01/12/2011 22:10:30)   0 0
É impressionante o desrespeito às obras artísticas... E depois querem que a gente acredite que a briga contra a "pirataria" na internet tem haver com a defesa dos "direitos autorais"... Tudo se resume ao comércio, a ganhar dinheiro, e que se dane o valor artístico verdadeiro.
Escrever um Watchmen 2, mesmo que em forma de prequel, seria como escrever "Grande Sertão, Veredas" - parte 2, "O Fantasma de Diadorim". Kra, é deprimente. Tem coisa que deveria ficar como está.



sem avatar Fernando (01/12/2011 14:59:06)   -3 0
Watchmen não precisa de continuação e Alan Moore não precisa de watchmen.



sem avatar angelo (25/10/2011 23:44:29)   11 1
Isso é igual merda, quanto mais mexe, mais fede.



Dan Dan (17/07/2011 00:23:45)   -4 -2
Alan Moore BURRO! era chance dele recuperar os direito de Watchmen e fazer algo que preste antes que os outros estraguem a obra! seria bom uma continuação se o "proprio" Alam Moore continuase...mas nem tudo é perfeito!



Jim Jim (06/08/2010 04:05:07)   34 3
Watchmen não é uma adaptação fraca. Mudanças foram feitas sim, "oh, heresia, tiraram a lula gigante em troca de um clímax mais verossímil" A verdade é que Zack Snyder fez o melhor que alguém poderia ter feito, criou um filme de 3 horas com orçamento de 150 milhões e censura 18 anos, sabe lá quando alguém vai ter essa liberdade criativa em Hollywood novamente, quantos projetos ótimos viram porcarias graças as malditas restrições impostas pela não menos maldita Motion Picture Association of America? Muito louvável da parte da Warner ter respeitado os fãs em detrimento da massa acéfala que lota os multiplexes, mas não esperem tanta generosidade no futuro, como o vindouro filme do Lobo, por exemplo.



RAFAEL RAFAEL (28/07/2010 00:50:07)   7 0
Ufa............

Ainda bem.......



alex alex (26/07/2010 00:21:53)   1 0
O engraçado e que alan moore tem razão de ñ querer escrever wathcmem novamente pelo fato de o mesmo ñ conseguir ou ate mesmo ñ querer fazer a continuação!!!(fico com a segunda opção!!!) mas ñ querer o retorno da sua obra em suas mão acho meio complicado essa decisão!!!Tudo bem que ele ñ queira dar o braço a torcer,devido as vilanias da dc para com ele,mas seria interessante se ele aceitasse e fizesse contos só com os personagens,com o mesmo nível do original,dentro do universo de wathcmen,feito isso, logo depois esfregaria na cara dos diretores da dc,ai pegaria os direitos da minha obra e mandaria um grande fuck you para toda a direção da dc mas pelo o pouco que eu sei do sr moore ele ñ faria isso!!!!!!E como eu ja disse aqui eu respeito muito o que esse genio dos quadrinhos pensa.mesmo ñ concordando as vezes com ele.
Obs: Ahhhhh......Ivan,ñ viaja bhother!!!!!"A cria voltar para o criador!!!!" e só uma fingura de linguagem ou melhor só um trocadilho!!ñ precisava uma aula de teologia,na boa!!!!
abraço!!!



Leonardo Leonardo (24/07/2010 22:28:24)   12 0
Deus é pai e não padrasto!

Mas que o Alan Moore é um velho muito louco, isso ele é! Mas não deixa de ser sensato na maioria das vezes. Certo ele!
Watchmen não precisa de continuação!



Marcelo Marcelo (24/07/2010 22:23:01)   13 0
Bem dito Levi, Cavaleiro das Trevas 2 foi uma mer..........



Levi Levi (24/07/2010 20:16:29)   80 0
DC viu que Alan Moore não é Frank Miller.



dr Victor dr Victor (24/07/2010 18:08:43)   1 0
Marcelo, quem sabe se a DC tivesse dado a oportunidade a Alan Moore antes, não rolava umas histórias solo dos personagens?



Valdecir Valdecir (24/07/2010 17:14:28)   39 0
Alan Moore foi muito esperto.
Eu não imagino qualquer tipo de continuação para Watchmen...



dr Victor dr Victor (24/07/2010 16:40:55)   1 0
Cê tá certo Massy. Tem que tá com a cabeça preparada pra ler.
Eu quando li Watchmen, achei que ainda tinha uma cabeça muito imatura. Mas reconheci o valor que ela tem.



kauhl kauhl (24/07/2010 16:18:49)   15 0
De repente pode nem ser uma boa pro Moore pegar os direitos autorais sobre Watchmen. Os personagens são claramente e declaradamente baseados nos personagens da Charlton Comics, que hoje pertencem à DC.

Não duvido que a DC poderia até ceder Watchmen pra ele por uns tempos e futuramente processar por plágio pra pegar uma fatia de volta.

Eu dou razão pro Moore em ter certa mágoa com relação ao efeito negativo que Watchmen teve na indústria. Virou fórmula o tal "o que aconteceria se super-heróis existissem de verdade" e a pagação de pau exagerada pra tudo que foi feito em HQ naquele período dos anos 80.




Massy Massy (24/07/2010 15:39:34)   7 0
falar que a HQ é ruim é um absurdo...me desculpe, mas quem acha isso só pode ser um adolescente infantilizado que acha que as HQs da Marvel e DC são grandes coisas...Watchmen ñ é só imagem, mas conteúdo, e isso nem todo mundo tá preparado pra ler...



marcos marcos (24/07/2010 14:42:13)   0 0
A resposta dada a Sir Dan Didio pelo Alan Moore...
As causas da imbecilidade
Podem ser traçadas pela queda da minha obrigação,
As causas da minha servidão,
Podem ser traçadas pela queda da tirania
As causas da imbecilidade
Podem ser traçadas pela queda da minha obrigação,
As causas da minha servidão
Podem ser traçadas pela tirania do

Dinheiro
Tudo por dinheiro
Faça seu dinheiro
Esconda seu dinheiro
Estoque seu dinheiro
Carregue seu dinheiro
Poupe seu dinheiro
Faça seu dinheiro
Esconda seu dinheiro (dinheiro)
Tudo por dinheiro
Faça seu dinheiro (dinheiro)
Esconda seu dinheiro
Estoque seu dinheiro (dinheiro)
Carregue seu dinheiro
Poupe seu dinheiro (dinheiro)
Tudo por dinheiro
e enfie no C# o seu dinheiro...Apesar do Ego... o cara tem postura e palavra.Sir Alan Muricy Moore.



Hector Hector (24/07/2010 14:16:17)   423 0
Acho que o Moore está certo em recusar a proposta e continuar buscando novos horizontes... viver do passado é algo medíocre.

Mas por outro lado, acho que essa atitude por parte da DC é interessante...

Indica uma mudança de atitude positiva por parte da editora. Uma proposta desse tipo seria impensável até bem pouco tempo atrás.



dr Victor dr Victor (24/07/2010 14:04:47)   1 0
Tambem acho que Watchmen é intocavel.
A DC deve estar louca de desespero, por ter feito uma proposta dessa.



Felipe Felipe (24/07/2010 13:59:52)   -1 0
podia pelo menos sair o tao famoso DVD "Watchmen Babies: V fo Vacation", que o Milhouse tanto gosta



dr Victor dr Victor (24/07/2010 13:59:35)   1 0
luciano, eu entendo a sua visão. Tambem gostei de V de Vingança quando assisti pela primeira vez. Mas depois de ler a HQ, minha opnião mudou.



Plastik_Fantastik Plastik_Fantastik (24/07/2010 13:32:36)   102 0
Alan esta certissímo !
Agora é bom notar que em quase 29 anos que leio quadrinhos, não me recordo de uma das grandes ( DC ou Marvel ) terem feito uma proposta como essas para um autor. Ficaria um divisor de águas perigoso para a DC, pois basicamente todos os autores poderiam pedir seus direitos nos personagens, ou argumentar que se para o Moore pode, por que para mim não ? Seria um problema de gerenciamento grande para o futuro... Sorte dos fãs que o Alan não aceitou, porque Watchmen não necessita de sequências não foi feito para isso.
A DC vai ter que se contentar em ficar apenas re-imprimindo Watchmen, como tem feito nos últimos 25 anos.



marcos marcos (24/07/2010 13:28:01)   0 0
Que a obra de Moore é unica ,intocável e muito além de seu tempo, não duvida...só não concordo um personagem como Rorschach permanecer 25 anos vagando no limbo por causa do EGO do autor.este personagem tem muito potencial e daria ótimas histórias solo.tipo as histórias do Questão,Jonah Rex,Sombra,Spirit,Fantasma... e por ai vai.



Alecsander Alecsander (24/07/2010 13:21:20)   -5 0
Alan Moore é o tipo de cara que não enxerga felicidade em dinheiro, ele não cria produtos, ele cria arte (por isso é o melhor quadrinista todos os tempos), e sua arte é extensão de suas idéias. Ele é um cara que leva aquilo que acredita muito a serio, por isso não engole as fracas adaptações de suas obras como Liga Extraordinária e Watchmen. É ele não vai aceitar fazer uma nova adaptação de Watchmen, ele só aceitaria se fosse pra criar arte, mais para criar apenas um produto não.



Fabiano Fabiano (24/07/2010 13:14:13)   87 0
Eu tbm não gostei do filme do Watchmen, mas uma adaptação dessa é difícil, praticamente impossível. A obra foi escrita da forma que foi escrita pensando na mídia Quadrinhos.

É impossível passar pro cinema sem mudar alguma coisa. Os mesmos recursos narrativos não funcionam pras duas mídias, a mesma forma de abordar os personagens tbm não. Sem falar do tempo, que é sempre imperdoável.

Eu não gostei do que eles escolheram mudar pra fazer o filome funcionar. Acho que não funcionou. Mas se fizessem o filme como eu gostaria que fizessem, mudando o que eu gostaria que mudasse, uma legião de outras pessoas iam achar uma bosta tbm.

Talvez fosse mais fácil se tivesem feito uma série e não um longa-metragem.

Ou se não tivessem feito nada e deixado a obra intacta.



Josemar Josemar (24/07/2010 13:08:23)   38 0
Alan Moore tá certo! Não é preciso mexer em Watchmen. Aquela obra está completa e irretocável. É ridículo alguém querer colar histórias àquele universo só pra vender mais gibis.

E se esse "projeto" for em frente, sem Alan Moore, sabe de quem será a culpa? De quem comprar para conferir. Os caras fazem esse tipo de estratégia ridícula porque sabem que vende.




sem avatar luciano (24/07/2010 12:59:08)   0 0
dr Victor também gosto de watchmen + V de Vingança e um filmão.



dr Victor dr Victor (24/07/2010 12:51:01)   1 0
Dizer que o filme de Watchmen, não presta eu até entendo. Mas falar que a HQ é uma droga, é impossivel de engolir.

E se o filme, fosse atualizado, ia ficar inassistivel.



Alecsander Alecsander (24/07/2010 12:50:38)   -5 0
Salve, salve Alan Moore;

Alan Moore esta mais do que certo e montando na ração, ao se negar a assistir o filme e recusar uma nova proposta para a continuação de Watchmen nas historias em quadrinhos. Watchmen era uma historia ambientada no cenário da Guerra Fria, e a historia discutia sobre os problemas do mundo na época, problemas sociais como criminalidade, psicopatia, guerras, revoluções, Trapaças políticas, declínio social americano, declínio da civilização humana, sistema capitalista, holocausto nuclear e etc. É por isso que o filme Watchmen não foi grande coisa, embora Zack Snyder tenha acertado em ambientar o filme nos anos 80 como nos quadrinhos, ele não captou a essência verdadeira de Watchmen, retratou mais aquilo o que ele gosta na historia de Moore.



marcos marcos (24/07/2010 12:48:18)   0 0
Alan Moore,poderia interpretar Ego o planeta vivo em alguma saga cósmica,êta cara mala.apesar de gênio é mala demais para um cara só.



BTS BTS (24/07/2010 12:34:40)   10 0
"Tenha certeza de que a DC Comics só voltaria a esses personagens icônicos se a visão criativa de quaisquer novas histórias propostas equivalesse à qualidade que Alan Moore e Dave Gibbons alcançaram quase 25 anos atrás, e nossa primeira discussão sobre o assunto seria naturalmente com estes criadores"

Ahããã... Até parece que os fãs de Watchmen caem nesses papos da DC e Marvel, que só fariam continuações pensando em se equivalerem a qualidade dos originais, e não somento em todas as possibilidades de lucro em cima... São uns escrotos mesmo...

Alan Moore é um verdadeiro anti herói! Talvez ele seja o único escritor que consegue ter culhões para tomar uma decisão dessas!

E só para entrar no coro... O filme do Watchmen... Ficou uma bosta!!




Massy Massy (24/07/2010 12:34:35)   7 0
Alan Moore é a prova viva de que a sétima arte ainda tem salvação.



sem avatar luciano (24/07/2010 12:30:09)   0 0
a tal hq the watchman é uma droga...uma porcaria.

o filme pelo menos é "assistivel"...



dr Victor dr Victor (24/07/2010 12:23:51)   1 0
Gosto de Watchmen (filme). Pior que V de Vingança, ele não é.



Richard Richard (24/07/2010 12:17:27)   1 0
@Velho Rabugento "...e o clima da história, que seria de pessoas de meia idade fazendo papel de ridículas fantasiadas de madrugada nas ruas, foi trocado por casca-grossas fodões."

Show de bola, é exatamente isso que eu acho que foi o maior pecado do Snyder!!!
Eram pra ser trashes os uniformes, a Silk Spectre não tinha que ser uma fodona sensual e o Nite Owl é um barrigo de meia idade que nem eu vestido pro Halloween...



sem avatar Alexandre (24/07/2010 11:43:10)   0 0
BOMBA: A arma da DC contra a Marvel, Jeph Loeb voltará à DC e fatá reboot, continuação, prequel's de Watchmen, Minutemen ... Calma, foi brincadeira, pessoal!



Alexsandro Alexsandro (24/07/2010 10:51:53)   -8 0
Gente, Um contrato com Deus de Eisner vai ser adaptado para o cinema.



Alexsandro Alexsandro (24/07/2010 10:42:00)   -8 0
O defeito foi filme foi esse: muita história para pouco tempo, foi rápido demais, deveria ser, no mínimo, dois filmes longos, tipo assim, três horas para cada um.



Erick Erick (24/07/2010 10:27:24)   1 0
Saudações, senhores!

A única coisa que eu posso argumentar é simplesmente: NÃO!!!

E ainda mais ver a DC ter a "cara de PAU" em negociar com o Moore para 'usar o nome e personagens como quisesse e receber todos os lucros advindos de sua exploração pelo resto da vida'? Não leva a maul não mas nem FU...! Em suma: COISA DE MARKENTING pelas famosas verdinhas crescerem os números!

"...se tivessem dito isso 10 anos atrás, quando eu fiz esse pedido, aí poderia ter dado certo."

Tipo assim: "Ah! Tive uma excelente idéia: vamos fazer WATCHMEN com AS AVENTURAS do JUSTICEIRO ENCAPUZADO ou OS MINUTEMEN CONTRA O CRIME ou MELHOR WATCHMEN: A GÊNESE! Legal, né?! Acho que os fãs vão adorar muito!!!

Quanto ao resto... dedusa?!

Grato



Alexsandro Alexsandro (24/07/2010 10:24:17)   -8 0
É, mas da a pouco a DC contrata qualquer imbecil para fazer infinitos prelúdios e pósludios da série, avacalha com tudo, vende muito, o material fica esquecido e, evidente, quem quiser Watchmen, volta para a série de 1985 e pronto.

Eu espero que a DC não coloque imbecis como Garth Ennis para escrever sobre o passado de Rorchach...



Plastik_Fantastik Plastik_Fantastik (24/07/2010 08:31:02)   102 0
Recentemente li toda a biografia do Moore em uma edição inglesa, falou muito sobre coisas que muitos fãs não sabem, como o fato que ele durante muito tempo em que estava casado com sua ex- mulher, o casal tinha a mulher atual do Moore ( Melinda ) como namorada ( exato, namorada dos dois ). Falou sobre seu relacionamento com a DC, comentou que a DC chegou a comprar uma editora em que ele estava trabalhando, somente para tentar consegui-lo de volta. Conta do bom relacionamento que tinha com a Karen Berger da DC , porém aponta inúmeros motivos para não trabalhar para empresas como a Marvel e a DC, direitos sobre as obras é apenas um dos motivos. Nas longas entrevistas que essa biografia tem, percebe-se imediatamente duas coisas, ele é extremamente polido, educado e altruísta ( pois abriu mão de direitos sobre obras para ajudar financeiramente outro artista que estava doente ), e fiel ao que acredita.
E ele acredita que as duas grandes editoras ( Marvel e DC ) são tão malévolas e estrategistas quanto o Lex Luthor.



FilhodeOdin FilhodeOdin (24/07/2010 07:25:56)   19 0
Graças a Deus,Esta certo ele, Watchmen tem que ficar como esta,tem certas coisas que não tem que ter continuação ou preludios.É uma obra ja foi escrita e ja tem seu final.,

Valeu Alan Moore.



Eliézer Eliézer (24/07/2010 04:54:28)   6 0
Ai, ai... Notícia de Alan Moore agora tá dando pano pra debate teológico? Não sei pra que tanta badalação. Alguns fazem do cara um "revolucionário" que defende seus ideais a todo o custo. O cara faz o que quer e deu, mesmo que não seja algo normal/lógico.
Falar de Gênesis, sábado, Criador e criatura... tudo bem. Mas se acredita em Deus, acredita na Bíblia. Se acredita na Bíblia, acredita em toda ela, não só em uma parte. É assim que nascem as tais crenças absurdas.



sem avatar Ivan (24/07/2010 02:36:38)   0 0
Sabe, se existe uma coisa que a gente aprende com religião, literatura e ramos afins é que o Criador nunca quer saber da criatura. Imagina, você arranca essas coisas ao nada, e elas ainda ficam enchendo o seu saco. "Eu já criei você e toda essa tralha, e você quer mais?!? Mas qual é o seu problema?". O que pouca gente sabe, ou o que ninguém quer aceitar, é que nós estamos no sábado desde o gênesis. É daí que nascem essas crenças absurdas, bem como essas exigências sem pé nem cabeça de que um autor volte a alguma obra, o que, convenhamos, tem mais de um desmentido...



alex alex (24/07/2010 02:21:46)   1 0
A cria voltando para o criador,nada mais justo!!!



sem avatar Ivan (24/07/2010 02:19:45)   0 0
Claro, claro. É sempre um espetáculo adorável ver um cavalo velho dando pirueta...



alex alex (24/07/2010 02:18:18)   1 0
alan moore e uma pessoa extremamente radical....as vezes eu gosto e as vezes ñ gosto,dessa atitude,mas uma coisa e certa,ele é um genio!!!!!!!e por isso,eu respeito qualquer decisão que ele venha tomar.(mas seria legal ele escrever watchmen de novo,concerteza!!!!!!!)A cria voltando para o criador,nada mais justo!!!



Jim Jim (24/07/2010 02:03:46)   34 0
Preciso respeitar esse senhor, afinal, mesmo fumando mais de 50 gramas de haxixe por dia, ele escreveu e ainda escreve alguns dos melhores quadrinhos que alguém pode ler nessa vida. Eu não sinto falta de mais histórias no universo de Watchmen. Não me interessa ver Ozzzy, Coruja e Espectral velhos ou mesmo saber por onde andam Dr. Manhattan. Mas seria legal se os direitos de Watchmen fossem 100% do Alan Moore, por uma simples questão de justiça, afinal, depois de Absolute Watchmen, Watchmen o Filme e a coleção de bonecos da DC Direct, o que mais um fã de Watchmen pode querer?



sem avatar Ivan (24/07/2010 02:02:19)   0 0
Caramba, mas a DC realmente tem talento para negociar com o cara, não é mesmo? Quero dizer, depois de toda a história muito tranquila entre os dois, eles ainda se propõem [porque o verdadeiramente espantoso é que alguém tenha, antes de mais nada, acreditado que isso ia funcionar] algo dessa natureza. Você tem esse cara rebelde que, ninguém sabe muito bem o motivo, acredita no que faz. Você tem esse mesmo cara rebelde com um histórico não muito animador no que diz respeito à negociações descaradamente interessadas unicamente no dinheiro rápido que uma franquia ainda pode render. O passo lógico só pode ser, portanto, uma nova proposta...



André "@xdesgracerax" André "@xdesgracerax" (24/07/2010 01:59:05)   55 0
Ele é doidão !!! HAHAHAHAHAHAHAHA




None