Assista Agora

Alan Moore encontra em Londres o movimento Occupy, que usa a sua máscara de Guy Fawkes

Reportagem da BBC levar o criador de V de Vingança até usuários da máscara de Guy Fawkes

Érico Assis
15 de Janeiro de 2012

Alan Moore já disse que está se divertindo com o fato de a máscara de Guy Fawkes, que ele e David Lloyd criaram em V de Vingança, ter virado símbolo do movimento mundial de protestos Occupy. Mas ainda precisava conhecer o movimento de perto. A BBC Channel 4 resolveu levá-lo a um dos acampamentos dos manifestantes em Londres.

Confira no vídeo abaixo a reportagem completa, que inclui citações de vários quadrinhos de Moore e até sua reação aos comentários depreciativos de Frank Miller ao Occupy:

"É incrível ver os personagens que você achou que tinha inventado de repente fugirem para a realidade", diz Moore a um manifestante usando a máscara. Quando questiona um deles sobre a utilidade da máscara, Moore recebe resposta talvez preocupante: "O personagem é importante, porque estamos nos voltando contra um sistema que achamos ser corrupto, então estamos fazendo a mesma coisa que ele faz no filme".

Como lembra a reportagem, Moore rejeita por completo a versão cinematográfica de V, embora mantenha a cortesia com o ocupante entrevistado. E termina a matéria elogiando o que viu, dizendo que é um dos movimentos mais organizados e avançados que já testemunhou.

Leia mais sobre Alan Moore



Publicidade

Comentários (17)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

João João (16/01/2012 10:00:51)   15 0
"fazendo a mesma coisa que ele faz no filme". Coitado do Moore n merecia ouvir isso.. rs



Rômulo ,the Joker Rômulo ,the Joker (15/01/2012 20:18:59)   1449 -1
Tava na cara que ninguém lá sabe que V de vingança é uma HQ ,não é possível que o Moore só percebeu isso agora.



hamletprimeiro hamletprimeiro (15/01/2012 20:08:01)   5 0
Por mais que Alan Moore implique com a versão cinematográfica de V, sem ela o personagem provavelmente não seria o simbolo conhecido que é hoje. Além disso, pessoalmente, acho a adaptação muito boa, e até ousada, afinal foi produzida por um grande estúdio.



sem avatar Marcos Vinicius (15/01/2012 20:04:49)   339 2
Muitas pessoas reclamam de V de Vingança, o filme, por considerarem ele uma adaptação desnecessária, inferior a obra original por causa das mudanças que enfraquecem a história original, e pela inclusão de cenas de ação desnecessárias e da transformação de V numa espécie de super-herói.

Eu não vejo assim. É verdade que a tonalidade da trama foi atenuada, que invés de um embate "anarquia" vs "totalitarismo" é mais um confronto "povo" vs "governo corrupto", um tema bem mais leve, preto no branco, e de fácil compreensão para o povo comum, o que é de se esperar de um blockbuster esperando lucro. Mas uma das mensagens positivas de V de Vingança, que transcende a discussão "anarquia" vs "totalitarismo" que é muito bem apresentada no filme é a de que o povo não deve deixar ser escravizado por um governo corrupto só para preservar seu suposto "bem estar", sua comodidade do dia a dia. E, por ser um blockbuster, essa mensagem chega a muito mais pessoas do que confinada aos quadrinhos. Muitas pessoas ali podem não conhecer Alan Moore, mas todas elas conhecem o significado da mensagem, do poder do anonimato perante as autoridades públicas e privadas que abusam do poder que detém, do quanto a atuação de uma única pessoa pode ser tudo que você precisa para acabar com um sistema corrupto e injusto.

Eu acho que Alan Moore deveria relevar. A Liga Estraordinária realmente é um lixo, e ele tem toda a razão do mundo de odiar aquela adaptação. Mas V de Vingança? Não é a melhor adaptação do mundo, mas definitivamente ela contribuiu em alguma coisa.



sem avatar Hanta (15/01/2012 19:07:19)   -4 -1
Infelizmente a grande maioria desses ocupantes sequer sabem quem é Alan Moore.


Dave Dave (17/01/2012 21:49:08)   71 0
Verdade!
Mas acho que pro movimento em si e a causa deles, seria irrelevante saber quem é Alan Moore, e relevante sim é fazer referência a atitude que eles viram aparentemente somente no filme V.
Fogo né... mas pelo menos tão fazendo algo útil, teatrinho mas útil!


Lady Octarina Lady Octarina (15/01/2012 18:45:21)   516 1
Boa a reportagem, demorou para fazerem algo do gênero... O triste é ver que justo num lugar desses se veja alguém que usa a máscara e provavelmente desconhece Alan Moore e seu legado... Espero que Moore esteja correto em seu otimismo quanto aos frutos do movimento Occupy e da "onda" de que faz parte...



sem avatar Gustavo (15/01/2012 16:32:38)   34 1
Amei essa reportagem, isso deve ser incrivelmente satisfatorio para o Moore, deixou um legado aí.



Diego Diego (15/01/2012 13:39:51)   114 1
Bem legal a reportagem. Mas uma boa alma podia colocar legendas, porque as vezes é difícil entender o inglês britânico.



Gene Gene (15/01/2012 11:48:29)   789 2
Bem bacana a reportagem. Acho que Moore, mesmo sendo um cara turrão, pode passar alguma lição com isso. Deve ser lisonjeiro ver que o que vc criou serve como base para que uma geração depois siga. Se voltar contra o que acha corrupto levando em base V é, no mínimo, lendário. Algo que deve marcar não apenas Alan Moore como pessoa, mas o profissional também.

Taí o legado que deve deixar todo escritor orgulhoso.


Daniel Daniel (15/01/2012 18:54:23)   182 0
Alan Moore turrão? De todas as entrevistas que eu já li/vi dele o cara pareceu ser o mais gente fina e bem-humurado do universo das HQs.

Gene Gene (15/01/2012 19:18:49)   789 0
85% das entrevistas dele que li ou está falando mal de alguma editora ou de alguma adaptação.

Mas mesmo turrão, é gente fina pacas.

Daniel Daniel (15/01/2012 21:15:34)   182 0
É o charme dele! HAHAHAAHA
Mas falando sério, tirando essa parte de falar mal dos outros, sempre vejo ele super bem-humurado. Acho que é muito mais excesso de sinceridade do que qualquer outra coisa.

Dave Dave (17/01/2012 21:51:58)   71 0
Pode crer!
Um legado de um senhor turrão mas gente finíssima.


Bruno Bruno (15/01/2012 05:25:02)   72 2
Esse papo de que a Warner lucra com cada mascara dessa que é vendida é muito relativo, porque essa mascara tem a venda em tudo quanto é canto sendo feita como artesanato, até em Veneza hoje em dia tem. E o rapaz no video falando com o Moore obviamente nem sabia direito porque ele tava com a mascara, é mais do que uma ligaçao com o personagem, é a ligaçao com a idéia.



Publicidade

Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.