HQ/Livros

Artigo

Batman '66 | O episódio perdido

HQ com a origem de Duas-Caras pensada por Harlan Ellison não se limita ao humor e aos trocadilhos

12.01.2016, às 14H25.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

Uma das coisas mais divertidas de Batman '66, a série em quadrinhos encerrada em dezembro de 2015 que se passa no universo da série de TV de 1966 do Batman, é a oportunidade de ver adaptados ao tom cartunesco vários vilões que não tiveram tempo de aparecer nas três temporadas que durou o seriado - que está fazendo 50 anos hoje.

None

Um desses vilões teve uma história especial: Duas-Caras. Antes mesmo de o seriado ir ao ar, o escritor Harlan Ellison ofereceu ao produtor William Dozier um roteiro para um episódio que apresentaria o gângster de dupla personalidade. Esse episódio foi aprovado, mas nunca chegou a ser gravado. Do quarteto consagrada de bandidos de Batman, portanto, formado por Coringa, Mulher-Gato, Pinguim e Duas-Caras, apenas Harvey Dent ficou de fora de Batman.

Graças à HQ, esse roteiro veio a público de uma forma especial. Publicada em novembro de 2014, a edição Batman '66: The Lost Episode colocou duas lendas dos quadrinhos - o roteirista Len Wein e o desenhista José Luis Garcia-Lopez - para adaptar o roteiro de Ellison. Nele, a origem consagrada de Duas-Caras é recontada (advogado bem sucedido, Harvey Dent é desfigurado por Sal Maroni no tribunal e perde o juízo), assim como seu modus-operandi.

No melhor estilo cômico da série de TV, o roteiro leva ao limite a obsessão de Dent com o número 2: dois capangas, pistola de dois canos, veículos de dois motores, corridas de duas noites, a luz e a sombra, trocadilhos diversos ("twodleoo!"). Ellison, porém, hoje mais conhecido como autor de ficção científica, que escreveu um dos episódios mais cultuados de Jornada nas Estrelas, "The City on the Edge of Forever" (que iria ao ar em 1967), não se limita a aderir ao lado humorístico e ao esperado gato-e-rato de heróis e vilões.

Sua história de Duas-Caras tem pelo menos uma cena memorável - o momento em que ele se revela num leilão, quando a maquiagem do lado deformado do rosto se derrete com o calor de um castiçal de velas - e um desfecho mais inteligente (e não somente "bem sacadinho") do que a média do seriado: uma solução de Batman para a moeda de Dent que coloca em dúvida a moral do vilão e reafirma as lições do Morcego, que acredita que cada homens precisa fazer suas próprias escolhas.

É muito provável que o episódio não tenha sido feito na TV por problemas de custo. O orçamento de Batman nunca foi acima do normal (a série de TV só tinha um batcóptero e uma batlancha porque eles foram construídos para o longa de 1966), e o roteiro de Ellison exigia coisas mirabolantes como um observatório espacial e um esconderijo numa ilha (com direito a uma velha caravela na caverna). A forma como o escritor trata a Dupla Dinâmica, porém, pode ter sido outro fator na decisão.

Porque o grande lance de Ellison nessa trama, talvez involuntário, seja "desfazer" a dupla: depois que Robin atrapalha o Morcego num embate decisivo contra o Duas-Caras, Batman parte para o confronto final na caverna sem a participação do Menino Prodígio (que, na HQ, dá uma desculpa do tipo "me perdi no caminho" para justificar sua ausência). Dessa forma, o roteirista, depois de encaixar os duplos de Dent ao longo do texto, separa Batman e Robin - e portanto desmancha o "encanto" da obsessão do vilão pelos números dois, provocando sua derrota.

Ao longo dos dois anos em que a DC Comics publicou Batman '66, o forte da HQ foram os desenhos cartunescos e coloridos, um pouco puxados para o mangá, com que o desenhista Jonathan Case dava forma às histórias descompromissadas de Jeff Parker. Nesse sentido, The Lost Episode é um objeto estranho: o texto de Ellison/Wein soa "escrito demais" e o desenho de Garcia-Lopez, embora leve e dinâmico, também parece elaborado e detalhado demais (ou comportado demais, nos tons escolhidos pelo colorista Joe Prado) para a proposta da série. Ainda assim, é um documento curioso e bem cuidado que faz justiça ao já famoso episódio perdido.

Lembra Desse? O seriado de Batman de 1966

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.