Batman ganha versões na cultura mexicana em exposição

HQ/Livros

Artigo

Batman ganha versões na cultura mexicana em exposição

Mostra Batman Através da Criatividade Mexicana retorna ao MUMEDI depois do sucesso em 2014

14.02.2015, às 10H04.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H30

Batman Através da Criatividade Mexicana. Esse é o nome de uma exposição que foi realizada em 2014 na Cidade do México e devido ao grande sucesso - mais de 50 mil visitantes - retornou ao Museu Mexicano de Desenho (MUMEDI) neste começo de 2015.

Trinta e três conjuntos de capa e capuz do Cavaleiro das Trevas passaram pela intervenção de designers, artistas, coletivos de arte e joalheiros mexicanos para formar a exposição comemorativa aos 75 anos do Batman. Muitos artistas foram buscar na história de Bruno Díaz (Bruce Wayne, para os latinos) a inspiração para seu trabalho, enquanto outros se fixaram na mitologia do Homem-Morcego. Os melhores resultados, no entanto, acontecem quando, além das motivações quadrinísticas, os artistas estabelecem conexões com a cultura mexicana - principal objetivo da mostra.

Como o Batman de inspiração azteca batizado Camazotz (morcego), ou La Batcumbia, que traz referências ao ritmo musical superpopular no país, a cumbia, e suas manifestações nos hábitos do povo. Outro, chamado Tzinacan, foi inspirado em uma antiga lenda do povo teotihuacán - anterior aos aztecas - sobre um irmão invejoso que baniu seu irmão mais jovem para uma espécie de inferno, onde esse se perdeu e foi salvo por um morcego que lhe apontou a saída.

Além desses, o Morcego recebeu ares de astro de lucha libre, steampunk, morcego humano, mariachi e até mesmo de Catrina, a encarnação feminina da morte do tradicional Dia de los Muertos. Alguns artistas fizeram verdadeiras declarações de amor ao personagem, como Alvaro Rego, com seu Guerrero de Corazón, onde moedas e um pulsante coração de cristal enaltecem o herói que lutava pelo coração e pela justiça e não pelo dinheiro.

A exposição vai até este domingo, 15 de fevereiro. No dia 17 será feito um leilão das peças com toda a renda destinada à fundação Make a Wish, que apoia crianças que enfrentam doenças que ameaçam suas vidas. O lance inicial para cada peça é de cerca de R$ 6.000. O MUMEDI fica na Av Francisco I. Madero, 74, Centro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.