HQ/Livros

Artigo

HQ: <i>Éden 1</i>

HQ: <i>Éden 1</i>

15.10.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H15
Éden 1 - R$3,90 (P&B)
Quinzenal - Panini Comics
Num futuro próximo, um devastador vírus dizimou a humanidade. Enoa, Hana e Rain - nossos protagonistas - são os únicos sobreviventes? Vivendo em um Éden, isolados do que pode ter sobrado do planeta, Enoa e Hana procuram descobrir as respostas para seus questionamentos - que não são poucos. Enquanto isso, Rain tenta fazer as pazes com seus próprios demônios pessoais. Lendo sobre um Deus que não parece muito coerente e revirando velharias em busca do passado de seus pais, Enoa e Hana viverão a maior aventuras de suas vidas!

Desta forma bombástica é apresentada a trama de Éden, o mais recente mangá publicado pela Panini Brasil. Certamente, um início com potencial para aguçar a curiosidade de qualquer leitor, que, com muita probabilidade, já terá sido atraído para ele ao se deparar com a linda capa da publicação, na qual a parte superior de dois jovens deitados em um assoalho danificado e tendo ao centro um robô aparentemente danificado prenuncia um trabalho de alta qualidade gráfica. O que de fato acontece, como pode ser facilmente comprovado pelo desenho naturalista e bem dosado da história.

A proposta de Hiroki Endo, autor tanto da ilustração quanto do roteiro, é no mínimo audaciosa, fugindo do esquema familiar da maioria dos mangás aqui publicados, que se prendem muito mais a temáticas humorísticas do que a ambientes distópicos. Lembra um pouco Akira, de tão grata memória a tantos leitores, mas tem um sabor todo especial. Hiroki Endo consegue criar um ambiente no qual a ansiedade caminha num crescendo, misturando fatos que ocorrem no passado e no presente dos protagonistas (utilizando-se para isso da técnica de colocar os quadros referentes ao passado sobre um fundo de página escurecido), dosando com maestria informações que ajudam a manter o leitor em suspense, incluindo elementos de análise psicológica e apresentando um final surpreendente, que deixa a todos com vontade de buscar o exemplar seguinte nas bancas, o mais rápido possível.

Diferentemente de mangas publicados por outras editoras, no entanto, Éden é apresentado no formato ocidental, com a leitura da esquerda para a direita e realiza uma boa adaptação das onomatopéias originais. Facilita a vida dos leitores brasileiros, embora os mais puristas talvez não gostem muito da idéia...

Um bom lançamento, que com certeza poderá atrair à leitura de mangas muitos leitores que não têm paciência para o estilo pastelão de Dragon ball, One Piece, Inu-Yasha e outros.

Éden é publicado em preto e branco e formato pequeno pela Panini Comics.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.