HQ/Livros

Artigo

The Flash | Quem é o Gorila Grodd?

Conheça o mais estranho vilão do herói velocista da DC Comics

19.02.2015, às 11H08.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

O sucesso de um super-herói está intimamente ligado à qualidade de seus inimigos. Felizmente para o velocista Flash, um dos principais personagens da DC Comics, há algumas décadas o carinho dos editores e roteiristas tem colocado-o na vanguarda das grandes reviravoltas criativas da editora, já que sua Galeria de Vilões tem alguns dos personagens menos relevantes dos quadrinhos.

None

Mas se nomes como Capitão Frio, Mestre dos Espelhos, Flautista e Mago do Tempo não evocam as mesmas sensações de um Coringa, Darkseid, Brainiac ou Lex Luthor... ao menos o Flash tem um dos inimigos mais curiosos.

O Gorila Grodd surgiu em maio de 1959, em plena revolução da Era de Prata dos Quadrinhos, na revista The Flash #106. Seu criador foi o roteirista John Broome, um dos arquitetos dessa fase histórica das HQs, justamente o autor de quase todos os coloridos vilões do Velocista Escarlate e verdadeiro especialista no assunto, tendo criado também o Detetive Chimp (1952), o Sherlock Holmes macaco.

O grande símio antropomorfo, superinteligente, com design do ilustrador Carmine Infantino, ganhou originalmente seu raciocínio, superforça e poderes mentais - que incluem a telepatia e raios de força telecinéticos - de um meteoro radioativo que caiu sobre sua região na África. A ideia pode soar parecida com o monolito que deu aos macacos de 2001 - Uma Odisseia no Espaço a fagulha de conhecimento que os evoluiu até o homem moderno, mas foi publicada nove anos antes do clássico de Stanley Kubrick. Quatro antes também de outra obra importante envolvendo símios no poder, O Planeta dos Macacos, livro que Pierre Boulle publicou em 1963.

Mais tarde, a origem de Grodd foi alterada do cometa para uma nave alienígena, mas os ideias de conquista do gorila permaneceram inalterados. Com todos os símios da região alterados para uma raça de supermacacos, Grodd - o mais poderoso de todos - usa esse exército como regente da Cidade Gorila em suas tentativas de dominação mundial, todas frequentemente frustradas pelo Flash e/ou seu maior oponente político, o também gorila Rei Solovar.

O brutamontes, também conhecido por seu senso de estilo (a capa roxa segue tendência) porém, jamais limitou-se a enfrentar o Flash sozinho ou apenas entre seus pares. Calculista, o cruel vilão aliou-se a grupos como a Anti-Liga da Justiça, Sociedade Secreta dos Supervilões, Liga da Injustiça e outras associações vilanescas, como a Legião do Mal dos Superamigos. Aliás, foi no desenho animado sua primeira aparição fora dos quadrinhos, à qual seguiram-se várias outras, como em Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Batman: The Brave and the Bold e filmes para home video e também games.

Agora, na série de TV The Flash, o Gorila Grodd faz enfim sua estreia no live-action! Depois de uma ponta no episódio-piloto, Grodd aterroriza Central City e começou a demonstrar seus poderes de controle da mente a partir do episódio 12 da primeira temporada. Sem vergonha de ser mostrado pelos produtores, o futuro é promissor para o símio vilão e as respostas sobre sua existência - e possível tentativa de dominação mundial - não devem tardar na série.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.