Assista Agora

Batman | Nova HQ faz grande revelação sobre passado do herói

Vilão resgata personagem de histórias esquecidas dos anos 70

Érico Assis
14 de Junho de 2012

coruja
A versão do Coruja visto em JLA: Earth 2

A edição 10 da nova série de Batman chegou ontem às comics shops dos EUA e lojas digitais com revelação marcante para o Homem-Morcego, no ponto climático da saga "Night of the Owls".

Esteja avisado: spoilers à frente!

No final da edição, Batman descobre que o chefe de toda a Corte das Corujas, organização que funciona há mais de um século em Gotham City e que vem atazando o herói no atual arco de histórias, é ninguém menos que seu irmão Thomas Wayne Jr.

As histórias principal e secundária da edição explicam um pouco mais: Thomas Jr. é mais novo que Bruce e passou a infância em um sanatório de Gotham especificamente para crianças. Seu histórico também tem relação com um acidente de carro que Martha Wayne, sua mãe, teve quando estava grávida - mas isto, assim como sua relação com a Corte das Corujas, deve ser melhor explicado na próxima edição, que encerra "Night of the Owls".

O site Bleeding Cool já lembrou aos leitores que Thomas Wayne Jr. não é um personagem criado pelo roteirista atual de Batman, Scott Snyder. O irmão de Bruce apareceu em duas edições da revista World's Finest em 1974, histórias prontamente esquecidas e, dali em diante, totalmente ignoradas pela cronologia DC. Só haveria nova referência a ele na graphic novel LJA: Terra 2, de 2000, onde Grant Morrison fez referência às histórias dos anos 70 ao revelar que a contraparte vilã de Batman num universo alternativo, o Coruja, era Thomas Wayne Jr.

Ainda restam dúvidas quanto ao motivo pelo qual Bruce Wayne nunca descobriu o irmão, e como o mordomo Alfred - ou o pai deste, que é o narrador das histórias secundárias que estão saindo em Batman - escondeu o segredo. De qualquer forma, os vilões Corujas vieram para ficar; a DC vai inclusive criar a série Talon, sobre um operativo da organização criminosa que se desgarra desta.

Leia mais sobre Batman


Compartilhar

Comentários (98)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Maike (18/06/2012 00:08:10)   14 0
Sinceramente, comentem tbm sobre as revistas q estão saindo aki no Brasil, tipo o novo encadernado do Batman, e tbm começou a sair os novos 52 aki no Brasil e o site simplesmente ignorou isso, e o tosco q qualquer revista q lança no EUA sai noticia aki!!!!!!



Gene Gene (17/06/2012 10:34:49)   695 0
Curti a ideia, já que transforma um parente de Bruce em um vilão em potêncial.

Como a matéria já bem disse, o irmão já existia antes, ainda que em tempos idos e antigos. Nada mais justo que explorarem as ramificações disso.

Agora quero ver como fica a relação entre Bruce e Alfred, já que a confiança era total entre eles. ISSO sim me interessa e como vai afetá-los a longo prazo. Duvido muito que Alfred vá ser vilanizado, mas jogar um pouco de lama no passado do mais fiel amigo de Batman, será bem interessante.



Carlos Fênix Carlos Fênix (16/06/2012 18:42:45)   99 0
é uma ideia no minimo estranha pois se este Wayne fosse primo de Bruce Wayne seria mais aceitavel. pois o mordomo é a unica familia de fato que o Batman tem depois da morte dos pais. Tudo bem que a Dc zero tudo e começou de novo, mais caras tem que ter cuidado para não começar a patinar nas estorias maculando a essencia de seus personagens.



Hawk Hawk (16/06/2012 14:18:21)   561 0
O que eu to reparando aqui é que o pessoal que mais reclama é aquele que nem ao menos lê a série. "A Noite das Corujas" me agradou muito mais que "Vingadores vs X-men", mesmo sendo bem mais pé-no-chão.

E outra coisa: Thomas Wayne Jr. não está sendo criado agora, ele só foi retirado do limbo. Vamos procurar saber um pouco das coisas antes de começar a atirar pedras, OK?



sem avatar RODOLFO (16/06/2012 12:48:10)   16 0
http://alienspacejockey.blogspot.com/2012/06/robin-em-tdkr-mais-um-rumor-ou.html


Robin em TDKR: mais um rumor ou possibilidade real?

http://alienspacejockey.blogspot.com/2012/06/robin-em-tdkr-mais-um-rumor-ou.html



Pedro Pedro (16/06/2012 00:07:44)   0 0
agora está esclarecido, ele não iria aparecer assim, bem que ele o coruja é de outra dimensão a não ser que ele tenha construído uma máquina do futuro.



sem avatar RODOLFO (15/06/2012 17:57:09)   16 1
sinceramente, eu preferia ver a continuação da série com Raimi, infelizmente a SONY, mecheu muito no terceiro filme, quis interferir no quarto e se desentenderam.... fim.

Seria com o ABUTRE/MALCOVICH, e a GATA NEGRA/HATHAWAY

confiram:

http://alienspacejockey.blogspot.com/2012/06/spiderman-4.html



Alex Alex (15/06/2012 16:48:28)   527 1
Bem eu não vou falar nada porque não leio Batman ;mas pelos comnetarios parece que a galera gostou.



Member of Member of (15/06/2012 16:38:18)   238 2
Tenho comprado as HQs do Batman desde o reboot para leitura no Tablet. devo dizer que Snyder + Greg Capullo estão fazendo um trabalho excepcional!!! As histórias estão fantásticas e recebendo excelentes reviews internacionais, sempre acima de 9.0.

A edição 05 de "Batman" já está entre as maiores histórias envolvendo o personagem desde sua criação. Batman é testado ao extremo, tanto psicologicamente quanto fisicamente. O arco atual da Corte das Corujas entra desde já para a coleção de clássicos do Morcego.


Marcelo Marcelo (15/06/2012 19:48:24)   619 0
"Batman é testado ao extremo, tanto psicologicamente quanto fisicamente."

Boa. O Batman foi feito pra isso mesmo. Ser levado ao limite.


IgorLiraVox IgorLiraVox (15/06/2012 16:25:08)   1331 1
Ufa, que susto.....

Pensei que ele iria revelar que é gay.....

O alfred é um travesti.....

O Dick Graison tem um caso com o Tim Drake......

A barbara gordon é sapata.....

O comissario Gordon transa com o cachorro dele.....

A mulher gato é um homem que fez a operação de mudança de sexo.....

O Coringa é o verdadeiro pai do Batman......

Sabe como é né? estas coisas que estão na moda pra vender revistas......

UFA....

E SÓ UM IRMÃO LADRÃO..... UFA.....


sem avatar Luiz Atônio (15/06/2012 18:42:44)   -1 -1
Pensei a mesma coisa. Tão querendo forçar a barra mesmo com essa história de gay.

sem avatar Shanx (15/06/2012 19:15:48)   18 0
Isso é engraçado. TUDO que se faz nos quadrinhos é pra vender revista. Pq um personagem que sempre foi gay se casar é forçar a barra, e um irmão que surge do nada 300 anos depois não é? Toda e qualquer mudança, evento especial, casamento hétero ou gay, morte ou ressureição de personagem, TUDO, é feito pra vender revista. Só o fato de ainda existir Batman já é prova disso. Então ou você aceita todas as decisões, ou você para de consumir os quadrinhos. Ou então você está incomodado apenas com o homossexualismo, aí não tem nada a ver com as tramas em si.


Publicidade
sem avatar emerson (15/06/2012 15:49:03)   12 0
a galera critica nem eespera o arco termina pra ver qual sera o desfecho da saga.e como ninguem desobrira o imão do morcego.



Leão Leão (15/06/2012 15:08:25)   108 0
Rapaz Bruce Wayne tem um irmão mais novo e ficou desaparecido durante anos sem ele mesmo ele saber de sua existência?!
Rapaz que estória meio furada se o pai de Bruce tivesse um filho fora do casamento eu até que ficaria calado mais teve um filho com Martha Wayne simplesmente some assim sem mais nem menos e não é noticiado pela imprensa de Gotham City fica um negócio meio sem sentido!
Outra porque tanto a Marvel e a DC gostam tanto de colocar irmãos contra irmãos em posições opostas um bonzinho e outro o malzinho e o pior mostram motivos bobos (os motivos mais fortes são sempre os mesmos inveja) para o irmão revoltado odiar o samaritano não gosto muito desse tipo de estória Caim e Abel pois todo mundo sabe que o irmão “Caim” quando pega bota logo para dar um quebra!
Enquanto o “Abel” fica no corpo mole e naquele velho dilema de tentar fazer o seu irmão se regenerar por ele ser sangue do seu sangue sabendo que ele não vai mudar putz chega desse tipo de estória que isso já está prá lá de manjado!



Jester Jester (15/06/2012 13:02:33)   91 0
de todo modo vou ler, se o Snyder está criando uma trama complexa e tensa eu vous sacar, to nem aê pra essas frescuras todas



Thiago Thiago (15/06/2012 12:40:05)   16 0
Minha cabeça explodiu!



Marcelo Marcelo (15/06/2012 11:54:04)   619 0
Fico imaginando algumas histórias clássicas sendo publicadas nos dias de hoje. O Batman com uma arma de fogo, jurando matar o assassino de seus pais (Ano Dois), tendo um filho com a Talia e se aliando ao Ra's Al Ghul (O Filho do Demônio), à beira da loucura e lutando com o Superman (O Cavaleiro das Trevas), rindo histericamente de uma piada contada pelo Coringa depois deste ter aleijado (estuprado?)a Barbara Gordon e torturado o Comissário Gordon (A Piada Mortal), sendo preso sob a acusação de assassinato (Bruce Wayne: Assassino), rejeitando sua personalidade como Bruce Wayne e se tornando 100% Batman (Bruce Wayne: Fugitivo),...

E depois disso tudo, ainda tem gente que acha que o Batman não pode ter um irmão...


sem avatar RODOLFO (15/06/2012 12:06:10)   16 0
Marcelo, parabens pela sua batcultura!
eu também era um grande leitor de Batman, mas depois cansei um pouco....

Bruce pode ter um irmão sim! oque fica dificil é esconde-lo como segredo do maior Detetive do Mundo, essa ai ficou meio complicado...

A última revista relevante do Morrison que li foi esta descrita no Blog

http://alienspacejockey.blogspot.com/2012/06/batman-gay.html

"O que aconteceu com o Cruzado de capa"

muito boa , mas a original do Superman é muito superior, também , foi escrita pelo Moore....


Rafael Rafael (15/06/2012 12:41:49)   142 -1
Hipocrisia meu caro @marcelo. Sou muito fã de Batman, e acredito que se deve sempre agregar fatos nas histórias do personagens.

Não usando coisas absurdas, tudo bem. Porque não?. Por exemplo criar poderes para Bruce Wayne seria um absurdo.
Agora revelar um irmão perdido, que inclusive já havia sido citado nas HQs lá nos perdidos anos 70.

Concordo com com você e nosso colega @Rodolfo. Em relação a Morrison porque ele não assume que é gay. Ao invés de ficar falando que o heroi é gay.
Será que o mesmo tem vergonha de assumir isso? que mal tem isso se for verdade?.
Nada contra os gays, agora Morrison fica com esse papo. Seja mais honesto meu caro Grant.



sem avatar Forever (15/06/2012 13:27:43)   70 -1
Não sabia que aguém que não concorda com você agora é hipócrita.

Vê se te enxerga.

Não concordar tudo bem. Mas nada de querer ofender.

Na minha opinião é uma idéia estúpida e, acima de tudo, TOTALMENTE DESNECESSÁRIA.

Se você pensa diferentde, aprenda a conviver com outras opiniões.

Marcelo Marcelo (15/06/2012 15:43:20)   619 0
"Na minha opinião é uma idéia estúpida e, acima de tudo, TOTALMENTE DESNECESSÁRIA."

Forever, todas os fatos que citei, a princípio, também poderiam ser considerados "estúpidos e desnecessários". Só que todos foram publicados em algumas das mais emblemáticas histórias do Batman.

O Scott Snyder tem demonstrado seu valor como roteirista. Não só no Batman, como também no Homem Animal e Monstro do Pântano. Não vejo motivo para se cercear a liberdade artística do cara.

sem avatar Forever (15/06/2012 16:01:33)   70 -1
E eu não vejo motivoc para dizer que quem não concorda está agindo com hipocrisia.

Rafael Rafael (15/06/2012 16:55:50)   142 1
caro @foverer. Em primeiro lugar você deve primeiro aprender a ler e entender os comentários.

Quanto cito hipocrisia, são de algumas pessoas que simplesmente escrevem besteiras. Respeito a opinião de todos sim! Só não concordo com pessoas que nem sequer conhecem a história do herói, e passam a escrever todo tipo de bobagens.

Sei que o espaço é democrático, cada um tem suas opinião, porém escrever bobagens é de mais pra mim, que sou muito fã de Batman. E na verdade o comentário estava mais direcionado a equipe da DC em especial o Sr. Grant Morrison.

Pois no meu comentário apenas citei concordância com 2 colegas @rodolfo e @marcelo. Sendo que 1 deles também parece que não entendeu.

Mas tudo bem. Peço desculpas que você me entendeu errado. Sei que alguns gostaram dessa revelação (irmão Bruce) outros não. Normal como disse são opiniões e sempre as respeito.

abrs,

sem avatar Forever (15/06/2012 20:59:06)   70 -1
Meu caro Rafael.

Quem vc quer enganar?

Vc escrevedu o q escreveu. Ponto final.
Larga mão de desculpas esfarrapadas.


Dane McGowan Dane McGowan (15/06/2012 09:50:09)   361 0
Haaa bom. Semana passada foi tanta revelação sobre sexualidade dos hérois que quando eu vi a manchete "Grande revelação sobre o Batman" eu pensei: Pronto, é gay também!


sem avatar RODOLFO (15/06/2012 10:24:38)   16 0
Ué, sobre ser gay....
Grant Morrison, roteirista já confirmou em entrevista à Playboy: “Batman é gay"

Acho que a grande graça do Batman é o seu perfil psicológico de orfão, que nunca aceitou a morte dos pais, e que luta todos os dias contra o crime, contra seu trauma, na verdade apenas sente saudades da mãe e do pai... como mostardo mno clássico ; Oque aconteceu com o Cavaleiro de capa, estória clássica do herói, contando o último dia do Batman.
Acho que ele é asexuado, não liga para estas questões, sociabilidade, nada... sua vida acabou no beco do crime após uma sessão de cinema,...

Acho que o Robin é um grande elemento humanizador do personagem, porém fica realmente estranho dois caras sozinhos em uma mansão.... acho que como agora o Robin 4 é seu filho este pode durar para sempre sem conotações homossexuais.

http://alienspacejockey.blogspot.com/2012/06/fassbender-batman.html



Marcelo Marcelo (15/06/2012 10:45:28)   619 1
RODOLFO, procure ler de novo a entrevista do Morrison. Lá ele mesmo afirma que o Batman é hétero, mas em conceito (aí já é uma coisa que vem da cabeça do Morrison) poderia ser um personagem gay. Aliás, nas próprias histórias escritas pelo escocês o Batman faz sexo com mulheres.

sem avatar RODOLFO (15/06/2012 11:33:55)   16 0
Marcelo,
li a entrevista na integra! ele tenta amenizar, mas depois o transforma em Michael Jackson dos Robins!!!

Grant Morrison, eu desejo que um caranaval de pic#@$% gigantes, flamejantes, espinhosas, super Sayajin 4 penetrem em seu c/#&* fétido, por ter cometido uma blasfêmia desta!!!!

http://alienspacejockey.blogspot.com/2012/06/batman-gay.html


Marcelo Marcelo (15/06/2012 11:50:47)   619 0
RODOLFO, o Grant Morrison não tem cacife para transformar o Batman em homossexual. Mesmo nas próprias histórias assinadas por ele o que se vê é um herói com um comportamento claramente hétero, quase que um cafajeste.

Aquela entrevista à Playboy não passa de pura fanfarronice.

sem avatar Forever (15/06/2012 13:31:05)   70 0
RODOLFO só não fala mais asneira por ser um só.

E não sabia que era preciso ofender o Michael Jackson, que sequer está vivo, para dar uma opinião idiota dessas.




Lauro Lauro (15/06/2012 08:14:43)   3268 3
Explicar é fácil, mas se isso vai ficar bom com o tempo é outra coisa: provavelmente os pais de Bruce também acharam que seu filho Thomas Jr. estava morto após o aciddente de carro, e pediram discrição no assunto.

Como Thomas era médico influente, pode ter apagado os registro hospitalares. E se foi a tal Corte das Corujas que pegou o bebê, eles provavelmente não deixaram traço algum.

Os contaram para Bruce antes porque ele era muito pequeno, e morreram com esse segredo, pois talvez acharam que o assunto seria doloroso demais para Bruce lidar sendo tão novo...

Talvez tenham pedido ao Alfred segredo também, e o mordomo nunca contou para Bruce para não deixá-lo mais para baixo ainda, afinal, a vida de Bruce Wayne é cheia de perdas, etc. Bom, é uma desculpa frouxa, mas pode ser "justificada".

O ruim é só explicar que a mãe dele nunca tenha aparecido em nenhuma foto grávida do segundo filho ou algo assim. Os Wayne não eram ermitões, mas multimilionários que apareciam na sociedade rica de Gotham. Seria difícil esconder da mídia sua gravidez.

E pelo jeito o Batman deveria perder o título de "maior detetive do mundo"... ;)



Galen Galen (15/06/2012 08:14:41)   665 1
Não sei o que pensar disso . Então como fica o Coruja do Sindicato do Crime da America ?



Noir Noir (15/06/2012 02:37:31)   211 1
Depois dessa, melhor usar o velho cliche: "A culpa é do mordomo!"



Fabio Fabio (15/06/2012 01:11:31)   172 0
Não sei se li em alguma HQ a lgum tempo atrás ou vi em algum desenho da DC, mas não houve um arco de histórias do Batman com o Bane em que era revelado que Bane era um suposto irmão do Bruce?????

Não sei se estou delirando, mas tenho quase certeza que não, e que já li algo do tipo como parei de colecionar HQs a algum tempo alguém que acompanha poderia me explicar??? HEHE...

Abraços... e me ajudem aí...


Lauro Lauro (15/06/2012 08:01:05)   3268 2
Realmente teve algo assim. Foi na época que estavam tentando "reabilitar" Bane para que ele virasse algum tipo de anti-herói.

Foi em um arco de histórias em que foi colocada a suspeita de que Bane era um irmão bastardo de Bruce, sendo que seu pai teria tido um relacionamento em Santa Prisca (país em que o Bane nasceu) que teria gerado Bane.

Felizmente não levaram isso para frente, e Batman descobriu que toda a história era falsa, uma espécie de armação.

Fabio Fabio (15/06/2012 09:15:09)   172 1
Opa valeu pela ajuda Lauro, eu sabia que já havia ouvido ou lido algo sobre esse assunto mas não tinha certeza hehe... Vlw

É como você disse felizmente não levaram esta ideia adiante, mas já arranjaram outro brother pro Bruce que parece aquele coruja do Watchmen


Publicidade
sem avatar emerson (15/06/2012 00:34:31)   12 1
e outra vcs tão lendo um artigo como se fosse coisa de novela e nem se preocuparam em ler a hq pra poder dar um opnião válida. se tirarem um tempinho pra leer as 5 edições de batman,vão ver q o roteiro está excelente.com uma boa carga de suspense,teor investigativo.leiam primeiro a hq antes de sair condenando.


Marcelo Marcelo (15/06/2012 07:53:50)   619 0
@emerson

É isso que também estou percebendo. As pessoas estão criticando sem nem ao menos ler do que se trata. Estão se deixando levar pelo sensacionalismo sem se aprofundar nos fatos. Aí eu pegunto, qual o nome pra isso?

Essa fase do Snyder/Capullo no Batman tem sido elogiadíssima desde o começo do Relauch. Não consigo ver o motivo pra tanto alvoroço (além do que eu já citei acima).

sem avatar Alia (15/06/2012 09:35:19)   29 0
Bom... Permita-me discordar em parte. Pessoalmente, tenho seguido o arco desde o reboot ate agora, e concordo que passa longe de ser ruim. A historia eh ok, e teve numeros interessantes. Por outro lado, nao achei empolgante e nada de excepcional. Uma boa historia.

No entanto, me chateou essa historia do Thomas Jr.. Apelaram. Ora, o universo do Batman tem muitos viloes, tem anti-herois, tem sidekicks... Por que vir com uma coisa besta como essa? Para mim, estragou o arco. E mais ainda poque desde o Morrison a DC estah empenhada em revirar as ossadas dos falecidos Wayne. Aparentemente, os pais do Bruce nao podiam ser apenas pessoas normais que apenas acabaram morrendo de forma tragica - coisa que sempre achei louvavel, pois eh a origem de um heroi vinda de um fato que eh razoavelmente corriqueira. Eh esse tipo de coisa que aproxima o Batman do publico. Nao irmaos secretos e malignos, psicoticos violentos e geniais, como que para dar a ideia de queo destino do Bruce como Batman estava escrito a muito.

Marcelo Marcelo (15/06/2012 10:30:25)   619 0
@Alia

O cânone não foi alterado. Aqui uma entrevista bem elucidativa com o Scott Snyder sobre o assunto:

http://www.comicvine.com/news/interview-scott-snyder-on-batman-10s-big-revelations-spoilers/144828/

E, pelo visto, passa longe de ser uma "apelação" pura e simplesmente. O hipótese do irmão perdido do Bruce Wayne vem desde os anos 70. Não foi algo criado do nada. O que aconteceu é que nesses mais de 70 anos de publicação do Batman, muita coisa acabou sendo esquecida com o tempo. O filho do Wayne com a Talia era uma delas. São elementos antigos que ficaram relegados à obscuridade mas que estão sendo trazidos novamente à tona. Eu não vejo o menor problema nisso. São novas possibilidades que se abrem, tornando as histórias ainda mais ricas. Claro, qualquer um tem seu direito em gostar ou não. Eu, por exemplo, não gostei do Dick Grayson ter se tornado o Batman. Mas foi. E fez muito sucesso.

Eu também gosto mais da ideia do assassinato dos Wayne ter sido um crime banal dentre muitos que podem acontecer numa grande metrópole, ao invés de ter sido motivado por um grande evento, tipo uma conspiração. Mas, eu ainda não sei se é essa a ideia do Snyder. Há de se aguardar o desfecho da história.

A única certeza que tenho é que eu estou louco para ler isso.


sem avatar Forever (15/06/2012 00:01:57)   70 -1
UAU!!!

Como é possível que ninguém tenha entendido o que eu disse?

Alguns aqui precisam prestar mais atenção no que estão lendo e colocar isso no contexto.

É ÓBVIO que existem boas histórias do Batman após a queda. Eu estava me referindo à dificuldade de se fazer isso sem grandes eventos com revelações bombásticas.

Sem grandes sagas, sacaram?

Parece que a DC está refém disso (talvez ainda mais que a Marvel), quando bastava fazer boas histórias.

Quanto á queda do morcego que o 'outro' se referiu em resposta ao meu comentário, ela entra justamente nesse negócio de grandes sagas, com a diferença que o personagem, no fim foi respeitado (nada de morte de Robin, irmão aparecendo do nada, terremoto destruindo tudo...)


sem avatar emerson (15/06/2012 00:31:33)   12 1
terremoto e terra de ninguem foi outra das melhores sagas do batman,so ficou devendo nos desenhos msm.mas ainda assim era uma boa saga

Marcelo Marcelo (15/06/2012 08:40:08)   619 0
"É ÓBVIO que existem boas histórias do Batman após a queda. Eu estava me referindo à dificuldade de se fazer isso sem grandes eventos com revelações bombásticas."

Ora, se vc mesmo reconhece que existem boas histórias, então qual o problema dos acontecimentos bombásticos? Boas histórias são boas histórias. Vc quer um personagem estático em sua própria cronologia?

Vc cita A Queda do Morcego que foi um dos mais longos, enrolados e cansativos arcos do Batman (e que só foi feito para pegar uma carona no frisson que a Morte do Superman estava causando na época). O Batman tem sua coluna quebrada pelo Bane e volta a andar da forma mais simplória possível (simplesmente por uma 'magia' da Shondra Kinsolving). Isso, sem falar da escolha do Azrael para substituí-lo. Vai me desculpar, mais diferentemente do que vc acha, A Morte do Batman nunca foi parâmetro de qualidade. Vc tem todo o direito de gostar da história, tudo bem. Mas, em termos de qualidade (o Jim Aparo, por exemplo, nunca desenhou tão mal) deixa muito a desejar. Ela é apenas muito famosa.

Acontecimentos bombásticos só são ruins se forem jogados de forma banal nas histórias; com resoluções fáceis e simplórias. A Queda do Morcego está repleta disso.

Procure ler outras sagas como Bruce Wayne Assassino/Fugitivo e Terra de Ninguém para ver a diferença.

Marcelo Marcelo (15/06/2012 10:36:16)   619 0
(*)" A Morte do Batman nunca foi parâmetro de qualidade."

Ato falho meu. Na verdade eu quis me referir à A Queda do Morcego.

sem avatar Forever (15/06/2012 13:23:51)   70 0
Vocês são difíceis para entender os outros, não é?

Devem vencer sempre pelo cansaço.

Que relação tem o fato da coluna do Batman ter sido quebrada e ele ter voltado da maneira que voltou com todo o resto?

O problema dessas grandes sagas não é se são boas ou ruins, mas sim que, além de desnecessárias, desrespeitam o personagem e criam situações nem sempre boas que vão perseguir o herói por anos, até acontecer mais uma saga cretina para tentarem consertar as burradas.

Marcelo Marcelo (15/06/2012 15:51:05)   619 0
"O problema dessas grandes sagas não é se são boas ou ruins, mas sim que, além de desnecessárias, desrespeitam o personagem e criam situações nem sempre boas que vão perseguir o herói por anos, até acontecer mais uma saga cretina para tentarem consertar as burradas."

Exemplos?

Marcelo Marcelo (15/06/2012 16:00:06)   619 0
Aqui uma crítica à Queda do Morcego, com base no encadernado lançado pelo Panini.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/review_BatmanQMVol1.cfm

sem avatar Forever (15/06/2012 16:09:58)   70 0
Você acha que a cidade estaria da maneira que está nas histórias se realmente tivesse sido devastada por um terremoto daqueles?

Você realmente acha que faz sentido no universo do Batman alguém ressucitar?

Você realmente gosta da idéia do Batman ter um filho criança-ninja-assassino?

As histórias do Batmam estão cada vez mais 'fantásticas' e o personagem e seu universo menos 'Batman'.

Saudade da época, principalmente pré queda, onde tínhamos histórias com um pé maior na realidade e muito menos histéricas.

É claro, antes que chiem, que também existiam histórias ruins, fantásticas, etc. Mas pelo menos o universo do Batman geralmente era um pouco mais preservado.

Só falter ter invasão alien no batuniverso e todos acharem o máximo (Batman e Predador não conta rsrsrsrs)

Marcelo Marcelo (16/06/2012 08:34:18)   619 0
Você acha que a cidade estaria da maneira que está nas histórias se realmente tivesse sido devastada por um terremoto daqueles?
SIM. E ATÉ HOJE É POSTO QUE GOTHAM AINDA SOFRE ALGUNS REFLEXOS DO TERREMOTO. VEJA AS HISTÓRIAS DA ERA MORRISON E ALGUMAS DO PAUL DINI.

Você realmente acha que faz sentido no universo do Batman alguém ressucitar?
NÃO É "FAZER SENTIDO". FAZ PARTE DO UNIVERSO FICCIONAL DOS QUADRINHOS ALGUÉM COMO O RA'S AL GHUL RESSUSCITAR. E ISSO VEM DESDE OS ANOS 70.

Você realmente gosta da idéia do Batman ter um filho criança-ninja-assassino?
SIM. NO COMEÇO, NÃO FUI MUITO COM A CARA DO DAMIAN. MAS, HOJE ATÉ QUE GOSTO DELE. E A RELAÇÃO PAI x FILHO TEM RENDIDO BOAS HISTÓRIAS. VC PODE ACOMPANHÁ-LAS PELA A SOMBRA DO BATMAN NOS NOVOS 52 DA PANINI.

As histórias do Batmam estão cada vez mais 'fantásticas' e o personagem e seu universo menos 'Batman'.
AÍ JÁ É QUESTÃO DE OPINIÃO. MAS, O BATMAN ASSIM COMO SEU UNIVERSO SÃO FANTÁSTICOS.

Saudade da época, principalmente pré queda, onde tínhamos histórias com um pé maior na realidade e muito menos histéricas.
É, PELO VISTO VC AINDA LEU NADA DO QUE ERA FEITO NOS ANOS 70 NA ÉPOCA DO DENNIS O'NEIL/NEAL ADAMS. E, MAIS UMA VEZ, SE VC GOSTA DAS HISTÓRIAS MAIS REALISTAS DO BATMAN LEIA BRUCE WAYNE ASSASSINO E FUGITIVO, TERRA DE NINGUÉM E CIDADE CASTIGADA. INCLUSIVE, HÁ UMA OUTRA SÉRIE MUITO BOA TAMBÉM ONDE O MORCEGO É APENAS UM COADJUVANTE CHAMADA GOTHAM CITY CONTRA O CRIME.

É claro, antes que chiem, que também existiam histórias ruins, fantásticas, etc. Mas pelo menos o universo do Batman geralmente era um pouco mais preservado.
OUTRA QUESTÃO DE OPINIÃO.



Raziel Raziel (14/06/2012 23:30:30)   -33 -1
Pra quem acreditava ser o último Wayne,o Batman não está tão só assim,agora ele tem seu filho e seu irmão,só resta saber,como o roteirista vai explicar,como um dos maiores detetives dos quadrinhos,ficou tanto tempo sem saber, que tinha um irmão,vivendo tão próximo dele.



Rick Rick (14/06/2012 22:55:13)   252 0
Estão fazendo o mesmo que fizeram com o Superman, antes era o Ultimo filho de kripton, agora têm um monte de kriptoniano, a Supergirl mesmo não era Kriptoniana, agora essa do Batman.



Eduardo Eduardo (14/06/2012 22:44:01)   -1 0
Aí pra quem não sabe ainda o Batman vai aparecer nos quadrinhos de SMALLVILLE, será lançado em setembro.
Escrito por Brian Q. Millar.



sem avatar Marcello (14/06/2012 22:18:01)   2 0
Pode ate ser q surjam boas historias a partir dessas mudanças. O problema é q a DC começa a recuperar personagens esquecidos pr então bagunçar com o universo dos personagens sendo necessario então uma nova CRISE pr enxugar as coisas. A DC já deu uma resetada nos personagens após a crise de 85, zero hora, crise final e agora com o ponto de ignição. 4 vezes pelo q me lembro. Nao sou vidente mas prevejo uma crise nos proximos 7 anos pr um rcomeço ou um retorno ao universo anterior alegando q este novo universo é um paralelo q o flash adentrou na saga ponto de igniçao ou sei la q desculpa vão usar...


sem avatar emerson (14/06/2012 22:31:26)   12 0
pode ser até q tenha msm outro reboot,mas dizer q as historias do snyder estão ruins,so quem não leu msm.


sem avatar emerson (14/06/2012 22:00:50)   12 1
é uma das melhores historias do morcego.ela é cheia de suspenses,dialogos bem construidos,sem contar a arte incrivel do capullo.

a galera q condena nem se importou em ler a hq pra poder julgar, não fazem a menos ideia do q tão perdendo.
são as 3 melhores historias da dc atualmente.monstro do pantano, homem animal e batman,e as 3 são assinadas pelo snyder.em quarto lugar ta o superman do morrison



sem avatar Forever (14/06/2012 21:37:03)   70 1
Não li a história para saber se é boa ou não mas tenho que fazer uma pergunta simples: é realmente necessário tudo isso?

Será que não é possível fazer boas histórias com o tanto de vilão interessante que o Batman tem ao invés de tanta dessa bizarrice anual?

É bom lembrar que gotham city já foi devastada por terremoto, teve sua população quase dezimada pelo ebola, Batman ganhou um filho, o segundo Robin ressuscitou e virou assassino!!!

PQP!!!

Desde a queda do morcego (saga que eu adorei apesar de alguns apontarem supostas falhas aqui e ali) a DC simplesmente não consegue fazer apenas boas histórias com um personagem com potencial que o Batman tem.

Viciou nessas revelações bombásticas cretinas.

Pode até que surjam boas histórias a partir daí. Mas também seriam possíveis as boas histórias sem tanta apelação.

E sim, o Bob Kane deve estar se revirando no túmulo.


sem avatar emerson (14/06/2012 22:13:36)   12 -1
o outro falou que o morcego não tem boas historias desde a queda do morcego,mas se for analisar bem,a queda do morcego é uma boa historia,mas mto fraca no enredo se comparado com as historias q a sucederam.

o modo como o bane descobriu a identidade do batman,foi triste,e a invasão a mansão wayne,nem foi contada.sem contar a arte do jim aparo ,triste

Waine Waine (14/06/2012 22:23:55)   -7 -2
To contigo irmão!

Marcelo Marcelo (14/06/2012 22:25:13)   619 0
"(...) a DC simplesmente não consegue fazer apenas boas histórias com um personagem com potencial que o Batman tem."

Como não? Já ouviu falar em Gotham City: Terra de Ninguém, Bruce Wayne Assassino/Fugitivo, Cidade Castigada?

sem avatar Tiago (14/06/2012 23:57:17)   136 0
Como você pode julgar um argumento desnecessário se nem se dá ao trabalho de ler pra julgar?

Só com isso seu argumento já vai pro saco, e mostra como é superficial, afinal está falando do que não sabe (e isso é uma falácia que se reserva aos cretinos e ignorantes).

sem avatar Forever (15/06/2012 13:42:52)   70 -1
Na verdade eu poço muito bem dar minha opinião sobre um fato determinado, deixando em aberto a possibilidade de um todo ser positivo.

A idéia do irmão pode ser idiota ao mesmo tempo que a narrativa não.

Entendeu?


Nando Nando (14/06/2012 21:07:50)   29 -2
e novela mexicana ... mas fazer o que esta pedra tem que dar mais leite .



Marcelo Marcelo (14/06/2012 20:53:52)   619 2
Eu até agora não entendo o motivo pra tanto escândalo. E o pior é que todas as resenhas para BAT #10 parecem unânimes em apontar o brilhantismo da história do Snyder assim como a arte do Cappullo. Porra, então qual o problema? Se o lance do irmão perdido do Bruce nem é novo, já que vem desde os anos 70...

São os mesmos velhos elementos esquecidos sendo trazidos novamente à tona. O Damian, como o filho do Bruce Wayne com a Talia foi um deles.



sem avatar Tiago (14/06/2012 23:59:27)   136 1
São essas viuvinhas chatas pra caraco que adoram um 'mi-mi-mi'. Se muda "Ah, como podem mudar um negócio?", se não muda "Ah, mas a história não sai do lugar!"...

E o pior é que nem leem o negócio mas já estão prontas pra criticar...


Publicidade
Vini Vini (14/06/2012 20:47:38)   134 0
Quem disse que o reboot não ia mudar em nada...

Sou favorável a mudanças, mesmo preferindo que o Batman continuasse filho único, mas podem muito bem dar um bom desfecho para isso ou deixar ser esquecido novamente.



sem avatar Marcello (14/06/2012 20:28:27)   40 0
Quem tiver dúvidas sobre o que o Snyder fez, leiam esse artigo:
http://www.comicvine.com/news/off-my-mind-why-scott-snyders-reveal-in-batman-10-makes-sense-spoilers/144829/



Brito Brito (14/06/2012 19:58:12)   -11 -2
Eu só tive o trabalho de me logar para comentar:

QUE BOSTA!!!!!

Não caguem o melhor personagem de todos!



Emerson Emerson (14/06/2012 18:24:45)   52 1
Quem criou o Batman foi um cara chamado Bob Kane. E se o Sr. Kane disse que Bruce é filho único, então ninguém pode dizer o contrário. Não interessa se nos anos 70 ou nos anos 80 algum imbecil disse que ele teria irmãos.

Esses reboots são o fim da picada e eles sacrificam toda a boa história do Batman pra vender quadrinhos pra essa gente "inteligente" que aceita tudo.

Daqui a pouco vem mais um reboot pra dizer que ele é filho único novamente, daí virá outro que dirá que ele tem 4 irmãos gêmeos, e depois mais um pra dizer que ele nasceu com [censurado] enfiado no [censurado] e por aí vai...


Felipe Felipe (14/06/2012 18:46:30)   259 2
Mas Bob Kane não disse que ele era filho único. Bob Kane disse que ele era filho de pais assassinados, e foi criado sozinho, mas você não vai achar uma história que diz, sem sombra de dúvida, que ele jamais teve irmãos.

O que, no entanto, você vai encontrar, são histórias que deixam claro, sem sombra de dúvida, que Batman é violento e vingativo, e não hesita em matar seus inimigos, inclusive com o uso de armas (suas preferidas são pistolas e metralhadoras). Você vai encontrar histórias que deixam claro que Alfed só conheceu Bruce Wayne quando ele era adulto... e que o mordomo era um panaca trapalhão, então um ex-agente secreto cheio de utilidades e essencial para a operação de Batman. Bob Kane vai te dizer que Bruce gosta de dormir na mesma cama que o Dick Grayson, que ele tem um amigo de outra dimensão chamado Bat-Duende e gosta de resolver crimes não só em Gotham, mas em outros planetas também. Porque, acima de tudo, Batman é um bom camarada, que participa de eventos públicos cívicos e, até mesmo, de um clube de detetives amadores, com quem toma chá.

Esse é o Batman de Bob Kane. Note que nem ele deixou de realizar mudanças no pesonagem, que passou de vigilante sanguinário para amigo da vizinhança do espaço de dez anos. Nem Bob Kane era purista sobre seguir à risca Bob Kane.

Brito Brito (14/06/2012 20:10:09)   -11 -1
Bob Kane está dando mortais no túmulo nesse momento...

Marcelo Marcelo (14/06/2012 21:39:02)   619 0
Muitos dos conceitos que deram origem ao Batman nem foram criados pelo Kane, mas sim pelo Bill Finger.


Felipe Felipe (14/06/2012 18:10:43)   259 2
De vez em quando, acho que o pessoal reclama sem nem ler a matéria...

Essa não é uma mudança drástica e súbita na história do Batman. Thomas Wayne Jr. é um personagem que existe desde a década de 70. O reboot simplesmente reintroduziu o personagem na cronologia. A mesma coisa que aconteceu com Damien Wayne, que foi criado na década de 80, passou anos não sendo reconhecido como parte da continuidade e depois foi reintroduzido. Ou a Batwoman Kathy Kane, que também voltou a fazer parte das histórias do Batman, depois de trinta anos fora da continuidade.

Acontece. Scott Snyder não tirou isso do nada. Se deixa vocês perturbados, talvez fosse o caso de evitar futuras surpresas se inteirando melhor sobre o passado de seus personagens. Sabiam que Bruce Wayne já foi senador? Ou que Batman não é a primeira identidade heroica dele?

Ou, melhor ainda, vocês podem desencanar dessa coisa, entender que personagens de mentirinha tem passados de mentirinha e se focar na qualidade das histórias, que é o que importa. "Corte das Corujas" é uma ótima história. Iso é o que conta.


Boi Boi (14/06/2012 18:38:29)   8 0
Eu pessoalmente acho que por mais que já tenham aparecido, certas coisas devem ser ignoradas.
O Coruja Wayne pra mim devia ser uma delas

Marcelo Marcelo (14/06/2012 21:00:58)   619 0
Estou assinando embaixo, Felipe.

Perfeito. Elementos antigos, até mesmo esquecidos, sendo reintroduzidos na atual cronologia de uma forma nova e dinâmica.

No meu entender, isso é uma maravilha.


Silmar Silmar (14/06/2012 18:06:43)   10 1
Vi uns comentários abaixo dizendo que o irmão é mais velho só pq tem um Jr.

Nada a ver, sou mais velho que meu irmão 1 ano e é ele quem tem o Jr. no nome.

E tenho um amigo que tem um irmão MAIS novo que ele 4 anos e que se chama Jr. também.

Quanto a historia, prefiro ler antes de dizer se presta ou não.



Hector Hector (14/06/2012 17:48:02)   756 0
Á primeira vista essa trama de "irmão desaparecido/desconhecido que retorna para se vingar" parece um grande clichê.

Mas é justo ler antes de críticar, já que o Snyder vem fazendo um grande trabalho até agora no título do morcego.

De repente ele consegue a proeza de utilizar isso de maneira criativa.



Caue Caue (14/06/2012 17:02:58)   173 0
Até onde eu tinha entendido ele é mais velho que o Bruce...

Thomas Wayne Jr... É meio lógico, certo?!


Silmar Silmar (14/06/2012 18:02:58)   10 0
não, não é. Eu sou o mais velho e é meu irmão 1 ano mais novo que eu que se chama Jr.

Um amigo de infância tem um irmão mais novo uns 4 anos e que também é Jr.

sem avatar Geek Bastard (14/06/2012 18:11:12)   0 0
#spoiler# Segundo a história secundária narrada pelo pai do Alfred, Bruce tinha 3 anos quando sua mãe estava grávida do segundo filho. #spoiler#

E Jr. é filho em inglês, é claro que é mais comum que se use para o primeiro filho mas não é regra. Tem muitos segundos, terceiros filhos homens que são Jr. Na minha família mesmo o meu primo do meio é que herdou o nome do pai - e coitado dele porque minha avó não foi feliz ao escolher o nome do meu Tio -.


sem avatar Bruce (14/06/2012 16:38:44)   127 -1
Por que a turma tá irritada? Afinal, o Bruce realmente tinha um irmão nas histórias antigas - que foi morto, aliás. Trazer isso de volta pode gerar um maior desenvolvimento psicológico do Batman e expandir ainda mais os desdobramentos das aventuras do herói.


Marcelo Marcelo (14/06/2012 20:56:22)   619 0
Concordo.


Lord Spectrum Lord Spectrum (14/06/2012 16:35:10)   103 1
Quando vi o título da matéria, pensei logo que fosse alguma revelação sobre a sexualidade do Batman! Ufa!



Publicidade
Leo_Kent Leo_Kent (14/06/2012 16:16:24)   19 0
A maioria das pessoas aqui nos comentarios estão criticando esse fato, mas pow, quem acompanha as histórias sabe que muita coisa boa ta saindo desse reboot, claro, algumas coisas sao horriveis, mas essa historia da corte das corujas e muito boa, e nao vejo nada demais nessa historia do irmao od Bruce Wayne, se no universo de antimateria o bruce tinha um irmão que se tornou o vilão Owlman, pq na terra original nao poderia??


marcos marcos (14/06/2012 16:33:22)   48 1
Porque a Terra original não precisa ser igual ao universo de antimatéria. Simples assim. Da mesma forma como na Marvel o universo 616 não precisa ser igual ao Ultimate. Senão seriam uma coisa só.
Não me importo de trazerem mudanças e coisas novas à cronologia. Mas mudar o passado é cuspir na cara de todos que leram quadrinhos a vida toda. E transformar personagens respeitados como o Alfred e os pais do Batman em canalhas definitivamente não é uma das melhores coisas que podem sair desse reboot. Tá mais pra terem saído do traseiro dos roteiristas e editores.

Leo_Kent Leo_Kent (14/06/2012 20:25:01)   19 -1
marcos, eu sei que necessariamente os universos nao precisam ser iguais, nao é atoa que é universo alternativo, mas que é possivel haver as mesmas pessoas com variações, sim. Nada impede de numa terra Bruce ter um irmão e na outra também. O que acontece é justamente isso, isso nao prejudica em nada a narrativa nem muda o que eu sei e gosto do batman. ´Voce fala de mudar o passado, mas foi justamente isso que o Reboot fez, mas se vc for parar pra pensar essa história nao muda em nada o que sabemos do batman, acrescenta. E nao sei onde vc viu que os pais do bruce foram uns canalhas, muito menos o Alfred. Ao menos não nessa história.


marcos marcos (14/06/2012 16:06:34)   48 0
É muito doloroso o que esses editores fazem com os fãs dos antigos super-heróis. Transformam TODOS em vilões, até mesmo os pais mortos e o ALFRED! O ALFRED!

Que eles acumulem muito carma pras próximas vidas. Já estou me candidatando para algoz de cada um deles...


Leo_Kent Leo_Kent (14/06/2012 16:17:50)   19 0
Não vi nada disso de todos estarem virando vilóes, muito menos o Alfred e pelo andar da historia e bem provavel que o Alfred nem saiba disso ainda..Tambem nao vejo nada de doloroso na fase atual do Batman...muito pelo contrário...

sem avatar Lukas (14/06/2012 17:05:38)   267 1
Vai com calma, amigo!

Não se sabe a razão de Thomas Wayne Jr. ter sido abandonado, e eu duvído que irão transformar o Alfred e os pais de Bruce em vilões.

Melhor aguardarmos pra ver antes de tomarmos conclusões precipitadas.

Leo_Kent Leo_Kent (14/06/2012 20:26:15)   19 0
@Lukas, pelo que eu entendi, o Jr foi posto naquele hospital pra tratamento, e era um lugar bom, só se deteriorou depois que os pais do bruce morreram, e até onde sabemos ainda há muita coisa pra acontecer...


Valois Valois (14/06/2012 16:06:13)   20 -1
mais novo que Bruce ? Acho que ele é mais velho, afinal se chama Thomas Wayne JR. Não faria muito sentido ele ser mais novo que Bruce.



Guilherme Guilherme (14/06/2012 16:05:08)   3 -1
Sinceramente, fezes.



Gustavo Gustavo (14/06/2012 16:02:52)   585 -2
Fãs de Batman e Homem-Aranha, uni-vos!

"NÃO MEXAM COM O PASSADO DE NOSSOS HERÓIS, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS PAIS."

Inté.



Eustáquio Eustáquio (14/06/2012 15:57:12)   -1 -2
Quem paga pela incompetência dos roteiristas em criar histórias cativantes para alavancar o mercado são os personagens e as suas histórias, que são detonados constantemente.

Depois dessa, larguei mão de Batman também (já havia do Homem-Aranha depois daquela coisa medonha de "Um Dia a Mais") até que digam que isso foram só "de mentirinha". O último a sair apague a luz.



Thedy Thedy (14/06/2012 15:53:48)   2 0
Resta saber como vão explicar esse gap entre 1974, 2000 e hoje... Onde andava o irmãozinho mau.
Mas essa saga das corujas está MUITO boa!



André André (14/06/2012 15:51:14)   23 1
Cada uma que inventam...




sem avatar André Luis (14/06/2012 15:24:36)   0 0
Blog de críticas de HQ's com cobertura completa das Novas 52!!!
http://crisenasinfinitascomics.blogspot.com.br/



Taylor Taylor (14/06/2012 15:14:54)   43 0
WTF ??
Hein ??



Publicidade

Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.