HQ/Livros

Crítica

HQs Brasileiras | A História Mais Triste do Mundo, Mary, Feliz Aniversário, Minha Amada, Astromini

O espaço dedicado a dicas de HQs nacionais está de volta ao Omelete

14.03.2016, às 14H09.

A História Mais Triste do Mundo (Stout Club), de Eduardo Medeiros - 4 ovos 

None

O desenho de Eduardo Medeiros é ímpar. Ele simplifica sem ser simplista e em poucas linhas você sabe quem é quem, seja nos seus sketches ou em quadrinhos, como esta história do Matias, um punk que vivia da mesada da mãe, levou balão de um amigo e foi para um show acompanhado apenas da menina de seus sonhos (os punks também amam, pô!!) e um amigo dela da faculdade. O resto da história você vai ter que ler e talvez o título seja um pouco exagerado… a não ser que você seja o coitado do Matias. 

Leia A História Mais Triste do Mundo no Social Comics 

None

Mary (Balão Editorial), de Magno Costa - 4 ovos 

A cor da capa, laranja, já mostra algo diferente. A forma como um emaranhado de galhos forma o título comprova a tese. Mas daí vem a história da tal Mary, mulher acusada de bruxaria em uma cidade no meio dos Estados Unidos colonial. Não há feitiçaria na arte de Magno Costa, apenas uma narrativa impecável e cheia de emoções em seus traços e enquadramentos. Com apenas 39 páginas e nenhum balão ou recordatório, dá para acabar rapidamente e começar de novo - e na segunda vez fica ainda melhor! 

Leia Mary no Social Comics

Feliz Aniversário, Minha Amada (independente), de Brão Barbosa - 4 ovos 

None

Encare o título desta HQ com muito cuidado. Trata-se de uma história de amor, mas é também uma história de traição. Estamos falando da vida de Benício, um médico prestes a receber uma bolada por seu brilhante trabalho de pesquisa, sua namorada e seu amante. Num plano perfeito, Benicio consegue dar a volta por cima e, além de ficar com a mulher de seus sonhos, se livrar de vez do concorrente. O humor negro dá o tom ao texto de Brão Barbosa, que usa passagens de tempo a seu favor para explicar o caso ao leitor. 

Leia Feliz Aniversário, Minha Amada no Social Comics 

Astromini (Polvo Rosa), de Vencys Lao (arte e história) e Welton Santos (cores), Shiau Yeung (letreiramento) - 3 ovos

None

Mais uma HQ sem texto, que usa apenas a ação e as emoções dos personagens para contar a história. A protagonista e seu fiel mascote estão voando em seu mundo à la Dr. Seuss quando dão literalmente de frente com um monstro. A partir daí a aventura só aumenta - detalhe para o prólogo, que muda o entendimento da HQ. A arte é bonita, mas a história não flui tão bem quanto poderia. Parece que  alguns quadrinhos se perderam no meio do voo.  

Leia outras dicas de HQs brasileiras

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.