51

DC não quer saber de crossovers com a Marvel

Pelo menos até que a rival desista de fazer marketing de guerrilha

Érico Assis
19 de Março de 2010

Batman Spiderman

Em uma conversa com fãs na Emerald City Comic-Con, em Seattle, o novo diretor criativo da DC Comics, Geoff Johns, respondeu uma das dúvidas frequentes dos leitores: existe chance de novos crossovers com personagens Marvel?

A resposta de Johns foi a seguinte: "Quando eles pararem de dizer para as pessoas rasgarem nossas revistas, a gente conversa".

Johns faz referência à estratégia de marketing agressivo da Marvel, contra a saga da DC Blackest Night, para promover a sua, Siege. A estratégia causou furor no mercado.

E, pelo jeito, a DC não ficou nada contente. Segundo o site Bleeding Cool, a editora de Superman chegou até a estudar uma ideia de imprimir tiragens gigantescas das capas que a Marvel estava pedindo, somente para desestabilizar a oponente, mas o setor jurídico foi contra a proposta. A declaração de Geoff Johns, por sua vez, mostra que as editoras continuam em guerra.

Leia mais sobre a DC Comics


Compartilhar

Comentários (51)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Juarez Juarez (09/04/2010 18:30:36)   0 0
crossovers são ridículos e dispensáveis.

não fazem falta



sem avatar Ney (01/04/2010 13:25:21)   0 0
A maioria dos cross são um lixo...
Falaram de Diana perder da Ororo ou do Lobo do Wolverine, mas se esquecem do Carnificina perdendo pro Batman no Homem-aranha e Batman, ou do Namor perdendo pro Aquaman na Dc vs Marvel...



Cássio Cássio (29/03/2010 22:11:13)   1 0
Concordo contigo Lucinho, muita mentira a Diana ter perdido pra Tempestade. Já que a Diana foi justa em lutar sem o martelo do Thor, eles poderiam ter dado como premio a vitória pra amazona né? Fora que só a super-força da Diana teria acabado com a Ororo. Gosto muito das duas, mas dai aceitar isso...não msm.



KAL-EL KAL-EL (28/03/2010 16:26:44)   0 0
Curiosidade!!!

Quando foi feito o primeiro Crossover
DC exigiu que os escalados já tivessem trabalhado com as duas empresas. E o primeiro foi, lançado em 1976, o fantástico encontro de Homem-Aranha e Superman, com roteiros de Gerry Conway e Ross Andru, que ficaram famosos nos anos 1970 por seus trabalhos com o Aranha.

O segundo, lançado 5 anos depois, estrelava a mesma dupla, mas desta vez com os criadores Marv Wolfman (na época na Marvel, mas já havia estado com a DC também), Jim Shooter e John Buscema.

E ainda no mesmo ano, o terceiro e também famosíssimo encontro de Batman e Hulk, produzidos pelos artistas da DC, Len Wein e José Luiz Garcia-Lopez.



O quarto foi o famigerado X-Men/Novos Titãs e, como teve cuidados da Marvel, estava além do alcance de Pérez. Portanto, quem iria desenhar esta revista? Nesta época, havia apenas 3 pessoas relacionadas com X-Men e Titãs – Dave Cockrum, John Byrne e George Pérez. Este último não foi considerado, por estar exclusivamente na DC.

Byrne havia deixado o título no ano anterior, então eles não iriam chamá-lo de volta apenas para esse projeto. Cockrum tinha ACABADO de assinar para desenhar X-Men novamente, e obviamente não teria tempo de trabalhar num crossover desse calibre.

Então a Marvel ficou com… bem… ninguém. Então decidiram simplesmente chamar um grande artista: Walt Simonson.





KAL-EL KAL-EL (28/03/2010 16:14:22)   0 0
Crossovers de 1996. A série foi escrita por Ron Marz e Peter David, com arte de Dan Jurgens e Claudio Castellini.
Porém tinha votação dos eleitores Os confrontos deram uma "vitória" para a Marvel,mais Superman superou O Gigante esmeralda por votação dos fãs.
Os leitores não estão interessados, em brigas internas políticas e sim em qualidade das estórias.
Não rasgaremos jamais nossas revistas, porque algumas delas marcam gerações de fãs.



SB? / SB? / (27/03/2010 20:45:04)   0 0
Bem isto é Marvel,sempre no topo das vendas de Hq's,e quando é ameaçada pela rival,faz este papél ridículo,uma pena,pois quem se julga á maior do ramo,com esta atitude de promover que os fãs mandava ver cor a tesoura nas revistas da DC,isto prova que á Marvel trava o tóba,quando esta perdendo á fatia do bolo.



Lucinho Lucinho (26/03/2010 19:22:05)   2 0
DC versus Marvel foi uma história de votação injusta. Não houve lógica. O carinho de certos personagens superou a lógica. Como pode Tempestade vencer Diana? O laço da MM nem aparece na história e qdo ela pega o tornozelo da Tempestade já seria o suficiente para ela ter vencido naquele momento. Fazer o quê?



Vini Vini (25/03/2010 11:20:42)   36 0
Haha isso foi um belo tapa na cara.

Se eles são todos amigos e tomam cerveja junto não sei, mas um atrito saldavel entre as editoras nunca fez mal.

O unico Crossover que realmente gostei fou LJ com os Vingadores, os outros só agradam meu lado fanboy xD



Clarque Quente Clarque Quente (22/03/2010 22:53:02)   4 0
Desde que assumiu a Marvel esse DEMENTE do ZE QUEIJADA ( Joe Quesada )so tem feito merda. Antes eu sempre gostava mais da Marvel, mas desde que essa ANTA porto-riquenha assumiu a Marvel eh uma merda atras da outra. Foi otimo ver a DC bater a Marvel nas vendas, justamente com a serie que os idiotas do Queijada queriam as capas rasgagas. LONGA VIDA DC! DC KICKS ASS!



Hal Hal (21/03/2010 11:12:29)   0 0
A Tempestade e o Wolverine ganharam simplesmente porque houve votação na época.... Ficou uma merda, principalmente o Wolverine e o Lobo (que nem luta teve), mas o fato é que o Canadense é muito mais "influente" que o Czarniano....



Cado Cado (20/03/2010 17:32:44)   6 0
É bom deixar bem claro q ñ está havendo nenhuma briga por parte das editoras, pelo menos ñ por parte da DC. A questão é q a Marvel resolveu mostrar sua verdadeira face e a DC ñ quer se misturar com ela, nunca quis! Tenho certeza q algumas pessoas só compram revistas da Marvel porque amam alguns personagens, só espero q ñ caiam nessa baixaria da Marvel. Ficaria muito feliz se a DC pudesse comprar o Spider da Marvel, pois ele receberia um tratamento q merece.



Hector Hector (20/03/2010 15:23:02)   423 0
Galera, 99 por cento das pessoas que trabalham tanto para a Marvel quanto para a DC são amigos, saem prá tomar cerveja e jogam Xbox juntos.

Nos bastidores eles devem dar é muita risada ás custas dos fanboys com essas polêmicas... :)



Tiago Tiago (20/03/2010 03:31:38)   3 0
Essa briga de editoras lembra a briga de duas redes televisivas brasileiras há algum tempo...



Cássio Cássio (20/03/2010 01:19:21)   1 0
Dependendo do Crossover, acho legal. Mas ainda não consigo entender o porque que Mulher Maravilha foi derrotada pela tempestade no Crossover Marvel vs DC



Wendell Wendell (20/03/2010 00:40:00)   13 0
Houveram apenas 4 bons crossovers: o primeiro do Superman contra o Aranha, Novos Titãs vs X-Men, Liga vs Vingadores e Barman vs Capitão América, de John Byrne. Todo o resto é lixo.



sem avatar Antônio (19/03/2010 23:02:19)   0 0
Até hoje não entendo porque o Lobo(maioral) perdeu para o Wolverine, por isso deixa cada um do seu lado...



sem avatar Foxsipher (19/03/2010 16:44:37)   3 0
A melhor coisa do amalgama Marvel x DC foi a surra que o Aranha deu no Super Boy. Depois aquela figura grotesca formada pela junção do Batman com o Wolverine ficou muito show de bola. De resto... resto!



Lucas Lucas (19/03/2010 15:27:56)   0 0
Eu gosto da Marvel, mas eles me decepcionaram com esse "marketing" de rasgar as HQs da DC. Eu não gosto muito de crossovers, a não ser que tenha a ver, como Alien v.s. Predador. Marvel v.s. DC é muito nada a ver, são universos diferentes.



Julio Cesar Julio Cesar (19/03/2010 15:10:35)   -147 0
O única crossover Marvel/DC que eu quero ver é Mickey vs Pernalonga!



Wagner Wagner (19/03/2010 15:04:02)   -1 0
Eu não apoio tal idéia!
Marvel é Marvel e DC é DC!
Amo as duas SEPARADAS!
Daqui a pouco os caras vão se unir e dominar o mundo!



alexandre alexandre (19/03/2010 14:40:01)   0 0
Jorge Otavio, de certa forma, Marvel X DC foi o que vc descreveu....



Marco Aurelio Marco Aurelio (19/03/2010 14:20:32)   -11 0
A Marvel não precisa de crossovers com a DC, já manda no mercado mesmo, apesar de um título ou outro da DC estar no topo da lista dos mais vendidos um mês ou outro. Já a Marvel tem sempre vários títulos na lista dos 10 melhores, sempre! Dá-lhe Marvel!



Julio Cesar Julio Cesar (19/03/2010 13:56:33)   -147 0
Crossover nunca presta, sempre é uma merda. O melhor que eu li até agora foi o Alien vs Predador, o 1o, da Dark Horse.
O resto é um monte de lixo.

Falando em lixo, outra grande pilha de bosta é a DC dos ultimos anos, tirando uma ou outra revista tá fazendo só lixo, sem nenhuma criatividade e com medo de ousar coisas novas. Pelo contrário até, essa onda de nostalgia tá fazendo a editora voltar pro que era antes da crise.



Diogo Diogo (19/03/2010 13:08:29)   1 0
Os crossovers de luta entre os personagens e a saga Amalgama foram ridiculas, a unica boa foi a Vingadores e Liga da Justiça, no final o Superman usando o escudo do Capitão America e o martelo do Thor.



Guilherme Guilherme (19/03/2010 13:06:29)   0 0
achei escrotona essa "estrategia" da marvel!
mas achu melhor um por si mesmo! sem crossovers



bomdiavermes bomdiavermes (19/03/2010 13:00:52)   -22 0
Não consigo me recordar de um crossover entre editoras que mereça destaque positivo, principalmente entre Marvel e DC. Roteiros medíocres e artistas de segunda linha, até onde eu me lembro.
O único crossover que eu tive o prazer de comprar, em mais de 20 anos, foi aquele Batman-Hellboy-Starman, pelo James Robinson e Mike Mignola, e olhe lá. De resto, direto pro limbo das hqs medíocres.

Resumindo: Crossover Marvel x DC não vai fazer falta nenhuma, pelo menos aquí em casa.



Jorge Otavio Jorge Otavio (19/03/2010 12:50:46)   19 0
meu sonho...UMA MEGA SAGA envolvendo todos os personagens da marvel e DC num evento como crise nas infinitas terras.

Abs



Lucas Lucas (19/03/2010 12:37:41)   2 0
acho sacanagem a proposta da marvel de rasgar revistas da dc
seria mto legal novos crossovers da marvel com a dc
ainda mais avengers/jla.



Dayvisson Dayvisson (19/03/2010 12:27:56)   10 0
"Já sobre o Lanterna, acredito que o desafio seja parecido com o Homem de Ferro, mostrar um personagem que, embora conhecido, não tem tanto apelo ultimamente."

Que história é essa rapaz? Não tá vendo o sucesso de Blackest Night? Não sabe que o LV é o personagem da DC que está vendendo melhor Há mais de ano? :)

Não deixa de ser um desafio, mas Hal Jordan é o tipo de personagem que a juventude de hoje em dia pode se relacionar e que viabiliza um blockbuster (e me dói dizer isso pq o que eu queria mesmo ver na tela era um filme dos Novos Titãs)



Misael Misael (19/03/2010 11:03:33)   0 0
A Marvel deu uma de mulher barraqueira.



Hector Hector (19/03/2010 10:33:57)   423 0
Tenho que ser realista e dizer que infelizmente, vários dos caras que escrevem tanto para a Marvel como para a DC são "moderninhos descolados" que só fazem regurgitar o que já foi feito por Moore, Miller e Morrison.



Edvaldo Edvaldo (19/03/2010 10:13:06)   6 0
Joel: "A Marvel se preocupou mais em rasgar as revistas da DC do que com melhorar as suas histórias (que hoje em dia estão um porre, vide Spiderman, Invasão Secreta, etc"

Concordo. E isto vale também para a DC. E a gente "tem" que engolir os mixes da Panini cheios das merdas que as americanas produzem...



Allan Allan (19/03/2010 10:12:30)   0 0
Realmente os crossovers DC X MARVEL são franquinhos, pra mim o que escapou foi
Homem-Aranha e Batman - Mentes Desequilibradas.
Tem uma história mesmo que superman derrubou o fanatico rapidinho , sendo que o poder do fanatico é da magia e super nunca foi bem contra magia.
Os quebras entre os próprios personagens da DC e MARVEL é melhor. e a DC pra mim as histórias da animação LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES é muito melhor que os quadrinhos... rsrs



Igor Igor (19/03/2010 09:31:05)   0 0
As próprias leis de concorrência nos EUA dão mais margem ao marketing agressivo contra os rivais, mas acho também que rasgar as revistas foi um tanto quanto inapropriado por parte da Marvel.

Já na questão cinema, a Marvel está investindo em diversas vertentes de super-heróis, com estúdio próprio, tentando achar algo rentável. Hulk não foi ruim, mas eles puderam ver que não iria muito para frente. Homem de Ferro faturou alto, tanto que vem aí o filme 2. Thor e Capitão, só nos resta esperar.

Já a DC tem o Lanterna começando agora e Batman, sendo o segundo mais autoral do que qualquer coisa. Já sobre o Lanterna, acredito que o desafio seja parecido com o Homem de Ferro, mostrar um personagem que, embora conhecido, não tem tanto apelo ultimamente.



Adan Holmes Adan Holmes (19/03/2010 09:16:46)   0 0
Fúria de Titãs.



André André (19/03/2010 08:49:56)   0 0
A marvel está melhor que a DC Comics, onde só o Lanterna Verde se salva. Chega de tantas crises.

http://vertigop.blogspot.com



Fabiano Fabiano (19/03/2010 08:47:13)   4 0
acho que o rodrigo se referiu ao ranking de revistas mais vendidas... e não de % de mercado...



sem avatar Gleison (19/03/2010 08:23:48)   0 0
De onde o Rodrigo tirou que a liderança é da DC? Dê uma olhada na parcela de vendas de HQ em qtde e até mesmo em arrecadação e verá quem é a lider no mercado das HQ's.



Hector Hector (19/03/2010 08:18:58)   423 0
Bom mesmo que não tenha crossover nenhum...

As duas editoras tem que se preocupar é em melhorar a qualidade das revistas mensais. Tem algumas coisas boas dos dois lados e MUUUUITA porcaria.



Thiago Thiago (19/03/2010 08:13:31)   0 0
Guerra declarada entre eles tanto nos Gibis quanto no cinema!!! O mundo vai virar auahuahauhauahua :P



sem avatar Joel (19/03/2010 08:12:41)   0 0
A Marvel se preocupou mais em rasgar as revistas da DC do que com melhorar as suas histórias (que hoje em dia estão um porre, vide Spiderman, Invasão Secreta, etc), acho que a Marvel tem artistas muito bons e deveria buscar uma estratégia baseada na criatividade e não da difamação do trabalho dos outros!!!!



sem avatar Rodrigo (19/03/2010 07:07:06)   0 0
É, a Marvel vacilou feio. Se era pra tentar tomar a liderança da DC, que se dignasse a ser ao menos criativa e oferecesse brindes também (como a DC fez com os anéis dos Lanternas).

Agora, crossover, na minha opinião, só compensa se for algo do nível de Liga vs Vingadores, com escritor e desenhista de porte. Não foi perfeito, mas pelo menos foi uma história decente. Menos que isto é perda de tempo.



Emissário Emissário (19/03/2010 06:22:15)   122 0
Chega de crossover, se houvesse alguma que prestasse ainda daria credito a isso, mas crossover são, em sua maioria, um porre!!



Rafael Rafael (19/03/2010 02:05:39)   19 0
Mandou ver o Johns. Bem feito pra eles



Thiago Thiago (19/03/2010 01:40:56)   0 0
Prefiro sem crossover, não considero boa as ideias, igualmente colocar batman do lado de superman acredito que as historias deveriam ser bem separadas para dar maior credibilidade.



João Henrique João Henrique (19/03/2010 01:29:59)   0 0
Estudam-se tantas coisas em publicidade para criarem algo desse porte, ínfimo.



Orlando Orlando (19/03/2010 01:19:41)   59 0
Essa estratégia da Marvel foi uma verdadeira porcaria... Nunca tinha visto nada tão idiota esses anos todos.



Carlos Carlos (19/03/2010 00:55:05)   0 0
A Marvel apelou porquê durante meses seguidos a DC bateu o recorde de vendas com "Blackest Night" concordo com Geoff Jonhns, a DC não precisa de Crossover com a Marvel, até porque os cross do passado que tive a oportunidade de lê não foram lá essa obra de arte.

Chacal.



Alan Alan (19/03/2010 00:50:27)   0 0
Eu pessoalmente não consideraria um crossover entre as duas empresas mesmo se a marvel mudasse sua estratégia de marketing e pedisse desculpas. Somente quando o caso já tivesse abafado de verdade, então talvez, pensaria no assunto.

A estratégia foi imunda. u_u



Samuel Samuel (19/03/2010 00:26:04)   1528 0
Pelo menos assim não terão mais coisas como Lobo vs. Wolverine




None