271

Assista Agora

Editor da Panini Comics explica mudanças e rebate críticas de leitores 

Helcio de Carvalho concede entrevista exclusiva ao Omelete

Érico Assis
13 de Abril de 2010

Marvel
DC Comics
A Noite mais Densa
A Noite mais Densa
Batman: A Batalha pelo Capuz
Batman: A Batalha pelo Capuz
Flash: Rebirth
Flash: Rebirth
Superman: Secret Origin
Superman: Secret Origin

Helcio de Carvalho, editor-chefe da Mythos Editora, empresa que presta serviços de produção editorial para a Panini Comics Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva ao Omelete explicando o raciocínio da editora por trás da chamada revolução editorial apresentada na última quarta-feira - que inclui várias mudanças nos títulos, entre redução de páginas e preço, cancelamentos e novas séries.

A notícia já rendeu mais de 200 comentários de leitores somente aqui no (o), e circula pela web - onde é criticada veementemente. As explicações na entrevista abordam tanto as mudanças anunciadas recentemente quanto outras questões relacionadas à Panini, como o atraso constante de material para livraria. Ao final, o editor ainda comenta alguns lançamentos que atraíram críticas dos leitores.

No fim da semana passada, entrou no ar um hotsite - aqui - que explica em detalhes todas as mudanças e dá mais detalhes. Estão confirmadas para este ano o início das sagas "A Noite Mais Densa" (julho) e "Batman: A Batalha pelo Capuz", bem como as minisséries "Flash: Rebirth" e "Superman: Secret Origin". E a Marvel terá um novo título bimestral, A Teia do Aranha (148 páginas, R$ 14,90) a partir de julho. O hotsite também detalha os novos planos de assinatura e diz que o site oficial da Panini em breve terá uma atualização que melhorará a venda online de HQs.

Confira a entrevista:

Qual é o perfil do leitor brasileiro de quadrinhos? Por que essas mudanças se adaptam a esse perfil?

Helcio de Carvalho: O leitor de quadrinhos médio brasileiro tem entre 15 e 35 anos. Costuma comprar quase todas as edições mensais publicadas pela Panini, bem como algumas edições especiais. Logicamente, com revistas mais baratas, ele terá a opção de consumir mais. E há também aquele leitor que passa de vez em quando por uma banca de jornal só para dar uma olhada no que vem sendo publicado. Se algum título o atrai e apresenta um preço convidativo, muito certamente ele sai da banca levando a revista.

Na ponta do lápis, as mudanças representam um aumento de preço em relação à quantidade de conteúdo. Gibi mais barato, mesmo com menos páginas, vende mais? E por quê?

A maioria dos leitores já deixou bem claro que compraria mais se as revistas fossem mais baratas. Entretanto, reduzir a quantidade de páginas não significa apenas dividir o valor do custo da revista com mais páginas e multiplicar pela quantidade de páginas da revista de menor número. O custo gráfico de uma publicação varia de acordo com a quantidade de páginas, mas é evidente que a diminuição de preço é muito mais atrativa para aquele leitor que está acostumado a desembolsar uma certa quantia em dinheiro e que acaba não ficando satisfeito por encontrar histórias de personagens que não curte tanto assim. Então, ao reduzirmos a estrutura das revistas para 3 histórias por edição, estamos deixando o mix mais de acordo com o que o leitor aprecia.

Mesmo com a baixa do dólar, o preço de produzir quadrinhos aumentou? Por quê?

Bom, o preço da gasolina e do álcool aumentam constantemente e não baixam só porque o dólar ficou mais barato. Outros custos são envolvidos nessa equação. Vamos exemplificar: temos a gráfica, com seus funcionários e seus custos operacionais, importação de papel, custos editoriais, custos fiscais, impostos e taxas, custos de distribuição, custos de divulgação, pagamento aos donos de bancas e livrarias, custos de arquivos digitais, pagamentos de royalties, compra de softwares originais, aquisição e atualização de equipamentos...

Produzir quadrinhos não é barato. Em lugar nenhum do mundo. É só colocar na ponta do lápis que qualquer um pode ver isso. Tanto a Marvel quanto a DC Comics aumentaram recentemente o valor de suas revistas, as quais têm apenas 36 páginas (incluindo as capas), podendo chegar a U$ 3,99, o que, convertido pela cotação mais baixa do dólar, daria por volta de R$ 6,95. Detalhe: são apenas 22 páginas de quadrinhos! Uma revista mensal da Panini como Superman, por exemplo, passará a custar R$ 6,50, apresentando 3 histórias. Se um leitor comprasse três revistas importadas, teria que desembolsar R$ 20,85. Veja que diferença brutal! Então, sim, os leitores saem ganhando com isso. Por último, não podemos esquecer que a Panini manteve suas revistas sem rajustar preços de 2005 até 2008 -- fato absolutamente inédito nesta país.

Os leitores reclamam muito do atraso de material, principalmente de edições especiais, encadernados e outros. Por que isso acontece e quais são os planos para remediar este problema?

Edições especiais costumam atrasar por diversos motivos que fogem à nossa vontade. Por exemplo, em certa ocasião, decidimos publicar um material antigo da Marvel. Porém, perto da época de tradução e letreirameno, fomos surpreendidos com a notícia de que a editora americana não tinha os arquivos digitais e estava digitalizando a publicação naquele momento. Ou seja, tivemos de esperar. Em outros casos, como a minissérie "Grandes Astros: Batman & Robin", tomamos a decisão de publicar depois que já tinham sido lançadas várias edições. Infelizmente, o roteirista Frank Miller parou de produzir histórias e o artista Jim Lee afirmou que só voltaria a desenhar quando tivesse o roteiro de duas edições completas. Graças a Deus, parece que finalmente estão acertando isso lá na DC.

De qualquer forma, uma medida que adotamos para sanar certos problemas foi publicar apenas o que já tivesse arquivos digitais. E, principalmente, arquivos digitais de títulos lançados ou republicados há não muito tempo, pois existe uma grande diferença na forma como certas edições são digitalizadas. Em produtos mais recentes, a arte recebe um tratamento melhor e chega até a passar por recolorização.

Outra reclamação é a opção por capa dura em lançamentos para livraria, que encarecem material (como Preacher, ZDM e outros) que no original não recebiam esse tratamento gráfico. Por que manter essa opção?

Isso é relativo, já que Preacher está saindo recentemente nos Estados Unidos somente em capa dura. E há também o fato de que a Panini decidiu atuar no segmento de livrarias com um diferencial na qualidade gráfica. O público de banca e o de livraria já demonstrou ser diferente, mais exigente. Daqui para a frente, alguns produtos designados para livrarias e lojas especializados poderão sofrer uma flexibilização no acabamento final. E estamos sempre avaliando formas de reduzir preços. A linha Panini Books com certeza trará boas novidades no curto prazo também.

Outros recursos, como distribuição digital, impressão sob demanda, vendas online direto com a editora ou outros foram considerados? Ou o mercado brasileiro não tem fôlego para sair do tradicional gibi de banca?

Além do nosso mercado não comportar essas mudanças, nada se compara a ler um gibi em papel. A grande maioria de nossos leitores prefere comprar seus gibis impressos, para guardá-los na estante, como ítens de colecionador, não em HDs ou aparelhos com recurso de leitura digital. O leitor médio brasileiro não necessariamente tem acesso à Internet em sua residência ou a equipamentos mais sofisticados, como o recente iPad, dependendo de lan houses para acessar o mundo da informática. Se tudo tudo virasse digital, ele com certeza não poderia acompanhar o que publicamos. Impressão sob demanda é uma possibilidade, mas não a curto prazo.

Existe algum dado de quanto a pirataria afeta o mercado de quadrinhos no Brasil? A "revolução" é comparada pelos leitores às mudanças editoriais falhas testadas pela editora Abril nos anos 90 e início deste século. Como a Panini responde a estes comentários?

Não temos como mensurar o quanto a pirataria afeta o mercado de quadrinhos. Mas, por exemplo, se alguém escaneia Lanterna Verde #1, disponibiliza na internet e, consequentemente, mais 50 pessoas baixam a revista, 50 exemplares deixam de ser vendidos, pois é pouco provável que quem lê uma revista pirateada và até uma banca para comprar a mesma publicação depois de lida. Citando um outro exemplo, no caso as locadoras de DVDs, muitas estão fechando as portas, pois não conseguem competir com os piratas. O produto pirata não paga impostos, não precisa arcar com custos de funcionários, não precisa investir em marketing e nem se preocupar com qualidade. O pior é que, em última instância, o produto pirata acaba inviabilizando o modelo pirateado e, dentro de algum tempo, pode não existir mais nada para piratear.

É interessante perceber que a grande maioria dos leitores que vão a um site comentar algo sobre quadrinhos (como aconteceu em relação à divulgação das mudanças editoriais da Panini) são leitores de scans e afirmam que já não leem HQs impressas!

Cada período deve ser visto dentro de seu contexto. Quando a Abril lançou a linha Premium, há 10 anos (note bem a distância temporal e histórica), os quadrinhos se tornaram caros demais para aqueles que não tinham um poder de consumo mais elevado. Infelizmente, isso acabou afastando muita gente das HQs e o mercado encolheu. O que a Panini está tentando agora, assim como já fez em outras oportunidades, é trazer cada vez mais leitores a esse universo reduzindo preço de capa, oferecendo ainda mais qualidade em opções de produtos.

Por fim, mais alguns esclarecimentos:

- A linha Millennium não acabou. Só está sendo reestruturada, já que a própria Marvel fez isso nos EUA. Em breve, teremos outro título mensal da linha Ultimate.

- A Morte do Superman volume 2 sai neste ano. Os leitores não precisam se preocupar. A propósito, alguns reclamaram, dizendo que a Panini efetuou cortes nas histórias, principalmente na sequência em que foi mostrado o funeral do Superman. ERRADO. Nós seguimos exatamente o que a DC Comics republicou na edição "The Death of Superman Omnibus". Quem puder conferir, vai perceber que não cortamos nenhuma página ou balão. Está tudo exatamente como o original. A única diferença é que nós decidimos publicar em dois volumes.

- A Queda do Morcego volume 2 não foi lançado ainda porque, quando lançamos o primeiro volume, o segundo ainda não tinha sido publicado pela DC. Em breve, lançaremos a continuação aqui no Brasil. É só aguardar. O mesmo vale para Starman volume 2. Todavia, é impossível publicar tudo de uma vez. Já temos bastante produtos programados para bancas e para  livrarias este ano, que com certeza deixarão nossos leitores muito contentes.

Leia mais sobre a Panini Comics

Conheça as páginas especiais Marvel e DC Comics


Compartilhar

Comentários (271)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Jackson Jackson (21/05/2010 16:31:23)   0 0
Olha estou com a maioria. Li alguns Scans sim na internet. e Engraçado todos os scans que me dispuz a ler, hoje tenho eles na minha prateleira. Então Eu compro com certeza. Se for bom. o problema dos editores e do cinema é esse. Querem que voce engula a força tudo, sem poder separar o que é bom ou ruim. Me considero de classe baixa. Mas tenho uma estante cheia de DVDS, QUADRINHOS E LIVROS, todos originais e comprados com muito suor e sacrifício. Não posso gastar meu salario com algo de gosto duvidoso. Sinto MUITO, enquanto houve meios de provar antes vou fazer e depois se for bom compro. Ou seja, NEIL GAIMAN tem razão.



Helvio Helvio (10/05/2010 21:42:24)   1 0
O que me afastou das bancas nem foi o absurdo aumento da Abril, mas a famigerada "distribuição setorizada". Colecionava alguns títulos da Panini e de repente... sumiram! As revistas que se esgotavam no sudeste deixaram de ser vendidas e ficou impossível manter a coleção. Depois dessa decepção acabei arrumando outras formas de ler quadrinhos- encadernados, nos sites etc. Finalmente acabei com o meu "vício"! rsrsrs



sem avatar FABRICIO (07/05/2010 16:47:58)   0 0
Deixarão nossos leitores mais contentes (mas só alguns)!!! A linha hq está se tornando artigo de elite no Brasil....concordo que aqui tudo é absurdamente caro devido a taxas, impostos, caixinha pros funcionários pobres do congresso nacional e etc....mas um gibi a 50 conto é 10% do salário mínimo (tomando-se em conta a grande maioria da população), se o brasileiro não tem costume de ler, vai desistir de vez.
Ainda bem que existe os fóruns e os preços milagrosos...eheheheh



Osmar Osmar (07/05/2010 12:02:53)   0 0
Bem meu comentario é o seguinte; a dez anos abandonei o mundo dos HQS devido a linha premium dos valores estratosféricos da Editora Abril. Na época meu salário não podia comportar tudo o que eu já colecionava e os preços a 10,00 eram demais (e não só para mim e sim para muitos colegas que também abandonaram). Bem se reestruturar valores ajudam a manter as revistas nas bancas eu apoio pois, deviamos dar graças a deus que ainda exista uma editora que queira publicar HQS no Brasil pois, os custos aqui para eles são exorbitantes. Outro fato citado é que, sim a grande maioria quer ler em papel, as pessoas não entendem que contra números não dá para discutir veja; o Brasil tem atualmente por volta de 190 milhões de habitantes e sabem quantos tem acesso a internet? nem 19% da população.
Finalizando; assino em baixo todas as justificativas que o Helcio deu e não se esqueçam; é muito fácil criticar quando não é você QUEM ESTÁ LÁ.

Abraços a todos.



edgar edgar (02/05/2010 08:39:24)   110 0
as mudanças parecem boas e esperar pra ver!



Fernando Fernando (01/05/2010 07:03:36)   1 0
Só sei que a Panini, mesmo quebrando as revistas em várias e lucrando mais com as HQ ainda não lucrará mais que o album de figurinhas da copa... virou febre isso!!! kk



sem avatar Sérgio Luís (28/04/2010 17:28:54)   0 0
Há uma certa incoerência quando o Helcio diz que "A grande maioria de nossos leitores prefere comprar seus gibis impressos, (...) não em HDs ou aparelhos com recurso de leitura digital.", e logo a seguir que "se alguém escaneia [uma revista], disponibiliza na internet e, (...) mais 50 pessoas baixam a revista, 50 exemplares deixam de ser vendidos." Ora, se a maioria dos leitores prefere comprar revistas impressas, não há porque recear que a pirataria possa reduzir drasticamente as vendas em bancas! A comparação com as videolocadoras não é cabível, porque um filme pirateado é visto da mesmíssima maneira que um filme alugado ou comprado (na tela de uma televisão ou de um computador), de modo que a experiência para o usuário é a mesma. Já ler uma história impressa é uma experiência bem diversa que lê-la numa tela de computador - o "cheirinho do papel" é apenas um dos diferenciais.



Fernando Fernando (27/04/2010 11:35:56)   0 0
Eu compro todos os messes todas as revistas da DC, e até hoje nunca tive problemas.Quanto à assinatura, o pessoal esquece que para receber uma revista,a pessoa precisa assinar o comprovante de recebimento. Eu sei disso por que meu vizinho é aasinante e muitas vezes eu recebo por ele,por que o carteiro quase não o encontra em casa, tendo que levar a revista de volta



sem avatar Marcelo (24/04/2010 18:44:58)   0 0
A Paninni, bem como muitas empresas se quer tem o respeito ao seu cliente e assinante. Por várias vezes somos desrespeitados por essa editora, que de cera forma monopoliza e desmanda em todas as regras de conduta ética. Pautados sempre em pormenores operacionais e desculpas banais, sempre voltadas para o aumento de lucro fácil. Perdoem-me mas a Paninni é só mais um exemplo de empresa grande com mentalidade chula e tacanha.



Wendell Wendell (19/04/2010 17:32:20)   0 0
É parece que a Panini está passando por um verdadeiro inferno astral, não só no setor de HQ's. Estão detonando a editora no Twitter e Orkut, por conta da falta de figurinhas da Copa nas bancas de jornal. Mais uma vez a Panini deu um comunicado fugindo pela tangente, respondendo tudo, menos o que realmente precisa.
Dêem uma olhada nessa reportagem do UOL:
http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/04/19/falta-de-figurinhas-gera-irritacao-cota-em-bancas-e-silencio-da-panini.jhtm

Isso que dá querer morder uma fatia do mercado maior do que a própria boca. Acaba engasgando. Mas não tem problema, mais uma vez a editora tem uma solução brilhante: cotas de 20 envelopes de figurinhas por cliente. Se superou dessa vez.





Publicidade
sem avatar Fabio (17/04/2010 05:50:22)   0 0
Basicamente, a Panini não tem muito o que reclamar.Todo mundo sempre fala que a culpa é da pirataria, mas não é bem assim.A internet é um meio livre e talvez o mais democratico de todos, dando a liberdade que poucos tiveram em meados do inicio dos anos 90.A coisa funciona como o proprio Carlos disse: o cara olha os scans e decide comprar o que é melhor para ele, mas hoje a coisa não é bem assim.O unico material realmente essencial para um colecionador hoje são as reedições, mesmo porque atualmente a qualidade de historias não chega nem perto dos anos 80-90 da Abril.
Nisso a panini não tem muito a reclamar, se não fossem os filmes baseados em HQs ela ja tinha falido a muito tempo, devido ao preço elevado das edições.E sinceramente, comparar o preço de uma edição americana com a nacional, dizendo que la são apenas 24 paginas e tudo mais... o senhor Helcio de Carvalho esta mais parecendo o Rob Liefeld em "herois renascem".



João João (16/04/2010 18:40:53)   -3 0
Quanto ao Sandman vou criar vergonha na cara, terminar meu inglês e comprar importado. Melhor que essa sinuca de bico.



João João (16/04/2010 18:38:21)   -3 0
Assinei a DC ( pacote normal) e vou ver como faço com a Marvel. Não a assinarei pois existe a possibilidade da Panini perder os direitos sobre ela devido à sua compra pela Disney. ( via Hqmaniacs.com ).



Brunno Brunno (16/04/2010 16:06:46)   0 0
Falta de vergonha na cara! Isso sim!

Tomara (ou não) que você tenha uma doença grava e vá na farmácia comprar o remédio que você precisa todo mês para não morrer e o farmacêutico diga que não sabe se terá o tal remédio no mês que vem para lhe vender...

Aí você vai ver o quanto é importante assumir um compromisso!



Brunno Brunno (16/04/2010 16:04:01)   0 0
SANDAMAN DEFINITIVO

E para aqueles que já desembolsaram uma grana preta para comprar a revista, cito o digníssimo Sr. Helcio, quando questionado sobre o COMPROMISSO DE PUBLICAR TODA SÉRIE: "Ainda é cedo para dizer. As edições definitivas de Sandman estão em nossos planos"



Brunno Brunno (16/04/2010 16:01:34)   0 0
É (o)melete... o Universo HQ deu um baile em vocês em relação a entrevista...

MAS O HELCIO NÃO RESPONDEU NADA QUE PRESTE!

Que coisa mais desagradável essa de chover no molhado...

Mais consideração! E mais postura (o)melete!



José Roberto José Roberto (16/04/2010 13:44:39)   0 0
No Início da entrevista o Sr. Helcio diz que o "leitor-padrão" compra todas as revistas, o que me soa absurdo, porque não conheço ninguém que compre sequer metade das HQs mensais publicadas.
E ele conveninetemente se esqueceu de considerar que para esse leitor fictício vai ficar mais caro acompanahr todas as publicações.



Carlos Carlos (16/04/2010 12:54:35)   2 0
Honestamente não acho que os Scans dão um enorme prejuízo a Panini não. Até porque com todas as pessoas que conheço nenhuma delas deixou de comprar revistas por causa dos Scans. Muito pelo contrário. O cara pega um Scan. Lê. Se ele gostou ele vai atras do impresso. As pessoas baixam scan quando não tem dinheiro para comprar os impressos.

Nada se compara em assinar uma revista ou mesmo comprar e ter ela em mãos para ler onde quiser.



Hector Hector (16/04/2010 11:53:38)   552 0
Para quem se interessa pela situação de preços das HQs lá fora, segue abaixo uma coluna do Warren Ellis opinando sobre o assunto:

http://freakangels.com/whitechapel/comments.php?DiscussionID=8065&page=1#Item_1



Cado Cado (16/04/2010 10:07:54)   10 0
Não vejo o Scan como o futuro, longe disso, mas vejo a internete como um obstáculo para a Panini, ou qualquer editora que publique produtos internacionais. A Panini tem que dar um jeito de diminuir o tempo de publicação de suas HQ aqui, pois um ano é muito tempo, tá difícil aguardar; quando nós brasileiros/leitores estivermos todos lendo o inglês fluentemente, vamos buscar essas revistas diretamente na fonte pela internete.

"O conhecimento liberta".



Publicidade
Cado Cado (16/04/2010 09:44:22)   10 0
Acho q a Panini poderia ter evitado algumas insatisfações se pelo menos tivesse simplesmente avisado com antecedência o aumento das revistas junto às mudanças, para q ñ demonstrasse algo como mascarado, pois ñ podemos reclamar do aumento, pois é uma empresa q vive do lucro e ñ podemos tá querendo saber quanto por cento tá ganhando e coisas assim, quando encarecer demais simplesmente o leitor vai deixar de comprar. Quanto à diminuição de histórias no mix, ela tem dados suficientes para saber as histórias q ñ estão valendo a pena publicar. Acho q a Panini deve criar em seu site enquetes de pesquisas para q as próximas decisões sejam tomadas com base na opinião da maioria dos leitores. Particularmente os mixs que compro ficaram melhores em suas histórias, mais baratos/caros sei lá. Acho q minis como A NMD devem ser poblicadas isoladamente, acho que não devem ser buplicados apenas encadernados de minis e sim de arcos mensais fechados, quando bons.



sem avatar DIMAS (16/04/2010 08:55:32)   2 0
Se o sr. Hélcio e a PANINI tem interesse em serem transparentes com o público consumidor, por que não divulgam os números de vendas dos seus produtos?
Quantas revistas vendem mensalmente? Qual é a mais vendida, qual a menos vendida?



sem avatar Diego (16/04/2010 06:23:11)   0 0
Ultima manifestação competitiva: Se vc ficou todo abalado por um "Cresce cara" logo ali tem um "Acorda Alice" pro mesmo comentario. Naum há importancia em como as coisas saum postadas ou a idade de quem posta. Sua perspectiva foi infantil. ponto final!

Sinceramente, a entrevista foi realmente mais profissional e la se foi Helcio inventar de novo com o papo do atraso de material...o cara tem ás vezes 365 dias de delay com o lançamento original e ainda recebe os arquivos corrompidos, tipo: "professor, o meu cachorro comeu meu exercício!"... fora o lance do cara insistir com a cara limpinha q comprar revista ficou mais barato... coisa q ate o (o) constatou o contrario... o cara ta afim de martelar a mentira até virar verdade (há mais ficou mesmo, unitariamente, bla bla bla... entaum compre as revistas, monte os arcos e veja se naum pagou a mais, comparativamente). Eu sugiro q se pare de debater dados tecnicos sobre logística, pq vc esvazia sua opnião com a falta de conhecimento. A visão macro é simples, tá mais caro e melhor pra quem lê somente os títulos principais, talvez daí saia o irracional apoio q a mudança trouxe...



House House (16/04/2010 02:41:06)   0 0
De fato, a entrevista está bem jornalística. E o Universo HQ toca mesmo nas questões que mais valem, mesmo assim, o sr. Hélcio de Carvalho responde a tudo fugindo...

Run, Forrest, RUN!!!!!



Henrique Henrique (16/04/2010 02:33:47)   0 0

Excelente entrevista!
Parabéns ao Universo HQ pela iniciativa.
Foram explorados vários pontos que surgiram por aqui, como a continuidade de lançamentos, demora, preços e o mix das revistas, especialmente as de R$14,90, que, segundo a entrevista, será focada(mas nao exclusiva) em arcos fechados.
Nem tudo são flores e nem tudo agradou, mas ao menos o assunto já foi explorado de forma mais aprofundada e abrangente.
Recomendo.



sem avatar william (16/04/2010 00:49:58)   1 0
brincadeiras a parte >
é simples: a panini fez um reajuste mascarado de preços e axou que seus leitores ( a maria um bando de nerds) não perceberiam ( mesmo sendo nerds)e caso ocorrese o milagre deles descobrirem ( ohhhhhh!), não faria diferença > os nerds otarios continuarão a comprar as revistas...
veja so como eles ligam p gente...


algem pode por favor me passar o endereço do scan + proximo? ( eh serio me passem um site pois cansei de gastar dinheiro p ler x-factor e levar excalibur p casa...)



sem avatar william (16/04/2010 00:44:25)   1 0
legal cara!
vc finalmente descobriu o q é bom...
mas se kiser continuar lendo só coisas maravilhosas como o spider(eskeci meu casamento)mam , q tal so ler coisas do loeb (hahahahaha)!!!



sem avatar Gerardo (16/04/2010 00:41:32)   -5 0
Caramba,

Durante anos só comprei gibi do homem aranha e do super....

Mas hoje leio também:
Sandman, Preacher, Vertigo, Fábulas, Transmetropolitan .

Mas o que deve vender aqui dentro como lá fora é o aranha e os mutantes.




Henrique Henrique (16/04/2010 00:24:00)   0 0
Bwua-hua-huah

Bem que o Borgo falou que NAO queria ler os comments...




Henrique Henrique (16/04/2010 00:17:05)   0 0
Hehehehehe, magoei os sentimentos do geek de meia-idade @Diego.

A insegurança foi tanta que teve que contar suas "atividades matutinas" para auto-afirmaçao. Nao fique triste, garotão, Homem-Aranha e Superman continuarão saindo para você. E felizmente, Sandman, Preacher, Vertigo, Fábulas, Transmetropolitan e vários outros para nós.

Sou colecionar há 18 anos e o atual mercado de quadrinhos não é bem esse armaggeddon como alguns estão encarando.
Os preços das revistas, apesar de nao serem baratos, sao compatíveis com o mercado e custos de produçao. Alguém aí já viu o preço de uma revistinha da turma da Monica?
É o que? R$2,90 ou R$3,50 por 70 paginas em formatinho, com uma colorizaçao e diagramaçao básica.
E sao preços compatíveis com aqueles que a editora globo praticava antes, salvo as alteraçoes de mercado, blabla, bla.
Se a Panini perder os direitos da Marvel por conta da Disney,
ótimo: concorrencia sempre é bom.
E qualquer editora que pegar o contrato vai fazer o mesmo de sempre. Abaixar os preços (e manter baixos por um tempo), reformular o mix, quem sabe o papel, o acabamento e, se Deus quiser, consertar os problemas de distribuiçao e assinatura.
Depois de um tempo, revolucionam o mercado do mesmo jeito.

O lance é que a falta de consenso aqui só demonstra que não dá pra saber o que o leitor médio quer.
Tem gente que quer formatinho de volta. Outros, só arcos fechados. Outros, encadernados, outros, uma revista por personagem.
Opniõesm individuais, por mais alegadamente "acertadas" que sejam, nao vão mudar muita coisa. Ou alguém se acha a Joana D`Arc da nossa causa?

Temos de lutar, sim, para que as revistas cheguem em tempo hábil tanto em Porto Alegre quanto Natal.
Que as assinaturas sejam melhores, mais variadas e com um atendimento que reflita a seriedade da empresa.
Que os mixes, se inevitáveis, reflitam efetivamente a preferencia da maioria dos leitores, e que as personagens publicadas sejam importantes para o enredo e crononologia.
Que a Panini seja mais transparente nessa relaçao custo/aumento de preço, já que nossa relaçao de consumo, fãs x editora é continuada.
E por aí vai...problemas mais concretos, para que possamos ter resultados mais palpáveis.

Caso contrário, é só um bando de leitor revoltado.

E sinto muito, boy-band, mas seus "fatos" são apenas o reflexo da sua opnião sobre vários "eventos" que ocorreram em razão de vários "fatores".
Tem uma diferença. Capisce?
Não vou explicar, pois após sua corrida vc pode acessar o google.




Publicidade
Fernando Fernando (15/04/2010 23:47:59)   1 0
O texto abaixo do @Gerardo é bem sério... Panini e Omelete mantém uma parceria ou Érico Assis e Hélcio mantém?

Algum comentário de alguém do omelete sobre o texto do @Gerardo.. a coisa parece bem séria!

Omelete falhou como imprensa?

##### Mais um conta básica para o sr Hélcio #########

Hoje gasto:
R$ 7,50 - Avante Vingadores
R$ 7,50 - Reinado Sombrio
R$ 7,50 - Novos Vingadores
R$ 22,50

Em Maio gastarei (para ler as mesmas histórias)
R$ 6,50 - Novos Vingadores
R$ 6,50 - Homem de Ferro
R$ 14,90 - Avante Vingadores
R$ 6,50 - Reinado Sombrio
R$ 34,40 (mes com Avante Vingadores)
R$ 26,95 (mes sem Avante Vingadores)

Me explica senhor Hélcio, como um aumento de 20% torna o quadrinho mais barato?

Você tirou 25% das revistas e no final vai lucrar 20% a mais dos compradores da linha principal...

Desculpa pessoal, só não venham com hipocrisia.

Não sou leitor de Scan, mas a opção é bem interessante... que tal tirar os 40% de lucro do sr Hélcio lendo 40% do grupo de histórias via scan?

Hélcio, meu, precisa fazer "revolução" para o bem, não para o mal!



sem avatar Gerardo (15/04/2010 21:05:04)   -5 0
Olhem esse texto que peguei em outro site e tirem suas conclusões.

Alguns vão saber a fonte, outros não. Mas vale a pena se lido.


"Para começar: já trabalhei como repórter e assessor de imprensa. Os dois lados têm suas obrigações éticas e profissionais. Como repórter obtive e pedi muitas vezes exclusividade de uma informação. É um expediente normal. O repórter do Valor Econômico sempre terá um acesso mais privilegiado do que um profissional do Brasil Econômico. Justo? Não. Normal? Sim.

E qual o porquê disso ocorrer? Simples. As assessorias querem garantir o melhor espaço para seu cliente, mesmo respeitando todos os veículos. Já negociei muitas vezes conceder ou receber uma informação antes de outros, inclusive para este blog.

Apesar de tudo isso, nunca, em momento algum da minha vida profissional, vi a situação bizarra de uma empresa negociar a exclusividade e divulgar em qual canal a informação será dada. É como se um dirigente esportivo dessa uma informação para um veículo e avisasse a todos para lerem aquele jornal porque a notícia vai sair ali. Ele não vai falar para mais ninguém.

Isso dá margem para outras dúvidas: é uma informação ou um teaser? O veículo negociou uma exclusividade ou um espaço privilegiado? Porque se é uma informação, qual o interesse da fonte em divulgar? Ela divulga todos os que publicam suas informações?

E, principalmente, qual o motivo da assessoria da Panini fazer propaganda do site de graça? Diversos sites e blogs publicam informações sobre os produtos da editora. Qual o motivo de um deles receber um tratamento tão cordial quando deveria ser profissional? Em um mundo onde nada é de graça, será que uma empresa que publica produtos culturais pode trabalhar em parceria com outra que trabalha com informação cultural? E como seria essa parceria?

São tantas perguntas que não cabem em uma relação direta entre leitor e site. Erico Assis se refere às mudanças editoriais da editora como revolução em seu perfil e fez uma entrevista pouco incisiva com Helcio de Carvalho, responsável pelas mudanças. Seu bate-papo com Carvalho é, na melhor das hipóteses, de uma incompetência absurda em termos de comunicação. Não questiona de onde diabos o editor tirou seus números e simplesmente ignora o fato da empresa chamar de revolução algo que não altera nenhum paradigma editorial.

Será que ninguém lá vai perguntar para a Panini o porquê de chamar essas mudanças de revolução?

Assis já fez trabalhos para a Panini como tradutor, mas não revela isso em seu perfil no Omelete. Um conflito de interesses que poderia ser minimizado com outro redator pegando a pauta ou simplesmente comunicando o fato ao leitor e deixando que ele faça seu julgamento. Seu xará, Erico Borgo, foi o responsável pela primeira nota sobre o assunto e também é responsável pelo site da editora, como deixa claro na seção cozinheiros do Omelete.

Não vou questionar o direito de cada um se virar como pode em um mercado cruel com seus profissionais. O que me incomoda é deixar na mão do leitor que pesquise essas conexões para descobrir que os dois redatores recebem dinheiro da editora para outros trabalhos. Até que ponto isso os atrapalha? E porque o site não divulga isso na própria nota? Não vejo problema em usarem seu espaço para isso, desde que deixem tudo às claras. Eu mesmo já divulguei coisas do trabalho por aqui e tomei o cuidado de avisar que era algo do meu interesse pessoal.

Tudo isso independe de ser ética jornalística. É uma questão de respeito com leitores, uma ética da comunicação, comum a qualquer blogueiro, twiteiro ou redator de sites. Se o entretenimento é levado a sério, não é justo com todos os leitores do Omelete que não se dê o devido respeito e seriedade a uma matéria tão importante.

Os quadrinhos nacionais precisam de menos gente passando a mão na cabeça, apertando as mãos e mais discussões debates e lançamentos. Para isso, cada pessoa envolvida com a nona arte deve cumprir sua obrigação. Profissionais dos quadrinhos devem trabalhar em cima da realidade e não de achismos ou miragens. E pessoas que falam sobre quadrinhos devem questionar, criticar e encorajar as editoras a trazerem a inovação que precisamos.

Não vamos conseguir isso sem fazer as perguntas que incomodem."

AHHHHHHHHHH....Omelete.

Que mancada de principiante.



sem avatar Gerardo (15/04/2010 20:35:00)   -5 0
"Por falar em mix de histórias, os títulos DC ficarão assim:
- Superman: World of New Krypton, Superman, Secret Origin, Action Comics (haverá uma rotatividade entre os títulos)
- Batman: Batman, Batman & Robin, Streets of Gotham
- Liga da Justiça: JLA - Cry for Justice, JSA, Flash: Rebirth
- Lanterna Verde: Green Lantern, Green Lantern Corps, Brave & the Bold (posteriormente, títulos relacionados à minissérie A Noite Mais Densa serão incluídos no mix)
- A Sombra de Batman: Batman Confidential, Detective Comics, Gotham City Sirens, Red Robin, Batgirl
- Universo DC: Adventure Comics, Supergirl, Superman/Batman, Wonder Woman e títulos relacionados à minissérie A Noite Mais Densa)"


Secret Origin
Flash: Rebirth
JLA - Cry for Justice

Nas revistas mensais..... mini-série deveria ser lançada numa revista separada.
Eles fazem isso na marvel. Por que não na dc?

Tô fora. Se a intenção é obrigar a comprar as revistas....

VOCÊS SE F@#DERAM!!!!!!!!!!!!!

PS: Cagaram para New Titans , Titans, gladiador dourado.....


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.............



Jaguaracy Jaguaracy (15/04/2010 20:14:30)   1 0
@ Hentique:

Sobre seu comentário: "Sendo assim, qualquer editora vai fazer o que achar melhor, de forma integralmente independente da opnião do seu público, já que a única coisa que ficou clara é que NÃO SOMOS um consenso."
Pergunto: Já ouviu que toda unanimidade é burra? O que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo? Que gosto não se discute (apenas se lamenta)? Consenso aqui? Sonha "Alice"!




sem avatar Gerardo (15/04/2010 20:01:09)   -5 0
"nota: eu acordo as 05:00 da manha todos os dias, corro 30 min e depois do café entro na internet antes de trabalhar... por isso posto cedo mesmo, naum madrugo na frente do pc (todos os dias). "


Parabéns campeão.

kkkkk ...Brincadeira viu.

Eu costumo correr também . Só no final da tarde. Mas tem gente aqui que comenta às 03:00 AM????!!!!!



Ricardo Ricardo (15/04/2010 19:35:09)   0 0
essa panini são um corja de filhos de ****, além desses cortes escrotos e da ***ria que é 15 REAIS!na revista dos vingadores com as sagas mais importantes, os putos tem a assinatura com as escolhas de pacotes satanicos, você pode ficar com NADA que é o pacote comum ou se quiser ter a linha ultimate(como o maldito disse, o título mais vendido deles)você é OBRIGADO a levar uma facada no fio o fo e pagar 70 pilas no mes pela linha PREMIUM.
BELA REVOLUÇÃO, torço pra que a pirataria ferre com a industria dos quadrinhos de vez e que os quadrinhos sejam publicados por uma distribuidora menos demoniaca.



sem avatar Diego (15/04/2010 19:09:30)   0 0
oq o David postou é a síntese do bom censo... realmente oq interessa é o conteúdo... e não "ajudar a boa e velha parceira da garotada da Panini".

oq eu to vendo é gente q lê muito pouco quadrinho (pq é muito pouco oq a Panini distribui) e deixa de ser fã da Marvel/DC pra virar fã de uma distribuidora...

é como o prisioneiro q desenvolve afeição pelo carcereiro....



sem avatar Diego (15/04/2010 18:51:39)   0 0
Demorou pra desponder filhão... (@Henrique), mas adorei a estratégia utilizada... "quando sem resposta, ridícularize"... naum precisa se envergonhar, naum foi só vc q optou por esse plano de ação.

Agora reflita...

Nós somos obrigados a comprar sempre um Mix de títulos pq a Panini é sempre obrigada a comprar tbm.... (fato)

Aumentar o preço das HQ's agora seria um tiro no pé muito grande... pq naum há nada q justifique (em custos) o aumento das HQ's... e naum há a muitos anos... tanto q o Helcio menciona o tempo sem reajustes na entrevista (fato)

As antigas distribuidoras tiveram q se retirar do mercado de quadrinhos pq tomaram decisões erradas q fizeram a demanda retroceder e tornaram deficitárias as suas operações (fato)

A Panini é um monopólio (fato) e pode ter a sua atuação reduzida pela metade pela Disney...

Entaum em tudo q tange o seu novo "espirituoso" comentário... devo te informar... nuam é uma opnião... é FATO!

Toda a minha opnião, q tinha nekele post... era sobre o posicionamento de uma parte taum pequena q chega a ser despresível, de pessoas defendendo uma empresa q começa errada ainda no modo de interação com o mercado (Administrador formado é quem diz)...

e vc SÓ LÊ MESMO A MERDA DO HOMEM ARANHA E SUPERMAN... PQ É O FOCO DE ATUAÇÃO DA PANINI SEU MANÉ... NAUM É A MINHA OPNIÃO!!!!

nota: eu acordo as 05:00 da manha todos os dias, corro 30 min e depois do café entro na internet antes de trabalhar... por isso posto cedo mesmo, naum madrugo na frente do pc (todos os dias).



Jaguaracy Jaguaracy (15/04/2010 18:23:24)   1 0
Leiam abaixo a resposta do Sr.º Hélcio de Carvalho ao e-mail que lhe envie:

ESCLARECIMENTOS

Prezado sr. Jaguaracy.

Recebemos a sua mensagem e entendemos o seu ponto de vista.

Gostaríamos, porém, de salientar que as mudanças que estamos promovendo são justamente no intuito de fornecer a todos os leitores um produto com a qualidade habitual com que a Panini costuma produzir suas revistas, só que a um preço mais baixo, dando ao leitor a oportunidade ser ainda mais seletivo no que deseja ou não comprar. Se puder acessar o site do Universo HQ, lá estou explicando com mais detalhes essa nova etapa dos quadrinhos de super-heróis no Brasil

Nosso objetivo principal foi ampliar a abrangência de leitores, oferecendo títulos mais em conta e com um mix de histórias mais reforçado.

Por falar em mix de histórias, os títulos DC ficarão assim:
- Superman: World of New Krypton, Superman, Secret Origin, Action Comics (haverá uma rotatividade entre os títulos)
- Batman: Batman, Batman & Robin, Streets of Gotham
- Liga da Justiça: JLA - Cry for Justice, JSA, Flash: Rebirth
- Lanterna Verde: Green Lantern, Green Lantern Corps, Brave & the Bold (posteriormente, títulos relacionados à minissérie A Noite Mais Densa serão incluídos no mix)
- A Sombra de Batman: Batman Confidential, Detective Comics, Gotham City Sirens, Red Robin, Batgirl
- Universo DC: Adventure Comics, Supergirl, Superman/Batman, Wonder Woman e títulos relacionados à minissérie A Noite Mais Densa)

Os títulos Marvel ficarão assim:
- Homem-Aranha: Amazing Spider-Man
- X-Men: Uncanny X-Men, X-Men Legacy, minisséries e especiais relacionados aos Filhos do Átomo
- Wolverine: Wolverine, Wolverine - Weapon X, Wolverine Origins
- X-Men Extra: X-Force, Cable, New Mutants, X-Factor, Deadpool
- Homem-Aranha Especial: Amazing Spider-Man Family, especiais e minisséries relacionados ao Amigão da Vizinhança
- Os Novos Vingadores: New Avengers, Thor, Captain America
- Homem de Ferro: Invicible Iron Man, Black Widow - Deadly Origin, Iron Man vs. Whiplash
- Reinado Sombrio: Dark Avengers, Thunderbolts, Deadpool
- Universo Marvel: Fantastic Four, Daredevil, Dark Reign - Elektra, Incredible Hulk
- Avante, Vingadores!: Secret Invasion - New Nation, New Avengers - The Reunion, Mighty Avengers
- Ultimate Marvel: englobará as novas séries da linha Ultimate recém-publicadas nos EUA

Marvel Max chegou ao fim pelo mesmo motivo que nos fez substituir ou interromper outros títulos anteriormente: vendas insuficientes. Manter em bancas um título que não tem um desempenho mínimo de vendas acaba roubando o resultado de outros produtos. No entanto, Marvel Max chega ao fim concluindo a revista Punisher Max, escrita por Garth Ennis e encerrada na edição 60. Mas, como já dissemos, isso não significa que a linha terá fim. Em breve, teremos encadernados especiais de títulos novos do selo. Ou seja, a revista mensal será interrompida, mas ainda teremos vários lançamentos Max no Brasil.

Marvel Millennium era uma de nossas melhores revistas em termos de vendas. Porém, tivemos de reformular a linha pois a Marvel fez isso nos EUA. Em breve, o novo material será publicado por aqui na revista Ultimate Marvel.

O sistema de assinaturas tem funcionado a contento, mas sempre é possível estudar novas formas de atender aos anseios dos leitores. Para isso, é importante dirigir-se ao departamento responsável por esse setor.

No mais, só temos a lhe agradecer por estar nos acompanhando ao longo desses oito anos em que a Panini se consolidou como a maior editora de quadrinhos da América Latina e torcer para que você continue conosco por muito mais tempo.

Um forte abraço --

Helcio de Carvalho

helcio@mythoseditora.com.br



sem avatar Marco (15/04/2010 18:22:50)   0 0
Eu realmente fiquei chocado com as respostas dadas por sr. Helcio de Carvalho para as referidas perguntas!

Uma pesquisa do porte que seria necessário para dar qualquer embasamento aos seus argumentos demandaria muito tempo e custaria muito dinheiro! Não ouvi ou li relato algum sobre tal pesquisa dentro área...pelo menos nos últimos 3 anos! É praticamente impossível mensurar tais dados!!! Resumindo, um blefe para tentar, de forma imatura e infantil, as mudanças da editora!

Ainda digo que o sr. Helcio de Carvalho deveria ler os quadrinhos que "vende", talvez assim entenderia melhor os pq do repúdio da avassaladora maioria dos comentários aqui postados!

O problema que gira em torno da editora é um problema comum nas empresas brasileiras hj em dia: Dão o cargo para gestores com passado na área mas que não se atualizam tecnologicamente, nem junto com seus consumidores, criam ciclos viciosos e comentem erros que antes já haviam cometido!

Como pode uma empresa do porte da Panini colocar um indivíduo como mediador Consumidor X empresa sem nem sequer ter embasamento naquilo que fala.!

Isso só aumentou a distância entre leitores e empresa e não me surpreenderá se houver uma drástica baixa nas vendas daqui por diante!

Agora a Panini irá pagar a prepotência e falta de respeito do sr Helcio através das vendas!

O que é uma pena pra todos no Brasil!

A propósito, leio scans e compro as hqs da panini desde as número 1!!!

Um abç aos colegas colecionadores e desculpem qq rispidez nos meus comentários mas me senti ofendido com as respostas do sr Helcio e com tanmanha ignorância do mesmo perante a classe consumidora de quadrinhos!!



Publicidade
Jaguaracy Jaguaracy (15/04/2010 18:18:28)   1 0
Posto a seguir o e-mail que encaminhei ao Sr.º José Eduardo Severo Martins
Diretor-Presidente da Editora Panini/Brasil

Att.: Sr.º José Eduardo Severo Martins
Diretor-Presidente da Editora Panini/Brasil

Sobre as declarações do Sr.º Hélcio de Carvalho postadas no site do Omelete:

O Sr.º Hélcio de Carvalho falou muito, mas não disse nada que os leitores quisessem ouvir.

Seus argumentos e explicações sobre o público consumidor, a alta da gasolina e a comparação com o mercado norte-americano, simplismente não prosperam.

O que a Panini Brasil está fazendo é repetir os erros da sua antecessora (a malfadada Editora Abril), desrespeitando a vontade e a opinião da sua legião (até então) fiel de leitores, chegando até a insultar nossa "nérdica" inteligência!

Propondo-nos perder uma história de muitos títulos mensais por uma "pseudo" redução de preço e nos empurrando títulos "novos" com menos da metade (48) das páginas por quase 100% a mais no valor.

Façamos as contas: Se um exemplar de 100 páginas custa R$ 7,95 e dois teriam 200 páginas por R$ 15,90, como sairemos ganhando ao comprar uma revista com 148 páginas por A - B - S -U - R - D - O - S R$14,90?

Fala sério!!!

Isso tudo sem mencionar a tresloucada idéia estapafúrdia de cancelar títulos mensais consagrados que suaram para chegar a números como 100, 90, 70, etc.

Além de tudo isso e apesar de vivermos em um Estado Democrático de Direito, impõe-nos "pacotes" pré-escolhidos pela própria Panini no que chamam de assinatura.

Porquê não nos permitir o direito de escolhermos o que queremos ler ao criarmos os nossos próprios pacotes, de acordo com nossas predileções e poder aquisitivo?

Conclamo a todos que como eu, contribuíram religiosamente a cada mês nestes últimos 8 anos e 4 meses, para que a Editora Panini chegasse onde chegou, que protestem, se rebelem e em última instância, boicotem-na, ao deixar de comprar durante 1 ano seus produtos, até que nosso protesto deixe de ser um sussuro isolado e torne-se um ensurdecedor grito coletivo de "ABAIXO A REVOLUÇÃO EDITORIAL DA PANINI E SEU AUTORITÁRIO DESRESPEITO À NOSSA OPINIÃO"!

Meu nome é Jaguaracy de Lima dos Santos. Tenho 33 anos e há 26 coleciono revistas em quadrinhos.

Atualmente compro mensalmente (desde o primeiro número de cada) TODO o material da DC/Panini e mais Homem-Aranha, Marvel-Millennium: Homem-Aranha, Marvel Max, Universo Marvel e a "caçula" Reinado Sombrio, além de alguns especiais e minis!

P.S.: Esta mensagem e todo seu conteúdo (desabafo, protesto, idéias difundidas e boicote sugerido) será reproduzida em todos os blogs, fóruns e sites especializados em HQ!

"The penis migthier than the sword!"

Meus emails para contato são: thedarknesslord1976@yahoo.com.br e domcasmurro1976@hotmail.com





Jaguaracy Jaguaracy (15/04/2010 18:16:20)   1 0
14/04/2010 - Caros amantes das HQ,

Fiz o que o Sr.º Hélcio de Carvalho, deveria fazer (ainda é tempo) e li (além de estar postando meu segundo comentário) os mais de 200 pontos de vista aqui expressos, sendo a maioria CONTRA A "REVOLUÇÃO EDITORIAL DA PANINI" e aproveito o ensejo para convocar e conclamar os que como eu (vide meu primeiro comentário lá embaixo...) estão indignados, insatisfeitos e se opõem a este flagrante e escrachado desrespeito a nós, fiéis (até outrora) leitores dos Universos Marvel/DC publicados pela Panini Brasil, a boicotar essas absurdas mudanças, deixando de comprar seus exemplares e difundir essas idéias com os demais leitores de HQ, aqui e em todos os blogs, fóruns e sites especializados!!!
Todos estão convocados!
Alistem-se nas fileiras da legião dos que não aceitam essas falácias, logros e engodos do Sr.º Hélcio de Carvalho e da própria Panini, que nos iludem com uma pseudo redução de preço apenas para extinguir séries, cancelar títulos e encarecê-los (Se um exemplar de 100 páginas custa R$ 7,95 e dois teriam 200 páginas por R$ 15,90, como sairemos ganhando ao comprar uma revista com 148 páginas por A - B - S -U - R - D - O - S R$14,90) e lançar novos títulos oportunistas em busca de novos clientes e não leitores, pois como toda empresa mercenária, a PANINI está apenas visando o seu próprio lucro e que se danem nossa opinião e satisfação!!!
BOICOTEM-NOS!!!
BASTA QUE FIQUEMOS APENAS UM MÊS SEM COMPRAR SUAS PUBLICAÇÕES PARA QUE "Nosso protesto silencioso como um sussurro, tornar-se-á ensurdecedora e avassaladoramente ouvido, até pelos mais surdos tímpanos furados que regem a PANINI/BRASIL!"
DIVULGUEM!
DIFUNDAM ESSA IDÉIA E BOICOTEM A PANINI!!!



Juliana Juliana (15/04/2010 15:07:14)   0 0
Já vi chamados ao boicote como forma de protesto. Mas não acredito que a solução seja essa. Eu não quero, assim como outros colegas, parar de comprar e colecionar quadrinhos. Queremos qualidade e respeito.

E com tanto barulho suscitado pela revolução, espero que a Panini olhe com carinho as opiniões de seus leitores, levando-as em consideração.



Brunno Brunno (15/04/2010 13:54:00)   0 0
Sei que há muito mais envolvido...

Mas acho interessante a comparação de como algumas coisas DEVEM ser copiadas e como outras devem ser ESQUECIDAS...

Irônico, não?



sem avatar Gerardo (15/04/2010 13:53:44)   -5 0
Esse é o mal do brasileiro: sempre passando a mão na cabeça.

Como assim temos que reconhecer esforço e bom trabalho da Abril. Tomara que esse editora nunca mais publique nenhum gibi de herói da DC ou Marvel.

Essa editora nefasta é responsável pela maior cagada editorial da história das HQ`s: A primeira publicação das guerras secretas. Isso é motivo de piada lá fora.

Essa editora de merda só ficou tanto tempo com Hqs pois em sua época a internet não era tão difundida e os scans ainda engatinhavam.

Se o preço era justo? Pela porcaria de gibi (pequeno, papel medonho e cortes nefastos ) de graça já estava caro.

Como dizia o Alborga:

Eu so Loco ? Eu so Loco ? Eu num to Loko PAAAH… Eu Num to LoKooo PAH , PAH , PAAH.

Seus falsos poetas.

Ahhhhh...Esses nerds burocráticos....



Brunno Brunno (15/04/2010 13:52:54)   0 0
Alguns post atrás alguém comentou sobre a numeração das revistas, que provavelmente deverão sofrer alterações, voltando ao número 01.

Comprei as edições 600 do Homem-Aranha e do Hulk por saber que uma revista só atinge essa marca depois de muito, muito esforço. É algo simbólico.

Então por que as revistas são re-numeradas? Ora, é uma estratégia clássica de tentar atrair mais leitores que poderão acompanhar as histórias 'desde o começo', o que sabemos, é balela.

Mas a CONTRADIÇÃO vem justamente em saber que isso é espelhado no que acontece no mercado norte americano.

Ora, por que isso pode ser copiado e a publicação individual de cada revista de um personagem não?



sem avatar RAFAEL (15/04/2010 11:53:25)   0 0
Putz! Jà vi esse filme. Suspeitei que isso ocorreria. Ainda mais quando soube que o Sr. Hélcio estaria envolvido no projeto. Brindes "mixurucas" de duas páginas em revistinhas tipo "formatinho", posters "meia-boca" e chaveirinhos metálicos são coisas do Sr. Hélcio. De novo!!!!



Cado Cado (15/04/2010 11:52:17)   10 0
A questão está em prestar elogios quando merecer e criticar tb quando merecer. O q vejo aqui são colocações extremistas. Pelo nível de insatisfação apresentada aqui, que considero altíssima, deveriam existir desde antes dessas mudanças, então deveriam atribuir essas insatisfações ao que realmente as causam e não apenas a essas mudanças, pois não vejo que foram graves o suficiente para causarem toda essa indignação. Se fosse eu ñ estaria mais comprando HQ há muito tempo, na boa, já estaria em outra.



sem avatar Rodrigo César (15/04/2010 11:10:00)   -7 0
Pois é Dimas, era exatamente isso que eu queria dizer. Errar uma vez é humano... copiar o erro e repetí-lo é burrice!



sem avatar Rodrigo César (15/04/2010 11:08:41)   -7 0
Outra coisa, essa de "a Abril cortava os quadrinhos", tirando algumas exceções que eram até meio óbvias, nunca senti falta do que havia sido cortado, senti do que era pulado às vezes mas o pessoal só descobriu isso depois da internet e dos sites nerds mas até então ninguém reclamava e comprava aos montes. Tudo bem que formatinho serviu ao seu período e sempre gostei mais do formato americano e só defenderei sua volta em último caso pois o texto era prejudicado demais com o espaço reduzido, mas em compensação estava lendo ontem a Saga das Trevas Eternas da Panini e a tradução/adaptação às vezes me constrange com um bando de heróis jovens falando gírias o tempo todo, gírias deslocadas e que os deixam parecendo um pouco idiotas. O mesmo problema acontece com os dois volumes do Arqueiro Verde e Lanterna Verde onde as tentativas de usar as gírias dos anos em que as edições foram lançadas chega a dar vergonha alheia. Estas adaptações são péssimas do mesmo jeito que as adaptações para caber no formatinho não eram legais também.

Todo mundo tem defeitos e acertos. Parem de defender com unhas e dentes alguém que deveria TE defender com unhas e dentes pois é de você que vem o sustento deles.



Publicidade

None