HQ/Livros

Notícia

Editoras de quadrinhos dos EUA se unem ao FBI contra pirataria

Consórcio consegue derrubar o HTMLComics

12.05.2010, às 00H00.
Atualizada em 11.01.2017, ÀS 13H06

Um consórcio de grandes editoras de quadrinhos do EUA - Marvel Comics, DC Comics, Dark Horse, Bongo, Archie, Conan Properties, Mirage Studios e United Media - abriu uma ação coletiva contra o HTMLComics.com, que oferecia leitura gratuita de mais de 5 mil títulos. O FBI prendeu o administrador do site, Gregory Hart, em Tampa, Flórida, e apreendeu todos os servidores do site.

É a maior ação contra a pirataria nos quadrinhos já registrada. O site divulgava que tinha mais de 6 milhões de páginas de quadrinhos disponíveis para leitura, desde material da Era de Ouro até os lançamentos da semana. A "biblioteca" chegou a ser elogiada por Erik Larsen, um dos fundadores e sócios da Image Comics.

Segundo o Bleeding Cool, a ação pode ter começado com um processo movido pelo autor Harlan Ellison, que viu uma de suas adaptações para os quadrinhos, a minissérie Harlan Ellison's Dream Corridor, no site. Após ter sido esnobado por Hart, Ellison é quem teria dado início ao movimento que levou à derrubada do site.

Segundo informes da prisão, Hart não era leitor de quadrinhos e nem considerava estar agindo ilegalmente. Ele é dono de uma empresa que oferece vários serviços com base na web.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.