Assista Agora

Escritor lança romance de super-herói gay para adolescentes

E implica com retrato dos homossexuais em HQ da Marvel

Érico Assis
05 de Setembro de 2007

Hero

O escritor Perry Moore lançou na semana passada, nos EUA, o livro Hero - um romance sobre um herói adolescente que, além de novos super-poderes, tem que lidar com descobertas quanto à sua orientação sexual. O livro é o primeiro de uma série destinada ao público adolescente.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Moore diz que tem uma missão, com seu livro, de representar positivamente super-heróis gays para um público que também está "se descobrindo". E reclama da representação dos heróis gays nos quadrinhos, particularmente do caso de Estrela Polar.

O herói da Tropa Alfa, da Marvel Comics, que se revelou homossexual no início da década de 90 (em histórias não publicadas no Brasil), foi morto durante uma história de Wolverine dois anos atrás. Apesar de o herói ter ressuscitado depois, como é comum nos quadrinhos, Moore disse que o fato de um dos personagens mais populares da editora matar seu herói gay mais proeminente tinha uma mensagem negativa.

O escritor inclusive lançou uma campanha contra a edição, indo a comic shops e colando adesivos nas capas e páginas internas da revista com os dizeres "Não pode haver um super-herói gay?", "Homofobia?", "Questione-se: isso são direitos iguais?". Além disso, lançou o website "Quem se importa com super-heróis gays?", em que relata as experiências de mais de 60 personagens homossexuais dos quadrinhos.

A entrevista do autor provocou a ira de Mark Millar, roteirista das edições de Wolverine citadas. No fórum de seu site, ele não mediu as palavras para criticar Moore: "Ah, diga para ele se f****. Ele [Estrela Polar] não morreu por ser gay. Ele morreu porque foi manipulado pelo Tentáculo. Ugh!". Posteriormente, ainda brincou: "P*** que o pariu. Acabei de ouvir que alguns dos mortos no Titanic eram gays e lésbicas também. VÁ TOMAR NO **, SEU ICEBERG HOMOFÓBICO!".



Publicidade

Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.