Assista Agora

Fear Itself | Roteirista diz que mortes nos quadrinhos não podem ser levadas a sério

E justifica que evento Marvel foi sua declaração sobre as mortes

Érico Assis
10 de Janeiro de 2012

fear itself

O roteirista Matt Fraction, que em 2011 foi responsável pela saga Fear Itself da Marvel Comics, conversou com o CBR sobre um assunto que mobiliza, para o bem ou para o mal, vários fãs de quadrinhos: o lema "quem é morto sempre aparece".

Spoilers a partir daqui.

Fear Itself ilustra bem essa prática recorrente dos quadrinhos de super-heróis: as duas mortes "importantes" da saga, de Thor e de Bucky Barnes, foram revertidas poucas edições depois. Fraction diz que não foi por acaso.

"Fear Itself era para ter sido minha declaração sobre a 'morte' nos quadrinhos. Não é de verdade. Ninguém morre de verdade nos quadrinhos. Nos gibis, o que interessa da morte é a ressurreição. O personagem sempre vai voltar. Esta é a história. Não é a história que torna a morte sem sentido. Toda morte nos quadrinhos é sem sentido", defende o roteirista.

"É tudo ficção. Eles vão viver mais do que nós. É tudo lenda, mito. São histórias que vamos nos contar por anos e anos. Hércules vai ter para sempre seus Doze Trabalhos, seja meu avô lendo para mim ou eu lendo para o meu filho. Nesse sentido. Fear Itself foi minha contribuição sobre o assunto. A história não trata da morte do Thor, mas de como vamos trazê-lo de volta. Não se trata de uma morte significativa, e sim de uma ressurreição significativa."

Fraction diz que Thor, atualmente sumido da sua série, vai retornar em breve, assim que conseguir sair do lugar onde se encontra, "para onde vão os deuses quando morrem". Fear Itself sai neste ano no Brasil.

Leia mais sobre Fear Itself
Leia mais sobre Matt Fraction
Leia mais sobre a Marvel Comics


Compartilhar

Comentários (22)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Galen Galen (02/02/2012 10:04:13)   664 1
Eu me recordo que algumas das mais emblemáticas historias dos quadrinhos de super-heróis estavam ligadas a morte ...

A Morte de Gwen Stacy , a morte de Norman Osborn,a morte de Adam Warlock , a morte de Jean Grey a Fênix ,a morte do Capitão Mar-Vell,a morte de Karen Paige ...

Ouve um tempo em que a morte tinha sentido e era um recurso narrativo interessante e valido nas histórias dos super-heróis . Quando um personagem " morria " era " adeus " . Nada de " ressurreições " o personagem tinha atingido um momento culminante um momento em que ele não tinha mais como retroceder um momento em que ele tinha que morrer pois se não morresse invalidaria o esforço e sacrifício de todos , um momento que para ele era seu momento máximo o momento do seu gesto final de seu ultimo grito de seu ultimo apelo .

Hoje ? Nada mais disso adianta . A morte virou um recurso banal e que com uma única historia qualquer um invalida o valor e a relevância que tiveram . Ninguém mais se choca ou chora pela morte de um personagem seja ele central ou de suporte . Quando alguém " morre " a primeira reação do leitor é um solene " dar de ombros " ou então dizer " Morreu ? Puxa . Que coisa . Daqui a algumas edições ele deve estar de volta ... "

Ninguém mais liga para a morte como recurso narrativo nas historias . Todas estas ressurreições tornaram a morte de qualquer personagem um ato inútil , um sacrifício fútil e um desperdício da narrativa . Por mais " brutal " que seja a morte a reação do leitor vai ser sempre de um " Ah ! Daqui a pouco ele volta ! " o que torna o recurso de se usar mortes nos quadrinhos inútil . Quem vai ligar e se importar com as mortes sabendo que a ressurreição é algo praticamente certo ?

E não deveria ser assim ! Na vida real " morreu adeus " , nenhuma ressurreição milagrosa , nenhuma volta triunfal nada disso , a morte não se deixa vencer de maneira tão patética então ela ser sempre vencida tão ridiculamente fácil nos quadrinhos me irrita e é uma das razões porque eu parei de ler estas historias e leio ao invés disso cada vez mais quadrinhos alternativos .

Eu quero uma historia em que a morte daquele personagem tenha sentido e não seja em vão e desmerecida pouco depois por uma " ressurreição triunfal " ... E isso vale para TODO E QUALQUER PERSONAGEM ! Superman , Batman , Mulher-Maravilha , Hulk , Capitão America , Fênix , Deusverine , God-Aranha e quem mais for ...



Porteiro Porteiro (11/01/2012 14:29:04)   2 0
"Morrem e voltam"??
Como explicariam o retorno do mutante velocista Super Sabre http://www.youtube.com/watch?v=OPe5fRGh-c4 (q morreu decapitado) ou do Besouro Azul Ted Kord http://reviewsquadrinhos.blogspot.com/2008/03/besouro-azul-ted-kord.html (com um tiro na cabeça)se até zumbi morre de vez sem cabeça?
Esse cara falou muito e não pensou nada!



Marcelo "Abominita" Marcelo "Abominita" (10/01/2012 14:50:06)   44 0
Impacto dessas mortes e ressurreições todas : o mesmo de uma bucha numa parede de tijolos ...faz aquele barulinho "puff"



Fabrício Fabrício (10/01/2012 13:37:13)   7 1
É por esse tipo de comentário que não compro quadrinhos... Com exceção do The Walking Dead no qual os únicos que ressucitam são zumbis, mas tem vivo que perde o olho, eles não vão na água sagrada e o olho aparece de novo, vai ficar caolho até o fim.

Esses lances de reboot, só tem uma função: fazer o consumidor fugir ainda mais dos quadrinhos e comprar apenas as histórias fechadas, como o Reino do Amanhã, Watchmen e afins.



Cadu Cadu (10/01/2012 12:27:20)   9 1
Pessoal do Omelete, o visualizador de imagens está muito ruim! O antigo tb não era lá essas coisas, mas era melhor do que o atual. Muda aí, por favor!
Abraço


Marcelo "Abominita" Marcelo "Abominita" (10/01/2012 14:48:19)   44 0
Uma droga mesmo, fora as propagandas q pulam na sua cara ...


Juliano Juliano (10/01/2012 12:02:47)   1703 1
o problema que vejo é em o personagem morrer. Se é pra trazê-lo algumas edições a frente, então qual a razão de matá-lo? Isso só tira a credibilidade da história porque fica visível que a morte do personagem foi somente pra aumentar as vendas. Foi uma morte vaga.

Vejam o Homem-Aranha. Ele possui, em suas histórias, dois personagens que morreram e que suas mortes foram muito significativas: Tio Ben, que com a morte fez o Peter aprender o quão valioso eram seus poderes e como ele deveria usá-los; e Gwen Stacy, provavelmente seu maior amor, que valorisou mais a defesa de seus entes queridos e porque manter sua identidade em segredo. Isso são mortes que se justificam, agora matar para dar uma razão para o cara voltar??

Por isso que as vendas estão em baixa. A morte de um personagem importante era pra ser algo que não acontece a cada meia edição e deveria ter um significado para os que ficaram vivos. Hoje o cara morre nos quadrinhos e os outros heróis ficam só esperando quando ele vai voltar.



Mr.Natural Mr.Natural (10/01/2012 11:00:07)   663 0
nao da pra pensar em matar personagem pra nunca mais voltar.
nao tem como acontecer isso.

o problema e que ficam matando personagem toda hora.



sem avatar joão carlos (10/01/2012 10:53:25)   57 0
Pra mim, a banalização das mortes de personagens de HQ é simplesmente a banalização dos ROTEIRISRAS de HQ's. Hoje em dia, qualquer retardado escreve um arco dizendo ser fantástico, empurra qualquer explicação e povo aceita. Nem duvido que essa briga do Ciclope e Logan vai terminar com um dos dois sendo um clone ou Skrull, e a cronologia da DC voltar por algum personagem conseguir voltar no tempo, Flash?



Hector Hector (10/01/2012 10:00:07)   756 0
"Eles vão viver mais do que nós. É tudo lenda, mito. São histórias que vamos nos contar por anos e anos"

Nesse sentido concordo com ele.

Isso é um ciclo e é perfeitamente compreensível que personagens como Homem-Aranha ou Batman sejam recriados para as novas gerações.


Porém uma coisa que o Fraction esquece de mencionar é que a execução dessas mortes e ressurreições não precisava ser "porca" e pouco criativa como vem sendo feito nos últimos tempos...


Um bom exemplo disso é o Bucky/Soldado Invernal... o que aprontaram com esse personagem foi algo completamente escroto.


Daniel Daniel (10/01/2012 14:21:14)   67 0
Realmente, assim como o Capuz Vermelho, péssimas ressureições...


sem avatar WALBERFS (10/01/2012 09:50:51)   -7 1
Se a morte não deve ser levada a sério nos quadrinhos de super-herois, então o próprio sentido do heroismo nos atos desses personagens deixa de fazer sentido!
Na verdade o heroismo deixa de existir, em última instância, pois acaba o risco, acaba a bravura, acaba o "dar a própria vida para salvar a de outros"! São mortes que não são! Fake! Um embuste, uma mentira.

Esse papo de que o que importa é como eles ressuscitam, não é honesto. Todos sabem como se dá o retorno desses herois "mortos": por um toque de magia, um retcon que mostra um detalhe despercebido, uma viagem no tempo, uma tecnologia alien ou futurista, um aspecto religioso... Onde está a criatividade nisso? Há décadas eles fazem isso!
Inovador seria morrer e permanecer morto.


Aridyvan Aridyvan (10/01/2012 12:25:02)   2091 0
Cara, esse seu comentário foi excelente.

Não poderia dizer melhor.

Já abordamos (eu e mais alguns camaradas de comentários) essa temática certa vez na crítica do Thor e o papo rendeu bem.

Em suma concordo com TUDO o que você falou. Essa é a essência do senso crítico, manifestado de forma coerente e embasada.




Publicidade
Nilto Nilto (10/01/2012 09:36:10)   78 0
Acho isso uma bosta, sério, por essas e outras que eu me distanciei das grandes sagas.

Por mais que os quadrinhos tenham o teor fantástico mitológico moderno não devem ser comparados com a mitologia antiga, aquilo não era só entretenimento era uma tentativa de se explicar o mundo em que eles viviam

E a propósito, usar o exemplo de Hércules foi infeliz, por mais que ele sempre tenha tido os doze trabalhos, Hércules morreu e não voltou.



André André (10/01/2012 08:48:37)   1292 0
Concordo com o Marcelo: a banalização do morte/ressuscita tira todo o interesse das histórias. E é isso que faz os quadrinhos americanos não serem levados a sério. Matt Fraction que tome cuidado: o próximo a perder credibilidade pode ser ele.


Zé (10/01/2012 08:57:16)   1803 0
Não enquanto ele estiver escrevendo os ótimos CASANOVA e INVINCIBLE IRON MAN.


Marcelo Marcelo (10/01/2012 08:34:26)   98 0
Engraçado... os editores e escritores, que se preocupam tanto com vendas, não se tocam de uma coisa... a banalização das mortes nos quadrinhos tiram todo o peso de marketing que essas mortes costumavam ter para alavancar as vendas... antigamente, as mortes de personagens como Fênix, Robin, Capitão Marvel e Flash, por exemplo, tinham algum impacto... eram marcantes, e as chamadas de capas atraiam leitores porque eram eventos bombásticos... acho que a última morte que teve algum impacto desses foi a do Superman...
Agora, a gente vê essas notícias e nem liga mais...



Alexandre Alexandre (10/01/2012 00:33:09)   89 0
Será que ele acha que essa explicação tem algum sentido e é suficiente para justificar as mortes e ressurreições nos quadrinhos?
Se for, isso explica o porque da falta de inteligência nos roteiros das HQs americanas de um modo geral.



sem avatar Marcos (10/01/2012 00:12:35)   174 0
Como se, depois de tantas idas e vindas de personagens ao longo dos anos, esse assunto ainda carecesse de explicação.
"Valeu", Matt. Não conseguiria dormir sem essa.



Lady Octarina Lady Octarina (10/01/2012 00:05:47)   512 0
Declarações que não trazem lá muitas novidades, especialmente quando falamos no Thor e no Bucky, especialistas em morrer... e voltar triunfalmente.




Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.