20

Herdeiros de Jack Kirby abrem novo processo contra a Marvel

Desta vez, exigem devoluções de originais e compensações financeiras

Érico Assis
18 de Março de 2010

Capitão América

Herdeiros do quadrinista Jack Kirby deram, neste mês, mais um passo na recuperação dos direitos sobre as criações de seu pai, abrindo um novo processo contra a Marvel Comics. Eles querem milhões de dólares de indenização (o valor não é discriminado no processo) e divisão dos lucros em torno das criações do lendário desenhista.

Em setembro, os quatro filhos de Kirby deram início a um processo conjunto contra a Marvel, a Sony Pictures, a 20th Century Fox, a Paramount, a Universal, a Hasbro e outras empresas. O motivo: a recuperação dos direitos autorais sobre as criações de Kirby nas décadas de 50 e 60, que incluem Quarteto Fantástico, Thor, Hulk, Homem-Aranha, Nick Fury, Homem-Formiga, Vingadores e vários outros personagens e títulos.

Em janeiro, a Marvel revidou, processando de volta os herdeiros pelo que consideravam uma ação jurídica indevida - alegando que Kirby era contratado da Marvel para as criações e sabia que estava abrindo mão de seus direitos.

Sem ceder, os herdeiros, guiados pelo advogado Marc Toberoff, mesmo envolvido na batalha pelos direitos sobre Superman, resolveram levar a batalha aos tribunais. Além da divisão dos lucros com os personagens mencionados acima, querem a devolução de páginas originais de Kirby (que, segundo a maioria dos historiadores, foram para o lixo) e compensação pelo nome do pai não ter sido citado como cocriador dos personagens em filmes como O Incrível Hulk e X-Men Origens: Wolverine.

Tudo se baseia em uma lei dos Estados Unidos que prevê que um criador pode recuperar os direitos sobre uma criação que tenha vendido a uma empresa, 56 anos após o fato, desde que esta empresa seja avisada com 10 anos de antecedência. O aviso foi dado, portanto, relativo aos personagens criados por Kirby entre 1958 e 1963 para a Marvel, sua fase áurea na editora.

O processo ainda deve se estender por anos na justiça dos EUA.


Compartilhar

Comentários (20)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Marcelo Marcelo (15/05/2010 14:23:19)   39 0
Há uma teoria que diz que o grande criador de todos os personagens clássicos da Marvel foi Jack "o Rei" Kirby, e que Stan Lee apenas pois seu nome nos créditos por causa de um parentesco com o editor da Marvel na época... dizem que até o Homem-Aranha foi criado por Jack Kirby... ele só não pode desenhar por falta de tempo, por causa dos outros trabalhos dele na Marvel, por isso a arte ficou por conta de Steve Ditko.
Eu, particularmente, acredito que essa teoria tem fundamento... Kirby escreveu e criou grandes personagens e histórias durante toda sua carreira nos quadrinhos, que vem desde a década de 30 até muito tempo depois do período dele na Marvel, enquanto que Lee só criou alguma coisa durante sua parceria com Jack... muita coincidência...
Ou seja... roteirista medíocre foi Stan Lee... quando o cara é bom, ele escreve bem durante toda a sua carreira, e não apenas durante um período... ele só é famoso por seu inegável carisma...
Alguém lembra de algum outro grande trabalho de Stan Lee após o período dele de parceria com Jack Kirby???



THE NEW TITAS THE NEW TITAS (24/03/2010 19:34:45)   323 0
Kirby era foda mesmo na arte, mas é melhor esses filhos deles deixarem essa onda pra lá.Mas a Marvel também sacaneou com ele, não colocando o nome do cara nos filmes!



Clarque Quente Clarque Quente (22/03/2010 22:58:02)   4 0
Kirby era um desenhista unico, super talentoso, mas um roteirista mediocre. Verdade seja dita. A mente criativa sempre foi de Stan Lee



Carlos Carlos (19/03/2010 16:28:44)   2 0
Sinceramente um oportunismo. Sem dúvida nenhuma. Não acredito que a justiça vai dar méritos para a família de Kirb..



Chabacano Chabacano (18/03/2010 20:15:32)   4 0
Se o contrato que o Jack Kirby assinou com a Marvel na época da criação do Quarteto Fantástico, Hulk e Homem-Aranha previa que os personagens seriam criados para pertencerem à editora, não há o que discutir. A Família Kirby está apenas ajudando o advogado por ela contratado a comprar uma casa maior...



Fernando Fernando (18/03/2010 18:07:22)   0 0
Mas o Wolverine nem foi criado pelo Kirby...

Será o início do "Jack Kirby apresenta"?



sem avatar ANDRÉ (18/03/2010 14:42:29)   0 0
KIRBY processou TODAS as editoras parea as quais trabalhou, desde os anos 30. Um gênio na arte de DESENHAR, mas pífio na criação de histórias. TUDO que ele criou graficamente só funcionou quando os CO- CRIADORES eram bons, como no caso de STAN LEE, que concebia e ele desenvolvia graficamente. Depois de ter saído da MARVEL e fracasar fragorosamente na DC, STAN LEE fez questão de readimiti-lo E, de novo, ele agrediu e traiu a editora e seus amigos. Porque agora seus herdeiros não fariam o mesmo. Ouvi dizer que ele queria processar DEUS, porque quem criou ADÃO e EVA teria sido ele....RIDÍCULO!



Emissário Emissário (18/03/2010 13:57:26)   122 0
Apesar da Belissima explicação do nosso amigo Mario, também acho que é uma coisa falha essa lei.
Do meu ponto de vista, se uma empresa me pagar para criar personagens para ela, e eu estou de acordo com os termos do contrato, então automaticamente abro mão dos direitos sobre os mesmos. Entendo que a partir daquele momento, não estou criando personagens para MIM, mas sim para a EMPRESA. Estou usando, e sendo pago, para usar minha criatividade para uma firma, e não para as minhas necessidades. Tanto é que, se os personagens não fizessem sucesso, e culminasse em prejuízo para a Empresa, seria certo ela cobrar o dinheiro de volta? com juros e correções? acho que não.
Mas concordo plenamente que o nome do Mestre tem de aparecer em Filmes e em tudo que for relacionado aos personagens que ele criou.



Lucas Lucas (18/03/2010 13:20:33)   0 0
Eu concordo com a Marvel e com os herdeiros. Os direitos devem ser todos da Marvel, por questão contratual. Porém, acho que Kirby deveria ser reconhecido nos filmes e desenhos animados por ser um dos criadores.



Homem Homem (18/03/2010 11:42:31)   0 0
Não concordo com essa lei. Mas se é lei, tem que ser cumprida.



Gravata Vermelha Gravata Vermelha (18/03/2010 11:42:03)   0 0
Tenso, mas acho q todo criador tem q ter direito sobre sua criação.



Vini Vini (18/03/2010 11:15:38)   36 0
Kirby é responsavel por boa parte dos personagens da marvel mais bem sucedidos, ele merece ser lembrado por isso.



Fabiano Fabiano (18/03/2010 10:44:48)   4 0
acho isso uma tremenda palhaçada...
então o cara recebe pra fazer o trabalho dele, gera lucro para a empresa... e os herdeiros querem receber mais?
se a moda pega atores, diretores, e toda a equipe irão querer receber mais por filmes que fazem sucesso... arquitetos irão querer receber mais pelas construções projetadas por eles... programadores, analistas, web designers, e afins vão querer receber por programas e sites que deram lucro às empresas...
"oportunismo"



Emissário Emissário (18/03/2010 09:48:50)   122 0
Vivendo e aprendendo.
Valeu Mario, pela aula.



Mario Mario (18/03/2010 07:51:16)   0 0
Nas relações contratuais em geral há um termo chamado “cláusula leonina”; significa que é uma cláusula abusiva que desequilibra a relação contratual. O contrato, em tese, deve ser lucrativo para ambas as partes em uma proporção equânime.

Durante muito tempo as grandes empresas como a Marvel e a DC exploraram seus artistas, praticamente forçando-os a vender direitos de personagens por uma bagatela. Essa postura só veio mudar na década de 90 com a criação da Image.

Muitas vezes o que é legal, nem sempre é moral. Não podemos nos submeter ao império da legalidade. A lei deve existir para servir o que é certo. E o que é certo é que Jack Kirby é um gênio que não é tão celebrado quanto merece. Os direitos pela suas criações deveriam sim ser recebidos por quem de direito – senão ele, seus herdeiros – ainda que apenas parcialmente.

Não é justo que se continue a fazer uso da obra intelectual de um homem e este seja lembrado apenas com o equivalente a um “tapinha nas costas”. A justiça a isso.

E se vai se usar o argumento de que “lei é lei”, está aí a lei estadunidense que garante a possibilidade dos criadores reivindicarem suas obras, conforme explica o penúltimo parágrafo da notícia. Muito provavelmente essa lei é resultado de uma tentativa de ajuste compensatório para os criadores graças às cláusulas leoninas dos contratos impostos por empresas aos artistas.

O melhor de tudo isso é que Kirby jamais será esquecido. Esse sim é um gênio. O que ele fez nos quadrinhos, o que ele fez na arte, numa época na qual o meio era considerado pueril e limitado, é difícil de se ver fazer de novo.



Emissário Emissário (18/03/2010 07:25:52)   122 0
Discordo do meu caro amigo Edinaldo.
Se alguém assina um contrato, seja com uma empresa, pessoa, alienígena, o que for, ela tem de estar ciente daquilo que está assinando. Kirby sabia muito bem para quem trabalhava, por quanto recebia e que tais personagens não eram mais deles e sim da Empresa. Querer depois de anos, ter de volta uma coisa que você sabe que não é mais seu, pois vendeu os direitos, seria o mesmo que comprar uma casa ou um carro e o antigo dono, depois de um tempo, querer eles de volta.



Shadowman Shadowman (18/03/2010 05:35:37)   378 0
Os trabalhos de Kirby feitos para a Marvel foram feitos por encomenda, a familia pode até te direito a royalts mas duvido que consigam os personagens de volta. Pra mim o advogado é um oportunista e está levando os herdeiros de kirby a um processo perdido.



sem avatar Edinaldo (18/03/2010 00:31:19)   0 0
poxavida,o cara deu vida às ideias de Stan Lee.
Num importa se o cara era contratado. Só porque alguém lhe paga o salario tem o direito de ficar com suas criações-e o pior, sem o minimo respeito de lhe dar creditos por ela.Espero que a familia arranque com todo o direito milhões desses conglomerados que não respeitam seus criadores e que hoje em dia ainda querem querem ditar regras.
Obrigado pessoal do Omelete pelo espaço!



Banned Banned (18/03/2010 00:25:28)   0 0
eu só queria que alguém dissesse, sem frescuras nem rodeios OQUE pode acontecer se todos esses processos (tanto os da Marvel quanto os da DC) forem vencidos pelas famílias dos artistas...



Tiago - Tiago - (18/03/2010 00:21:34)   5 0
Cuidado marc não estamos falando do ultimo filho de cripton, mas ainda sim justiça é justiça.




None