HQ/Livros

Lista

Capitão América: Guerra Civil é fiel? Veja oito momentos da HQ que estão no filme

Ou quase isso...

29.04.2016, às 13H03.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34

Capitão América: Guerra Civil adapta aos cinemas a minissérie Guerra Civil dos quadrinhos, mas, embora a premissa seja a mesma, muita coisa foi alterada para se encaixar na linha dos filmes do Marvel Studios. Ainda assim, dá para identificar alguns momentos pontuais da HQ que foram transpostos para o cinema com alguma fidelidade - ou quase isso. Veja na galeria abaixo.

A mãe de luto

None

No filme, a mãe que perdeu um filho em Sokovia enquadra Tony Stark pelo ocorrido. Na HQ, uma mãe que perdeu seu filho na explosão em Stanford faz o mesmo (mas de um jeito mais agressivo), e é a partir do remorso que o Homem de Ferro decide aceitar o registro dos super-heróis.

Primeira discussão

None

A primeira discussão entre os heróis sobre o registro acontece, na HQ, no Edifício Baxter, e há vários outros personagens envolvidos. Assim como no filme, porém, Tony Stark já toma a dianteira na posição pró-governo e um dos primeiros a se posicionar contra o registro é o Falcão Sam Wilson, principal aliado do Capitão América.

Luto

None

Na HQ, Golias morre com um raio no peito, e isso interrompe uma batalha campal de heróis, que percebem a seriedade da situação. No filme, Máquina de Combate, também um herói negro, toma um raio no peito que o tira de combate e encerra a briga no aeroporto, também levando os heróis a medir a consequência dos seus atos.

Apelou, perdeu

None

No duelo contra o Capitão América, o Homem de Ferro precisa da ajuda do computador da sua armadura para conseguir calcular e antever os movimentos de Steve Rogers. Assim, Tony Stark se ajusta ao estilo de luta do oponente e conquista uma vantagem momentânea.

Tiro, porrada e bomba

None

Algumas situações de ação se repetem entre a HQ e o filme porque já se consagraram, como o Homem-Aranha desviando do escudo do Capitão América, ou Steve Rogers saltando janelas afora em edifícios. Uma cena particular, porém, se destaca: a granada de fumaça atirada para dentro de um prédio, que no filme acontece com Ossos Cruzados e, na HQ, envolve a caçada ao Patriota, dos Jovens Vingadores.

O fim

None

O segundo embate entre Capitão América e Homem de Ferro termina, na HQ, de um jeito muito parecido com o do filme, com Steve Rogers montado sobre um Tony Stark caído, com seu capacete estilhaçado. Ao olhar o oponente nos olhos, Capitão percebe o que fez e meio que segura os golpes (mas na HQ é segurado por uma multidão).

O padrinho

None

Tanto na HQ quanto no filme, Tony Stark se torna a figura que traz o Homem-Aranha ao centro da ação. No gibi, ele convence Peter Parker a entregar sua identidade publicamente, e na tela o Homem de Ferro convence o Aranha a entrar na guerra.

ESTA CENA

None

A principal homenagem do filme à HQ é uma cena que não está nas páginas e sim na capa de Civil War #7, última edição da saga. É a imagem que se tornou emblema do conflito, com o Capitão América se defendendo dos raios repulsores do Homem de Ferro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.