HQ/Livros

Notícia

Marvel não dá chance para a Crise Final da DC entre os gibis mais vendidos de maio

Secret Invasion teve 40 mil exemplares pedidos a mais, segundo distribuidora Diamond

19.06.2008, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 06H04

A gente adiantou na Lá Fora desta semana: se a DC não conseguir subir nas vendas com Final Crisis, é sinal de que as coisas vão muito, muito mal para a editora.

Nossa previsão, infelizmente, estava quase correta: Final Crisis 1 bateu Giant-Size Astonishing X-Men 1, lançada no mesmo dia. Mas a primeira edição do evento de 2008 da DC não conseguiu o primeiro lugar nas HQs mais pedidas em maio nos EUA, segundo relatório da distribuidora Diamond Comics. Pior: o primeiro lugar ficou para o segundo número do evento 2008 da Marvel: Secret Invasion.

Secret Invasion

None
Secret Invasion #2

E 40 mil exemplares atrás, segundo a estimativa do site ICV2, um número considerável para o mercado atual (a série do Demolidor, por exemplo, teve 40 mil cópias pedidas). Com o investimento de talento e publicidade em Final Crisis, ela merecia um fim melhor. Será que os leitores estão cansados de crises DC?

Para compensar, as duas primeiras edições de "Batman R.I.P." deram uma levantada na série do morcegão, que até passou dos 100 mil exemplares. O bom número, porém, não impediu que a DC amargasse mais um mês com menos de 30% do mercado - 27,76% em arrecadação contra 43,28% da Marvel. Em unidades, respectivamente, 29,95% contra 47,56%.

Os bons números da Marvel se justificam não só por Secret Invasion - que garantiu boas posições para as duas séries dos Vingadores -, mas também por Giant-Size Astonishing X-Men, a primeira edição da maxissérie Avengers/Invaders e, como não podia deixar de ser, o debute da nova série do Homem de Ferro, lançada junto ao filme.

No mercado de coletâneas e graphic novels, correndo por fora, a série de Buffy pela Dark Horse tomou a liderança com sua segunda coletânea. Não deu nem espaço para a adaptação para os quadrinhos de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, também da Dark Horse, que ficou em terceiro (em segundo: a pesada coletânea de Hulk Contra o Mundo).

A competição acirrada entre as editoras, no final das contas, não foi totalmente positiva: houve uma recuperação de 7% em relação ao mês passado (que estava com as vendas baixas), mas uma queda de 6% em relação a maio de 2007 - época da morte de Capitão América. Sinal de que Marvel e DC, mesmo carregadas de eventos, precisam criar algo novo para chamar atenção do público que não lê tanto gibi.

Confira os 300 gibis e as 100 graphic novels ou coletâneas mais pedidos em maio nos EUA.

Acompanhe as sagas DC e Marvel assinando as revistas Panini

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.