HQ/Livros

Notícia

Morre Mick Anglo, o criador de Marvelman

Autor teve os direitos sobre o herói reconhecidos no fim da vida

11.11.2011, às 13H41.
Atualizada em 11.12.2016, ÀS 23H01

Maurice Algowitz, o inglês mais conhecido como Mick Anglo, faleceu no dia 31 de outubro, segundo informação do site Comic Bits Online. O homem que criou Marvelman, o super-herói mais famoso dos quadrinhos britânicos, tinha 96 anos.

marvelman

None

Não é segredo que Anglo foi contratado para fazer o que, na prática, era um plágio. A editora britânica L. Miller & Sons publicava na Inglaterra os quadrinhos do Capitão Marvel, sucesso tão grande lá quanto nos EUA. Quando a DC Comics processou a editora americana do Capitão, as histórias do personagem foram suspensas. Não querendo perder seus leitores já conquistados, a editora britânica buscou uma solução em 1954: um personagem praticamente idêntico ao norte-americano, chamado Marvelman, também criança que se transformava em adulto superpoderoso ao dizer palavra mágica, também com superfamília. Anglo ficou encarregado da criação.

Marvelman voltou a fazer sucesso nos anos 80, quando Alan Moore escreveu uma série de histórias hoje consideradas clássicas para a revista Warrior. Após isto - e a exportação para os EUA, via editora Eclipse, onde o herói virou Miracleman por solicitação dos advogados da Marvel Comics -, o personagem virou pivô de um emaranhado jurídico que até hoje não se resolveu. Em poucas palavras, não se tem certeza se o personagem (e suas histórias) pertencem a Anglo, à editora original, à Warrior, a Alan Moore, à Eclipse ou a outros autores que passaram pelo personagem.

Quem começou a tentar resolver o emaranhado foi a Marvel Comics, que comprou os direitos de Anglo em 2009 e vem republicando nos EUA as histórias que o autor fez na década de 50. Mas os fãs ainda estão esperando republicações das histórias de Moore e a conclusão das que Neil Gaiman e Mark Buckingham começaram com o personagem em finais da década de 80. Com a compra da Marvel, o personagem voltou a ser chamado de Marvelman nos EUA. O ponto positivo até agora nessa história, comentado por Alan Moore, é que Anglo foi reconhecido, no fim da vida, como autor e detentor de parte dos direitos sobre Marvelman, o que garantiu tranquilidade financeira a ele em seus últimos anos de vida.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.