HQ/Livros

Notícia

Abril lança novo Superpato

Abril lança novo Superpato

25.03.2003, às 00H00.
Atualizada em 08.12.2016, ÀS 18H03



Clique para ampliar



Clique para ampliar

A Editora Abril anunciou em recente press release que estará lançando nas bancas de todo país ainda este mês o gibi Donald Super, versão brasileira da revista italiana PK, que conta as novas aventuras futuristas do alter ego super-heróico do Pato Donald, o Superpato.

Antes de entrarmos nos detalhes do novo lançamento, vamos a uma breve história do personagem:

Criado na Itália em 1969 pela equipe Elisa Penna, Guido Martina e Giovan Battista Carpi, o Superpato (Paperinik, em italiano) era de início uma homenagem ao personagem italiano Diabolik, astro das HQs italianas já publicado no Brasil pelas editoras Vecchi e Record, uma espécie de criminoso sofisticado. Diferente de sua inspiração, o personagem da Disney era um combatente do crime e vivia histórias consideravelmente mais bem humoradas, mas com um componente de ação e aventura inexistente nas HQs Disney normais (muitas das clássicas aventuras do Superpato foram publicadas no Brasil pela Editora Abril, inclusive em uma revista própria nos anos 80 - o Almanaque do Superpato - e até merecem uma republicação).

Com o tempo, porém, o personagem foi sendo esquecido no meio dos outros zilhões de personagens da Disney, mas nos anos 90 os italianos prepararam uma total reformulação da série. A história agora se passava no futuro e o Superpato era um herói mais tecnológico, trabalhando em parceria com uma inteligência artificial, e com histórias voltadas para o público adolescente, ao contrário do habitual público infantil das HQs da Disney. Essa série conseguiu grande repercussão na Itália e chegou mesmo a ser publicada no Brasil (como As Novas Aventuras do Superpato), infelizmente com pouco sucesso.

PK tornou-se, tal e qual WITCH (que já é publicada com sucesso no Brasil pela Abril), um dos carros-chefes da Disney italiana e um dos símbolos da renovação das HQs Disney no país.

Mas após alguns anos a série italiana começou a ter problemas, as histórias não tinham o mesmo apelo de antes com o público e a Disney italiana decidiu reformular a série. Depois de uma tentativa mal sucedida (a série PK2), chegou-se finalmente à série atual, lançada na Itália em agosto do ano passado. Novamente chamada PK, a série recomeça a história do herói a partir do zero com uma nova origem e não requer conhecimento prévio da série (para sorte dos leitores brasileiros!). Segundo a Abril a série faz uma uma releitura do personagem com uma moderna mistura de ação, mistério e ficção cientifica. Embora não tenha sido lá muito bem recebida pelos fãs da série antiga (OK, agora está parecendo uma série de super-heróis ), a nova versão obteve grande sucesso na Itália e é base do videogame do personagem, que foi lançado no ano passado para Playsation 2 e GameCube.

Na nova versão, claramente inspirada no Lanterna Verde da Era de Prata, o Pato Donald é recrutado pela Tropa de Guardiões da nossa galáxia para combater os alienígenas evronianos.

Mas e a edição nacional?

A Abril promete uma versão surpreendentemente fiel ao original italiano. A revista terá 82 páginas em formato americano, com papel e impressão de qualidade. A revista conterá, além das HQs propriamente ditas, matérias de interesse do público jovem, como novidades do mundo do cinema, TV, DVD, testes, curiosidades, bastidores e muito mais. O preço será de R$ 6,90.

Em termos de HQs, se a edição brasileira for fiel ao original italiano, ela terá duas histórias (os títulos são os dos originais italianos, a versão da Abril pode diferir): Um super-herói por acaso (48 páginas) e Troca de guarda (12 páginas). Uma vez que a Abril é uma das poucas editoras Disney do mundo a manter a retrógrada política de não creditar os autores das histórias, o Omelete presta um serviço de utilidade pública fornecendo os nomes dos autores: Na primeira história Gianfranco Cordara (roteiro) e Lorezo Pastrovicchio (arte), na segunda Stefano Ambrosio (roteiro) e Claudio Sciarrone (arte).

A equipe do Omelete espera que títulos como Donald Super e WITCH dêem um novo fôlego à combalida linha Disney da Editora Abril. A linha vem sendo negligenciada há muitos anos, com uma escassez de histórias novas (especialmente nacionais), uma seleção de material incompreensível e valores de produção cada vez mais baixos (como o fenômeno da pixelização em vários dos títulos Disney da Abril em tempos recentes demonstra). Considerando o quanto a Abril deve aos personagens da Disney (a primeira revista da Abril foi o Pato Donald 1 de 1950!), a situação atual é completamente inaceitável. Vamos esperar que este novo Donald número 1 também marque o início de uma nova linha Disney Abril.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.