Alan Moore reage à polêmica entre Frank Miller e o movimento Occupy

Britânico se opõe ao quadrinista e apoia os ocupantes de Wall Street

03/12/2011 - 18:31 - Marcelo Hessel
Alan Moore
Alan Moore: Alan Moore

As declarações de Frank Miller contra o movimento Occupy - "palhaços que fazem mal à América" enquanto o islamismo é o verdadeiro inimigo, segundo o quadrinista - continuam repercutindo.

Questionado pelo Honest Publishing se tem uma posição política oposta à de Miller, o também autor de quadrinhos Alan Moore disse que sim. A oposição do autor de Watchmen e A Piada Mortal está em sintonia com a do jornal inglês The Guardian , que enxerga fascismo não só nas palavras de Miller como em todo a mitologia dos super-heróis americanos.

"Bem, Frank Miller é alguém cujo trabalho mal acompanhei nos últimos 20 anos. Acho que as coisas de Sin City são misoginia ultrapassada, 300 parecia ser incrivelmente anistórico, homofóbico e completamente equivocado", começou Moore. "Ouvi falarem do discurso dele contra o movimento Occupy. É o tipo de coisa que eu esperaria dele. Sempre me pareceu que o mundo dos quadrinhos, em sua maioria, se você tivesse que localizá-lo politicamente, seria de centro-direita. Essa posição seria a mais liberal que eles se permitiriam ir (...) Tenho falado isso desde o começo da minha carreira."

"Sim, seria justo dizer que eu e Frank Miller temos posições diametralmente opostas sobre todo tipo de coisa, e certamente sobre o movimento Occupy", emenda. Moore então diz o que pensa da juventude organizada que toma cidades para protestar contra o capital especulativo e as grandes corporações e a favor de um engajamento social do governo dos EUA:

"Do meu ponto de vista, o movimento Occupy são pessoas comuns exigindo direitos que eles sempre deveriam ter. Não consigo pensar em nenhuma razão para nós, como população, ficarmos assistindo à redução drástica dos nossos padrões de convívio e dos nossos filhos, possivelmente por gerações, enquanto as pessoas responsáveis por isso têm sido recompensadas. Eles certamente não têm recebido punição em nenhum sentido, porque são 'grandes demais para errar'. [O movimento] é um grito justificado de ultraje moral e parece que está sendo conduzido de um jeito pacífico e inteligente, o que provavelmente é outra razão para Frank Miller ficar tão desagradado. Tenho certeza de que se fossem uns jovens vigilantes sociopatas com maquiagem de Batman na cara ele seria bem favorável."

Leia a entrevista em duas partes que fizemos com Alan Moore em 2007: Parte 1 | Parte 2

Leia mais sobre Alan Moore
Leia mais sobre Frank Miller

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - secret-wars-marvel

    secret-wars-marvel
  2. 2 - batman-hqs
  3. 3 - madmax4
  4. 4 - superman-hq
  5. 5 - arrow
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

batgirl.jpg
batman-arkham-knight
Justice-League-of-America-1-capa1.jpg
liga-da-justica-hq
Thors-1-capa4.jpg
secret-wars-marvel
Game-of-Thrones-S5E02-6.jpg
game-of-thrones
Lex-Luthor-em-Batman-Superman.jpg
superman-hq
Batman-43.jpg
batman-hqs
mpZ8Zx9.jpg
madmax4
Arrow-The-Flash-Firestorm-poster.jpg
arrow
Vingadores-Era-de-Ultron-Marvel14.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
CCXP 2014 Cosplays 28
ccxp-2014
Agents-of-SHIELD-S02E19-The-Dirty-Half-Dozen-poster.jpg
agents-of-shield
medusa.jpg
inumanos-de-a-a-z
Publicidade