HQ/Livros

Notícia

Batman | Fim de Endgame confirma o destino de Bruce e Coringa

E Scott Snyder e Greg Capullo falam do que vem por aí a partir de agora

29.04.2015, às 15H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

A última edição da história "Endgame" na HQ do Batman saiu hoje nos EUA, e confirmou uma mudança importante que os leitores já aguardam para junho, quando a série do vigilante recomeça na edição 41 não apenas com um novo uniforme, mas também com uma nova identidade.

Se você não quiser saber de spoilers de Batman #40, o fim do arco "Endgame", evite os dois próximos parágrafos abaixo.

No embate final contra o Coringa, Batman, que até então duvidava da ideia de que o palhaço fosse mesmo imortal, descobre que o Coringa estava conseguindo se revitalizar, refazer seu rosto e se fortalecer com o bálsamo Dionysium, usado pela Corte das Corujas para devolver a vida a seus guerreiros. O poço com o líquido foi descoberto pelo vilão quando ele aparentemente caía para a morte em um penhasco subterrâneo ao final do arco "Morte da Família".

No desfecho de "Endgame", Batman e Coringa se confrontam no mesmo local, ambos mortalmente feridos, e Bruce se sacrifica para impedir que o inimigo alcance a fonte de Dionysium. Ele conversa com Julia pelo rádio (a filha de Alfred que o guia direto da Bat-caverna) e diz que não tomará o Dionysium para si, para se salvar. "Eu só vou ficar deitado aqui um pouco com meu amigo", é sua última fala, e o teto da caverna parece colapsar.

Divergence, a HQ especial que será distribuída pela DC Comics no Free Comic Book Day, nesta primeira semana de maio, confirma o desfecho de "Endgame", com um âncora de telejornal lamentando o fim de Batman e Coringa no soterramento, enquanto o Comissário Gordon se torna o homem por dentro da nova armadura do Batman.

Em entrevista ao Hollywood Reporter, o roteirista Scott Snyder fala (sem spoilers) do desfecho. "Para mim, o Coringa sempre representou um senso de despropósito, de alguém que ri quando você faz qualquer coisa que não seja esperar a própria morte, que é a única coisa que importa. Para mim, Batman é o oposto disso; foi abatido por um evento trágico e usou isso para se tornar algo que dê sentido à vida. 'Endgame' é a síntese disso - Batman quer que a vida tenha sentido e o Coringa acha que ela nunca terá."

Sobre o que esperar da HQ a partir de junho: "Será uma história grandiosa, louca e divertida que trata profundamente da mitologia do Batman, mas sob um ângulo diferente", diz Snyder. O desenhista Greg Capullo completa: "Teremos muita ação e monstros legais. Faz tempo que não incluimos alguns monstros".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.