HQ/Livros

Notícia

Bill Watterson, Alan Moore e Katsuhiro Otomo lideram votação para o Grand Prix de Angoulême

Vencedor será anunciado no dia 2 de fevereiro

22.01.2014, às 00H00.
Atualizada em 19.12.2016, ÀS 21H00

O Grand Prix do Festival de Angoulême é um dos maiores prêmios que um quadrinista pode ganhar. Além de ser uma prova de reconhecimento, a conquista faz com que o vencedor entre para a academia, cujos membros votam anualmente, e torne-se o presidente do festival no ano seguinte. A primeira rodada de votação em 2014 aconteceu na segunda-feira, dia 20, e por enquanto Bill Watterson, criador de Calvin e Haroldo, Alan Moore e Katsuhiro Otomo, criador de Akira, são os três nomes no páreo.

angouleme

None

A inclusão desses estrangeiros como possíveis membros da academia só foi possível por conta de uma mudança no sistema de votação instituída neste ano. Normalmente, apenas autores franco-belgas podem votar. Agora, todos os autores que foram publicados na França ganharam direito ao voto. Além disso, a academia representará apenas metade do total de votos. Os autores internacionais constituirão a outra metade.

Watterson, Moore e Otomo foram escolhidos em uma lista que inclui Binet, Christophe Blain, Charles Burns, Pierre Christin, Daniel Clowes, Richard Corben, Bernard Cosey, Étienne Davodeau, Nicolas de Crécy, Edika, Emmanuel Guibert, Hermann, Alejandro Jodorowsky, Manu Larcenet, Milo Manara, Lorenzo Mattotti, Quino, Marjane Satrapi, Joann Sfar, Jiro Taniguchi, Jean Van Hamme e Chris Ware.

Antes da votação, Enki Bilal, André Juillard, François Boucq, Philippe Dupuy, o atual presidente, Willen e outros 11 membros da academia anunciaram um boicote, como forma de protesto. Ainda haverá uma segunda rodada, e o vencedor será anunciado no dia 2 de fevereiro.

Watterson, aposentado desde 1995 e um dos mais famosos reclusos dos quadrinhos, e Alan Moore, outro autor que evita a publicidade, são vistos como as escolhas mais improváveis entre os três finalistas. Otomo, por outro lado, teria mais chances. Outras apostas dos jornalistas estrangeiros incluem Joann Sfar e Marjane Satrapi, que podem entrar para a lista de finalistas após a segunda rodada de votação.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.