HQ/Livros

Notícia

Capitão América | Editor defende a reviravolta do personagem nas HQs

"Eu gosto de saber que as pessoas acreditam no que leem e se importam", diz Tom Brevoort

30.05.2016, às 15H27.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34

Depois de ganhar sua juventude de volta na saga Avengers Standoff, o Capitão América retornou aos quadrinhos com uma bombástica revelação sobre seu passado (clique aqui se quiser saber), e em entrevista ao CBR o editor Tom Brevoort justificou a decisão. O texto abaixo contém spoilers da tal revelação.

None

Segundo Brevoort, a reação dos leitores à aparente filiação do Capitão América à HYDRA é similar à polêmica da morte de Steve Rogers em 2007: "É basicamente a mesma reação. Muitas mensagens chegando de pessoas que não estão acompanhando os quadrinhos, mas que são fãs do personagem ou dos filmes, das animações, ou que o conhecem das prateleiras de brinquedos, e por aí vai. Eles tendem a ter uma visão distorcida do que está rolando na HQ, baseada nas notícias ou no que estão ouvindo. É uma pena que tenha deixado tanta gente aborrecida, porque eu acho que a história que estamos contando é algo que vale defender".

Sobre a reação de leitores americanos que enxergaram na reviravolta um tom de antissemitismo: "Essa situação toda é muito representativa da forma como informação é noticiada e consumida hoje em dia. O conteúdo de fato da HQ, a revelação de que Capitão América é um agente da HYDRA, logo é transformada em 'ele é nazista' e depois isso se transforma em antissemitismo. Obviamente, existe uma preocupação com antissemitismo. É uma questão genuína, do mundo real, mas não é disso que se trata essa história (...) A Marvel não iria, em circunstância nenhuma, incentivar o antissemitismo".

Breevort diz que o desfecho da história irá contra essa noção de que Steve Rogers adere ao nazismo, e cita o Homem-Aranha Superior - quando Doutor Octopus toma o corpo de Peter Parker - como um exemplo recente de HQ cuja reviravolta foi de início odiada pelos fãs e depois bem aceita. "Acho que existe uma verdade nessa ideia de que as pessoas ficam tão emocionalmente abaladas por uma histórias que elas estão lendo que não conseguem se divertir até que o desfecho chegue e elas saibam que tudo termina bem", diz.

"Da mesma forma, eu gosto de saber que as pessoas acreditam no que leem e se afetam por isso, porque é isso que você espera [como contador de histórias]. Você nunca quer botar uma HQ na rua e ver as pessoas esnobando e dizendo 'ah, isso é só temporário'. Esse é um tipo de cinismo que não ajuda ninguém. Adoro o fato de as pessoas se empolgarem com as histórias que estamos contando, porque elas se importam", completa o editor.

As muitas mortes do Capitão América

Nick Spencer é o roteirista da nova HQ de Steve Rogers e também escreve a série do outro Capitão América em atividade, Sam Wilson, e diz que a revelação de que Steve Rogers é parte da HYDRA afetará a HQ irmã: "Vai ter impacto profundo na história de Sam e na vida dele. Ele está prestes a passar por um teste de um jeito que raramente vemos com um personagem. Ele será desafiado fundamentalmente. Sam é uma parte essencial do que estamos planejando".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.