HQ/Livros

Notícia

Coringa | Fã cria petição pedindo para DC Comics tornar o vilão gay "de novo"

Petição diz que o personagem sempre foi gay nos quadrinhos

22.01.2018, às 16H14.
Atualizada em 22.01.2018, ÀS 17H32

Um fã de quadrinhos russo lançou uma petição pedindo para DC Comics tornar o “Coringa homossexual mais uma vez” . Confira o texto endereçado a Geoff Johns, presidente e CCO da editora (Via Bleeding Cool):

Divulgação/DC Comics

“O Coringa é um personagem com quase 80 anos de história e em metade deles ele foi retratado como homossexual – como nas graphic novels Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, ou em Arkham Asylum: Uma Casa Séria em um Sério Mundo, de Grant Morrison. Neal Adams afirmou que o Coringa sempre foi e sempre será homossexual. Essa opinião é compartilhada por autores e desenhistas por décadas. Por isso é tão importante para leitores gays que ele volte a ser homossexual.

O Coringa repetidamente confessa seus sentimentos pelo Batman e já mostrou interesse amoroso por outros homens. Além disso, havia um namorado não nomeado na graphic novel Devil’s Advocate. Ele conta com diversos traços femininos – ele usa batom, pinta as unhas, usa salto alto e às vezes se veste de mulher. Entendemos que algumas dessas coisas são estereótipos, mas a imagem é clara. Ao longo dos anos, houveram vários momentos homossexuais nos quadrinhos, desenhos e games (especialmente na série Batman: Arkham).

Contudo, no final dos anos 90 alguém decidiu apagar a homossexualidade do Coringa e introduzir a Arlequina como sua namorada (aliás, Harley foi criada na animação clássica do Batman para substituir o Coringa em uma cena, onde ele deveria sair de um bolo de drag). Para o público geral, Harley se tornou seu único interesse amoroso, mesmo não existindo nenhuma evidencia de romance ou sentimentos sexuais da parte do Coringa. Sua relação forçada com a Arlequina parece uma tentativa de revisar sua homossexualidade e torná-lo aceitável como um homem hétero.

A DC Comics conta com um grande elenco de personagens gays – heróis (Batwoman ou Midnighter), assim como vilões (como a própria Arlequina e a Hera Venenosa). Talvez alguma pessoa não queira ver um ‘vilão terrível’ como parte da comunidade LGBT. Mas por outro lado, na série Gotham o Pinguim revela ser gay sem nenhum problema, e moralmente ele não é melhor que o Coringa. Não é homofobia ter um vilão gay. Então, por que não deixar o Palhaço do Crime ‘sair do armário?’ O Renascimento DC é uma razão excelente para trazê-lo de volta às suas raízes.

Pedimos para DC Comics restaurar a homossexualidade do Coringa nos quadrinhos e em outras mídias. A identidade sexual de ninguém deve ser mudada, mesmo sendo um personagem ficcional. Pois algumas vezes, personagens ficcionais são coisas bem reais que pessoas precisam”.

Johns usará o personagem em Doomsday Clock #5, publicação que une Liga da Justiça com os Watchmen. O abaixo assinado conta no momento com pouco mais de 250 assinaturas - Confira no Change.org

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.